1

1

Google+ Followers

segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Atividade para Dia dos Pais - Poema, jogral, texto

Atividade para Dia dos Pais - Poema, jogral, texto

Poema para o dia dos pais

dia dos pais
1ª série: Papai, obrigado por existir!
Você faz a minha vida
Muito mais feliz!
dia dos pais
2ª série: Quero sempre tê-lo
Ao meu lado,
Papai amado!
dia dos pais
1ª série: Você foi, é, e sempre será
O melhor pai do mundo
E disso ninguém se esquecerá.

POSTS RELACIONADOS


2ª série: Vou seguir o seu exemplo
Ser bastante trabalhador
Nas horas de folga
Distribuir o seu amor.

1ª série: Sou privilegiado
Tenho um pai
Abençoado!
dia dos pais
2ª série: Meu pai queridinho
Como eu te quero bem
Sei que sou sua vida
És a minha também.

1ª série: Vamos todos neste dia
Oferecer nosso amor
Hoje é só alegria
Papai é homem de valor.

2ª série: Você é meu grande amigo
E me enche de carinho,
Com seu olhar protetor
Guia todos os meus caminhos.
Todos: Agradeço a Deus...
O papai que me deu!
Viva o papai! Viva!

PARÓDIA
Bola de Sabão

Papai,
Queria tanto te dizer
Que sou louco por você
E agradecer as anjos, a Deus, quem sabe....
Que nuca seja tarde
Pra te encher de carinho
E te fazer cafuné
Nas nuvens
Te vejo como o sol
Que brilha no infinito
E eu só quero te amar
Pai, você caiu do céu
Me pega no seu colo
Que eu viajo além do horizonte, ê, ê
Pirou minha cabeça e o coração
Feito bola de sabão
Pai sou louco por você, ê, ê

JOGRAL


Que presente darei?
O dia do papai vai chegar
E um lindo presente quero comprar

( Grupo A )
Fui nas lojas olhei, olhei...
Mas nada encontrei...
( Grupo B )

O presente do papai
Não há dinheiro no mundo
Que possa comprar.
O que vou lhe ofertar?

( Os dois grupos juntos )
Ah! Já sei! ( Os dois grupos juntos )
Muito carinho e amor

( Grupo A )
Bastante dedicação

( Grupo B )
A ele entregarei meu coração! ( Os dois grupos juntos ) 
 
 
http://wata-eh-legal.blogspot.com.br/2009/07/dia-dos-pais-1-serie-papai-obrigado-por.html

Dia do folclore - sugestão de atividade

Dia do folclore - sugestão de atividade

o dia do folclore é 22 de agosto

para isso estou indicando q visitem o link acima e conheçam essa importante data do calendário escolar!

Aproveite e conheça todas as outras atividades relacionadas à educação infantil navegando pelo site!

No dia do folclore, muitos professores utlizam-se das lendas e mitos da nossa cultura brasileira, como o saci perere e a cuca.

Abaixo algumas idéias de painéis para o dia do folclore, onde estão também os personagens mais característicos.




É importante usar a data do dia do folclore para afirmar a cultura brasileira, tão rica e desconhecida.



Alguns professores, além dos recursos visuais, usam músicas e danças também nas comemorações do dia do folclore. É importante enriquecer esta parte da história brasileira, que aos poucos vem se perdendo e dando lugar às outras culturas, graças as facilidades tecnológicas como o computador e a internet.








E por último, estou à procura de interessados em escrever e publicar seus materiais neste blog.
Conforme a qualidade do material publicado, podemos estudar uma ajuda de custo, uma graninha sempre é bem vinda, certo?

As principais áreas que preciso de escritores são: matemática, ciências, português.

busco pessoas que conheçam um pouco de produção de materiais para educação e conhecimentos básicos de internet. Pode ser magistégio, estudantes de pedagogia, ou disciplinas relacionadas.
 
http://wata-eh-legal.blogspot.com.br/2009/08/dia-do-folclore-sugestao-de-atividade.html

Português - uso da vírgula

Português - uso da vírgula

Vírgula pode ser uma pausa... ou não.

Não, espere.

Não espere.


Ela pode sumir com seu dinheiro.

23,4.

2,34.


Pode ser autoritária.

