1

1

Google+ Followers

quinta-feira, 11 de maio de 2017

Feliz dia das Mães




7 Receitas de Suflê de Berinjela Light


7 Receitas de Suflê de Berinjela Light

A berinjela é um alimento nutritivo rico em cálcio, ferro, fósforo, vitamina B5, potássio e outros. Pode ajudar a reduzir a quantidade de gorduras no fígado, reduzir o colesterol no sangue e melhorar inflamações. A berinjela é um vegetal que não apenas traz benefícios para a saúde, mas também para a boa forma, pois possui poucas calorias, sendo importante nas dietas alimentares para emagrecer.
Publicidade


Veja também: Benefícios da berinjela para a saúde e boa forma.

Pode-se preparar a berinjela de diversas maneiras, seja assada, refogada, em ensopados, lasanhas, saladas, caponatas, etc. Trata-se um ingrediente com uma textura macia que vai bem com diversos pratos.

É importante saber escolher berinjela com cores roxas brilhantes e uniforme, sem manchas, pois caso contrário, pode ser que esteja estragada ao apresentar rugas ou se estiver muito mole. É essencial também deixar a berinjela de molho em solução com água, sal e limão por 15 a 20 minutos para tirar seu amargor característico ou apenas esfregar no sal e depois lavar em água corrente.


Se quer preparar uma receita diferente com berinjela, que tal fazer um suflê de berinjela light, sofisticado mas de simples e fácil preparo? Confira algumas receitas abaixo!

1. Receita de suflê de berinjela light

Ingredientes:

2 berinjelas sem casca picadas em cubos;
1 cebola picada;
1 dente de alho picado;
1 tomate sem pele picado;
1 punhado de salsinha picada;
1 punhado de cebolinha verde picada;
1 colher de sopa de azeite de oliva;
500 ml de leite desnatado;
2 ovos;
1 ½ colher de sopa de manteiga light;
1 ½ colher de sopa de farinha de trigo;
sal a gosto;
noz-moscada ralada na hora;
orégano a gosto;
páprica picante a gosto;
pimenta do reino moída na hora a gosto.

Modo de preparo:


Pré-aqueça o forno a 220° C. Deixe a berinjela sem casca picada em cubos em uma solução com água e sal por 20 minutos para tirar o amargor, então escorra e passe na água corrente. Em uma panela com azeite refogue a berinjela junto do alho e cebola. Tempere com sal, misture bem e deixe cozinhar até que a berinjela murche um pouco. Adicione o tomate e os temperos a gosto e refogue por 10 minutos. Acrescente salsinha e cebolinha e reserve.

Então prepare o molho branco base do suflê: separe as 2 gemas, passe em uma peneira e misture ao leite. Leve a manteiga ao fogo em uma panela até derreter. Adicione a farinha de trigo e faça uma massinha dessa mistura. Adicione aos poucos o leite e mexa constantemente para não empelotar. Cozinhe por mais alguns minutos mexendo sempre. Desligue e reserve. Bata as 2 claras em neve e reserve. Unte um pirex com manteiga e farinha de rosca. Numa panela misture o refogado de berinjelas com o molho branco. Incorpore as claras em neve com suavidade com ajuda de uma colher. Despeje essa mistura no pirex e leve ao forno por meia hora. Sirva.
Publicidade

2. Receita de suflê de berinjela light com creme de leite

Ingredientes:
3 berinjelas médias;
3 gemas;
1 dente de alho picado;
¼ xícara de chá de creme de leite light;
1 colher de sopa de parmesão light ralado;
1 colher de sopa de salsinha picada;
1 colher de sopa de azeitonas verdes picadas;
3 claras;
sal a gosto.

Modo de preparo:

Lave e corte as pontas das berinjelas, coloque-as em uma assadeira antiaderente untada com azeite e leve-as ao forno até ficarem macias. Retire as berinjelas do forno, coloque numa tigela com gelo, deixe esfriar e retire as cascas. Coloque a polpa das berinjelas, as gemas, o alho, o creme de leite, o queijo parmesão, a salsinha e as azeitonas para bater no liquidificador até obter uma mistura uniforme. Tempere a gosto. Transfira a mistura para um recipiente e reserve. Bata as claras em neve, junte à misture. Despeje esse suflê em um pirex untado e enfarinhado e leve e leve ao forno pré-aquecido até dourar. Sirva.
3. Receita de suflê de berinjela light com alho-poró

Ingredientes:

ARTIGOS COMPLEMENTARES
7 Receitas de Suflê de Carne Moída Light
12 Receitas de Suflê de Chuchu Light
10 Receitas de Suflê de Abobrinha Light
8 Receitas de Patê de Berinjela Light
1 berinjela média descascada picada em cubos;
1/2 xícara de alho poró cortado em rodelas finas;
2 dentes de alho amassados;
1 colher de sopa rasa de margarina light;
2 colheres de sopa de queijo cottage;
1 ovo;
3 colheres de sopa de aveia em flocos finos;
sal a gosto;
pimenta do reino a gosto.

