1

1

Google+ Followers

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Revolução industrial

Revolução Industrial













http://www.alfredorosendo.com.br/p/revolucao-industrial-2011.html

Sua saúde: Saiba qual protetor solar funciona de verdade...

Sua saúde: Saiba qual protetor solar funciona de verdade

Após a realização do teste com protetores solares a maior decepção em relação aos produtos foi sua reduzida proteção. Mas, antes de saber os resultados, entenda alguns conceitos. O valor do FPS informa o tempo a mais que você pode se expor ao sol, em comparação ao período que começaria a ter queimaduras caso não tivesse passado protetor.

Desta maneira, com o FPS 30, você vai demorar 30 vezes mais para se queimar do que se não tivesse aplicado o produto. Nesse período, estará protegido dos raios UVB (mais perigosos, queimam a pele e aumentam os riscos de lesões cancerígenas fatais). E ainda há o perigo que vem dos raios UVA, que causam escurecimento da pele, envelhecimento precoce e aparecimento ou piora do câncer.

O FPS diz respeito à proteção contra os raios UVB – os piores. E assim você vai à farmácia e compra um produto com fator 30, achando que estará bem protegido. Mas isso pode não acontecer se optar pelo Nivea Sun e Banana Boat: eles indicam FPS 30 no rótulo, mas, na verdade, têm somente 13 e 10 respectivamente.

O Boticário, Sundown, Avon, Coppertone e Red Apple também foram considerados ruins, por terem FPS abaixo do anunciado: 25, 26, 27, 27 e 27, respectivamente. Os mais bem avaliados nesse item foram o L'Oreal Solar Expertise e o La Roche-Posay Anthelios Hélioblock. Quanto aos infantis, pode confiar: todos informam o FPS correto.

Já em relação à proteção UVA, Red Apple, para crianças, foi mal avaliado por apresentar uma proteção abaixo do esperado. O mesmo aconteceu com os protetores para adultos Cenoura&Bronze e Red Apple.

Vimos, ainda, que Nivea Sun, Anthelios, Avon, Banana Boat (para adultos) e Sundown (adulto e infantil) não são eficazes no que se refere à fotoestabilidade. Quanto à resistência na água, porém, você pode ficar tranquilo: nenhum dos produtos sai facilmente.

Avon e Nivea se espalham muito bem na pele
Ao aplicar o produto, Nivea Sun, Anthelios, Banana Boat (adultos) e Solar Expertise (adultos e crianças) são líquidos demais, não facilitando o uso por escorrerem muito quando se aperta o frasco. Entre os que se espalham mais rápido e são mais facilmente absorvidos pela pele, estão Avon e Nivea, além dos infantis Huggies, Sundown e Red Apple.

Alguns produtos dizem ser, ainda, hidratantes. Os únicos que realmente se saíram muito bem nisso foram Solar Expertise, para adultos, e Nivea Sun infantil. Já em relação a uma possível irritação da pele, apenas o infantil Solar Expertise se mostrou levemente irritante.  

Alerta sobre o Benzofenona-3
A benzofenona-3 (benzophenone-3 ou oxibenzona) é um filtro químico, com potencial alergênico considerável. E há estudos verificando se pode causar outros danos à saúde. Encontramos benzofenona-3 em cinco protetores para adultos: Avon, Banana Boat, Cenoura&Bronze, Red Apple e Sundown.

Por via das dúvidas, nossa sugestão é que você prefira comprar os que não têm benzofenona. Nossas escolhas certas, por exemplo, não contêm essa substância.

Fonte: Proteste

Ensino Religioso e Educação Cidadã --TEMA: Símbolo “Fogo”.

TEMA: Símbolo “Fogo”.


Símbolo: algo que representa e faz lembrar outra coisa, como por exemplo: um coração faz lembrar o amor, a água faz lembrar a possibilidade de vida de todos os seres, e assim muitas outras coisas. Os símbolos religiosos representam as crenças e os ensinamentos de cada tradição religiosa, como a luz, que lembra a existência e a presença de Deus, ou o círculo, que lembra a imortalidade.

