1

1

Google+ Followers

terça-feira, 16 de agosto de 2016

ALIMENTAÇÃO E CRESCIMENTO SADIO...

ALIMENTAÇÃO E CRESCIMENTO SADIO

 Achei essas atividades num blog e adorei, utilizei em uma avaliação e resolvi postar aqui para guardar e compartilhar.




Ao nascer o principal alimento que um bebê precisa é o leite.
Com o desenvolvimento, a criança já toma, além do leite, papinhas, sopas e sucos.
Na idade escolar, quando já estão mais crescidas, precisa de uma boa alimentação, praticar esportes, dormir bem, para que cresça forte e feliz.
Nessa idade gasta muita energia nas brincadeiras, nos estudos, nos esportes e é no alimento que se encontra essa energia.
Criança subnutrida não consegue estudar, brincar, ser alegre.
A água também é um alimento. Devemos bebê-la sempre!
A transformação dos alimentos dentro do nosso corpo chama-se digestão. A boca, o estomago e o intestino delgado são órgãos do sistema digestório responsáveis por essa transformação.
Quando uma pessoa mastiga bem a comida, a digestão é facilitada. Além de o alimento ficar bem picadinho, ele é misturado com a saliva. Isso ajuda a engolir e também promove o inicio da digestão de alguns alimentos.
A digestão continua no estômago e no intestino delgado. O alimento é transformado em partículas bem pequenas – os nutrientes – que podem passar para o sangue e nutrir todo o corpo.

Desenhe no quadro abaixo:

ALIMENTOS DE ORIGEM VEGETAL
ALIMENTOS DE ORIGEM ANIMAL


















Responda:
a) A água também é um alimento? Por que devemos ferver ou filtrar a água antes de beber?
________________________________________________________________________________________________________________________

b) O sal também é um alimento. Escreva o nome de alguns alimentos em que usamos o sal para prepará-los:
_______________________          _____________________________
_______________________          _____________________________
_______________________          _____________________________


A ÁGUA E O SAL SÃO ALIMENTOS DE ORIGEM MINERAL.


·        Complete as frases:

·        A digestão dos alimentos começa na ________________. Na mastigação, o alimento é partido em _________________________menores e misturado com a saliva. Assim, a comida é digerida mais facilmente.
·        Em que consiste a digestão dos alimentos?
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
·        Em que órgãos se realizam a digestão?
________________________________________________________
________________________________________________________
·        Como fica o alimento para poder passar para o sangue?
________________________________________________________
________________________________________________________
·        Por que a saliva facilita a digestão?
________________________________________________________
________________________________________________________
·        Enumere duas ações higiênicas importantes para uma boa alimentação:
1.     ________________________________________
2.     ________________________________________
·        Faça uma ilustração do caminho percorrido pelos alimentos:




















A ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA MANTÉM A SAUDE

Uma boa alimentação precisa ser variada, porque cada alimento tem uma função em nosso organismo.
As vitaminas são encontradas nas verduras, nas hortaliças. Elas defendem nosso organismo das doenças.
As carnes, os ovos, o leite e seus derivados possuem proteínas. As proteínasnos ajudam a crescer. Os ossos e os dentes ficam fortes com esses alimentos.
Existem ainda os alimentos que fornecem energia ao corpo, repondo o que é gasto nas atividades diárias. São exemplos: pães, massas, açúcar, gorduras.

·        Coloque V para alimentos que fornecem vitaminas; E para alimentos que fornecem energia e P para alimentos que fornecem proteína.

(   ) leite                         (   ) doces
(   )alface                       (   )maçã
(   )peixe                        (   )chocolate
(   )salsicha                    (   )pão
(   )arroz                        (   )carne
(   )bife                          (   )cenoura

http://lidimariano79.blogspot.com.br/2012/06/alimentacao-e-crescimento-sadio.html

Avaliação de Matemática - Conteúdos: retas, ângulos e tabela.

Avaliação de Matemática - Conteúdos: retas, ângulos e tabela.

