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sábado, 17 de setembro de 2016

Texto Aglutinado


Para 2º e 3º ano do Ensino Básico.

http://fenaeduca.blogspot.com.br/2014/07/texto-aglutinado.html

Atividade de hoje: Jogos...


Jogo:
Palavra dentro da palavra.( da caixa do PNAIC)


Jogo:
Palavra dentro da palavra.


Jogo:
Palavra dentro da palavra.

Registrando as palavras do jogo no caderno.

Jogo Memória das sílabas


Jogo Memória das sílabas



Jogo Memória das sílabas
2º ano C
Turma do IPP( Intervenção Pedagógica Paralela)
Mais sobre os jogos: 

Arme e resolva



Situações problema e operações para armar e resolver.
2º ano / 3º ano

http://fenaeduca.blogspot.com.br/2014/11/arme-e-resolva.html

Ficha de leitura



Ao ler um livro o aluno é convidado a fazer uma ficha 

http://fenaeduca.blogspot.com.br/2014/11/ficha-de-leitura.html

Alguns modelos de Tangram






*************************************************************************

Para pintar, recortar e montar as figuras.



Sobre a história do Tangram:

M antes do p e b


clique na imagem para ampliar.

Para 3º e 4º ano do Ensino Básico.

Atividade de ortografia.

http://fenaeduca.blogspot.com.br/2012/08/m-antes-do-p-e-b.html

Escreva os nomes dos sólidos geométricos


*********************************************** 
Responda as questões sobre os sólidos geométricos. 



Para 1º ano, 2º ano, 3º ano e 4º ano do Ensino Básico.

http://fenaeduca.blogspot.com.br/2012/08/solidos-geometricos.html

Escreva os nomes dos desenhos


Para o 1º ano do Ensino Básico.

http://fenaeduca.blogspot.com.br/2012/08/escreva-os-nomes-dos-desenhos.html

Revisão de texto...


Copie o texto e faça a correção dos erros ortográficos.
A atividade contempla:
leitura.
ortografia.
escrita do texto.
Para 3º e 4º anos do ensino Básico.

http://fenaeduca.blogspot.com.br/2012/09/revisao-de-texto.html

CAÇA PALAVRAS COM RR E SS




Ortografia: palavras com RR e SS
Para 2º e 3º anos do Ensino Básico.

http://fenaeduca.blogspot.com.br/2012/09/caca-palavras-com-rr-e-ss.html

Com M ou N?


Atividade de ortografia.

http://fenaeduca.blogspot.com.br/2012/10/com-m-ou-n.html

Atividades com as famílias silábicas.






Para Nível III do Ensino Infantil e 1º ano do Ensino Básico.

http://fenaeduca.blogspot.com.br/2013/01/atividades-com-as-familias-silabicas.html

Atividades de matemática 2º ano...


A atividade contempla:
maior e menor número (comparação)
Ordem crescente
Ordem decrescente
Atividade numérica com e sem o quadro numérico.
Para o 2º ano do ensino Fundamental.

http://fenaeduca.blogspot.com.br/2013/03/atividades-de-matematica-2-ano.html

Avaliação de matemática 2º ano


http://fenaeduca.blogspot.com.br/2013/04/avaliacao-de-matematica-2-ano.html

Produção de texto: bilhete



http://fenaeduca.blogspot.com.br/2013/04/avaliacao-de-lingua-portuguesa-2-ano.html

Arme e resolva



Para 2º ano do Ensino Fundamental

http://fenaeduca.blogspot.com.br/2013/04/arme-e-resolva.html

Pintura com garrafa PET na sala de aula








http://fenaeduca.blogspot.com.br/2013/10/pintura-com-garrafa-pet-na-sala-de-aula.html

Multiplicação para 2º ano


http://fenaeduca.blogspot.com.br/2013/10/multiplicacao-para-2-ano.html

IMPACTOS AMBIENTAIS, ACIDENTES AMBIENTAIS E DESASTRES ECOLÓGICOS

 IMPACTOS AMBIENTAIS, ACIDENTES AMBIENTAIS E DESASTRES ECOLÓGICOS

IMPACTOS AMBIENTAIS

    OS PAÍSES RICOS SÃO OS MAIORES RESPONSÁVEIS PELOS PROBLEMAS AMBIENTAIS QUE AFETAM TODA A HUMANIDADE. ABRIGAM APENAS 20% DA POPULAÇÃO MUNDIAL, MAS CONSOMEM 80% DOS RECURSOS NATURAIS E ENERGÉTICOS DO PLANETA. 