Aceito, obrigado.

Aceito obrigado.


Pode criar heróis.

Isso só, ele resolve.

Isso só ele resolve.


E vilões.

Esse, juiz, é corrupto.

Esse juiz é corrupto.


Ela pode ser a solução.

Vamos perder, nada foi resolvido.

Vamos perder nada, foi resolvido.


A vírgula muda uma opinião.

Não queremos saber.

Não, queremos saber.



Detalhes Adicionais


'SE O HOMEM SOUBESSE O VALOR QUE TEM A MULHER ANDARIA DE QUATRO À SUA PROCURA.'

Se você for mulher, certamente colocou a vírgula depois de MULHER.

Se você for homem, colocou a vírgula depois de TEM.
 
http://wata-eh-legal.blogspot.com.br/2009/08/portugues-uso-da-virgula.html

DEFEITO NA MULHER


Quando Deus fez a mulher já estava em seu sexto dia de trabalho fazendo horas extras. Um anjo apareceu e Lhe disse: 'Por quê leva tanto tempo nisto?'
E o Senhor respondeu: 'Já viu a minha ficha de especificações para ela?'


Deve ser completamente lavável, mas sem ser de plástico, ter mais de 200 peças móveis e ser capaz de funcionar com uma dieta de qualquer coisa, até sobras, ter um colo que possa acomodar quatro crianças ao mesmo tempo, ter um beijo que possa curar desde um joelho arranhado até um coração partido e fará tudo isto somente com duas mãos.'



O anjo se maravilhou com as especificações. 'somente duas mãos....Impossível!'
e este é somente o modelo básico?
É muito trabalho para um dia...Espere até amanhã para terminá-la.'



Isso não, protestou o Senhor. Estou tão perto de terminar esta criação que é favorita de Meu próprio coração.
Ela se cura sozinha quando está doente e
pode trabalhar jornadas de 18 horas.' O anjo se aproximou mais e tocou a mulher.


'mas o Senhor a fez tão suave...'
'É suave', disse Deus, mas a fiz também forte. Você não tem idéia do que pode agüentar ou conseguir.
'Será capaz de pensar?' perguntou o anjo.
Deus respondeu:
'Não somente será capaz de pensar mas também que raciocinar e de negociar'




O anjo então notou algo e estendendo a mão tocou a bochecha da mulher....
'Senhor, parece que este modelo tem um vazamento...
Eu Lhe disse que estava colocando muita coisa nela...'
'Isso não é nenhum vazamento... é uma lágrima' corrigindo-o o Senhor..
'Para que serve a lágrima,' perguntou o anjo.



e Deus disse:
'As lágrimas são sua maneira de
expressar seu destino, sua pena, seu desengano, seu
amor, sua solidão, seu sofrimento, e seu orgulho.'
Isto impressionou muito ao anjo 'O Senhor é um gênio, pensou em tudo. A mulher é
verdadeiramente maravilhosa'




Sim é!
A mulher tem forças que maravilham aos homens.
Agüentam dificuldades, levam grandes cargas,
mas têm felicidade, amor e alegria.
Sorriem quando querem gritar.
Cantam quando querem chorar. choram quando
estão felizes e riem quando estão nervosas.



Lutam pelo que crêem.
Enfrentam à injustiça.
Não aceitam 'não' como resposta quando
elas crêem que há uma solução melhor.
Privam-se para que a sua família possa ter.
Vão ao médico com uma amiga que tem medo de ir.
Amam incondicionalmente.




Choram quando seus filhos triunfam e se alegram
quando seus amigos ganham prêmios.
Ficam felizes quando ouvem sobre um
nascimento ou um casamento.



Seu coração se parte quando morre uma amiga.
Sofrem com a perda de um ente querido, entretanto são fortes quando pensam que já não
há mais forças.
Sabem que um beijo e um abraço
podem ajudar a curar um coração partido.