Aluno(a): ___________________________Nº: ______   Data: ___/_____/______     
Ano: _______________      Professora: __________________________________

                       AVALIAÇÃO MENSAL DE MATEMÁTICA          NOTA: ___________
                                                                                                                                                          Valor da prova (5.0)

1.O esquema a seguir representa um bairro de uma cidade. Observe-o e responda as questões: (0.5)



 
A) Escreva o nome de duas ruas paralelas à Rua México. ____________________________     ________________________________________
B) Escreva o nome de duas ruas perpendiculares à Rua França. ________________________
 ________________________________________
     C) O nome de uma rua concorrente à Rua Brasil._________________________________


2. Desenhe os ângulos pedidos em cada item. (0.5)
a)    Ângulo reto.                        b) Ângulo agudo.                                c) Ângulo obtuso.
                                   
 3. Observe os relógios a seguir e responda às questões: (1.0)


 a) Em qual relógio os ponteiros formam um ângulo reto? ______________________________
b) Em qual relógio os ponteiros formam um ângulo agudo? ____________________________
c) Em qual relógio os ponteiros formam um ângulo obtuso?___________________________

4. Calcule os ângulos abaixo: (1.0)

5. Calcule o valor do ângulo em cada imagem: (1.0)




6. O gráfico de colunas representa o tempo do banho, em minutos, uma família com sete pessoas, sendo 3 meninas (A,B,C), 2 meninos (D,E), mãe (M) e pai (P).
Qual o tempo total de banho das mulheres da casa?   (1.0)
a) 55 minutos.
b) 70 minutos.
c) 1 hora e 5 minutos.
d) 1 hora e 15 minutos.
http://lidimariano79.blogspot.com.br/2012/10/avaliacao-de-matematica-conteudos-retas.html

AVALIAÇÃO MENSAL DE CIÊNCIAS Conteúdo: Ser Humano e Saúde - Tipos e funções dos alimentos: vitaminas, proteínas, carboidratos, lipídios e a água.

AVALIAÇÃO MENSAL DE CIÊNCIAS

Conteúdo: Ser Humano e Saúde - Tipos e funções dos alimentos: vitaminas, proteínas, carboidratos, lipídios e a água.
                                                  - Higiene alimentar.
                                                  - Doenças relacionadas à alimentação

AVALIAÇÃO MENSAL DE CIÊNCIAS                    NOTA: ___________
                                                                                                                                                      Valor da prova(5.0)
Leia:
Uma boa alimentação precisa ser variada, porque cada alimento tem uma função em nosso organismo.
As vitaminas são encontradas nas verduras, nas hortaliças. Elas defendem nosso organismo das doenças.
As carnes, os ovos, o leite e seus derivados possuem proteínas. As proteínas nos ajudam a crescer. Os ossos e os dentes ficam fortes com esses alimentos.
Existem ainda os alimentos que fornecem energia ao corpo, repondo o que é gasto nas atividades diárias. São exemplos: pães, massas, açúcar, gorduras.

1.  Coloque V para alimentos que fornecem vitaminas; E para alimentos que fornecem energia e P para alimentos que fornecem proteína. (1.0)

(   ) leite           (   ) doces             (   ) alface         (   ) maçã
(   ) peixe         (   ) chocolate        (   ) salsicha      (   ) pão
(   ) arroz         (   ) carne               (   ) bife            (   ) cenoura

 2. Relacione: (1.0)
(1) Alimentos construtores        (2) Alimentos energéticos        (3) Alimentos reguladores:

(   ) Esses alimentos são ricos em vitaminas e sais minerais, substancias que regulam o funcionamento do nosso organismo, protegendo-o, também, contra doenças.
(   ) Esses alimentos são ricos em açúcares gorduras, substancias que dão energia ao nosso corpo. São exemplos de alimentos ricos em açúcares e gorduras: mel, leite, açúcar, frutas, beterraba, manteiga e óleo.
(   ) Esses alimentos são ricos em proteínas. As proteínas ajudam na renovação das células, na reconstrução dos tecidos e no crescimento do corpo. São exemplos de alimentos ricos em proteínas: peixe, leite, soja, ovos, frango, feijão e carne.

