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segunda-feira, 15 de maio de 2017

* TEMPO PARA OS FILHOS - UMA MENSAGEM AOS PAIS



* TEMPO PARA OS FILHOS - UMA MENSAGEM AOS PAIS


Um menino com voz tímida e os olhos de admiração, pergunta ao pai, quando este retorna do trabalho:

- Papai! Quanto o Sr. ganha por hora?

O pai, num gesto severo, respondeu:

- Escuta aqui meu filho, isto nem a sua mãe sabe! Não amole, estou cansado!

Mas o filho insiste:

- Mas papai, por favor, diga quanto o Sr. ganha por hora?

A reação do pai foi menos severa e respondeu:

- Três reais por hora.

-Então papai, o Sr poderia me emprestar um real?

O pai, cheio de ira e tratando o filho com brutalidade, respondeu:

- Então era essa a razão de querer saber quanto eu ganho? Vá dormir e não me amole mais, menino aproveitador!

Já era tarde quando o pai começou a pensar no que havia acontecido e sentiu-se culpado. Talvez, quem sabe, o filho precisasse comprar algo.
Querendo descarregar sua consciência pesada, foi até o quarto do menino e, em voz baixa, perguntou:

- Filho, está dormindo?

- Não papai! (respondeu sonolento o garoto)

Olha aqui está o dinheiro que me pediu, um real.

- Muito obrigado papai! (disse o filho, levantando-se e retirando mais dois reais de uma caixinha que estava sob a cama).

Agora já completei , Papai! Tenho três reais. Poderia me vender uma hora do seu tempo?

* PAIS, SUA PARTICIPAÇÃO É IMPORTANTE


* PAIS, SUA PARTICIPAÇÃO É IMPORTANTE

A leitura é uma ferramenta importante para o estudo, trabalho e o desenvolvimento cognitivo da criança.

Algumas crianças demonstram resistência à leitura. Elas costumam contar as páginas do livro e desanimam ao pensar que a leitura pode lhes tomar muito tempo.

Neste caso é aconselhável dar livros simples com pouco texto, com letras grandes e com muitas ilustrações.
É importante que os pais leiam livros com seus filhos e depois comentar. Isso não apenas estimula a criança a ler, como também estimula a comunicação entre pais e filhos. É interessante também que a criança conheça, desde pequeno, a variedade de livros.

É importantíssimo que a criança adquira o hábito de leitura. Deve-se respeitar a personalidade e os gostos das crianças, e não se deve forçá-las a lerem o que não querem, também não é bom criticar as preferências das crianças em matéria de livros, pois nem todas as crianças tem o mesmo grau de maturidade, a mesma disposição ou o mesmo grau de sensibilidade e de interesses.

Pais, arrumem livros de boa qualidade, de maneira que seus filhos possam acostumar à boa literatura, e participem também com eles o hábito de ler. Uma vez acostumados à leitura desde pequenos, sempre levarão consigo esse exemplo, pois crianças cujos pais lêem ,certamente também o farão.

Pais, dê livros de presente no Natal e nos aniversários além de brinquedos.
É importante estimular a leitura na criança como uma experiência valiosa e prazerosa.


Percebe-se que as crianças imitam as atitudes dos pais. Se os pais tem o hábito de ler, parecerá para as crianças natural e bom o ato de ler.

O que não se pode fazer é associar o ato de ler como um castigo ou uma forma de punição. Com certeza se isso acontecer a criança vai relacionar leitura com obrigatoriedade e isso não é bom caminho para incentivar a leitura.

Ler tem que ser associado a um prazer e não a um dever. 
 
http://cleidespedagoga.blogspot.com.br/2010/09/pais-sua-participacao-e-importante.html

* ESTIMULE AS CRIANÇAS A ESCREVEREM

 Dependendo da idade, estimule as crianças a escreverem bilhetes, cartas para amigos ou parentes distantes.

Se notar que elas gostam de escrever, valorize a escrita e proponha que montem um livrinho, com ilustrações, recortes etc.
Peça às crianças que façam um cartão para amigo que faz aniversário. Se ainda não souberem escrever, elas podem ditar para você.

Pais, existem muitos jogos que utilizam a escrita, tais como:palavras cruzadas, caça palavras etc.