Entretanto, há um defeito na mulher:
 
http://wata-eh-legal.blogspot.com.br/2009/12/defeito-na-mulher.html

astromia para educação infantil

Conhecendo as constelações

O que é constelação?
Constelação é o nome de um padrão aparente de estrelas no céu noturno. Desde a Antiguidade, associaram-se figuras de seres humanos, animais e objetos a estes padrões ou “agrupamentos” de estrelas. Com o passar do tempo, as constelações foram sendo modificadas e novas constelações foram imaginadas. Uma mesma estrela podia pertencer a mais de uma constelação, pois diferentes culturas percebiam padrões diferentes no céu.
Isto não era muito prático se alguém quisesse usar as constelações para orientação espacial. Em 1929, a IAU (International Astronomical Union) definiu 88 constelações, conhecidas hoje como as constelações oficiais. Elas têm a principal função de delimitar regiões no céu para facilitar a localização dos objetos celestes.
A maioria das constelações oficiais originaram-se de um grupo de 48 constelações listadas por volta do final do século 2, pelo astrônomo grego Ptolomeu, na obra Almagesto. Alguns exemplos são Andrômeda, Órion, Cão Maior e Centauro. Mas nem todas as constelações são visíveis da Grécia. Por isto há constelações oficiais com origem em outras culturas antigas, como a egípcia, e outras ainda que só foram definidas nos séculos 17 e 18. Por volta de 1752, por exemplo, após uma visita ao Cabo da Boa Esperança, o astrônomo francês Nicolas Louis de Lacaille preencheu o céu meridional com algumas novas constelações, a maioria representando instrumentos utilizados na ciência e nas artes, como o Octans (octante) e o Telescopium (telescópio). Ele também separou a constelação grega de Argo Navis em três partes: Carina, Puppis e Vela.
Qual a importância das constelações?
As constelações já foram usadas como guias para a navegação, como indicadores das estações do ano (auxiliando na agricultura), e também para facilitar a localização de estrelas importantes.
O fato de que algumas constelações são visíveis em um hemisfério e não são visíveis em outro foi usado pelos antigos gregos como um dos argumentos de que a Terra é redonda.
Hoje os astrônomos ainda usam as constelações como uma forma prática de localizar certa região do céu.
As Atividades
Objetivos
Um dos objetivos das atividades propostas é que os alunos aprendam a utilizar conceitos científicos básicos relacionados ao tema, como, por exemplo, estrela, constelação, magnitude aparente e eclíptica.
É importante que haja a valorização dos conhecimentos de povos antigos para explicar os fenômenos celestes.
Os alunos também terão a oportunidade de se familiarizar com os nomes de algumas constelações e suas principais estrelas.
As atividades propostas podem ser preparatórias para uma atividade de campo. Uma vez que os alunos já se familiarizaram com algumas constelações, sua identificação no céu fica bem mais fácil.
Por fim, os alunos serão incentivados a usar a criatividade. Também exercitarão a expressão nas linguagens escrita e oral.
Primeira atividade: Desenhando com as estrelas
Material necessário
  • Uma folha com a imagem das constelações de Órion, Cão Maior e Lepus, com as estrelas claras e o fundo escuro.



  • Uma folha para cada aluno com as constelações de Órion, Cão Maior e Lepus, com as estrelas em preto e o fundo em branco.


  • Uma folha com as constelações e as linhas imaginárias que ligam as estrelas.

  • Lápis e borracha e régua para cada aluno.

