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sexta-feira, 5 de junho de 2015

1º ANO atividades com vogais

CONFIRA AS ATIVIDADES COM VOGAIS!













































O trabalho infantil no Brasil



   O trabalho infantil é uma violação de direitos que impede o desenvolvimento pleno das capacidades e potencialidades das crianças e adolescentes.
      De acordo com a constituição, é proibido o exercício de todo e qualquer trabalho ao menor de 14 anos e para os adolescentes entre 14 e 16 anos, o trabalho é permitido exclusivamente na condição de aprendiz, desde que sejam respeitadas todas as condições legais estabelecidas.
      Milhares de crianças ainda deixam de ir à escola e ter seus direitos preservados, e trabalham desde a mais tenra idade na lavoura, campo, fábrica ou casas de família, muitos deles sem receber remuneração.

    São crianças e jovens que deveriam estar matriculados em uma  escola, convivendo com pessoas da mesma idade, estudando e se preparando para a vida adulta. Trabalhando, essas crianças não estão protegidas de abusos, são prejudicadas no seu desenvolvimento porque deixam de estudar ou faltam mais  à escola, perdem o interesse por ela, repetem de ano e, por fim, a abandonam. Muitos pais, por questões de dificuldade econômica e por receio de uma punição legal, omitem o fato de seus filhos menores de idade trabalharem.
Do total de crianças que trabalham, cerca de 60% encontra-se no campo e 40% na cidade.
    A mão de obra infantil é encontrada em várias atividades como:

  • comércio de rua;
  • quebra e carregamento de pedras em pedreiras;
  • serviços domésticos;
  • carvoarias;
  • construção civil;
  • trabalho agrícola.
     O Peti (Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil) vem trabalhando arduamente para erradicar o trabalho infantil. Infelizmente mesmo com todo o seu empenho, a previsão é de poder atender com seus projetos, cerca de 1,1 milhão de crianças e adolescentes trabalhadores, segundo acompanhamento do Inesc (Instituto de Estudos Socioeconômicos). Do total de crianças e adolescentes atendidos, 3.7 milhões estarão de fora.


O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE(ECA)

O ECA foi criado em 13 de julho de 1990 pela lei 8069 e dispõe sobre a proteção integral da criança e do adolescente. O artigo 6º do ECA diz o seguinte: "É PROIBIDO O TRABALHO A MENORES DE 14 ANOS DE IDADE, SALVO NA CONDIÇÃO DE APRENDIZ" para efeito desta Lei considera-se criança a pessoa até 12 anos de idade incompletos, e adolescente, aquela entre 12 e 18 anos de idade.


O ECA garante que:
"Crianças e adolescentes são sujeitos de Direitos". Sujeitos de Direitos são pessoas que têm os seus direitos garantidos por lei.

"Seus direitos devem ser tratados com prioridade absoluta".Isso quer dizer que os direitos das crianças e dos/ das adolescentes estão em primeiro lugar.

"Para tudo deve ser levada em conta a condição peculiar de crianças e adolescentes serem pessoas em desenvolvimento".A criança e o adolescente têm os mesmos direitos que uma pessoa adulta e, além disso, têm alguns direitos especiais, por estarem em desenvolvimento físico, psicológico, moral e social. As crianças e os adolescentes não conhecem todos os seus direitos e por isso não têm condições de exigir, então é muito importante que todos conheçam o ECA para que se possa conseguir uma sociedade mais justa para todos.

A lei do Estatuto da Criança e do Adolescente assegura às crianças e aos adolescentes todas as facilidades e 
oportunidades a fim de ajudar no seu desenvolvimento físico, mental, moral, social e espiritual com liberdade e dignidade. Na Constituição Brasileira existe um artigo, o 227, que exige a proteção integral à criança e ao adolescente.

"É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão." Art.227 Constituição Brasileira. 

http://eduqueetransforme.blogspot.com.br/search/label/O%20TRABALHO%20INFANTIL%20NO%20BRASIL

MODELO DE PARECER DESCRITIVO

  

ANTES DE MAIS NADA, VAMOS LEMBRAR QUE...


·         Cada aluno é único e diferente. Pareceres iguais pressupõe alunos iguais;

·         O parecer descritivo deve complementar aquilo que foi registrado na página de habilidades. Portanto, não transcreva-as;

·         Precisamos ter um olhar inter e transdisciplinar. Portanto, vale abranger todos os campos do saber que de alguma forma se sobressaem no aluno. Mas não deixe de registrar especialmente, a Língua Portuguesa e a Matemática;

·         Lembre-se que o parecer descritivo é um documento que será utilizado na confecção do histórico escolar do aluno. Portanto, cuidado com as expressões pejorativas, julgamentos ou ambigüidades;

·         Principalmente para os alunos do Ciclo I de aprendizagem, registrar o nível de escrita.