3.Marque  com  um  (x) os  bons  hábitos  alimentares: (0.5)

(   ) Comer  nas  horas  certas.                  (   ) Comer  em  quantidade  exagerada.
(   ) Comer  alimentos  frescos.                  (   ) Comer  rapidamente  os  alimentos.
(   ) Comer  carne  crua  e  mal  cozida.     (   ) Comer  devagar , mastigando  bem  os  alimentos.
(   ) Comer  uma  vez  por  dia.                  (   ) Comer  alimentos  variados  e  nutritivos.
(   ) Comer  a  qualquer  hora.

4. Classifique  os  alimentos  de  acordo  com  sua  origem  em:  animal,  vegetal ou mineral. (0.5)
a) arroz_______________ b) ovos______________ c) alface______________ 
d) frango_____________ e) salsicha______________ f)  Sal_____________ 
g) geleia  de  maçã_____________ h) uva____________ i) carne _____________ 
j) abacaxi______________ k) queijo______________ l) tomate_____________
m) leite ________________n) água _____________

Leia:
Uma  alimentação  nutritiva  e  variada  é  composta  de  alimentos  que  ajudam  o  homem  em  seu crescimento, fornecendo  energia  ao  organismo  e  deixando  o  nosso  corpo  mais  forte  e  resistente  as  doenças.
5. Faça  uma  análise  das  quatro  refeições  sugeridas  abaixo e marque um (X) na  refeição mais nutritiva e variada. (0.5)
           
refeição  1 (   )                    refeição  2 (   )                     refeição  3 (   )                     refeição   4 (   )
-linguiça                               -arroz                                    -arroz                                     -feijão
-peixe  assado                      -macarronada                      -feijão                                   -salada  de tomate       
-frango  frito                        -pastéis  de  queijo             -bife  grelhado                     -pepino em  conserva
-costela  de  porco              -farofa                                  -salada  de  tomate              -batata  frita
-peito  de  peru                    -canelone                             com  alface  e  cenoura       -bolinho de chuchu
-carneiro  cozido                 -panqueca                           -milho cozido                        -bolinho de espinafre
-pudim de sobremesa         -sorvete de sobremesa      -salada de fruta de               -sonho de padaria de
                                                                                              sobremesa                             sobremesa
Leia:
A higiene alimentar é uma das mais importantes, pois não podemos ingerir alimentos que estejam mal cuidados. Através da ingestão de alimentos mal preparados ou mal cozidospodemos contrair doenças, prejudicando o bom funcionamento do organismo. Existem várias técnicas de conservação de alimentos para que eles não se estraguem, não percam o seu valor nutritivo, nem sofram nenhum tipo de alteração. As principais são: fervuraresfriamento/congelamento e desidratação. Na indústria alimentícia, ainda é muito comum o uso de aditivos, que são substâncias adicionadas aos alimentos para conservar, adoçar, realçar o sabor, a cor e o aroma. Além disso, as indústrias tem o dever de trazer impresso em todos os alimentos a data de validade e o valor nutricional dos mesmos.
6. O que pode ocorrer se comermos alimentos estragados e que sintomas podemos sentir? (1.0)
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________

7. Ligue os alimentos ao local mais adequado para armazená-lo: (0.5)
http://lidimariano79.blogspot.com.br/2012/11/avaliacao-mensal-de-ciencias.html

AVALIAÇÃO MENSAL DE LÍNGUA PORTUGUESA -- A FESTA NO CÉU (CONTO TRADICIONAL DO BRASIL)

AVALIAÇÃO MENSAL DE LÍNGUA PORTUGUESA



Conteúdos: 
*Compreensão e Interpretação de textos: Conto e Carta
*Gramática: Derivação de palavras: Prefixo e Sufixo

Aluno(a): _________________________Nº: _________   Data: _____/_____/_____      
Ano: _______________      Professora: __________________________________

             AVALIAÇÃO MENSAL DE LÍNGUA PORTUGUESA         NOTA: ___________
                                                                                                                                                         Valor da prova (4.0)
Leia o conto para responder as perguntas 1 a 7.