Aplicação da atividade
O professor mostrará aos alunos a folha com as estrelas claras e o fundo preto, e explicará que é uma reprodução de uma região do céu noturno. O professor entregará as folhas dos alunos, falando que se trata da mesma região do céu, só que com as cores invertidas. Pedirá então que os alunos usem a criatividade e liguem os pontos para formar pelo menos duas figuras na folha. Depois, eles terão que inventar e escrever uma história que tenha como personagens as figuras desenhadas.
O professor pede que alguns alunos leiam, de preferência voluntariamente, a história que inventaram.
O professor, então, conta que os gregos também inventaram uma história para aquelas estrelas, mostra a folha com as linhas e conta a história de Órion. É o momento, também, de explicar o que é constelação.
Órion, Lepus, Canis Major e a Mão dos Lakota
Os gregos associaram um padrão de estrelas ao mito de Órion. Órion era um caçador muito forte e bonito. Ele era tão bom que foi contratado pelo rei Oenopion para matar animais ferozes que aterrorizavam os moradores da ilha de Chios. Feliz com seu desempenho, Órion disse que mataria todos os animais selvagens da Terra. A Deusa Gaia, protetora da Terra, não gostou da intenção de Órion e mandou um enorme escorpião matá-lo. Logo após aferroar o calcanhar do guerreiro, o escorpião foi esmagado. Os dois morreram e foram mandados para o céu.
No céu, próximo a Órion, temos o Cão Maior, que era um dos grandes cães de caça de Órion, que o acompanha na caça de uma lebre (Lepus).
O povo Lakota conta outra história com as estrelas da constelação de Órion. Para este povo, naquela região está a constelação da Mão, e representa o braço de um grande chefe dos Lakotas. Os deuses queriam punir o líder Lakota por causa de seu egoísmo, e pediram que o Povo do Trovão lhe cortasse o braço. A filha do líder se ofereceu para casar com quem pudesse recuperar o braço de seu pai.
Estrela Cadente, um jovem guerreiro, cujo pai era uma estrela e a mãe era humana, devolveu o braço ao líder e casou-se com a filha. O retorno do braço simboliza a harmonia entre os deuses e o povo, com a ajuda da geração mais nova.
O dedo indicador é a estrela Rigel, e o polegar é a nebulosa de Órion. O conjunto das três Marias é o pulso.





Segunda atividade: As constelações zodiacais
Material necessário
  • Cinco conjuntos com doze cartas cada. Cada carta contém uma constelação zodiacal (com o nome da constelação e as linhas imaginárias).

Aplicação da atividade
O professor divide a classe em cinco grupos, e entrega para cada grupo um conjunto de doze cartas. O professor diz que estas constelações são chamadas de zodiacais, as mesmas que se referem aos signos do zodíaco, e pede que os alunos as coloquem em ordem.
Depois que pelo menos três grupos tiverem terminado, um aluno por grupo fala em voz alta a seqüência montada. Deve-se dar a oportunidade para que os grupos interajam se houver alguma discrepância nas seqüências montadas.
O professor, então, explica o que são as constelações zodiacais, explicando também o que é a eclíptica e que estas constelações se repetem no período de aproximadamente um ano.
Divide-se a sala em doze grupos e pede-se que cada grupo pesquise a mitologia de uma das constelações zodiacais, que depois será apresentada na forma de exposição oral para os demais alunos.
O professor, se quiser, pode falar sobre a décima terceira constelação zodiacal, o Ophiuchus, ou Serpentário. O movimento anual aparente do Sol também passa por esta constelação, embora ela não tenha um signo correspondente na astrologia.
As constelações zodiacais
O zodíaco é uma faixa do céu limitada por dois paralelos de latitude celeste: um a 8° ao norte e o outro a 8° ao sul da Eclíptica, que é o círculo máximo da Esfera Celeste que representa o movimento aparente anual do Sol.
Na faixa zodiacal, encontram-se 24 constelações. Algumas estão totalmente inclusas, como as 13 atravessadas pelo Sol, e outras estão parcialmente inseridas nessa faixa.
A faixa zodiacal teve importância para quase todos os povos da Antigüidade pela presença dos astros que se movimentavam no céu, em especial do Sol, cuja posição determinava o início e o transcurso das estações do ano.
Uso de Softwares de Astronomia
Através do trabalho realizado entramos em contato com diversos softwares de astronomia, os programas utilizados na elaboração deste trabalho foram de extrema utilidade para a elaboração das atividades propostas.
O software principal utilizado foi o Celestia, programa de licença freeware, grátis, que pode ser instalado em qualquer computador. O programa oferece diversos recursos para a observação das estrelas, constelações e planetas.
Outro programa que chegamos a explorar parcialmente foi o Stellarium, também de instalação gratuita, porém esse programa se mostrou muito pesado e lento, em compensação possui muitos recursos interessantes.
E por ultimo, mas não menos interessante, o Cartes du Ciel, ele pode ser facilmente instalado e manipulado em máquinas simples, esse é o programa mais simples graficamente.
* Imagem gerada através do software Celestia, Discovery em órbita terrestre sobre a Terra.
* Constelação de Capricórnio em observação através do software Stellarium
* Constelações vistas através do software Cartes du Ciel
Atividade
Uma sugestão de atividade é levar os alunos a conhecer esses programas, assim podem ter contato com a astronomia de uma forma mais interativa, literalmente passeando entre os planetas e estrelas. Também podem ser realizadas demonstrações como forma de fechamento das atividades apresentadas anteriormente, levando ao aluno um fechamento de idéias e fixação do conteúdo apresentado.
Referências
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, MEC/SEF, 1998.
Nova Enciclopédia Ilustrada Folha. Vol. 1. São Paulo, Publifolha, 1996.