O desenvolvimento infantil acontece de forma singular entre as crianças, sendo assim, consideramos os conhecimentos e valores culturais que as crianças já têm e progressivamente, garantimos a ampliação dos conhecimentos de forma a possibilitar a construção da autonomia, cooperação, criatividade, responsabilidade e a formação do auto-conceito positivo, que levam à formação da cidadania.

No processo de construção do conhecimento, as crianças se utilizam das mais diferentes linguagens e exercem a capacidade que possuem de terem idéias e de criarem hipóteses originais sobre aquilo que buscam desvendar.

Nessa perspectiva, destacamos algumas características do(a) educando(a) que permanecem únicas, construindo sua individualidade e diferenças.

***demonstra autonomia para realizar as atividades executando-as com prazer e capricho:

***manifesta seus desejos, preferências e desagrados;

***em alguns momentos demonstra timidez, porém participa das aulas contando uma novidade ou interagindo no diálogo iniciado por outro colega;

***expressa-se com clareza, bom vocabulário, relatando experiências com seqüência e objetividade;

***demonstra atitudes de respeito, solidariedade e carinho para com todas as pessoas com quem convive na escola;

***interessa-se pelas histórias contadas e lidas pela professora e da mesma forma adora manipular os livros;


***demonstra interesse na escrita e leitura; lê algumas palavras


***interessa-se pelas aulas de artes, para ela foram momentos de grande prazer, é criativa, e dedicada nas realizações de suas produções, participando com muita alegria e concentração;

***construiu relações matemáticas, sistematizando com clareza o que foi proposto


COMO INICIAR UM PARECER

• “Percebe-se o progresso de... durante este trimestre em...”
• “Com base nos objetivos trabalhados no trimestre, foi possível observar que o aluno...”
• “Observando o desempenho da aluna..., foi constatado que neste trimestre...”
• “Com base nas avaliações realizadas, foi possível constatar que a aluna... identifica...”

CONSIDERANDO ASPECTOS COGNITIVOS NA ELABORAÇÃO DO PARECER...


·         Demonstra um ótimo/bom aproveitamento na aquisição da leitura e escrita;

·         Lê com fluência diferente textos, fazendo conexões com a realidade;

·         Lê e interpreta os textos trabalhados em sala sem maiores dificuldades;

·         Lê com alguma dificuldade, mas demonstra interesse e esforça-se em aprender;

·         Escreve, ordena e amplia frases formando textos coerentes e lógicos;

·         Constrói conceito lógico-matemático, realizando cálculos com as quatro operações;

·         Realiza cálculos com auxílio de material concreto;

·         Lê, compreende, reproduz textos como histórias, recados, notícias entre outros.

·         É curioso, questiona e busca informações.

·         Expressa suas idéias e opiniões com clareza e objetividade.

CONSIDERANDO ASPECTOS SÓCIO AFETIVO NA ELABORAÇÃO DO PARECER...


·         Destacamos... (respeito com os colegas e professores, afetividade...)

·         Participa das atividades propostas....(com interesse em aprender, atenção...)

·         Colabora nas atividades coletivas, atuando em grupo

·         Aceita sugestões da professora e dos colegas

·         Contribui para integração e crescimento do grupo

·         Demonstra inquietude geralmente se envolve em questões referentes aos colegas

·         Ainda não aceita as regras convencionadas pelo grupo.

·         Colabora na construção de regras.

Poderão ser acrescentadas outras observações como: brincadeiras preferidas, desempenho nas áreas diversificadas



ALGUNS MODELOS PARA VOCÊ.


   De acordo com os objetivos estabelecidos para o ano letivo de 2012, foi possível perceber o avanço do aluno em relação aos aspectos a seguir:

   Sócio afetivamente apresentou excelentes resultados, pois se comportou de maneira adequada em sala de aula, interagiu com as outras crianças, professores e demais funcionários. Apresentou trabalhos individuais e em grupo, contribuiu com discussões e materiais de pesquisa para construção do conhecimento do grupo e demonstra ser cuidadoso com o material escolar.

   Quanto ao aspecto psicomotor, realizou com êxito, interesse e entusiasmo os exercícios físicos direcionados.

