1

1

Google+ Followers

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Dia da Consciência Negra - atividades


Dia da Consciência Negra - atividades





EDUCAÇÃO S/A

Sugestão de Atividades Pedagógicas - Dia da Consciência Negra

Sugestão de Atividades Pedagógicas - Dia da Consciência Negra

Dia da Consciência Negra - Mundo Jovem: Artigos, dinâmicas, entrevista, materiais complementares, mensagens, músicas, projetos pedagógicos, poemas e poesias.
Dicas para imprimir e levar para a sala de aula: 10 maneiras de contribuir para uma infância sem racismo
Sugestão de Atividades Pedagógicas - Núcleo de Pesquisa e Estudos Afro-brasileiros (NEAB/CEFET-MG)
Especial Consciência Negra o ano todo - Nova Escola: Recursos multimídia, reportagens, planos de aula e artigos para refletir. 

O Xadrez das Cores: sugestão de filme para assistir no Dia da Consciência Negra


Plano de Aula Consciência Negra - A Cor da Cultura: Atividade indicada para alunos do ensino fundamental I, II e ensino médio.







Dia da Consciência Negra
"Criado para servir como um momento de reflexão e conscientização sobre a importância das tradições e do povo africano na formação da cultura nacional, o Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro. 


Foi nessa data, em 1695, que morreu o líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi. Mesmo com a abolição da escravatura, em 1888, os negros sempre resistiram e lutaram contra as dificuldades advindas da escravidão. Além disso, colaboraram muito nas esferas políticas, sociais, gastronômicas e religiosas durante a nossa história. Com a data, a sociedade pode refletir sobre o tema e exaltar essa história de união e conquistas". 


Na História..
Fundada em 1600, Palmares era conhecida como a Terra da Promissão. Durante o século, portugueses e holandeses falharam na tentativa de aniquilar o Quilombo. Em 1655 nasceu Zumbi, que imperou durante 15 anos, até que em 1695 foi preso e degolado". *Com informações da EBC - Empresa Brasil de Comunicação

http://www.mundojovem.com.br/datas-comemorativas/consciencia-negra

Atividades para alfabetização: Dia da Consciência Negra

Atividade de interpretação do texto “Um dia muito especial” que fala sobre o Dia da Consciência Negra, que acontecerá no dia 20 de novembro de 2012.
http://www.nossoclubinho.com.br/atividades-alfabetizacao-consciencia-negra_iii/

Por que comemoramos o Dia da Consciência Negra no dia 20 de novembro?

Por Bárbara Vitoriano

Zumbi dos Palmares

No dia 20 de novembro, nós brasileiros, comemoramos o Dia da Consciência Negra. Mas já se perguntaram, porque foi escolhido esse dia? Foi nesse mesmo dia, no ano de 1695 que morreu Zumbi, que era líder do Quilombo dos Palmares.

Zumbi representa muito bem a luta do negro contra a escravidão, lá na época do Brasil Colonial. Ele morreu lutando em defesa do seu povo, lutando pela liberdade da comunidade negra.

Os quilombos eram pequenas aldeias que ficavam, geralmente no meio da mata, onde os negros se escondiam depois que fugiam as fazendas onde eram escravizados. O Quilombo dos Palmares ficou conhecido, porque foi lá que vivia Zumbi.

Este dia, é dedicado para pensarmos sobre a importância da cultura e do povo africano em nosso país. Eles sempre foram muito importantes em nossa história, construindo junto com a gente um país tão rico como é o Brasil. Já parou para pensar quanta coisa linda eles trouxeram? Músicas, dança, artes, esportes e também grande participação na área política e social.

Além de Zumbi, outros negros marcaram a história do nosso país, como o escultor Aleijadinho, o escritor Machado de Assis, o poeta Castro Alves, o inventor André Rebouças, compositora Chiquinha Gonzaga, entre muito outros.

A escravidão aqui em nosso país acabou há muitos anos, deixando livres toda e qualquer pessoa desse país.

http://www.nossoclubinho.com.br/por-que-comemoramos-o-dia-da-consciencia-negra/

Diversas atividades sobre Consciência Negra para Ensino Fundamental, Educação Infantil e 1° a 5° ano. Desenhos sobre Consciência negra para colorir

Diversas atividades sobre Consciência Negra para Ensino Fundamental, Educação Infantil e 1° a 5° ano. Desenhos sobre Consciência negra para colorir 










































EDUCAÇÃO S/A

Uso dos porquês


Para facilitar os estudos...

http://professoraalinnecsa.blogspot.com.br/2011/04/uso-dos-porques.html