IMPACTOS AMBIENTAIS NOS SOLOS

EROSÃO DOS SOLOSÉ A PERDA DA CAMADA SUPERFICIAL DA LITOSFERA. A EROSÃO PODE SER PROVOCADA POR ALGUNS FATORES:
Û  AÇÃO DA ÁGUA E DO VENTO;
Û  MUDANÇAS DE TEMPERATURA;
Û  CONTAMINAÇÃO POR PRODUTOS QUÍMICOS. COMO CONSEQUÊNCIA DISSO FATORES PODE OCORRER A DESERTIFICAÇÃO DO SOLO, O EMPOBRECIMENTO, ETC.

AS MATAS CILIARES SÃO ESPÉCIES VEGETAIS QUE OCORREM NAS MARGENS DOS RIOS, LAGOS E REPRESAS.
Û  CONTROLAM A EROSÃO DAS MARGENS DOS CURSOS D’ÁGUA.
Û  MINIMIZAM OS EFEITOS DAS ENCHENTES
Û  MANTÉM A QUANTIDADE E A QUALIDADE DAS ÁGUAS

DESERTIFICAÇÃO É A DEGRADAÇÃO DOS AMBIENTES NATURAIS PELA PERDA DE SUA COBERTURA VEGETAL E A CONSEQUENTE REDUÇÃO DA QUANTIDADE DE ÁGUA. É O ÚLTIMO ESTÁGIO DA EROSÃO DO SOLO. OS FATORES QUE LEVAM À DESERTIFICAÇÃO: DESMATAMENTO, UTILIZAÇÃO INTENSIVA DO SOLO, PECUÁRIA E AGRICULTURA PRATICADA SEM CUIDADOS AMBIENTAIS.

DESMATAMENTOS TIPO DE PRÁTICA QUE LANÇA GÁS CARBÔNICO NA ATMOSFERA AUMENTANDO O AQUECIMENTO GLOBAL. QUANDO HÁ UM DESFLORESTAMENTO EM LARGA ESCALA DIMINUI OS RESERVATÓRIOS DE ÁGUA SUBTERRÂNEOS, AUMENTA OS PROCESSOS EROSIVOS E DESERTIFICAÇÃO, PROVOCANDO UMA SÉRIE DE ALTERAÇÕES NO CLIMA DE UMA REGIÃO.
OS PAÍSES MAIS DESMATADOS LOCALIZAM-SE NA ZONA INTERTROPICAL DO GLOBO: BRASIL, EQUADOR, NICARÁGUA, GANA, COLÔMBIA, NIGÉRIA E OUTROS.

ALGUMAS CONSEQUÊNCIAS DOS DESMATAMENTOS:
DESEQUILÍBRIO DA FAUNA
     O DESEQUILÍBRIO NAS CADEIAS ALIMENTARES FAZ COM QUE A POPULAÇÃO DE INSETOS PASSE A CRESCER MAIS DO QUE OUTRAS DEVIDO A ELIMINAÇÃO DOS SEUS PREDADORES.
EXTINÇÃO DE NASCENTES
     A MENOR INFILTRAÇÃO DE CHUVA NO SUBSOLO REBAIXAMENTO DO LENÇOL FREÁTICO E ELIMINAR NASCENTES DE RIOS QUE AFLORAM NA SUPERFÍCIE.
ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS
     COM A DERRUBADA DA VEGETAÇÃO, A TRANSPIRAÇÃO DAS PLANTAS (EVAPOTRANSPIRAÇÃO) É MENOR OU NÃO EXISTE. ISSO FAZ COM QUE A UMIDADE E OS INDÍCIOS DE CHUVA DIMINUAM.
BIODIVERSIDADE
     TODA VARIEDADE DE VIDA (ANIMAIS E VEGETAIS) ENCONTRADA EM DETERMINADA ÁREA.
ASSOREAMENTO DE RIOS E LAGOS E LAGOS
     O ASSOREAMENTO CONTRIBUI PARA O AUMENTO DAS INUNDAÇÕES E DIFICULTA A NAVEGAÇÃO.

LIXO RADIOATIVO CONHECIDO TAMBÉM COMO LIXO ATÔMICO. É DESCARTADO PELAS USINAS NUCLEARES, QUE USAM COMO PRINCIPAL COMBUSTÍVEL O URÂNIO PARA A PRODUÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA. O ARMAZENAMENTO DESSE TIPO DE LIXO DEVE SER FEITO EM LOCAIS INVIOLÁVEIS COMO: NO FUNDO DOS OCEANOS OU EM MINAS SUBTERRÂNEAS, ENVOLVIDO COM CONCRETO PARA EVITAR A CONTAMINAÇÃO DO AMBIENTE.