   Cognitivamente o aluno correspondeu as expectativas da escola. Lê com fluência textos fazendo conexões com a realidade, os produz  e os interpreta com facilidade. Em relação ao lógico matemático, domina as quatro operações e as aplica em problemas matemáticos, realiza cálculo mental aplicando-os em situações do cotidiano. Nas demais disciplinas o aluno demonstra empenho e dedicação assimilando muito bem os conteúdos.

   Dado o exposto concluímos que o aluno termina o ano letivo de 2012 apto a cursar o......ano do Ensino Fundamental I em 2013.

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    De acordo com os objetivos estabelecidos para o ano letivo de 2012, foi possível perceber o avanço da aluna em relação aos aspectos Sócio Afetivo, Psicomotor e Cognitivo.

   Sócio afetivamente apresentou excelentes resultados, interage bem com as outras crianças, professores e demais funcionários, comportou-se de maneira adequada em sala de aula, apresentou trabalhos individuais e em grupo, contribuiu com discussões e materiais de pesquisa para construção do conhecimento do grupo, demonstrou ser cuidadosa com o material escolar, compartilhou com  colegas materiais de uso individual e coletivo.

  Quanto ao aspecto psicomotor, realizou com êxito, interesse e entusiasmo os exercícios físicos direcionados.

      Cognitivamente a aluna correspondeu as expectativas da escola. Lê com fluência textos fazendo conexões com a realidade e usando de pontuação e entonação adequada, as suas produções e interpretações são realizadas com  facilidade. Em relação ao lógico matemático, domina as quatro operações e as aplica em problemas matemáticos, realiza cálculo mental aplicando-os em situações do cotidiano, cria e resolve situações-problemas. Nas demais disciplinas demonstra empenho e dedicação assimilando muito bem os conteúdos.
 Dado o exposto concluímos que a aluna termina o ano letivo de 2012 apta a cursar o ..... do Ensino Fundamental I em 2013.


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De acordo com os objetivos estabelecidos para o ano letivo de 2012, foi possível perceber o avanço da aluna em relação aos aspectos a seguir:
  Sócio Afetivamente  apresentou bons resultados. Convive harmoniosamente com os colegas e os funcionários da escola. Interage bem com os outros alunos e a professora durante o desenvolvimento de atividades. Realiza as atividades de casa e de sala procurando vencer os desafios propostos. Cuida dos materiais e os compartilha com os colegas.
   Quanto ao aspecto psicomotor, realizou com êxito, interesse e entusiasmo os exercícios físicos direcionados.
    Cognitivamente lê com fluência compreendendo o que lê, produz texto com coerência e cometendo, ainda, alguns erros ortográficos. Em relação ao lógico-matemático ainda não apresenta segurança em divisão, necessitando de uma atenção individualizada, mesmo com dificuldade em interpretar problemas matemáticos se esforça e tenta chegar ao resultado. Realiza cálculo mental aplicando-os em situações do cotidiano. Nas demais disciplinas  demonstra empenho e dedicação assimilando bem os conteúdos.
    
 Dado o exposto concluímos que a aluna termina o ano letivo de 2012 apta a cursar o..... ano do Ensino Fundamental I em 2013.
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Observando o desempenho do aluno..., foi possível perceber o seu avanço  em relação aos aspectos a seguir:

     Sócio Afetivamente demonstrou ser uma criança alegre, prestativa e carinhosa, mas  apresentou insegurança  sendo necessário a professora  intervir durante a realização das atividades individuais e em grupo. Apresentou um bom relacionamento com os colegas e professores. A criança manifesta bons hábitos de higiene e utiliza expressões de cortesia. Apresenta pontualidade nas tarefas de casa, mas em algumas situações não concluiu o dever de sala no tempo determinado, sendo necessário ficar após o horário para copiar ou concluir o dever em casa. Em alguns momentos faltou ter mais responsabilidades com os objetos pessoais e se concentrar durante as explicações das atividades.

Quanto ao aspecto psicomotor foram realizadas atividades diversificadas, para que o aluno desenvolva de forma harmoniosa suas habilidades psicomotoras realizando com êxito, interesse e entusiasmo os exercícios físicos direcionados.

Cognitivamente a criança tem um bom desenvolvimento nas habilidades de leitura, interpretação e escrita. Na expressão oral, a criança só expõe suas idéias mediante a solicitação da professora, mas consegue organizar informações para expor com coerência. Na matemática em algumas situações necessita da ajuda da professora para resolver operações de adições e subtrações. Nas demais disciplinas correspondeu ao esperado.