Pais ajude as crianças com carinho, a aprender mais e melhor, e diga a elas que podem contar com vocês. 
 
http://cleidespedagoga.blogspot.com.br/2010/09/estimule-as-criancas-escreverem.html

* PAIS, ELOGIE SEUS FILHOS

* PAIS, ELOGIE SEUS FILHOS



Pais, demonstre aos seus filhos que escrever é muito útil, não só na escola, mas também na vida. É muito importante que eles vejam você escrevendo. Por exemplo:

Um endereço, um número de telefone, lista de compras, receitas etc. Peça às crianças que anotem recados.
Peça para escreverem o seu nome etc.
Se por ventura a criança escrever algo errado, não brigue, pois, no início, todo mundo erra. Elogie em vez de corrigir.
O importante é que elas escrevam com liberdade e imaginação. Aos poucos, os erros vão diminuir e a letra melhorar. É muito importante que você dê parabéns do que ficar corrigindo, se ficar só corrigindo isso inibe a criança e ela passará a não gostar de escrever. 
 
http://cleidespedagoga.blogspot.com.br/2010/09/pais-elogie-seus-filhos.html

* MENSAGEM PARA OS PAIS

* MENSAGEM PARA OS PAIS

          A memória da criança se amplia muito na fase escolar, mas temos que acompanhá-los e sempre orientá-los.
  • Ler e escrever é muito importante para resolver coisas do dia a dia por exemplo: aprender um jogo, fazer uma receita, estudar, ler para informar-se, ler para se divertir e outros.
  • Converse com a criança sobre o que aprendeu na escola. Peça para ele explicar o quê e como aprendeu e se encontrou alguma dificuldade. Assim você estará conhecendo os conteúdos aprendidos na escola.
  • Peça que escreva e leia alguns textos como: cartas, bilhetes, listas, receitas, cartazes, histórias conhecidas, poesias, manchetes ou notinhas de jornais, legendas de revistas e outros.
  • Acompanhe os cadernos dos filhos, veja o que estão  fazendo na escola,  se a professora está corrigindo e acompanhando.
  • A criança precisa ter um local e horário de estudo em casa. Não precisa ser muito tempo, mas o hábito só se forma com persistência e disciplina.
  • Estudar em casa é fundamental para que a criança memorize, raciocine e cresça em seus estudos. A tarefa de casa é um reforço do que está sendo estudado. Precisa ter acompanhamento de um  adulto que possa ajudá-la a estudar. Disciplina se aprende desde cedo. Por isso pais acompanhe sempre os seus filhos, aproveite cada fase, invista seu tempo em seu filho, pois no futuro haverá retorno.
  •  http://cleidespedagoga.blogspot.com.br/2010/09/mensagem-para-os-pais.html

* ORAÇÃO DOS PAIS

* ORAÇÃO DOS PAIS



Senhor, é bom ter um filho,
no entanto, como é difícil criá-lo!
Ajude-nos a acertar Senhor!
Fazei com que nós possamos
compreendê-lo em todas as situações.
Que sejamos pacientes com suas atitudes.
Justo em todas as situações,
severo se for preciso,
mas que possamos partilhar de todas as suas alegrias,
diminuir e suavizar as suas tristezas.
Esquecer suas faltas.
Que sua linguagem nos seja fácil.
Que nós aceitemos as suas deficiências.
Que ele tenha certeza do nosso apoio,
do nosso amor...
Faz com que ele seja uma pessoa do bem,
e sempre feliz!
E que mais tarde, nós possamos dizer:
-"Obrigado Senhor, nós acertamos..."
 
http://cleidespedagoga.blogspot.com.br/2010/09/oracao-dos-pais.html

* QUE TIPO DE PAI VOCÊ É?

* QUE TIPO DE PAI VOCÊ É?

  • Exator = faz cobranças minuciosas de tudo.
  • Xerox = o filho tem que ser sua cópia perfeita.
  • Expositor = exibe o filho como um produto numa feira.
  • Autocrata = em casa, quem decide sou eu.
  • Frustador = corta, pela raiz, qualquer iniciativa.
  • Caxias = se a lei existe, é para ser cumprida.
  • Chantagista = se não fizer isto, é porque não me ama.
  • Irresponsável = resolva isto com sua mãe.
  • Comerciante = só te dou isto, em troca daquilo.
  • Desligado = ignora tudo o que diz respeito ao filho.
  • Inseguro = quem sabe, pode dar tudo errado.
  • Provedor = tranquiliza-se dando coisas ao filho.
  • Permissivo = o filho pode fazer tudo o que quiser.
  • Proprietário = o filho é meu e faço dele e com ele o que quero.
  • Promotor = sempre encontra algo para acusar o filho.
  • Educador = ajuda a desabrochar o adulto que está na criança.
  • Formador = leva a sério a formação integral do filho.
  • Democrata = dialoga para chegar a um consenso.
  • Disponível = reserva um tempo precioso para o filho.
  • Observador = acompanha atento as etapas do desenvolvimento do filho.
  • Previdente = prepara o filho para aprender com os fracassos por vir.
  • Agradecido = reconhece no filho um presente de Deus, aos seus cuidados.
  • Libertador = alerta que a verdadeira liberdade é um bem que se conquista.
  • Responsável = paga o preço de nunca ser omisso.
  • Religioso = revela que a vida não se limita aos horizontes terrenos.
  • Paciente  = ensina que a maturidade não acontece sem atropeços.
  • Esperançoso = acena para a luz, que está sempre no fim do túnel.
  • Corajoso = enfrenta os combates pelo sentido da vida.
  • Prudente = orienta a fazer os passos de acordo com as pernas.
  • Realista = prepara o filho para viver muito além dos limites da família.
                                                                              Pe. Bolivar Hauck 
http://cleidespedagoga.blogspot.com.br/2010/09/que-tipo-de-pai-voce-e.html