IMPACTOS AMBIENTAIS NA ATMOSFERA
EFEITO ESTUFA – É O FENÔMENO NATURAL NO QUAL, A RADIAÇÃO SOLAR REFLETIDA PELA SUPERFÍCIE TERRESTRE, FICA RETIDA NA SUPERFÍCIE, GARANTINDO A VIDA NA TERRA. A CAMADA DE GASES EM SUSPENSÃO NA ATMOSFERA AUMENTA A TEMPERATURA DO PLANETA, TORNADO EFEITO ESTUFA NATURAL NUM FENÔMENO MAIS SÉRIO CONHECIDO COMO(AQUECIMENTO GLOBAL).

O EFEITO ESTUFA É O PRINCIPAL AGENTE DO AQUECIMENTO GLOBAL. A QUEIMA DE COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS POR INDÚSTRIAS E VEÍCULOS AUTOMOTORES AUMENTA O AQUECIMENTO GLOBAL.

COM O AQUECIMENTO CONTÍNUO DA TERRA (AQUECIMENTO GLOBAL) PODEM OCORRER CATÁSTROFES COMO:

Q  DERRETIMENTO DAS CALOTAS POLARES
Q  ELEVAÇÃO DO NÍVEL DO MAR.
Q  ALGUNS PAÍSES DA OCEANIA PODEM DEIXAR DE EXISTIR E OUTRAS ÁREAS DO PLANETA NO MESMO NÍVEL DO MAR COMO: HOLANDA E NOVA YORK PODEM SER TRAGADAS PELO MAR.
Q  ÁREAS AFETADAS PELAS SECAS AUMENTARÃO (AGRAVAMENTO DA DESERTIFICAÇÃO);
Q  DIAS E NOITES FRIOS EM MENOR ESCALA/ MAIS QUENTES NA MAIOR PARTE DAS ÁREAS TERRESTRES;
Q  SURTOS DE CALOR/ ONDAS DE CALOR;
Q  PADRÕES REGIONAIS DE CHUVAS PODEM MUDAR (EX: CHUVAS EXCESSIVAS SERTÃO NORDESTINO);
Q  ZONAS AGRÍCOLAS PODERÃO MIGRAR PARA OS POLOS (REDUÇÃO DO POTENCIAL DE PRODUÇÃO ALIMENTÍCIA);
Q  ATIVIDADE DOS CICLONES TROPICAIS AUMENTA;
Q  AUMENTO DA INCIDÊNCIA DO NÍVEL DO MAR (EXCLUI TSUNAMIS); - PROLIFERAÇÃO DE PRAGAS E DOENÇAS (EX: DENGUE).
A DESTRUIÇÃO DA CAMADA DE OZÔNIO – A CAMADA DE OZÔNIO ENCONTRA-SE NA ESTRATOSFERA, ENTRE 15 E 50 KM, QUE PROTEGE TODOS OS SERES VIVOS DOS DANOS CAUSADOS PELA RADIAÇÃO ULTRAVIOLETA DO SOL. ELA RETÉM 95% DAS RADIAÇÕES ULTRAVIOLETAS. A EMISSÃO DE CLOROFLUORCARBONOS NA ATMOSFERA PROVOCA A DESTRUIÇÃO DA CAMADA DE GÁS OZÔNIO QUE FILTRA OS RAIOS NOCIVOS DO SOL.
Q  OS GRANDES INIMIGOS DA CAMADA DE OZÔNIO SÃO OS CFCS (CLOROFLUORCARBONOS) USADOS EM REFRIGERADORES E AEROSSÓIS. EM PAÍSES COMO NO BRASIL E EUA ESSES GASES JÁ SÃO PROIBIDOS EM AEROSSÓIS.
Q  O BURACO NA CAMADA DE OZÔNIO É MAIOR SOBRE O POLO SUL, DEVIDO ÀS BAIXÍSSIMAS TEMPERATURAS.
Q   A AMPLIAÇÃO DO BURACO DA CAMADA DE OZÔNIO REPRESENTA RISCO AMBIENTAL PARA PAÍSES COMO O CHILE, A NOVA ZELÂNDIA, A ARGENTINA, A ÁFRICA DO SUL E A AUSTRÁLIA.
Q  COMA ASSINATURA DO TRATADO DE MONTREAL EM 1987, OS PAÍSES ELIMINARAM OU REDUZIRAM OS CFCS, E A CAMADA DE OZÔNIO COMEÇOU A SE RECUPERAR.

