1

1

Google+ Followers

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

DESENHO: ensinando alguns desenhos simples para os seus alunos





http://pedagogiccos.blogspot.com.br/2013/01/desenho-ensinando-alguns-desenhos.html

Multiplicação - atividades












http://pedagogiccos.blogspot.com.br/2013/07/multiplicacao-atividades-parte-4.html

Adivinhas para alfabetização







http://pedagogiccos.blogspot.com.br/2015/09/adivinhas-para-alfabetizacao.html

Álbum dos animais



Oi gente!!!


Que tal esse álbum para trabalhar os animais com seus alunos?
Eles vão adorar aprender assim...










http://pedagogiccos.blogspot.com.br/2015/09/album-dos-animais.html

Brincadeiras para a semana das crianças


Oi gente!


O Dia das Crianças está chegando...Que tal preparar 2 ou 3 dias com várias brincadeiras? Está sem ideia? Então veja algumas sugestões de brincadeiras que as crianças vão adorar:


- amarelinha 
- barra-manteiga

- passa-anel 
- dentro e fora
- cinco marias
- cabo de guerra 
- escolha a mão
- mamãe, posso ir?
- telefone sem fio
- fui à feira
- cabra-cega
- corre cotia
- quente e frio
- boca de forno
- de Havana veio um barco 
- batatinha frita
- chicotinho queimado
- estátua
- jogo da bexiga
- queimada
- que bicho sou eu?
- mímica
- acertar a lata
- pé de lata

- agacha-agacha 
- pula-sela
- bandeirinha
- adoleta
- corrida com bola
- corrida dos animais
- guerra de bolas
- pular corda
- elefantinho colorido 
- esconde-esconde
- o pulo da chegada
- peteca
- batata quente

- se eu fosse você
- caixinha de surpresa
- jogo dos rótulos
- passa-bola
- quatro cores
- morto-vivo
- dança da cadeira
- alguém muito especial
- alvo surpresa

- pega-pega


Veja também como realizar outras brincadeiras:


Tiro às argolas
De 2 a 6 jogadores


Material necessário


- jornal 
- fita adesiva
- cabide 
- papel crepom de três cores 
- barbante


Passo a passo


Faça rolinhos com as folhas de jornal. Depois, cole as extremidades, formando argolas. Cubra-as com papel crepom e fita adesiva. Cada cor corresponde a uma quantidade de pontos (exemplo: amarelo 1 ponto, azul 5 e vermelho 10). Faça bolinhas de jornal, de tamanho que possa atravessar as argolas, e cubra com papel crepom. Usando barbante, prenda as argolas no cabide e pendure-o em local que deixe as argolas livres no ar. 


Regra


Ganha quem conseguir mais pontos acertando as bolinhas nas argolas.


Pega-argolas
De 2 a 4 jogadores


Material necessário


- papelão
- palitos de dente (um para cada jogador)
- moedas de tamanhos diferentes (de R$ 1,00 e R$ 0,10, por exemplo)
- caneta hidrocor de várias cores


Passo a passo


Use a moeda para desenhar círculos (argolas) no papelão. Desenhe primeiro o círculo maior e, dentro dele, o menor. Recorte com cuidado as argolas e pinte-as com cores diferentes, estabelecendo para cada cor uma pontuação (exemplo: amarelo 1 ponto, azul 5, vermelho 10, verde 20, preto 50).


Regra


O primeiro participante joga na mesa um punhado de argolas, desordenadamente. Cada um na sua vez tenta remover as rodelas com o palito, sem mover as demais. Ganha quem fizer mais pontos.


Quebra-cabeça maluco


Material necessário


- papel cartão
- lápis
- tesoura
- revista


Passo a passo


Recorte uma imagem da revista e cole na folha de papel cartão. Na parte de trás, desenhe traços como se fossem peças de quebra cabeça. Recorte todas as peças e entregue para os alunos montarem.



http://pedagogiccos.blogspot.com.br/2013/10/brincadeiras-para-semana-das-criancas.html

Sujeito e predicado


Tudo bem? Passei aqui rapidinho para compartilhar com vocês a pesquisa que fiz aqui na web, para fazer a montagem de uma atividade para meus alunos. Coloquei um breve resumo sobre o assunto e depois algumas atividades.
Espero que sejam úteis!!!