Texto: A crença no poder do fogo.

Os seres humanos que viveram no fim da Pré-História – os chamados Homo Sapiens – eram inteligentes, mas não possuíam os conhecimentos que temos hoje. Viam os fenômenos naturais, imaginavam que fossem resultados de forças transcendentes e faziam oferendas aos espíritos da natureza para obter deles proteção.
            O fogo foi o mais forte símbolo do transcendente, porque ao ser descoberto trouxe benefícios: a luz na escuridão da noite, o calor nos longos invernos, a sobrevivência dentro da caverna durante as tempestades de neve, o conforto dos alimentos cozidos e da água quente, o afastamento dos animais perigosos e outros.
            As pessoas imaginavam que o fogo fosse um espírito talvez enviado pelo Sol, o deus maior, para proteger o clã. Com isso, a fogueira passou a marcar o ponto de encontro da convivência social e dos ritos religiosos.
Com o passar dos milênios e o avanço da cultura e das civilizações, a fogueira foi figurada pela tocha, a lamparina, o candelabro, a vela e, finalmente, a lâmpada elétrica. Mas a luz que vem da chama é o símbolo principal, por isso seu fascínio permanece.

Fonte: Carniato, Maria Inês. Expressões do sagrado na humanidade: 7º ano, professor. Ed. rev. E ampl. – São Paulo: Paulinas, 2010. p.19- (Coleção ensino religioso fundamental)

 Exercício
      O que você entende por símbolo? Dê exemplo de algum símbolo que você conhece e sua significação.
      Como se comportavam o Homo Sapiens diante dos fenômenos naturais?
      Por que o fogo foi considerado o mais forte símbolo do transcendente?
      Cite duas utilidades do fogo que persistem desde o tempo das cavernas.
       Você já imaginou a vida doméstica sem eletricidade? Que utensílios voltariam a serem usados para obtermos luz, calor e um pouco mais de conforto?
      O fogo é um dos símbolos utilizados nas cerimônias e nos ritos religiosos. Ele significa purificação, espiritualidade e também o fim. Você conhece algum rito religioso, festa ou cerimônia que se utiliza do fogo? Qual ou quais?
      O fogo também tem alto poder de destruição, de transformar a matéria em cinzas. Cite situações em que ele atinge a coletividade de forma negativa em grandes proporções.

http://ensinoreligiosoemdestaque.blogspot.com.br/ 

Ensino Religioso e Educação Cidadã --- EU E OS OUTROS SOMOS NÓS

EU E OS OUTROS SOMOS NÓS
Serrob
CADA SER HUMANO TEM A SUA HISTÓRIA DE VIDA.
A HISTÓRIA DE CADA UM É UMA HISTÓRIA DIFERENTE.
EU SOU EU. TENHO A MINHA HISTÓRIA DE VIDA E VOCÊ É VOCÊ E TEM A SUA.
CONVIVEMOS COM OS NOSSOS FAMILIARES, AMIGOS, COLEGAS E COM MUITAS OUTRAS PESSOAS. ASSIM, CADA UM DE NÓS ESTÁ CONSTRUINDO A SUA HISTÓRIA DE VIDA.
NA FAMÍLIA, NA ESCOLA, NA COMUNIDADE RELIGIOSA, EU, VOCÊ E AS OUTRAS PESSOAS SOMOS NÓS.
NÓS FORMAMOS GRUPOS DE PESSOAS QUE CONVIVEM JUNTAS.
ISTO É VIVER EM COMUNIDADE.

A partir da leitura do texto marque as alternativas verdadeiras com um X. (Questões de 01 a 03)

01-   O texto nos mostra que:
a)      Não precisamos dos outros para viver em comunidade.
b)      A história de vida de cada ser humano é necessariamente igual, pois não são divinos.
c)       Somos iguais enquanto seres humanos, mas podemos ter histórias diferentes.

02-   No verso: NA FAMÍLIA, NA ESCOLA, NA COMUNIDADE RELIGIOSA, EU, VOCÊ E AS OUTRAS PESSOAS SOMOS NÓS.
a)      Percebemos que o ser humano é extremamente egoísta.
b)      Demonstra que unidos somos mais fortes independente de nossos laços afetivos.
c)       Afirma que nós não sabemos conviver em comunidade.