A CHUVA ÁCIDA – É A PRECIPITAÇÃO DE ÁGUA DA ATMOSFERA MISTURADA A POLUENTES COMO ÁCIDO SULFÚRICO, ÁCIDO CLORÍDRICO, DIÓXIDO DE ENXOFRE E DIÓXIDO DE NITROGÊNIO;AS REGIÕES ONDE MAIS OCORRE ESTÃO NOS PAÍSES DESENVOLVIDOS; CERCA DE 35% DOS ECOSSISTEMAS EUROPEUS JÁ ESTÃO SERIAMENTE ALTERADOS. CERCA DE 50% DAS FLORESTAS DA ALEMANHA E DA HOLANDA ESTÃO DESTRUÍDAS PELA ACIDEZ DA CHUVA.
AMEAÇA PARA A VIDA VEGETAL (TANTO PARA FLORESTAS COMO PARA A ÁREA AGRÍCOLA) E ANIMAL, ALÉM DE ACELERAR A CORROSÃO DE EDIFICAÇÕES E MONUMENTOS.

INVERSÃO TÉRMICA - SE CARACTERIZA PELA FORMAÇÃO DE UMA CAMADA DE AR MAIS FRIA ABAIXO DA CAMADA MAIS QUENTE E MAIS PRÓXIMA DA SUPERFÍCIE, O QUE DIFICULTA A DISPERSÃO DOS GASES POLUENTES ORIUNDOS DOS MOTORES DOS VEÍCULOS E DAS INDÚSTRIAS.

AS ILHAS DE CALOR – É O AUMENTO DE TEMPERATURA EM ÁREAS MUITO URBANIZADAS, ONDE O AR NÃO CIRCULA POR CAUSA DOS GASES POLUENTES QUE RETÉM O CALOR. A TEMPERATURA NOS CENTROS DAS CIDADES SE TORNA MAIS INTENSA DO QUE NAS ÁREAS MAIS AFASTADAS.
A MELHOR FORMA DE EVITAR AS ILHAS DE CALOR É CRIAR ÁREAS VERDES, QUE FAVORECEM A MANUTENÇÃO DA UMIDADE DO AR, AMENIZANDO AS TEMPERATURAS.

EL NIÑO – É O AQUECIMENTO ANORMAL DAS ÁGUAS SUPERFICIAIS DO PACIFICO SUL.

LA NIÑA – É O RESFRIAMENTO ANORMAL DAS ÁGUAS DO PACIFICO SUL. ESSES DOIS FENÔMENOS OCORREM NA COSTA OESTE DO OCEANO PACÍFICO, NO HEMISFÉRIO SUL, IMPEDINDO O FLUXO NORMAL DAS MASSAS DE AR.

Q  CAUSAM ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS COMO: SECAS PROLONGADAS EM ALGUMAS REGIÕES COMO O SERTÃO NORDESTINO, DIMINUIÇÃO DAS CHUVAS EM ÁREAS DA AMAZÔNIA E INUNDAÇÕES E ENCHENTES EM OUTRAS COM: BOLÍVIA E PERU.

IMPACTOS AMBIENTAIS NA ÁGUA

OS RIOS - OS PRINCIPAIS FATORES POLUENTES DOS RIOS SÃO: LIXO SÓLIDO; AGROTÓXICOS; ESGOTOS INDUSTRIAIS; RESÍDUOS DE MINERAÇÃO; CONTAMINAÇÃO DA ÁGUA PELA CHUVA ÁCIDA.

ASSOREAMENTO DOS RIOS - O PROCESSO DE ASSOREAMENTO DIMINUI A ÁREA DE ESCOAMENTO DO RIO, PROVOCANDO ENCHENTES E MORTE DE VÁRIAS ESPÉCIES DE PEIXES. AS CAMADAS DO SOLO QUE SÃO LEVADAS PELA CHUVA SÃO DEPOSITADAS NOS FUNDOS DOS RIOS, FAZENDO O ASSOREAMENTO DOS RIOS, QUE VÃO FICANDO CADA VEZ MAIS RASOS.

OS MANANCIAIS – SÃO TODOS OS RECURSOS HÍDRICOS QUE PODEM SER USADOS PELO SER HUMANO; CONTAMINAÇÃO DA ÁGUA PELA CHUVA ÁCIDA; CONTAMINAÇÃO DO LENÇOL FREÁTICO PELO ACÚMULO DE LIXO A CÉU ABERTO; CONTAMINAÇÃO DO LENÇOL FREÁTICO PELO CHORUME.

OS OCEANOS E MARES - SÃO AFETADOS PRINCIPALMENTE POR DERRAMAMENTO DE ÓLEO; LANÇAMENTO DE ESGOTOS E LIXO ATÔMICO.