Cabo de guerra - como brincar de cabo de guerra

Cabo de guerra - como brincar de cabo de guerra

O cabo de guerra é uma brincadeira muito divertida e rápida de fazer, querer somente uma corda e a brincadeira está garantida. O espírito competitivo é muito grande nessa brincadeira e as crianças adoram. Então não perca tempo, pegue a corda, vá para o pático e começe a brincar!



como brincar de cabo de guerra?CABO DE GUERRA: - (ATIVO)
Material: 1 corda.
Formação:
(Puxar a corda)
Os partidos alinham-se, com os jogadores uns atrás dos outros, segurando cada lado metade de uma corda dividida igualmente entre ambos. A um
dado sinal, começam a puxar a corda. Ganha o partido que se apossar dela toda, ou que houver conquistado a maior parte da corda ao cabo de um
período de um ou dois minutos.
(Cadeia)
Os partidos alinham-se atrás dos seus respectivos chefes, e cada jogador segura pela cintura o que lhe fica em frente. Os dois chefes, que se
defrontam, seguram uma vara em posição horizontal, perpendicularmente a uma linha traçada no solo. A um sinal os partidos puxam para trás,
tratando cada um de fazer todos os jogadores do lado oposto atravessarem a linha. Para tornar o jogo mais fácil, pode-se marcar uma segunda linha a
1,50 m (ou menos) de cada lado da linha central, ganhando o grupo que obrigar os outros a passarem essa marca.
(Em fileira)
Este interessante jogo de tração pode dispensar a corda. Na sua mais simples forma, os partidos formam fileiras de cada lado de uma linha traçada no
soalho ou no chão. Consiste o jogo em puxar os membros do partido oposto, fazendo-os atravessar a linha. O jogador que for assim arrastado passará
para o partido dos seus capturadores. Usando-se uma corda como linha de divisão entre os partidos, os jogadores colocam-se nos seus respectivos
lados, com as mãos na corda, puxando os outros por meio dela. Uma outra variante estipula o uso de varas para cada par de jogadores contrários.
(Caseiro)
Ata-se, no meio de um longo barbante, uma bala, uma ameixa ou qualquer outra guloseima. Cada um dos dois competidores recebe uma extremidade
do barbante, que deverá fazer desaparecer rapidamente na boca, no esforço de chegar primeiro à presa. O vencedor poderá comê-la.

http://wata-eh-legal.blogspot.com.br/2008/02/jogos-infantis-cabo-de-guerra.html

20 dicas para resolver a indisciplina

20 dicas para resolver a indisciplina


Vinte passos para combater a indisciplina com alunos

1 - Estabeleça regras claras
2 - Faça com que seus alunos as compreendam
3 - Determine uma sanção para a quebra das mesmas
4 - Determine uma recompensa para seu cumprimento
5 - Peça apoio de seus colegas de equipe
6 - Estabeleça estratégias em conjunto com a equipe; os alunos precisam perceber a hegemonia das atitudes
7 - Respeite seus alunos
8 - Ouça-os
9 - Responda ao que lhe for perguntado com educação e paciência
10 - Elogie boas condutas
11 - Seja claro e objetivo em suas intervenções
12 - Deixe claro que o que é errado é o comportamento, não o aluno
13 - Seja coerente em suas expectativas
14 - Reconheça os sentimentos de seus alunos e respeite-os
15 - Não lhes diga o que fazer; permita que cheguem às suas próprias conclusões
16 - Não descarregue a sua metralhadora de mágoas em cima deles
17 - Encoraje sempre
18 - Acredite no potencial de cada um e no seu
19 - Trabalhe crenças negativas transformando-as em positivas
20 - Seja afetuoso(a)

http://wata-eh-legal.blogspot.com.br/2008/11/20-dicas-para-resolver-indisciplina.html