Modo de preparo:

Coloque a berinjela numa panela com água e deixe ferver por uns 5 minutos. Passe para um escorredor e esprema para tirar o excesso de água. Em uma panela com azeite refogue o alho com o alho-poró até ficarem dourados. Junte a berinjela e misture. Deixe refogar até ficarem macios. Transfira esses ingredientes para o liquidificador ou mixer e bata rapidamente. Incorpore o queijo cottage, a aveia, o sal, a pimenta e a gema. Bata a clara em neve e incorpore à mistura anterior com ajuda de uma colher. Distribua em pirex untado e enfarinhado e leve assar em forno médio por meia hora ou até crescer.
4. Receita de suflê de berinjela light com abobrinha

Ingredientes:
1 berinjela sem casca picada em cubos;
1 abobrinha sem casca picada em cubos;
1 cebola picada;
1 dente de alho picado;
1 tomate sem pele picado;
salsinha picada a gosto;
cebolinha verde picada a gosto;
1 colher de sopa de azeite de oliva;
500 ml de leite desnatado;
2 ovos;
1 ½ colher de sopa de manteiga light;
1 ½ colher de sopa de farinha de trigo;
sal a gosto;
orégano a gosto;
pimenta do reino a gosto.

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 220° C. Deixe a berinjela e abobrinha sem casca picada em cubos em uma solução com água e sal por 20 minutos, então escorra e passe na água corrente. Em uma panela com azeite refogue a berinjela e abobrinha junto do alho e cebola. Tempere com sal, misture bem e deixe cozinhar até que a murchem um pouco. Adicione o tomate e os temperos a gosto e refogue por 10 minutos. Acrescente salsinha e cebolinha e reserve.

Passe as gemas em uma peneira e misture ao leite. Leve a manteiga ao fogo em uma panela até derreter. Adicione a farinha de trigo e faça uma massinha dessa mistura. Adicione aos poucos o leite e mexa constantemente para não empelotar. Cozinhe por mais alguns minutos mexendo sempre. Desligue e reserve. Bata as 2 claras em neve e reserve. Unte um pirex com manteiga e farinha de rosca. Numa panela misture o refogado com o molho branco. Incorpore as claras em neve com suavidade com ajuda de uma colher. Despeje essa mistura no pirex e leve ao forno por meia hora. Sirva.
Publicidade

5. Receita de suflê de berinjela light com cenoura

Ingredientes:
3 berinjelas médias;
1 cenoura ralada;
3 gemas;
1 dente de alho picado;
¼ xícara de chá de creme de leite light;
1 colher de sopa de parmesão light ralado;
1 colher de sopa de salsinha picada;
3 claras;
sal a gosto.

Modo de preparo:

Rale a cenoura descascada e reserve. Lave e corte as pontas das berinjelas, coloque-as em uma assadeira antiaderente untada com azeite e leve-as ao forno até ficarem macias. Retire as berinjelas do forno, coloque numa tigela com gelo, deixe esfriar e retire as cascas. Coloque a polpa das berinjelas, as gemas, o alho, o creme de leite, o queijo parmesão, a salsinha para bater no liquidificador até obter uma mistura uniforme. Acrescente cenoura ralada, tempere a gosto. Transfira a mistura para um recipiente e reserve. Bata as claras em neve, junte à misture. Despeje esse suflê em um pirex untado e enfarinhado e leve e leve ao forno pré-aquecido até dourar. Sirva. Se quiser pode deixar alguns pedaços da berinjela em cubos.
6. Receita de suflê de berinjela light com chuchu

Ingredientes:
1 berinjela média descascada picada em cubos;
1 chuchu sem casca picado em cubos;
2 dentes de alho amassados;
1 colher de sopa rasa de margarina light;
2 colheres de sopa de creme de ricota;
1 ovo;
3 colheres de sopa de aveia em flocos finos;
sal a gosto;
pimenta do reino a gosto.

