1

1

Google+ Followers

domingo, 7 de agosto de 2016

Avaliação de Matemática

Fonte:http://1.bp.blogspot.com/-QbgmB7Db7cs/Ucm Aa1RcZI/AAAAAAAAeUI/rN1ukJfU7iE/s1600/14.jpg

Atividade de Língua Portuguesa


Fonte: http://amigasdaedu.blogspot.com.br/2013/06/atividades-avaliativas-do-2-bimestre-3.html

Matemática - Atividade sistema monetário






http://pedagogaandreaeduca.blogspot.com.br/2014/04/matematica-atividade-sistema-monetario.html

Avaliação de Geografia - Tema : Bairro/ cidade/ zona rural e urbana ( " NA ROÇA É DIFERENTE-CHICO BENTO")

Avaliação de Geografia - 3º ano do Ensino fundamental
PROJETO: "NA ROÇA É DIFERENTE"


A FAMÍLIA DE CHICO BENTO MORA EM UMA FAZENDA NA ZONA RURAL. DESCREVA ALGUNS ELEMENTOS CARACTERÍSTICOS DESTE LOCAL.


_________________________________________________________________

_________________________________________________________________
_________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________


O BAIRRO DO LIMOEIRO É O LOCAL ONDE SE PASSAM A MAIORIA DAS HISTÓRIAS DA TURMA DA MÔNICA. É PROVAVELMENTE LOCALIZADO EM SÃO PAULO. SEU NOME É BASEADO EM UM BAIRRO DA CIDADE CHAMADO BAIRRO DO LIMÃO, MAS MAURÍCIO DE SOUSA AFIRMOU QUE SE INSPIROU NO BAIRRO DO CAMBUÍ EM CAMPINAS PARA CRIÁ-LO. 
É TAMBÉM O LUGAR ONDE OS PRINCIPAIS PERSONAGENS MORAM. SEU ANTIGO NOME ANTIGAMENTE ERA BAIRRO DO TAMARINDEIRO, COMO É REVELADO EM ALGUMAS HISTORINHAS E SE LOCALIZA PRÓXIMO AO BAIRRO DAS PITANGUEIRA, .NESTE LOCAL EXISTE: CAMPINHO,CASA DO CEBOLINHA,CASA DO CASCÃO ,CASA DA MÔNICA, CASA DA MAGALI, O LABORATÓRIO DO FRANJINHA,CLUBINHO DOS MENINOS E MORRO DA CORUJA. 


O BAIRRO É MAIS DO QUE UM AJUNTAMENTO DE CASAS E PRÉDIOS , RUAS , AVENIDAS ,PRÉDIOS E PRAÇAS. O BAIRRO É UM LOCAL DE CONVIVÊNCIA,NESTE LOCAL PODEMOS ENCONTRAR PRAÇAS, PADARIAS, FARMÁCIAS.


RESPONDA DE ACORDO COM O TEXTO ACIMA.


O TEXTO REFERE-SE A QUE BAIRRO?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
QUAIS SÃO OS BAIRROS VIZINHOS DO BAIRRO DO LIMOEIRO?


___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

ENCONTRE NO DIAGRAMA PALAVRAS RELACIONADAS A ZONA URBANA.



ESCREVA NAS IMAGENS ABAIXO ZONA RURAL OU ZONA URBANA.
______________________________________________


_______________________________________________

UM MORADOR DE BAIRRO FEZ O SEGUINTE RELATO:


“QUANDO O DIA ESTÁ BONITO E COM SOL É DIFÍCIL DEIXAR AS CRIANÇAS BRINCANDO NA PRAÇA, POIS NÃO HÁ SOMBRA. NOS DIAS DE CHUVA A PRAÇA FICA ALAGADA E COM MUITO BARRO. OS BANCOS E OS BRINQUEDOS, EM SUA MAIOR PARTE, ESTÃO QUEBRADOS, E SÓ EM ALGUNS CANTEIROS RESTAM ALGUMAS PLANTAS”.

PENSE SOBRE QUALIDADE DE VIDA E RESPONDA.

A) QUAIS FORAM OS PROBLEMAS RELATADOS PELO MORADOR DO BAIRRO?
__________________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________
B) PARA QUEM O MORADOR PODERÁ ENCAMINHAR SUA RECLAMAÇÃO?
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
C) QUEM SERIAM OS RESPONSÁVEIS PARA RESOLVER OS PROBLEMAS?
________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________





BAIRROS MUITOS BAIRROS


O BAIRRO DE MARCELO
PERTO DA MINHA CASA TEM UM LUGAR
QUE TEM UMA PORÇÃO DE LOJAS!
TÊM UMA QUITANDA, ONDE A GENTE PODE
COMPRAR TODAS AS FRUTAS E VERDURAS...
TÊM UMA LIVRARIA, QUE TEM LIVROS GRANDES E PEQUENOS,
ENGRAÇADOS E SEM GRAÇA, COM FIGURAS E SEM FIGURAS.
NESSE LUGAR TEM UMA LOJA ONDE SÓ VENDEM
SAPATOS E EU FUI LÁ COM MINHA MÃE E
A MINHA IRMÃ. EU COMPREI UM PAR DE TÊNIS VERMELHOS,
E A MINHA IRMÃ COMPROU UM DE BOLINHAS..
TEM UMA LOJA QUE FICA NO MEIO DA CALÇADA
E QUE NEM É BEM LOJA, É UMA BANCA DE JORNAIS
E TEM REVISTINHAS E LIVRINHOS E BRINQUEDOS...