 ACIDENTES AMBIENTAIS E DESASTRES ECOLÓGICOS

CHERNOBYL - 1986 NA UCRÂNIA
O ACIDENTE NUCLEAR DE CHERNOBYL OCORREU DIA 26 DE ABRIL DE 1986, NA USINA NUCLEAR DE CHERNOBYL NA UCRÂNIA (ENTÃO PARTE DA UNIÃO SOVIÉTICA).É CONSIDERADO O PIOR ACIDENTE NUCLEAR DA HISTÓRIA DA ENERGIA NUCLEAR. PRODUZIU UMA NUVEM DE RADIOATIVIDADE QUE ATINGIU QUASE 50% DA EUROPA. HOUVE UMA LIBERAÇÃO DE 400 VEZES MAIS CONTAMINAÇÃO QUE A BOMBA QUE FOI LANÇADA SOBRE HIROSHIMA. 

CONSEQUÊNCIAS CHERNOBYL - 1986:
          UM RELATÓRIO DA ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS DE 2005 ATRIBUIU 56 MORTES ATÉ AQUELA DATA – 47 TRABALHADORES ACIDENTADOS E NOVE CRIANÇAS COM CÂNCER DA TIREOIDE; (O GREENPEACE CONTESTA ESSES NÚMEROS)
          UM ESTUDO FEITO EM 2005 (QUASE 20 ANOS DEPOIS) APONTA QUE MORRERAM DE CÂNCER ENTRE 30.000 E 60.000 PESSOAS

EXXON VALDEZ – 1989 NO ALASKA
NAVIO SUPERPETROLEIRO, O VALDEZ, A SERVIÇO DA EXXON, BATEU NA COSTA DO ALASCA, DEIXANDO ESCAPAR 260 MIL BARRIS DE PETRÓLEO, IMERGINDO EM ÓLEO PRATICAMENTE TODA A FAUNA DA REGIÃO.

CONSEQUÊNCIAS:
MORRERAM: 250.000 PÁSSAROS MARINHOS; 2.800 LONTRAS MARINHAS; 250 ÁGUIAS; 22 ORCAS; E BILHÕES DE OVOS DE SALMÃO. A LIMPEZA CUSTOU $ 2,5 BILHÕES.

GOLFO DO MÉXICO – 2010
EM 20 DE ABRIL DE 2010, UMA EXPLOSÃO NA PLATAFORMA DE PETRÓLEO DA BP NO GOLFO DO MÉXICO PROVOCOU A MORTE DE 11 PESSOAS APÓS A EXPLOSÃO DA PLATAFORMA DEEPWATER HORIZON, ALÉM DE JOGAR NO MAR MAIS DE 4 MILHÕES DE BARRIS DE ÓLEO, NO PIOR DESASTRE AMBIENTAL DA HISTÓRIA DOS ESTADOS UNIDOS.
CONSEQUÊNCIAS:
        750 MILHÕES DE LITROS DE ÓLEO E 6 MILHÕES DE LITROS DE DISPERSANTES QUÍMICOS;11 FUNCIONÁRIOS MORTOS; MAIS DE 400 TARTARUGAS QUE CORREM RISCO DE EXTINÇÃO E QUE FORAM CONTAMINADAS, ENTRE OUTROS ANIMAIS COMO GOLFINHOS; O DERRAMAMENTO DE PETRÓLEO DA BP NO GOLFO DO MÉXICO, QUE PODE SE TORNAR O MAIOR DESASTRE AMBIENTAL DO PAÍS E O MAIS CARO SERVIÇO DE LIMPEZA DESDE O EXXON VALDEZ, EM 1989, DEVE CUSTAR ÀS SEGURADORAS ATÉ US$ 1,5 BILHÃO

FUKUSHIMA – 2011 NO JAPÃO
GRANDES ÁREAS EM TORNO DA USINA TIVERAM QUE SER ABANDONADAS. DEZENAS DE MILHARES DE PESSOAS AINDA NÃO PUDERAM RETORNAR PARA AS SUAS CASAS. NOTICIAS RECENTES DE FUKUSHIMA: VAZAMENTO PARA O MAR DE 300 TONELADAS DE ÁGUA ALTAMENTE RADIOATIVA.

O DESASTRE DE FUKUSHIMA FOI O PIOR ACIDENTE NUCLEAR DESDE AEXPLOSÃO DO REATOR DE CHERNOBYL, NA UCRÂNIA, EM 1986. A RADIAÇÃOPROVENIENTE DA EXPLOSÃO DA USINA DA FUKUSHIMA FOI PROVOCADAPELO FORTE TERREMOTO E TSUNAMI QUE ATINGIRAM O JAPÃO EM MARÇODE 2011.