03-   Viver em comunidade exige...
a)      Mais paciência, amor e compreensão entre as pessoas.
b)      Estar sempre de bom humor e concordar com tudo, mesmo que o outro esteja errado.
c)       Abrir mão de sua felicidade para que o outro seja mais feliz.

Responda as questões de 04 a 05, assinalando apenas as INCORRETAS.
Campanha a favor da vida: dengue é problema meu e seu e a vida é nossa.

Atualmente, a dengue, doença infecciosa febril aguda causada pelo mosquito Aedes aegypti, é uma das doenças mais frequentes no Brasil, atingindo a população de todos os Estados, independentemente de classe social. Mas juntos podemos combate-la se evitarmos sua proliferação. Vistoriar a casa e o quintal, enquanto moradores e cidadãos preocupados com a saúde de todos é o mínimo que podemos fazer. Busquem identificar locais de existência de objetos que sejam ou possam se transformar em criadouros de mosquito transmissor da dengue para então fazer sua retirada, destruição ou vedação dos mesmos. Os mosquitos contaminados gostam de água limpa e parada. Mexa-se você também nessa campanha. Não ignore os sintomas da dengue, procure orientação médica, o descuido pode ser fatal.

Texto adaptado.

04-   O título do texto nos sugere que:

a)      O problema da dengue é responsabilidade de todos.
b)      A dengue pode prejudicar muitas vidas, inclusive a sua.
c)       A campanha incentiva apenas que você deve se proteger.

05-   Dengue é...
a)      Um problema que não diz respeito a coletividade.
b)      Uma doença causada por um mosquito chamado Aedes Aegypti e pode ser fatal.
c)       Um problema que se alastra no Brasil e que deve ser combatido com medidas de prevenção.

Sobre os conceitos básicos que estudamos em sala, responda a questão 06.
06-   Associe a segunda coluna de acordo com a primeira.

(1)    Religião                                             (          )Crença em vários deuses.

(2)    Doutrinas                                          (          )Vem do latim “religare” que significa “religação” do homem                                                  ao transcendente.
(3)    Crença                                                                (          )Certeza íntima e pessoal do que se crê é verdadeiro sem                                                               precisar que se prove; fé religiosa.

(4)    Rituais                                                (          )São os ensinamentos.

(5)Politeísmo                                          (         )São as formas de manifestação de culto.

07-   Sobre o tema religiosidade, responda com V para verdadeiro e F para falso.

a)      (          ) Ao seguir uma religião, busca-se, em regra, encontrar o caminho para sermos mais bondosos, mais amigos, mais sábios, mais felizes.
b)      (           )Ser religioso é  buscar o sentido da vida no transcendente.
c)       (          ) Religião é uma forma de se afastar daquele ser sobrenatural o qual chamamos de deus.

08-   Na disciplina de Ensino Religioso que nomes podemos atribuir a “deus”? Cite no mínimo dois nomes.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________

09-   Marque a alternativa correta.

O objetivo da disciplina de Ensino Religioso é....

a)      Formar seguidores de uma determinada religião.
b)      Ensinar a rezar, fazer confissões e ter a alma limpa de pecados, além de respeitar a diversidade religiosa e a pluralidade cultural.
c)       Formar cidadãos e através do conhecimento sairmos da ignorância e por conseguinte do preconceito e da intolerância religiosa.

10-   O que é monoteísmo?__________________________________________________________________


Ensino Religioso e Educação Cidadã --- Tema: desenvolvimento sustentável...