   Dado o exposto concluímos que a criança termina o ano letivo de 2012 atendendo as expectativas.
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  De acordo com os objetivos estabelecidos para o ano letivo de 2012, foi possível perceber o avanço da aluna em relação aos aspectos a seguir:

  Sócio Afetivamente  apresentou bons resultados. Convive harmoniosamente com os colegas e os funcionários da escola.  Interage bem com os outros alunos e a professora durante o desenvolvimento de atividades. Realiza as atividades de casa e de sala procurando vencer os desafios propostos. Cuida dos materiais e os compartilha com os colegas.

   Quanto ao aspecto psicomotor, realizou com êxito, interesse e entusiasmo os exercícios físicos direcionados.

   Cognitivamente lê com fluência compreendendo o que lê, produz texto com coerência mas cometendo, ainda, alguns erros ortográficos. Em relação ao lógico-matemático ainda não apresenta segurança em divisão, necessitando de uma atenção individualizada. Mesmo com dificuldade em interpretar problemas matemáticos se esforça e tenta chegar ao resultado. Realiza cálculo mental aplicando-os em situações do cotidiano. Nas demais disciplinas  demonstra empenho e dedicação assimilando bem os conteúdos.
 Dado o exposto concluímos que a aluna termina o ano letivo de 2012 apta a cursar o..... ano do Ensino Fundamental I em 2013.
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    De acordo com os objetivos estabelecidos para o ano letivo de 2012, foi possível perceber o avanço do aluno em relação aos aspectos Sócio Afetivo, Psicomotor e Cognitivo.

     Sócio Afetivamente apresentou bons resultados. Demonstra atitudes de respeito, solidariedade e carinho para com todas as pessoas com quem convive na escola é dedicado e organizado, seu material é bem cuidado, realiza suas tarefas no prazo determinado e de acordo com o que era solicitado, pede ajuda dos colegas ou da professora quando necessário. Compreende e cumpre as regras combinadas com o grupo. Resolve seus conflitos, quando contrariado, sem recorrer à professora.

   Quanto ao aspecto psicomotor, realizou com êxito, interesse e entusiasmo os exercícios físicos direcionados.

   Cognitivamente o aluno correspondeu as expectativas da escola. Lê textos fazendo conexões com a realidade e usano de entonação adequada, as suas produções e interpretações são realizadas cometendo, ainda, alguns erros ortográficos. Na expressão oral, só expõe suas idéias mediante a solicitação da professora, mas consegue organizar informações para expor com coerência seu pensamento . Em relação ao lógico matemático, domina as quatro operações e as aplica em problemas matemáticos, realiza cálculo mental aplicando-os em situações do cotidiano. Nas demais disciplinas o aluno demonstra empenho e dedicação assimilando os conteúdos satisfatoriamente.

    De acordo com o que foi exposto acima, conclui-se que o aluno está apto a cursar, no ano de 2013, o...... ano do Ensino Fundamental I.
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  Com base nos objetivos trabalhados durante o ano letivo, foi possível observar o desenvolvimento do aluno  nos aspectos abaixo observados:

  Sócio Afetivamente apresentou um bom relacionamento com os colegas e professores. Demonstrou atitudes de respeito, solidariedade e carinho para com todas as pessoas com quem conviveu na escola. O aluno não apresentou, em alguns momentos, pontualidade nas tarefas de casa, mas  concluía o dever de sala no tempo determinado. Em alguns momentos faltou ter mais responsabilidade com os objetos pessoais e se concentrar durante as explicações das atividades.


   Cognitivamente lê com fluência compreendendo o que lê, produz texto com coerência mas cometendo, ainda, alguns erros ortográficos. Só expõe suas idéias mediante a solicitação da professora, mas consegue organizar informações para expor com coerência seu pensamento. Em relação ao lógico matemático, domina as quatro operações e as aplica em problemas, realiza cálculo mental aplicando-os em situações do cotidiano. Nas demais disciplinas o aluno demonstra empenho e dedicação assimilando os conteúdos satisfatoriamente.

     Dado o exposto concluímos que a aluna termina o ano letivo de 2012 apta a cursar o...... ano do Ensino Fundamental I em 2013.
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     De acordo com os objetivos estabelecidos para o ano letivo de 2012, foi possível perceber o avanço do aluno  Lucas Gabriel em relação aos aspectos abaixo.

    Sócio Afetivamente apresentou ótimos resultados. Demonstra atitudes de respeito, solidariedade e carinho para com todas as pessoas com quem convive na escola. É dedicado e organizado, seu material é bem cuidado e os compartilha com os colegas.realiza suas tarefas no prazo determinado e de acordo com o que é solicitado procurando vencer os desafios propostos. Compreende e cumpre as regras combinadas com o grupo. Resolve seus conflitos na maioria das vezes, quando contrariado, sem recorrer à professora.