A TRAGÉDIA ECOLÓGICA DO MAR DE ARAL

(...) UM VERDADEIRO OÁSIS EM UMA REGIÃO DESÉRTICA. EM TODA A BACIA DO ARAL, EXISTEM MAIS DE 5 MIL LAGOS, A MAIOR PARTE NA REGIÃO DOS RIOS AMU DARIA E SIR DARIA. SUA MORTE FOI PREVISTA HÁ QUASE 50 ANOS, QUANDO O ENTÃO GOVERNO SOVIÉTICO DESVIOU DOIS RIOS QUE O ALIMENTAVAM PARA IRRIGAR PLANTIOS DE ALGODÃO.
O MAR DE ARAL, NA ÁSIA CENTRAL, SECOU. NOS ANOS 1960, A UNIÃO SOVIÉTICA PREPAROU UM IMENSO PROJETO DE DESVIO DE ÁGUAS DO MAR DE ARAL PARA AS PLANÍCIES ÁRIDAS DO CAZAQUISTÃO, UZBEQUISTÃO E TURCOMENISTÃO.
A REDUÇÃO DO MAR DE ARAL EM 90%, JÁ É CONSIDERADO O MAIOR DESASTRE ECOLÓGICO DA HISTÓRIA.


CONSEQUÊNCIAS: (A REGIÃO DO MAR DE ARAL VIROU UM DESERTO DE SAL)
  COM A EROSÃO E A RETIRADA EXAGERADA DE ÁGUA, O ARAL RECEBE ANUALMENTE 60 MILHÕES DE TONELADAS DE SAL CARREGADAS PELOS RIOS, MATANDO PEIXES E, POR CONSEQUÊNCIA, A INDÚSTRIA PESQUEIRA QUE SUSTENTAVA A ECONOMIA LOCAL;
“A SALINIDADE TRIPLICOU DESDE ENTÃO E MUITOS MORADORES SÃO LEVADOS AO CONFINAMENTO EM CASA POR DIAS, ÀS VEZES SEMANAS, DURANTE AS FREQUENTES TEMPESTADES DE AREIA E SAL.”.
http://geografiadoprofessorhelio.blogspot.com.br/2016/08/resumo-impactos-ambientais-acidentes.html

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL...

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

MODELO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO QUE BUSCA ATENDER AS NECESSIDADES DA SOCIEDADE ATUAL SEM COMPROMETER A SOBREVIVÊNCIA DAS GERAÇÕES FUTURAS. FOI USADO PELA PRIMEIRA VEZ EM 1987 EM UM RELATÓRIO ELABORADO PELA COMISSÃO MUNDIAL SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO DA ONU.
O CAMPO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PODE SER CONCEITUALMENTE DIVIDIDO EM TRÊS COMPONENTES: SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL, ECONÔMICA E  SÓCIO-POLÍTICA.

SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

CERTOS TIPOS DE CRESCIMENTO, QUE PODERÍAMOS CHAMAR DE PREDATÓRIOS, PODEM LEVAR À DEGRADAÇÃO AMBIENTAL E DOS RECURSOS NATURAIS DE ALGUNS PAÍSES, COMO A INDONÉSIA, A NIGÉRIA E A RÚSSIA E A CHINA, O QUE POR SUA VEZ PODE AFETAR AS PERSPECTIVAS DE CRESCIMENTO FUTURO.
CONSERVAR É DIFERENTE DE PRESERVAR. NÃO SÃO CONSIDERADOS SINÔNIMOS EM GESTÃO AMBIENTAL.
CONSERVAÇÃO: “É A UTILIZAÇÃO RACIONAL DE UM RECURSO, DE MODO A OBTER UM RENDIMENTO ESTÁVEL, E CONSIDERADO BOM, E GARANTIR A RENOVAÇÃO DO ESTOQUEE MANEJO SUSTENTÁVEL DOS RECURSOS EXPLORADOS DOS ECOSSISTEMAS”.
PRESERVAÇÃO: SIGNIFICA A “AÇÃO DE PROTEGER CONTRA A DESTRUIÇÃO E QUALQUER FORMA DE DANO OU DEGRADAÇÃO; UM ECOSSISTEMA, UMA ÁREA GEOGRÁFICA DEFINIDA OU ESPÉCIES ANIMAIS E VEGETAIS AMEAÇADAS DE EXTINÇÃO”.

AS PRINCIPAIS MEDIDAS PELA PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃODA NATUREZA


ESTOCOLMO – 72 1ª CONFERENCIA DA ONU A RESPEITO DO HOMEM E O MEIO AMBIENTE, REALIZADA EM ESTOCOLMO – SUÉCIA, 1972.