SUJEITO E PREDICADO


É muito importante sabermos o verdadeiro sentido da palavra “oração”, para assim ampliarmos nossos conhecimentos sobre sujeito e predicado.
Quando falamos em oração, logo devemos saber que ela necessariamente deverá conter verbos. Observe o exemplo:


Gabriel é um garoto esperto.


Logo notamos a presença do verbo ser, que é representado pelo presente do indicativo – “é”. 
Ainda fazendo uma análise da oração anterior, temos:
Quem é um garoto esperto?
A resposta correta é: Gabriel


Desta forma, Gabriel é o sujeito da oração, pois foi sobre Gabriel que está sendo revelada uma informação.
Então, o sujeito é o termo sobre o qual informamos algo. 
Agora surge o seguinte questionamento:


O que Gabriel é?
É um garoto esperto, porque essa afirmação refere-se a Gabriel.


Portanto, o predicado é o termo que informa algo sobre o sujeito.
Um detalhe muito importante que você não poderá se esquecer!
O predicado sempre virá acompanhado de um verbo. 
Vamos matar a charada: O que é mesmo uma oração?
A oração é um conjunto de palavras formado pelo sujeito e o predicado. 


Analisando outras orações compreenderemos que:


Vitor foi o artilheiro do campeonato mirim.


Sujeito – Vitor
Predicado – foi o artilheiro do campeonato mirim


O passeio ao parque foi divertido.


Sujeito – o passeio ao parque
Predicado- foi divertido


· Agora é com você! Leia as frases, circule os verbos e, em seguida, faça o que se pede:
a) A sopa estava muito quente.
Sujeito:___________________________________________________________________________
Predicado: ________________________________________________________________________


b) Fabiana, Edgard e Jéssica são amigos.
Sujeito:___________________________________________________________________________
Predicado: ________________________________________________________________________


c) Marta comeu todos os bombons.
Sujeito:___________________________________________________________________________
Predicado: ________________________________________________________________________


d) Eu e você estudamos muito hoje.
Sujeito:___________________________________________________________________________
Predicado: ________________________________________________________________________


Sujeito simples


Denominamos de sujeito simples aquele que possui somente um núcleo. E você sabe o que é o núcleo?
Quando falamos “núcleo”, logo pensamos em “centro”. Então, o núcleo do sujeito é a palavra mais importante que existe dentro do sujeito, ou seja, se ela for retirada, a informação ficará sem sentido. Assim, voltemos ao exemplo anterior:
Pedro é um bom garoto.


Nesse caso temos um sujeito simples, cujo núcleo (a palavra de maior valor) é Pedro.


Sujeito composto


É aquele que possui mais de um núcleo, isto é, ele pode ter dois, três, ou até mais núcleos. Observe o exemplo, que tão logo entenderá:


Eu e meus amigos fomos ao cinema.


Percebemos que há dois núcleos nessa oração (eu e meus amigos).


· Circule os sujeitos das frases e classifique-os como sendo simples ou composto.
a) Os turistas vão à praia todos os dias.
___________________________________________________________________________
b) Meu pai e minha mãe foram comigo ao circo.
___________________________________________________________________________
c) Os tripulantes e o capitão avistaram o iceberg.
___________________________________________________________________________
d) Ao entardecer, Rafael e Marcos jogaram futebol.
___________________________________________________________________________
e) As árvores frondosas refrescam a pracinha.
___________________________________________________________________________
f) A turma do quarto ano está muito agitada por causa do passeio.

___________________________________________________________________________
g) Eu e vovô viajamos para o Pantanal.
___________________________________________________________________________


Veja outras atividades sobre sujeito e predicado:











http://pedagogiccos.blogspot.com.br/2015/11/sujeito-e-predicado.html

Dia da Consciência Negra - atividades






http://pedagogiccos.blogspot.com.br/2012/11/dia-da-consciencia-negra-atividades.html

Criando um dinossauro












http://pedagogiccos.blogspot.com.br/2015/11/criando-um-dinossauro.html