1

1

Google+ Followers

domingo, 23 de outubro de 2016

MENSAGENS DE RUBEM ALVES...

MENSAGENS DE RUBEM ALVES


Poeta e filósofo de todas as horas






http://gutarocha.blogspot.com.br/

LEITURA DE PARLENDAS...

LEITURA DE PARLENDAS.


"Trabalhar parlendas é favorecer o desenvolvimento da oralidade, leitura e escrita de forma lúdica e significativa para a criança, promove o gosto pela aprendizagem." 

Com esta ilustração então! Fica bem mais divertido!
Fonte:Facebook/Túlio Rocha


Parlenda vem de parlar s. f., parlenga; palavreado; arenga; tagarelice. É uma reunião de palavras com pouco ou nenhum objetivo e importância. É um palavreado bom de se ler, falar e ouvir. 


FONTE: http://www.amorensina.com/2013/08/folclore-parlenda.html

POEMA - O VENTO...

POEMA - O VENTO

O que é importante é guardado e lembrado, se não encontramos em registros buscamos nas lembranças.


"O Vento"


Marízia Ribeiro Rocha


De onde vem o vento
que quase me tira do solo?
Ouvi dizer que veio do polo
não sei, por fim ignoro.


Levanta a poeira do solo,
arranca folhas das árvores,
assopra, abana,
Embola o cabelo da fulana.


Assobia, assobia,
e tudo se esfria.
De modo faceiro,
assim faz o vento matreiro.

http://gutarocha.blogspot.com.br/

PAI DE TODO JEITO

PAI  DE  TODO  JEITO

  
Tem pai de todo jeito
Lá isso todo mundo sabe que tem
tem pai todo apressadinho
que não sabe fazer nem um carinho.

Tem pai que gosta de dar beijinho
Tem pai zangado, briguento, que grita:
_Não faça isso, menino,menina!
Fica todo vermelho, dá até medo.

Tem pai que bate nos filhos
Pai que bota até de castigo
Tem pai que carrega no colo e nina
Conta histórias e canta cantigas.

É pai que sabe dar abraço gostoso
Sabe botar na cama na hora do sono
Sabe tomar conta da casa
Pra todo mundo dormir tranquilo.
                                                        Coleção Nana Nenê.Rio de Janeiro,Globo,1990.


  1. Leia o texto;
  2. Você certamente entendeu o poema. Ele apresenta alguns tipos de pai. Escreva  três palavras que caracterizam alguns tipos de pais.
  3. Responda:
  4.  a) Em que estado fica o pai que grita? b) Como é o abraço do pai que faz carinho?
  5. Leia: " As palavras que expressam características, qualidades e estados dos seres são  adjetivos.
http://gutarocha.blogspot.com.br/

CAÇAR URSINHO - HISTÓRIA DRAMATIZADA

CAÇAR   URSINHO - HISTÓRIA DRAMATIZADA

Aprendi ontem em uma capacitação e quero compartilhar!

Caçar Ursinho

Os jogadores devem estar distribuídos a vontade pelo espaço, sentados de frente para o animador. Todos devem repetir tudo o que o animador fizer ou disser:

 Vamos caçar ursinho?
 Vamos!
 Então vamos... (bater com as mãos em cima da perna, imitando o som de caminhada)
 Olha!
 Um lago!
 Vamos atravessar?
 Vamos.
 Então vamos... (com os braços, fazer os gestos de quem está nadando, depois continuar a caminhada)
 Uma ponte!!!
 Temos que passar por ela!
 Vamos?
 Então vamos... (bater com a mão fechado no peito imitando a caminhada sobre a ponte, voltar a caminhar).
 Ufa!
 Passamos!
 Era grande!
 Enorme!
 Fiquei cansado! (caminhada)
 Um milharal!
 Temos que passar por ele!
 Vamos?
 Então vamos... (esfregar uma mão na outra, imitando o som de quem está passando pelo milharal).
 Ufa!!!
 Passamos.
 Fiquei todo arranhado.
 Cheio de coceira... (fazer o gesto de se coçar) (caminhada)
 Nossa!
 Que árvore alta! (olhar para o alto)
 Temos que subir nela!
 Vamos? Então vamos... (subir uma mão após a outra como se estivesse subindo por uma corda).
 Ihhh!!!
 To vendo uma luz lá embaixo...
 Eu acho que é a casa do ursinho...
 Vamos até lá?
 Então vamos...
 Bem devagarinho...
 Abaixadinhos...
 Xiii!!!
 To ficando com medo!!! (gestos)
 Mas eu tenho coragem!
 Vamos continuar?
 Então vamos... (caminhada)
 Ihhh!!!
 To vendo uma coisa brilhando...
 Eu acho que são os olhos do ursinho... (apontar para os olhos)
 Nossa!!!
 Que cabeça enorme! (gesto redondo)
 Que orelhas grandes... (apalpar até as orelhas)
 Que narigão!!! (apalpar até o nariz)
 Que bigodes enormes...
 Que dente duro... (bater com a unha no seu dente)
 Eu acho que isso aqui não é o ursinho...
 Mas tem cheiro de ursinho... (tapando o nariz)
 Ai, que medo!
 To assustado!
 Isto aqui, é a mãe do ursinho!!!
 Vamos voltar...
 Correndo! ( volta toda a história rapidamente, de trás para frente como se estivesse fazendo uma viagem, fazendo os gestos até chegar ao ponto de origem.