PROTOCOLO DE MONTREAL ASSINADO EM 1987 NO CANADÁ. TORNOU-SE NUM TRATADO INTERNACIONAL EM QUE, OS PAÍSES SE COMPROMETERAM A ACABAR E SUBSTITUIR O USO DO CFCS E DE OUTRAS SUBSTÂNCIAS QUE CONTRIBUEM PARA A DESTRUIÇÃO DA CAMADA DE OZÔNIO. O BRASIL É O QUINTO PAÍS QUE MAIS REDUZIU O CONSUMO DE CFCS APÓS O PROTOCOLO. NA NOSSA FRENTE, ESTÃO: A RÚSSIA, O JAPÃO, OS ESTADOS UNIDOS E A CHINA.
.
RIO – 92CONFERÊNCIA SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO, EM 1992, NO RIO DE JANEIRO. NESSA CONFERENCIA FOI CRIADA A AGENDA 21, QUE ATRIBUI AOS PAÍSES MAIORES RESPONSABILIDADES PELA CONSERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE. DA CONFERENCIA SURGIRAM DOIS PROPÓSITOS:
Ø  AGENDA 21
Ø  EDUCAÇÃO AMBIENTAL

PROTOCOLO DE KYOTO CONFERENCIA DE CLIMA, QUE REUNIU 159 PAÍSES EM 1997 E DECIDIU-SE PELA REDUÇÃO DA EMISSÃO DE GASES ESTUFA. O MAIOR PROBLEMA É A DECISÃO UNILATERAL DOS EUA DE NÃO APROVAR O ACORDO. É O MAIOR E MAIS IMPORTANTE DOCUMENTO OFICIAL A RESPEITO DA CONSERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE.

Q  PRINCIPAL MEDIDA ACEITA MUNDIALMENTE PARA A DIMINUIÇÃO DA EMISSÃO DE GASES POLUENTES;
Q  ENTROU EM VIGOR EM FEVEREIRO DE 2005.
Q  EUA RESPONSÁVEIS POR CERCA DE 25% DAS EMISSÕES GLOBAIS NÃO FORMALIZARAM SUA ADESÃO CONSIDERAM QUE O CUSTO PARA ATINGIR A META RECAI SOBRE OS PAÍSES DESENVOLVIDOS.
RIO + 20 FOI UMA CONFERÊNCIA REALIZADA NOS DIAS 13 E 22 DE JUNHO DE 2012 NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO PARA DISCUTIR COMPROMISSOS COM O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, FIRMADOS NA ECO – 92. FOI CONSIDERADO O MAIOR EVENTO REALIZADO NA HISTÓRIA DA ONU, CONTANDO COM VÁRIOS CHEFES DE ESTADO E 90 PAÍSES EMPENHADOS EM REALIZAR MUDANÇAS NO USO DOS RECURSOS NATURAIS DO PLANETA.


CRÉDITOS DE CARBONO: PROJETO DE REDUÇÃO DE EMISSÃO DE CARBONO (PESQUISAS DE ENERGIAS ALTERNATIVAS + NOVAS FORMAS DE TRATAMENTO DE LIXO + AÇÕES DE REFLORESTAMENTO).
CRÉDITOS DE CARBONO É UMA VERBA DESTINADA PARA OS MECANISMOS DE DESENVOLVIMENTO LIMPO. FLUI PARA AS NAÇÕES EM DESENVOLVIMENTO (BRASIL-CHINA-ÍNDIA- MÉXICO).

COMO FUNCIONAM OS CRÉDITOS DE CARBONO:

È  CADA TONELADA DE CO2 NÃO EMITIDA PARA ATMOSFERA POR UM PAÍS EM DESENVOLVIMENTO PODE SER COMPRADA POR NAÇÕES BEM INDUSTRIALIZADAS (OBRIGADAS A REDUZIR SUA EMISSÃO EM 5,2% EM MÉDIA ENTRE 2008 E 2012).

È  O PROTOCOLO PREVÊ QUE, EM VEZ DE CORTAR SUAS PRÓPRIAS EMISSÕES OS PAÍSES RICOS PODEM COMPRAR REDUÇÕES OBTIDAS POR NAÇÕES, AINDA NÃO OBRIGADAS A REALIZÁ-LAS.

MERCADO DE CRÉDITOS DE CARBONO

Q  OS EMPRESÁRIOS DOS PAÍSES DESENVOLVIDOS QUE NÃO CONSEGUIREM ATINGIR A META DE 5% DE REDUÇÃO (CONFORME PREVISTO PELO PROTOCOLO), PODERÃO COMPRAR AS COTAS DE "NÃO-EMISSÃO DE CARBONO" DE OUTRAS EMPRESAS NO MERCADO DE CRÉDITOS DE CARBONO.

Q  ATUALMENTE O PREÇO NO MERCADO VARIA ENTRE US$ 3 A US$15 POR TONELADA DE CARBONO.