Modo de preparo:

Coloque a berinjela numa panela com água e deixe ferver por uns 5 minutos. Passe para um escorredor e esprema para tirar o excesso de água. Em uma panela com azeite refogue o alho até ficarem dourados. Junte a berinjela e chuchu e misture. Deixe refogar até ficarem macios. Transfira esses ingredientes para o liquidificador ou mixer e bata rapidamente. Incorpore o creme de ricota, a aveia, o sal, a pimenta e a gema. Bata a clara em neve e incorpore à mistura anterior com ajuda de uma colher. Distribua em pirex untado e enfarinhado e leve assar em forno médio por meia hora ou até crescer.
7. Receita de suflê de berinjela light com carne moída

Ingredientes:
3 ovos;
3 colheres de sopa de farinha de trigo;
500 ml de leite desnatado;
sal a gosto;
1 colher de sopa de margarina light;
3 colheres de sopa de parmesão ralado light;
300 g de carne moída magra temperada e cozida;
1 berinjela picada em cubos.

Modo de preparo:

Deixe a berinjela de molho numa solução com água e sal por 20 minutos. Passado esse tempo, escorra e passe em água corrente. Refogue a carne moída junto da berinjela em uma frigideira com azeite e tempere com sal e outros temperos da preferência. Bata as claras em neve e reserve. Acrescente a farinha ao leite, junte o sal e as gemas. Leve essa mistura ao fogo, mexendo sempre até obter um creme. Adicione a margarina e o queijo. Misture esse creme com a carne moída e berinjela em cubos. Por último, adicione as claras batidas, misturando com suavidade. Transfira para hamekins untados com margarina. Asse no forno médio pré-aquecido, até dourar. Sirva.
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)
Leia mais http://www.mundoboaforma.com.br/7-receitas-de-sufle-de-berinjela-light/#26ET0dxvckXXhfv5.99

10 Receitas de Salada de Batata Light

A batata é um dos carboidratos mais consumidos no Brasil, seja como batata frita, batata cozida, souté, assada, chips ou como purê. Ela aparece constantemente no cardápio do brasileiro, mas nem sempre de forma muito saudável e indicada para consumo.

Isso porque, dependendo do preparo, ela pode comprometer uma dieta alimentar para perda de peso. Uma ideia de consumi-la de forma saudável é preparando uma salada de batata light. A salada de batata pode ser quente, morna ou fria e pode ser incorporada com vários outros legumes e ingredientes da preferência.

A batata combina muito com chuchu, cenoura e beterraba. É essencial algum molho de mostarda, maionese ou iogurte para dar cremosidade à salada. Fica delicioso! Confira receitas práticas de salada de batata light, e se quiser dar um up nas proteínas, misture com atum, frango ou bacalhau, que tal?

1. Receita de salada de batata light com molho mostarda

Ingredientes:

1 kg de batata com casca;
100 g de iogurte natural natural desnatado;
3 colheres de sopa de maionese light;
1 colher de sopa de mostarda em grãos;
cebolinha a gosto;
sal a gosto.

Modo de preparo:


Comece lavando bem as batatas e retirando a terra das cascas, se tiver. Leve as batatas para ferver numa panela com água em fogo alto. Tempere com sal e deixe cozinhar por meia hora ou até ficarem cozidas. Escorra e espere esfriar. Descasque, corte em cubos ou rodelas e disponha numa vasilha para servir. Misture os ingredientes do molho até ficar homogêneo e despeje por cima das batatas. Acerte sal e finalize com cebolinha picada fresca. Sirva em seguida.

2. Receita de salada de batata light com tomate e rúcula

Ingredientes:
½ xícara de chá de cebola picada;
½ xícara de chá de ervas frescas picadas;
1 colher de sopa de azeite;
1 colher de chá de sal;
2 batatas;
2 tomates;
4 colheres de sopa de vinagre de maçã;
folhas de rúcula.

Modo de preparo:
Publicidade


Lave bem as batatas, descasque e pique em cubos. Retire as sementes dos tomates e pique também. Leve as batatas para cozinhar numa panela com água e deixe tampado por 20 minutos até ficarem al dente. Escorra e reserve. Adicione as ervas, tomate picado e tempere com sal e vinagre. Leve para saltear por 1 minuto. Retire do fogo e sirva com folhas de rúcula. Se quiser, acrescente pimenta do reino para dar mais sabor. Sirva.
3. Receita de salada de batata light com creme de ricota

Ingredientes:
2 batatas;
sal a gosto;
2 colheres de sopa de creme de ricota;
cebolinha a gosto;
salsinha a gosto.