Tema: desenvolvimento sustentável


I-                    Sobre o tema meio ambiente discutido em seminários, e a partir da leitura do texto abaixo, responda as questões que se seguem:

Desenvolvimento Sustentável

Acompanhamos no dia-a-dia o quanto o ser humano está destruindo o meio ambiente. O crescimento das cidades, as indústrias e os veículos estão causando transtornos para o ar, o solo e as águas. O desenvolvimento é necessário, porém, o ser humano precisa respeitar o meio ambiente, pois dependemos dele para sobreviver neste planeta. A humanidade precisa buscar o desenvolvimento econômico garantindo o equilíbrio ecológico.
Desenvolvimento sustentável é: “Atender às necessidades da atual geração, sem comprometer a capaciadade das futuras gerações em prover suas próprias demandas.”
Adotar a prática dos três “erres”: o primeiro R, de REDUÇÃO, que se recomenda evitar adquirir produtos desnecessários; o segundo R. de REUTILIZAÇÃO, que sugere que se reaproveite embalagens, plásticos e vidros, por exemplo; por fim, o terceiro e último R, de RECICLAGEM, que orienta separar o que pode ser transformado em outro produto ou, então, em produto semelhante.

http://educacaodevalor.blogspot.com.br/2011/11/atividade-sobre-desenvolvimento.html

1-      Explique com suas palavras o que você compreende por desenvolvimento sustentável.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
2-      Cite duas ações que você e sua família podem praticar para ajudar no desenvolvimento sustentável do planeta.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
3-      Escolha um dos quatro elementos e complete as lacunas: (água, fogo, ar e terra)

Elemento:_______________________________________________________________________
Simbologia:______________________________________________________________________
Qual a importância dele para a vida na terra:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Problemas ocasionados pelo homem que envolve esse elemento (causas e consequências). __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4-      Associe:
(1) reciclagem                                                    (         )Separação do lixo por categoria
(2) degradação                                                   (         )destruição do meio ambiente
(3) reflorestamento                                            (         )reaproveitamento da matéria-prima
(5) Coleta seletiva                                             (         )recuperação do solo
II- Se você fosse convidado a criar um slogan (frase)  para um projeto de sustentabilidade, qual sugeria?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

http://ensinoreligiosoemdestaque.blogspot.com.br/ 

Ensino Religioso e Educação Cidadã -- Sou contra a redução da maioridade penal...

Sou contra a redução da maioridade penal

A brutalidade cometida contra dois jovens em São Paulo reacendeu a fogueira da redução da idade penal. A violência seria resultado das penas que temos previstas em lei ou do sistema de aplicação das leis? É necessário também pensar nos porquês da violência, já que não há um único tipo de crime.
De qualquer forma, um sistema socioeconômico historicamente desigual e violento só pode gerar mais violência. Então, medidas mais repressivas nos dão a falsa sensação de que algo está sendo feito, mas o problema só piora. Por isso, temos que fazer as opções mais eficientes e mais condizentes com os valores que defendemos.
Defendo uma sociedade que cometa menos crimes e não que puna mais. Em nenhum lugar do mundo houve experiência positiva de adolescentes e adultos juntos no mesmo sistema penal. Fazer isso não diminuirá a violência e formará mais quadros para o crime. Além disso, nosso sistema penal como está não melhora as pessoas, ao contrário, aumenta sua violência.
O Brasil tem 500 mil trabalhadores na segurança pública e 1,5 milhão na segurança privada para uma população que supera 171 milhões de pessoas. O problema não está só na lei, mas na capacidade para aplicá-la.
Sou contra a redução da idade penal porque tenho certeza que ficaremos mais inseguros e mais violentos. Sou contra porque sei que se há possibilidade de sobrevivência e transformação destes adolescentes, está na correta aplicação do ECA. Lá estão previstas seis medidas diferentes para a responsabilização de adolescentes que violaram a lei. Agora não podemos esperar que adolescentes sejam capturados pelo crime para, então, querer fazer mau uso da lei. Para fazer o bom uso do ECA é necessário dinheiro, competência e vontade.
Sou contra toda e qualquer forma de impunidade. Quem fere a lei deve ser responsabilizado. Mas reduzir a idade penal, além de ineficiente para atacar o problema, desqualifica a discussão. Isso é muito comum quando acontecem crimes que chocam a opinião pública, o que não respeita a dor das vítimas e não reflete o tema seriamente. Problemas complexos não serão superados por abordagens simplórias e imediatistas.
Precisamos de inteligência, orçamento e, sobretudo, um projeto ético e político de sociedade que valorize a vida em todas as suas formas. Nossos jovens não precisam ir para a cadeia. Precisam sair do caminho que os leva lá. A decisão agora é nossa: se queremos construir um país com mais prisões ou com mais parques e escolas.
(Autor desconhecido)
QUESTÃO 1:Indique o tema central tratado no texto:

(A) Desigualdade Social
(B) Redução da idade penal
(C) Preconceito
(D) Violência

QUESTÃO 2:Com base na leitura do texto, assinale a alternativa que expressa a opinião do autor e não um fato narrativo.

