1

1

Google+ Followers

terça-feira, 4 de outubro de 2016

Figuras escolares...
























http://cantinhodaprofecarol.blogspot.com.br/2011/11/figuras-escolares.html

Atividades



Decoração Cocoricó


Olha que linda esta decoração do cocoricó...Para sala de aula ou para festa de aniversário...Este ano meu filho vai fazer 3 aninhos e o tema da festa será cocoricó...amei esta decoração feita pela Luciene e ela ainda colocou os moldes...






Lola 








Júlio




Zazá






Lilica




http://cantinhodaprofecarol.blogspot.com.br/2012/01/decoracao-cocorico.html

Patati Patatá com moldes

Patati









Patatá





Atividades com o nome


DURAÇÃO

1° Bimestre, podendo se estender para um tempo maior de acordo com as necessidades da turma.

JUSTIFICATIVA

A construção da escrita do nome é uma necessidade básica na construção do indivíduo. O nome está sempre muito importante nas suas primeiras manifestações da escrita. As crianças em fase de alfabetização podem e devem aprender muitas coisas a partir do trabalho com os nomes próprios da classe em atividades que promovam a socialização da turma , proporcionando ao educador o acesso a um instrumento de avaliação que irá detectar o conhecimento prévio que o aluno possui, quando este demonstra suas hipóteses de escrita do nome.

OBJETIVOS

Possibilitar o acesso ao conhecimento da leitura e da escrita através de atividades com o nome, estimulando a oralidade dos educandos.

- Criar condições para que os educandos compreendam a leitura e seus significados, através das atividades com o nome.

- Possibilitar a integração da turma, através de atividades coletivas, relacionadas aos nomes das crianças, promovendo a socialização entre os mesmos.


ESTRATÉGIAS E RECURSOS



* Auto-retrato e escrita do nome:

- Distribuir para a turma papel e lápis. Cada aluno desenha seu retrato (se possível com a ajuda de um espelho exposto na sala). Escreve seu nome junto ao desenho. Recolhe-se as "fotos" e redistribui-se entre a turma. Cada um tentará adivinhar quem é o dono da foto (pode ser ajudado pelos colegas). O dono da foto se apresenta, diz se gosta ou não do nome, fala algumas coisas sobre si. Os trabalhos ficam expostos na sala de aula ou no pátio da escola.



* História do nome:

- Cada aluno pesquisa em casa com os familiares, a história de seu nome. Em sala, relata o porquê tem este nome. O educador apresenta tiras com o nome completo de cada educando (em letra bastão, bem visível). Depois cada um registra o seu nome completo.


* Construção de crachá:

- Os alunos irão construir um crachá para uso diário. Cada um recebe um cartão com o seu nome (em letra bastão) e o professor acompanha a leitura das letras presentes no nome, mostrando para turma, identificando principalmente as letras iniciais e finais. O aluno então registra num outro cartão o seu nome e faz um pequeno desenho ao lado. Distribui-se os cartões no chão. Cada um pega qualquer cartão e tenta adivinhar de quem é. Logo em seguida, escreve numa folha de papel o nome do colega, formando uma lista de nomes, que será lida pelos alunos, posteriormente, com o auxílio do professor.



* Construção do nome com o alfabeto móvel:

Os alunos constroem seus nomes e nome de um dos amigos usando o recurso das letras móveis. O uso das letras móveis possibilita que o aluno altere a ordem das letras quantas vezes achar necessário.



* Construção da chamadinha:

- Montar um mural com o nome dos educandos, seguindo a ordem alfabética e separando meninas de meninos (os alunos receberão uma cópia dessa chamadinha para colar no caderno de textos.

* Comparação de tamanho de nomes

- Cada aluno constrói com o alfabeto móvel o seu nome e deixa exposto no quadro de pregas para todos visualizarem. O aluno pode construir com o auxílio do educador ou do crachá com o seu nome. Então, verifica-se qual o nome maior, pelo número de letras. Verifica-se também o nome menor e estabelece-se comparações entre a quantidade de letras presentes em cada nome. Mostrar para os alunos que nem sempre o tamanho da pessoa corresponde ao tamanho de seu nome.