Modo de preparo:

Lave bem as batatas com uma escovinha, depois descasque e leve para cozinhar na água ou vapor, se preferir (lembrando que no vapor demora mais). Escorra, espere esfriar, corte em cubinhos, adicione o creme de ricota e temperos e sirva!

ARTIGOS COMPLEMENTARES
10 Receitas de Salada de Batata com Ovo Light
10 Receitas de Salada de Maionese Simples e Light
10 Receitas de Salada de Batata Doce
10 Receitas de Salada de Ovo Light
4. Receita de salada de batata light com ovo

Ingredientes:
4 batatas;
3 ovos.

Molho
2 colheres de suco de limão;
3 colheres de sopa de azeite;
3 colheres de sopa de vinagre.

Modo de preparo:

Cozinhe as batatas com casca para não perder as propriedades. Quando estiverem macias, escorra. Espere esfriar. Descasque as batatas, corte-as em cubinhos e distribua em um refratário raso. Cozinhe os ovos por 15 minutos, escorra, espere esfriar. Fatie os ovos e espalhe sobre as batatas. À parte, misture bem todos os ingredientes do molho e regue a salada. Leve para gelar até a hora de servir.
5. Receita de salada de batata light com cenoura

Ingredientes:
1 Kg de batatas;
2 cenouras;
sal a gosto;
pimenta a gosto;
cheiro verde picado a gosto;
8 colheres de sopa de azeite;
1 dente de alho;
1 limão espremido.

Modo de preparo:
Publicidade


Lave e em seguida descasque as batatas e as cenouras. Corte as batatas em quatro e as cenouras em palitos (julienne). Coloque numa panela com água e sal e cozinhe até ficarem macias. Escorra e reserve. Em um pilão adicione uma colher rasa de sal e um dente de alho, soque até ficar uma pasta. Esprema o suco de um limão e adicione o azeite. Misture tudo. Disponha as batatas e cenouras cozidas numa saladeira e regue com o molho. Salpique o cheiro verde. Sirva.
6. Receita de salada de batata light com atum

Ingredientes:
folhas de alface lisa;
folhas de alface americana;
folhas de rúcula;
5 batatas;
1 lata de atum light em conserva;
2 colheres de sopa de maionese light;
azeitonas pretas picadas a gosto;
1/3 de um pimentão amarelo;
1/3 de um pimentão vermelho;
1 tomate;
1 colher de sopa de coentro picado;
sal a gosto.

Modo de preparo:

Lave e descasque as batatas e pique-as em cubos grandes. Leve para cozinhar numa panela com água e sal. Quando estiverem macias, escorra e espere esfriar. Pique o tomate e os pimentões. Em uma vasilha junte as batatas cozidas e frias, o tomate, os pimentões, o coentro fresco, as azeitonas, o atum escorrido e a maionese light. Misture bem e leve à geladeira para gelar. Em um prato coloque as folhas de alface rasgadas e a rúcula. Por cima coloque a mistura de atum. Sirva!
7. Receita de salada de batata light com beterraba

Ingredientes:
2 batatas;
1 beterraba;
1 colher de sopa de creme de leite light;
1 colher de suco de limão;
pimenta a gosto;
sal a gosto;
salsinha a gosto.

Modo de preparo:

Comece por descascar as batatas e beterraba e picar em cubos. Leve para cozinhar em água com sal até ficarem macias (ou no vapor se preferir). Escorra e reserve. Deixe esfriar e coloque numa vasilha. Incorpore os outros ingredientes para o molho e distribua por cima da salada. Misture com cuidado, leve para gelar e sirva.
8. Receita de salada de batata light com chuchu

Ingredientes:
2 batatas;
2 chuchus;
24 vagens;
4 colheres de chá de limão;
sal a gosto;
pimenta a gosto;
orégano a gosto.

Modo de preparo:

Descasque batatas e chuchus lavados e corte em cubos. Leve para cozinhar numa panela com água até estarem macios. Escorra e reserve. Lave as vagens, despreze as pontas, corte em pedaços e leve para cozinhar. Quando estiver tudo cozido, tempere com limão, sal, pimenta e orégano e sirva quente ou morno.
9. Receita de salada de batata light com bacalhau

Ingredientes:
300 g de bacalhau;
1 kg de batatas;
5 dentes de alho;
salsinha a gosto;
azeitonas pretas a gosto;
4 ovos cozidos;
azeite de oliva a gosto;
2 colheres de sopa de mostarda;
2 colheres de sopa de maionese light;
2 folhas de louro;
sal a gosto;
pimenta do reino a gosto.