A FESTA NO CÉU (CONTO TRADICIONAL DO BRASIL)

   Entre todas as aves, espalhou-se a notícia de uma festa no Céu. Todas as aves compareceriam e começaram a fazer inveja aos animais e outros bichos da terra incapazes de voo.
    Imaginem quem foi dizer que ia também à festa... O Sapo! Logo ele, pesadão e nem sabendo dar uma carreira, seria capaz de aparecer naquelas alturas. Pois o Sapo disse que tinha sido convidado e que ia sem dúvida nenhuma. Os bichos só faltaram morrer de rir. Os pássaros, então, nem se fala!
      O Sapo tinha seu plano. Na véspera, procurou o Urubu e deu uma prosa boa,divertindo muito o dono da casa. Depois disse:
      – Bem, camarada Urubu, quem é coxo parte cedo e eu vou indo, porque o caminho é comprido.
      O Urubu respondeu:
      – Você vai mesmo?
      – Se vou? Até lá, sem falta!
     Em vez de sair, o Sapo deu uma volta, entrou na camarinha do Urubu e,vendo a viola em cima da cama, meteu-se dentro, encolhendo-se todo.
     O Urubu, mais tarde, pegou na viola, amarrou-a a tiracolo e bateu asas para o céu, rru-rru-rru...
     Chegando ao céu, o Urubu arriou a viola num canto e foi procurar as outras aves. O Sapo botou um olho de fora e, vendo que estava sozinho, deu um pulo e ganhou a rua, todo satisfeito.
     Nem queiram saber o espanto que as aves tiveram, vendo o Sapo pulando no céu!
      Perguntaram, perguntaram, mas o Sapo só fazia conversa mole.
      Pela madrugada, sabendo que só podia voltar do mesmo jeito da vinda, mestre Sapo foi-se esgueirando e correu para onde o Urubu se havia hospedado. Procurou a viola e acomodou-se, como da outra feita.
     O sol saindo, acabou-se a festa e os convidados foram voando, cada um no seu destino. O Urubu agarrou a viola e tocou-se para a Terra, rru-rru-rru...Ia pelo meio do caminho, quando, numa curva, o Sapo mexeu-se e o Urubu, espiando para dentro do
instrumento, viu o bicho lá no escuro, todo curvado, feito uma bola.
      – Ah! camarada Sapo! É assim que você vai à festa no Céu? Deixe de ser confiado...!
      E, naquelas lonjuras, emborcou a viola. O Sapo despencou-se para baixo que vinha zunindo. E dizia, na queda:
      – Béu-Béu!
      Se desta eu escapar,
      Nunca mais bodas no céu ...
      E vendo as serras lá em baixo:
      – Arreda pedra, senão eu te rebento!
Bateu em cima das pedras como um jenipapo, espapaçando-se todo.Por isso o Sapo tem o couro todo cheio de remendos.
Vocabulário:
esgueirando – saindo de mansinho, sumindo;
espapaçando-se – tomando forma de papa; esborrachando-se, tornando-se
mole, desengonçado.

 Com base no texto responda: (1.5)
1 - Qual era o grande acontecimento da floresta?
___________________________________________________
2 - Que convidados compareceriam à festa?
___________________________________________________
4 - Apenas um animal, que não era ave, disse que também iria à festa. Qual era o animal ?
_____________________________________________________________________
5 - Que plano o sapo formulou?
_____________________________________________________________________
6 - O sapo pediu ao urubu que o levasse para a festa?
_____________________________________________________________________
7 - Como ficaram as aves, ao ver o sapo dançando no meio da festa?
_____________________________________________________________________
8 - O nosso amigo Sapo decidiu enviar uma carta ao Urubu, com um pedido de desculpas.Depois disso, pegou o endereço do urubu e enviou a carta pelo correio da floresta. (1.5)





 a) Quem é o remetente da carta?
__________________________________
 b) A quem se destina a carta?
__________________________________
c) Qual a finalidade da carta?
____________________________________
____________________________________
____________________________________
d) O que fez o sapo pensar em se desculpar
com o Urubu?
____________________________________
____________________________________
____________________________________
e) Qual a saudação que o Sapo usou?
____________________________________


 9.- Indique a palavra primitiva que originou cada uma das seguintes palavras: (0.5)
sapateiro
 amanhecer
repatriar
ilegalmente
brasileiro






10- Classifica, agora, quanto ao processo de formação, cada uma das palavras, colocando um X na coluna correta: (0.5)

Palavras derivadas

por prefixo
por sufixo
sapateiro


amanhecer


repatriar


ilegalmente


brasileiro