(A)O Brasil tem 400 mil trabalhadores na segurança pública e 1,5 milhão na segurança privada para uma população que supera 171 milhões de pessoas.
(B)No ECA então prevista seis medidas diferentes para a responsabilização de adolescentes que violaram a lei.
(C)Precisamos de inteligência, orçamento e, sobretudo, um projeto ético e político de sociedade que valoriza a vida em todas as suas formas.
(D)A brutalidade cometida contra os dois jovens de São Paulo reacendeu a fogueira da redução da idade penal.

QUESTÃO 3: Qual a sua opinião sobre a redução da maioridade penal?(Sua posição a respeito do assunto é positiva ou negativa? argumente seu pensamento).
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

QUESTÃO 4:

Leia a música abaixo:
“Ainda que eu falasse a língua dos homens.
E falasse a língua dos anjos, sem amor eu nada seria.
É só o amor, é só o amor.
Que conhece o que é verdade.
O amor é bom, não quer o mal.
Não sente inveja ou se envaidece.”

A expressão “se envaidece”, destacada no fragmento acima, refere-se:

(A)Aos homens.
(B)Aos anjos.
(C)Ao mal.
(D)Ao amor.

QUESTÃO 5:

Ainda sobre a música da questão 4, marque com X qual das alternativas está correta.

(A) O amor é desprezível se falarmos a linguagem dos anjos.
(B) Sem amor é difícil querer o mal para os homens.
(C) Onde há amor, não há maldade.
(D) Quem ama fala até a língua dos anjos.
(E) Todas as alternativas anteriores estão erradas.



QUESTÃO 6:

O necrológio dos desiludidos de amor

Os médicos estão fazendo a autópsia
dos que se mataram.
Que grandes corações eles possuíam.
Vísceras imensas, tripas sentimentais
e um estômago cheio de poesia.

Carlos Drummond de Andrade




De acordo com a linguagem poética de Carlos Drummond podemos concluir que:

(A) Os médicos estudam anatomia.
(B) Que existia anomalias genéticas nos cadáveres.
(C) Que dentro coração dos suicidas foi encontrado os nomes de pessoas que foram muito amadas.
(D) Que pessoas saudáveis perderam a vida por não saberem lidar com problemas sentimentais.


QUESTÃO 7: Escolha um dos temas listados nas alternativas da questão 1 e crie um texto dissertativo. Dê um título ao seu texto. (no mínimo 10 linhas)

_____________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

QUESTÃO 8: Leia o fragmento abaixo sobre o tema inteligência emocional e coloque nos parênteses V para Verdadeiro ou F para falso.
Inteligência Emocional.

            Até pouco tempo, o conceito de inteligência era muito restrito ou limitado. Só era considerado inteligente quem se saía bem nas disciplinas escolares, tais como: matemática, português, entre outros ramos do saber que utilizam a memória, o raciocínio ou a razão. Atualmente esse conceito foi ampliado uma vez que também abrange as emoções que tem muita importância para nossa realização pessoal, em nossa vida escolar, social e profissional. Não basta ser detentor de todos os saberes se não tivermos controle sobre nossos próprios pensamentos e sua materialização através de nossos impulsos emocionais.

(          ) A falta de controle emocional é consequência do excesso de inteligência.

(          ) A inteligência tem seu conceito restrito ao raciocínio e a razão.


(          ) Somos inteligentes e portanto temos liberdade de escolhermos nossos comportamentos.
http://ensinoreligiosoemdestaque.blogspot.com.br/