Modo de preparo:

Comece por dessalgar o bacalhau, de preferência no dia anterior, trocando a água algumas vezes. Leve uma panela ao fogo com água, um fio de azeite, louro, dois dentes de alho e grãos de pimenta do reino. Quando levantar fervura, desligue o fogo, coloque o bacalhau e deixe cozinhar por cerca de 3 minutos. Escorra e esoere esfriar. Com ajuda de uma faca, retire pele e espinhas e desfie o bacalhau.

Em outra panela, cozinhe as batatas sem a casca em água com sal por cerca de 15 minutos. Escorra, espere esfriar e corte em cubos. Prepare o molho misturando a salsinha picada com a maionese e a mostarda e misture bem. Pique grosseiramente os ovos cozidos. Junte em uma saladeira as batatas cortadas e o restante da salsinha picada. Regue com um fio de azeite e misture. Adicione agora os ovos picados, as azeitonas pretas e incorpore. Coloque o bacalhau desfiado e misture novamente. Cubra o molho preparado e leve à geladeira antes de servir.
10. Receita de salada de batata light

Ingredientes:
500 gramas de batatas descascadas;
1 xícara de chá de milho verde;
1/4 xícara de chá de pimentão vermelho picado;
1 cebola ralada;
2 xícaras de chá de frango cozido e desfiado;
1/2 xícara de chá de cheiro verde;
1 xícara de chá de maionese light;
1 colher de sopa de mostarda;
1 colher de sopa de sal;
1 colher de chá de pimenta do reino.

Modo de preparo:

Cozinhe as batatas lavadas e descascadas em uma panela com água. Quando estiverem cozidas e macias, corte em cubos. Pique o pimentão e reserve. Cozinhe o frango e depois desfie. Em uma saladeira grande, misture a batata, o milho, o pimentão, a cebola, o frango, o cheiro verde. Incorpore o molho adicionando a maionese, a mostarda e temperando com sal e pimenta. Tampe e leve à geladeira por pelo menos 1 hora antes de servir. Sirva!
Revisão Geral pela 
 
Dra. Patrícia Leite - (no G+)
Leia mais http://www.mundoboaforma.com.br/10-receitas-de-salada-de-batata-light/#X2dSUO1SjFCV13GV.99

Poesia para as mães...

Poesia para as mães

Mãe forte valente
Não tem medo do que vem pela frente
Mãe corajosa, atenciosa e amorosa
Mãe você é a luz da nossa vida
Você nos traz calor e alegria
Quando estou com medo só penso em uma pessoa... mãe
Quando vi você pensei comigo...
Essa vai ser minha mãe minha luz e meu abrigo, meu aconchego e meu sentido da vida
Porque sem você ninguém pode vir ao mundo
Mãe é uma pessoa especial dentre todas as pessoas do mundo
Mãe é alegria, amor, confiança e calor.
 

TODA MULHER

TODA MULHER

Toda mulher deve ser amada
No dia-a-dia conquistada
No ser mãe endeusada
Na cama desejada
Na boca beijada
Na alegria multiplicada
No lar compartilhada
No seu dia festejada
Na tristeza consolada
Na queda levantada
Na luta encorajada
No trabalho motivada
No aniversário presenteada
Na alma massageada
Na beleza admirada
Na dificuldade ajudada
No cangote bem cheirada
Na vida abençoada
No mundo inteiro respeitada
E sempre que possível... abraçada.
 

Para sempre MÃE

Para sempre
Carlos Drummond de Andrade Por que Deus permite
que as mães vão-se embora?
Mãe não tem limite,
é tempo sem hora,
luz que não apaga
quando sopra o vento
e chuva desaba,
veludo escondido
na pele enrugada,
água pura, ar puro,
puro pensamento.

Morrer acontece
com o que é breve e passa
sem deixar vestígio.
Mãe, na sua graça,
é eternidade.
Por que Deus se lembra
- mistério profundo -
de tirá-la um dia?
Fosse eu Rei do Mundo,
baixava uma lei:
Mãe não morre nunca,
mãe ficará sempre
junto de seu filho
e ele, velho embora,
será pequenino
feito grão de milho.