* ADAPTAÇÃO ESCOLAR


Quando seu filho vai à escola pela primeira vez é normal que ele sinta alegria e ansiedade, pois tudo aquilo que é novo e desconhecido é sempre encarado como um desafio e neste caso é um desafio para a criança, para os pais e para a escola. Você poderia ajudar seu filho nessa nova socialização de sua vida .
Antes de matricular o seu filho veja a referência da escola, se o método adotado corresponde às suas expectativas e crenças.
É de suma importância que você leve seu filho no primeiro dia de aula, conheça a professora da sala e diga a ele que vai ser bom estudar ali, que ele vai fazer novos amiguinhos e outras coisas boas que ele irá fazer : desenhar, pintar, escrever, recorte, colagem, jogar bola, ler etc.
Esteja atento a tudo que diz respeito a seu filho, interesse-se pelas novidades que ele irá contar ao chegar da escola.
Procure estar sempre presente às reuniões, comemorações , eventos da escola, entrega de notas e outros. Ele se sintirá orgulhoso. Faça questão de mostrar a seu filho que você está sempre presente. 
 
http://cleidespedagoga.blogspot.com.br/2010/09/adaptacao-escolar.html

* PAIS, AJUDE SEUS FILHOS A GOSTAREM DE MATEMÁTICA

* PAIS, AJUDE SEUS FILHOS A GOSTAREM DE MATEMÁTICA

Mostre às crianças, como a matemática é útil e divertida para a vida. Cuidado para não passar as suas inseguranças a ela. Por exemplo, não diga que você ia mal em matemática na escola, que esta é uma matéria chata. Crianças se influenciam pelos pais e isso pode fazê-las não gostarem de matemática na escola.

Mostre às crianças como a matemática está presente no dia a dia. É possível ensinar a criança a aprender matemática com prazer e sem medo.

Você pode até achar que não entende muito de matemática, mas, mesmo sem perceber, a utiliza em muitas situações que pode mostrar para as crianças: ao conferir o troco da padaria, calcular quantos dias faltam para um aniversário, ou quando lê as quantidades dos ingredientes da receita de um bolo e outros.




Chame as crianças para participarem dessas situações. Por exemplo, peça para elas ajudarem a fazer as contas para as compras da casa . Faça vários questionamentos. Exemplo, se vou a feira comprar : tomates, cebolas, batatas, alho e alface.Será que esse dinheiro dá para comprar tudo isso?

Após chegarem do mercado, peça às crianças somarem os valores dos produtos .
Quando for preparar uma receita, chame as crianças. Faça perguntas que as ajudem a pensar: "Para esta receita vou precisar de 250 gramas de farinha de trigo; se eu quiser fazer o dobro, de quanto de farinha vou precisar?"

Calculem as horas, os dias ou os meses. Questione quantos dias faltam para o seu aniversário? E quantas semanas? Quantos dias faltam para o próximo domingo? E para o Natal?


Brinquem juntos fazendo contas de cabeça . Se uma cadeira tem quatro pernas, quantas pernas tem três cadeiras? Quantas rodas tem uma bicicleta? E um caminhão? etc.

As crianças amam brincar e porque não aprender brincando?
 
http://cleidespedagoga.blogspot.com.br/2010/09/pais-ajude-seus-filhos-gostarem-de.html

* BRINCANDO TAMBÉM SE APRENDE MATEMÁTICA


* BRINCANDO TAMBÉM SE APRENDE MATEMÁTICA

Invente jogos que usem números. Se as crianças forem pequenas, brinque com números fáceis; se elas já são maiores,números mais altos.
Brinquem de formar números. Por exemplo: com o 5 e o 2 pode-se formar 27 e o 72 etc.
Brinquem de contar de 2 em 2, de 5 em 5, de 10 em 10, de 100 em 100...
Diga um número e peça que elas encontrem números maiores, menores ou que estejam entre dois números etc.