Ruth Rocha, O bairro de Marcelo. São Paulo: Salamandra, 2001.

http://pedagogaandreaeduca.blogspot.com.br/2014/06/avaliacao-de-geografia-tema-bairro.html

Para quem quer fazer a reescrita , essas dicas são essenciais.





Antes da leitura 

É necessário fazer antecipações sobre o que será lido.
Pergunte as crianças sobre o título da história, o que elas acham que significa.
Depois explore as imagens , para que criem mais expectativas sobre o que será lido. Discuta sobre o que eles estão vendo.


Etapas do trabalho de Produção Escrita 



Antes da Leitura – exploração título, imagens, conhecimentos sobre o conto , personagens, cenários
Leitura compartilhada, leitura silenciosa
Elaboração das listas de apoio personagens e características, substituições , marcadores temporais e palavras difíceis( socialização das listas).
Reconto oral; lista de episódios
Planejamento
Reescrita em duplas
Revisão: troca em duplas- episódios e dicas
Revisão coletiva
Edição final

O que revisar?

Do 1º ao 5ºano

Coerência - Episódios , na sequência cronológica
Lista de personagens e características palavras que substituem os personagens

1º ano ( Todo o trabalho deve ser realizado no coletivo).


Coerência e coesão
Lista de ambiente
Lista de palavras ( frequentes e difíceis do conto)
Lista de personagens
2º ano


Coerência e coesão
Lista de ambiente
Lista de palavras ( frequentes e difíceis do conto - letra maiúscula em nomes próprios - 
Identificar no próprio texto - parágrafo - ponto final - discurso direto ( Identificar no texto).
Lista de personagens
Segmentação e palavras
3º ano

Coerência e coesão
Lista de ambiente
Lista de palavras ( frequentes e difíceis do conto - letra maiúscula em nomes próprios - 
Identificar no próprio texto - parágrafo - discurso direto ( Identificar no texto).
Segmentação de palavras e frases
Todos os sinais de pontuação, uso da vírgula ( enumeração)
Lista de personagens
Segmentação e palavras
Verbos de dizer ( verbos dissentes) - verbos que abrem diálogos - Verbos que antecedem os dois pontos.
Segmentar em parágrafos ( cobrar na escrita)
Regularidades do verbo - am - ão/ m antes de p e b
Acentuação ( palavra de uso frequência) - Fazer lista de apoio
Concordância nominal e verbal - masculino e feminino
4º ano

Coerência e coesão
Lista de ambiente
Lista de palavras ( frequentes e difíceis do conto - letra maiúscula em nomes próprios - 
Identificar no próprio texto - parágrafo - discurso direto ( Identificar no texto).
Todos os sinais de pontuação ( enumeração)
Lista de personagens
Segmentação e palavras
Verbos de dizer ( verbos dissentes) - verbos que abrem diálogos - Verbos que antecedem os dois pontos.
Segmentar em parágrafos ( cobrar na escrita)
Regularidades do verbo - am - ão/ m antes de p e b
Acentuação ( palavra de uso frequência) - Fazer lista de apoio
Concordância nominal e verbal - masculino e feminino
Distinguir personagem e narrador no texto
Introduzir sequencias dialogais
Classificação de sílaba tônica ( proparoxítona) - saber a regra
Oxítona e paroxítona ( somente com lista de palavras)5º ano

Coerência e coesão
Lista de ambiente
Lista de palavras ( frequentes e difíceis do conto - letra maiúscula em nomes próprios - 
Identificar no próprio texto - parágrafo - discurso direto ( Identificar no texto).
Todos os sinais de pontuação ( enumeração)
Lista de personagens
Segmentação e palavras
Verbos de dizer ( verbos dissentes) - verbos que abrem diálogos - Verbos que antecedem os dois pontos.
Segmentar em parágrafos ( cobrar na escrita)
Regularidades do verbo - am - ão/ m antes de p e b
Acentuação ( palavra de uso frequência) - Fazer lista de apoio
Concordância nominal e verbal - masculino e feminino
Distinguir personagem e narrador no texto
Introduzir sequencias dialogais
Classificação de sílaba tônica ( proparoxítona) - saber a regra
Oxítona e paroxítona ( somente com lista de palavras)
Conectivos ( palavras daí , aí - substituições
Porque ( o uso desta palavra)
Eza . esa
mal - mau
Aspas 
Oxítona - conhecer a regra

http://pedagogaandreaeduca.blogspot.com.br/2014/09/para-quem-quer-fazer-reescrita-essas.html

Publicação - Arte e Inclusão



http://pedagogaandreaeduca.blogspot.com.br/2014/10/publicacao-arte-e-inclusao.html

Livro - O macaco danado


Macaco Danado
Fonte: http://www.minhaescolaweb.com.br/CONTOS/macacodanado.htmlSugestão de 

História do menino do dobro e da menina do triplo.

Encontrei esta historinha no blog - http://aprendendoeensinandocomsurdos.blogspot.com.br/2009/08/ensinando-o-dobro-e-o-triplo-para-as.html - Gostei bastante e resolvi compartilhar.














Historinha - Regras de Convivência












FONTE:http://ler-com-prazer.blogspot.com.br/2012/06/ola-amigasos-que-por-aqui-passam.html