O BRASIL VEM SENDO FISCALIZADO DE PERTO PELO PROTOCOLO, QUE EXIGE A REDUÇÃO DOS ÍNDICES DE DESMATAMENTOS NA AMAZÔNIA.



WWF
É UMA ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL QUE ATUA NA MANUTENÇÃO E CONSERVAÇÃO DA NATUREZA. È A MAIOR ONG AMBIENTAL DO PLANETA, E QUE AGE POR MEIO DAS SEGUINTES AÇÕES:
·          COMBATE À POLUIÇÃO
·          PRESERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE
·          REUTILIZAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS
·          PRESERVAÇÃO DE FLORESTAS, MANANCIAIS, ÁGUAS OCEÂNICAS.
·          MONITORAMENTO DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS.

GREENPEACE

ATUALMENTE ESSA ONG TEM TRÊS NAVIOS QUE FAZEM O PATRULHAMENTO DOS OCEANOS PARA COMBATER CRIMES AMBIENTAIS COMO A PESCA PREDATÓRIA E O LIXO TÓXICO. É A 2ª MAIOR ONG AMBIENTAL DO PLANETA.

ISO - 14000 (ISO – INTERNATIONAL FOR STANDARDISATION ORGANIZATION), SEDIADA EM GENEBRA.

Q  É UMA NORMA DE DESEMPENHO, E TRATA EXATAMENTE DE ASPECTOS RELATIVOS À PROTEÇÃO AMBIENTAL, JUNTO ÀS ATIVIDADES PRODUTIVAS, PROCURANDO DAR UM TRATAMENTO ÚNICO PARA CONDIÇÕES DIFERENTES, QUER SEJAM ELAS SOCIAIS, CULTURAIS, POLÍTICAS OU GEOGRÁFICAS.

Q  OS ASPECTOS AMBIENTAIS INCLUÍDOS NA SÉRIE ISO-14.000 ABRANGEM EMISSÕES LÍQUIDAS E GASOSAS; LIXOS DE DIVERSAS ESPÉCIES E PROCEDÊNCIAS; COMBUSTÍVEIS; ENERGIA; LIBERAÇÃO DE ENERGIAS TÉRMICAS E VIBRATÓRIAS E ATÉ IMPACTOS VISUAIS.

ZONA ECONÔMICA EXCLUSIVA (Z.E.E.) -160 PAÍSESADOTARAM O DOCUMENTO QUE REGULA AEXPLORAÇÃO E IMPÕE LIMITES DE CAPTURA.O BRASIL É SIGNATÁRIO DA CONVENÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE DIREITO DO MAR (1982). HÁ UMA PREOCUPAÇÃO COM A SUSTENTABILIDADE DOS RECURSOS PESQUEIROS, E INABILIDADE DE ALGUNS PAÍSES EMEXPLORAR ESSES RECURSOS.

Q  CASO O PAÍS NÃO EXPLORE SEUS RECURSOS PESQUEIROS ATÉ O LIMITE PERMISSÍVEL DE CAPTURA, DEVERÁ CEDER O DIREITO SOBRE A PARCELA EXCEDENTE A OUTROS PAÍSES.

Q  É OBRIGADO A CEDER ESSES DIREITOS AOS PAÍSES TRADICIONALMENTE PESQUEIROS COMO: CHINA, JAPÃO, EUA, NORUEGA, CORÉIA, ENTRE OUTROS, CUJAS FROTAS PODERÃO NAVEGAR POR MAIS DE 20 MIL MILHAS PARA CAPTURAREM MILHÕES DE TONELADAS DE PEIXES POR ANO NA NOSSA COSTA.

UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
OS ESTUDOS NESSA ÁREA TÊM O OBJETIVO DE VERIFICAR COMO OS ECOSSISTEMASESTÃO SENDO REPRESENTADOS POR MEIO DE AÇÕES CONSERVACIONISTAS.

Q  ÁREAS PROTEGIDAS;
Q  CORREDORES ECOLÓGICOS;
Q  PROJETOS DE PRESERVAÇÃO DE ESPÉCIES, ETC.
.
TIPOS DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
N  ÁREAS DE RELEVANTE; INTERESSE ECOLÓGICO;
N  ESTAÇÃO ECOLÓGICA;
N  PARQUE;
N  RESERVA ECOLÓGICA;
N  RESERVA BIOLÓGICA;
N  MONUMENTO NATURAL.
N  ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL (APA);
N  ÁREAS NATURAIS TOMBADAS.
N  FLORESTA;
N  RESERVA FLORESTAL;
N  RESERVA EXTRATIVISTA.

http://geografiadoprofessorhelio.blogspot.com.br/2016/08/resumo-desenvolvimento-sustentavel.html