Com essa história, podemos trabalhar a imaginação de nossos alunos e a capacidade de enfrentar e superar os desafios. 

Fonte:http://suzilovison.blogspot.com.br/2010/01/cacar-ursinho.html


https://lh5.googleusercontent.com/-M75XwdqngnM/SSY3qIl2osI/AAAAAAAALtE/1IBhL-z8m7o/s512/Urso.jpg
http://gutarocha.blogspot.com.br/

POEMA O GIRASSOL







'Os Girassóis' de Van Gogh


RELEITURA DA OBRA




FONTE:http://www.pragentemiuda.org/

GEOMETRIA E ARTES...

FONTE:http://semlimtesdeaprender.blogspot.com.br









FONTE:http://vida-vivendocomarte.blogspot.com.br
FONTE:http://artesanato.culturamix.com
FONTE:http://deboravitoriasabordemel.blogspot.com.br

ATIVIDADES EM MALHA QUADRICULADA --- COORDENADAS










SIMETRIA




FONTE:http://jus-tecnologias-edu.blogspot.com.br


Habilidade H28 - Resolver problemas que envolvam o cálculo ou a estimativa de áreas de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas. 
A parte colorida na malha quadriculada representa a toalha de praia de Eli.
Eli bordou seu nome na toalha.
Considerando o quadradinho como unidade de medida da área, a área correspondente ao nome bordado na toalha é:
a) 18
b) 19
c) 20
d) 21
FONTE:http://matematicaef2.blogspot.com.br




(D11 – Resolver problema envolvendo o cálculo do perímetro de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas.)

A parte destacada, na malha quadriculada representa uma figura. Cada lado do quadradinho mede 1 metro.


Quantos metros de fita serão necessários para contornar essa figura?
( ) 6
( ) 10
( ) 4
( ) 8

http://gutarocha.blogspot.com.br/

DIA DO CINEMA BRASILEIRO -- 5 DE NOVEMBRO

DIA DO CINEMA BRASILEIRO -- 
5 DE NOVEMBRO


Como forma de celebrar o dia da primeira exibição cinematográfica no Brasil, 05 de novembro foi considerado o dia do cinema brasileiro!
O cinema brasileiro começou a ganhar visibilidade internacional com as produções da empresa Vera Cruz na década de 50, mas foi somente em 1963 que o filme “O pagador de promessas” foi indicado ao grande prêmio do cinema, o Oscar.

Agora vamos conhecer algumas curiosidades do cinema brasileiro:

Em 1973, o Brasil criou o Festival de Gramado realizado anualmente na cidade de mesmo nome, na Serra Gaúcha.

Até 2013, nenhum filme brasileiro havia ganhado o Oscar de melhor filme estrangeiro.

A primeira exibição pública de um filme brasileiro ocorreu na cidade do Rio de Janeiro.




O filme brasileiro que teve maior bilheteria em todos os tempos foi Tropa de Elite 2 (2011) com público de 11 milhões.


FONTE:http://www.smartkids.com.br/datas-comemorativas/dia-cinema-brasileiro.html

FONTE: http://profclaugeohist.blogspot.com.br/2012/10/atividades-de-arte-historia-do-cinema.html


Cinema


Como o cinema interessa a todas as idades, vai ser interessante trabalhar a história do cinema com os alunos, mostrando sua evolução. Você pode iniciar o trabalho fazendo uma interpretação do texto introdutório apresentado em nosso site e depois solicitar que os alunos pesquisem sobre o que há de mais novo e interessante no cinema atual, como por exemplo, como são feitos os efeitos especiais entre outras curiosidades.

Para que os alunos possam conhecer qual o papel do cinema na vida das pessoas, você pode solicitar que os alunos organizem uma entrevista com pessoas mais velhas da família ou da comunidade, fazendo com que descrevam como era o cinema na época da juventude, qual o filme favorito dessa época entre outras coisas.

Nas disciplinas de Ciências (Ensino Fundamental) e Física (Ensino Médio), você pode sugerir que construam uma “caixa escura” para que os alunos tenham contato com os princípios de óptica.

Você pode também pode pedir aos alunos que pesquisem sobre como são feitos os filmes em 3D. Você pode fazer uma introdução ao tema utilizando esse plano de aula da Revista Nova Escola http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/filmes-3d-548740.shtml


FONTE: http://www.smartkids.com.br/dicas/dicas-cinema.html

SIMULADOS PROVA ANA --- Avaliação Nacional de Alfabetização-3º ano


FONTE:http://profwarles.blogspot.com.br/2013/10/ana-avaliacao-nacional-de-alfabetizacao.html

REGRAS DE BOAS MANEIRAS NA SALA DE AULA





FONTE:http://alfabetizandocommonicaeturma.blogspot.com.br