Brinquem de amarelinha, jogos com dados, jogo da velha, trilha e quebra cabeça. São atividades simples que ajudam a desenvolver o raciocínio das crianças.


As crianças também aprendem a contar fazendo coleções. Por exemplo: colecionar figurinhas, pedras coloridas, botões etc

"Brincar é uma atividade essencial para o desenvolvimento físico, mental e social da criança."
 
http://cleidespedagoga.blogspot.com.br/2010/09/brincando-tambem-se-aprende-matematica.html

* LEITURA

* LEITURA

          No Brasil poucas pessoas tem o hábito de ler, e também são poucas as escolas que proporcionam o acesso à leitura aos estudantes. A leitura constrói um campo enorme de conhecimentos.

          A leitura é a base do processo de alfabetização e também da formação da cidadania. É através dela que podemos enriquecer nosso vocabulário, obter conhecimentos, dinamizar o raciocínio e a interação. De um modo geral amplia e diversifica nossas visões e interpretações sobre o mundo e da vida como um todo.

           O hábito de leitura deve ser estimulado na infância, pois o ato de ler é importante e prazeroso.

          Na escola os professores devem começar a ler para os alunos desde cedo.

          É importante desenvolver projetos de leitura pois ao contar uma história para uma criança tem-se a oportunidade de compartilhar emoções, despertar o prazer de escutar o outro e de estar em convivência com o grupo. Ao ouvir uma história, pode-se fazer e refazer, produzir e reproduzir, no sentido de reconstruir imagens na mente, imagens do passado, estimular a criatividade.



          O hábito de ler ou contar histórias constitui num precioso instrumento para o relacionamento afetivo entre professor e aluno propiciando assim um momento maior de aproximação.


          Professores leia em voz alta com a criança. Explore livros e outros materiais de leitura como: revistas, jornais, cartazes etc.

          A leitura em voz alta melhora a habilidade de leitura da criança.

          Procure variar as leituras. Se a história é longa, divida-a em 2 ou 3 partes, converse com a criança sobre a leitura, peça que a criança reconte o que você leu, pois além de exercitar a memória, a criança vai percebendo como cada texto é construido, ampliando sua oralidade.
Peça também a criança que desenhe sobre o que foi lido e se puder reescrever o que entendeu da história.

          Professores faça uma visitinha com os alunos à biblioteca da escola para conhecê-la e para empréstimos de livros, incentive a criança a levar um livro emprestado para casa para lerem, pois só assim criarão o hábito  de ler. Converse sobre a escolha que ele fez, qual foi o critério que usou para escolher o livro: a capa, as imagens, o texto etc. Este é um ótimo momento para compartilhar a leitura. 
 
 http://cleidespedagoga.blogspot.com.br/2010/10/leitura.html

* VIDA ESCOLAR DOS FILHOS

* VIDA ESCOLAR DOS FILHOS

Pais, acompanhem a vida escolar de seus filhos.
  • Visitem a escola de seus filhos sempre que puderem.
  • Conversem com os professores sobre o aprendizado de seu filho.
  • Caso seus filhos estejam com alguma dificuldade na escola peçam orientação aos professores de como ajudá-los em casa.
  • Leiam bilhetes e avisos que a escola mandar e respondam quando necessários.
  • Compareçam às reuniões da escola ou quando solicitados. Dêem sua opinião, ela é muito importante.
         O interesse dos pais pela educação dos filhos é muito importante. As crianças e os jovens gostam de saber que os pais sentem orgulho por eles estarem estudando.
        Incentivem seus filhos a continuarem estudando. Mostrem que quanto mais eles estudarem, terão mais oportunidades profissionais e pessoais.

           Os pais podem ajudar em casa fazendo o seguinte:
  • Acompanhar sempre os cadernos dos filhos e se tem dever, ajude-os, mas vocês não devem fazer o dever para seus filhos se eles tiverem dificuldade, converse com eles e com os professores. É assim que você ajuda a criança a aprender mais e melhor.
  • Leiam revista, livros,jornal, bíblia etc. Peçam que seus filhos leiam sempre com você. É importante criar o hábito da leitura.
  • Incentivem seus filhos a frequentar a biblioteca da escola ou da sua cidade.
  • Seus filhos precisam saber que tem hora para brincar, jogar, ver televisão, conversar e estudar.

        E lembrem-se não é preciso vocês saberem tudo o que seus filhos estão aprendendo. O seu interesse em acompanhar os estudos dos seus filhos contribui para que eles aprendam mais e melhor. 
 
http://cleidespedagoga.blogspot.com.br/2010/11/vida-escolar-dos-filhos.html