   Quanto ao aspecto psicomotor, realizou com êxito, interesse e entusiasmo os exercícios físicos direcionados.

      Cognitivamente o aluno correspondeu as expectativas da escola. Lê com fluência textos fazendo conexões com a realidade e usando de pontuação e entonação adequada, as suas produções e interpretações são coesas, no entanto ainda comete alguns erros ortográficos.  Faz questionamentos e responde, oralmente, com coerência as questões de compreensão de
texto. Em relação ao lógico matemático, domina as quatro operações e as aplica em problemas matemáticos, realiza cálculo mental aplicando-os em situações do cotidiano, cria e resolve situações-problemas. Nas demais disciplinas demonstra empenho e dedicação assimilando muito bem os conteúdos.
                                                                      
  Dado o exposto concluímos que o aluno termina o ano letivo de 2012 apto a cursar o ....... ano do Ensino Fundamental I em 2013.

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    De acordo com os objetivos estabelecidos para o ano letivo de 2012, foi possível perceber o avanço do aluno em relação aos aspectos Sócio Afetivo, Psicomotor e Cognitivo.

Sócio Afetivamente demonstrou atitudes de respeito, solidariedade e carinho para com todas as pessoas com quem conviveu na escola, no entanto não apresentou, em alguns momentos, pontualidade nas tarefas de casa, mas concluía o dever de sala no tempo determinado, apresentava resistência em cumprir as regras combinadas com o grupo e demonstrava dificuldade em se  concentrar durante as explicações precisando a professora está chamando sua atenção constantimente.


Quanto ao aspecto psicomotor foram realizadas atividades diversificadas, para que o aluno desenvolva de forma harmoniosa suas habilidades psicomotoras realizando com êxito, interesse e entusiasmo os exercícios físicos direcionados.

Cognitivamente obteve um bom desenvolvimento  lê com fluência compreendendo o que lê, produz texto com coerência mas cometendo, ainda, alguns erros ortográficos e faltando um capricho maior na caligrafia. Em relação a oralidade   consegue organizar informações para expor com coerência seus pensamento. Em relação ao lógico matemático, domina as quatro operações e as aplica em problemas, realiza cálculo mental aplicando-os em situações do cotidiano. Nas demais disciplinas o aluno demonstra empenho e dedicação assimilando os conteúdos satisfatoriamente.

De acordo com o que foi exposto acima, conclui-se que o aluno está apto a cursar, no ano de 2013, o.....ano do Ensino Fundamental I.
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     Observando o desempenho do aluno foi constatado que durante o ano letivo de 2012 ....... apresentou avanços em relação aos aspectos abaixo.

     Sócio Afetivamente apresentou um bom relacionamento com os colegas e professores. Demonstrou atitudes de respeito, solidariedade e carinho para com todas as pessoas com quem conviveu na escola. Apresenta atitude curiosa e investigativa na construção de conhecimentos. Solicita ajuda dos colegas e da professora quando necessário. Compreende e cumpre as regras combinadas com o grupo. Seus conflitos são resolvidos, quando contrariado, sem recorrer à professora. ...... não apresentou, em alguns momentos, pontualidade nas tarefas de casa, mas  concluía o dever de sala no tempo determinado.
 
     Quanto ao aspecto psicomotor foram realizadas atividades diversificadas, para que o aluno desenvolva de forma harmoniosa suas habilidades psicomotoras realizando com êxito, interesse e entusiasmo os exercícios físicos direcionados.
 
     Cognitivamente seu desempenho foi muito bom. ...... é participativo, explica, argumenta e defende suas idéias e pontos de vista, respeitando as opiniões alheias. Faz questionamentos e responde, oralmente, com coerência as questões de compreensão de textos.  Lê textos, em voz alta, com fluência, fazendo uso de pontuação e entonação adequada. Suas produções são coerentes, mas ainda apresenta erros ortográficos e uma caligrafia não muito legível necessitando da intervenção constante da professora. Domina as quatro operações e as aplica em problemas matemáticos, realiza cálculo mental aplicando-os em situações do cotidiano, cria e resolve situações-problemas. Nas demais disciplinas ....... demonstra empenho e dedicação assimilando muito bem os conteúdos.
 
 
     Dado o exposto conclui-se que Juan correspondeu as expectativas e está apto a cursar o..... ano do Ensino Fundamental I no ano de 2013.

http://eduqueetransforme.blogspot.com.br/2012/12/modelo-de-parecer-descritivo.html