* Que letra falta?

- Expor no quadro alguns nomes sem as letras iniciais e, numa atividade posterior as finais. Os educandos registram e depois, completam com as letras que faltam.


* Quebra-cabeça dos nomes.

- Cada educando recebe dois tipos de quebra-cabeças, ambos contendo seu nome escrito, um por letras e outro por sons (sílabas). As partes são misturadas e os educando tentam encaixar na seqüência dos nomes. Dependendo do ritmo da turma, pode-se trabalhar inicialmente apenas com peças que contem letras e posteriormente trabalha-se com sons. Alguns alunos podem necessitar de auxílio


* Trabalhando as silabas a partir dos nomes:

- Montar um quadro com sílabas presentes nos nomes dos educandos. Fazer a leitura dessas sílabas e observar as sílabas correspondentes aos números. Seguindo a seqüência dos números, escreve-se os nomes a partir de suas sílabas e a relação numérica. Verifica-se outras possibilidades de construir outros nomes, usando as sílabas presentes no quadro (ou outras palavras).



* Palavras cruzadas.

_ Ao alunos recebem uma folha mimeografada ou xerocada contendo uma cruzadinha onde devem encaixar os nomes dos amigos de acordo com o número de letras


* Acróstico:



- Formar um acróstico com o nome de cada aluno da turma. Cada um vai dizer as qualidades do colega, que serão escritas conforme a letra presente no nome.


Caça nomes

Os alunos recebem folha xerocada com um caça cuja finalidade é encontrar nomes de crianças da sala de aula.


AVALIAÇÃO

Observações e registros diários dos avanços dos alunos na construção da escrita do próprio nome, bem como no reconhecimento dos nomes dos amiguinhos da classe e da professora. Observar o uso que os alunos fazem da escrita dos nomes para escrever outras palavras. Analisar as produções de escrita, individuais e coletivas e usar os dados para replanejar de forma a superar as dificuldades encontradas pelos alunos . 

Trabalhando com os nomes

O uso do nome da criança, é uma ótima maneira de se 
iniciar os primeiros contatos dela com a escrita. Alguns 
chegam na escola já sabendo seu primeiro nome, e isso 
facilita muito a continuidade da alfabetização. 
Sugiro algumas atividades para exploração do nome: CRACHÁ DE MESA 
Material necessário:


Caixas de creme dental (uma para cada criança)
Pape ofício colorido para embrulhar;
Jornais e revistas;
Cola e tesoura



Execução:


Colar as tampas das caixas e encapá-las.
Recortar as letras de revistas e jornais.
Deixar que a criança monte seu nome utilizando letras que 
recortou dos jornais ou revistas e cole na caixinha embrulhada,
formando assim o seu crachá de mesa.


BINGO DOS NOMES:


Cada criança recebe uma cartela com 9 letras e pega 9 marcadores 
(tampinhas de garrafa, feijões, milho, retalhos em EVA ou outro objeto).
Em seguida, de um saquinho, a professora vai retirando uma letra sorteada
de cada vez, falando em voz alta e registrando-as no quadro. Ganha quem
primeiro marcar todas as letras de sua cartela. 
O ganhador avisa gritando BINGO!
NOME DA PROFESSORA: 

Durante todo o ano, a professora estará 
com as crianças e ensinará a elas muitas 
coisas que ainda não aprendeu. 
Como é o nome de sua professora? 
Observe as letras que sua professora usa 
para escrever o nome dela, e registre na 
folha que você recebeu. Em seguida marque as letras que se repetem no seu nome e no dela.

Atividades avaliativas




http://cantinhodaprofecarol.blogspot.com.br/2012/02/avaliacao-1-ano.html