1

1

Google+ Followers

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Cidades pequenas e com baixo efetivo eram alvo de assaltantes de bancos presos no Sul de Santa Catarina

Cinco integrantes suspeitos de agirem na região foram presos na madrugada de quinta-feira
Resultado de imagem para Cidades pequenas sc
Cidades pequenas e com baixo efetivo policial do Sul de Santa Catarina eram o alvo do grupo criminoso responsável por pelo menos 12 ataques a bnancos ocorridos em 2015 no Estado. Os cinco integrantes suspeitos de agirem na região foram presos nesta quinta-feira de madrugada pela Divisão de Investigação Criminal (DIC) da Polícia Civil de Araranguá e Criciúma, com apoio da Polícia Militar (PM). Eles tentavam arrombar um caixa eletrônico em Ermo quando foram surpreendidos pelos agentes. Houve troca de tiros e fuga pelo interior do município. Uma família foi ameaçada pelos assaltantes e logo depois a polícia prendeu os suspeitos. 

Quatro dos detidos estão na delegacia de Araranguá, enquanto um permanece no Hospital Regional da cidade, fora de risco. Os cinco criminosos detidos, com idades entre 21 e 31 anos, são ex-presidiários e residiam em Criciúma. A Polícia Civil continua a investigação para determinar se há mais integrantes da quadrilha. 
Resultado de imagem para Cidades pequenas sc
Autuados em flagrante pelos crimes de formação de quadrilha armada, roubo qualificado, furto qualificado, porte ilegal de arma de fogo de uso restrito com numeração raspada, posse de material explosivo e tentativa de homicídio contra os agentes policiais, cada um dos integrantes da quadrilha pode ser sentenciado a pelo menos 50 anos de prisão, segundo a Polícia Civil. foram 10 campanas antes das prisões 

Durante a ação, a polícia apreendeu sete armas de fogo, dois coletes à prova de bala, uma banana de dinamite e, entre outros objetos, um rádio comunicador que os bandidos utilizavam para captar a frequência da PM. 

Em dois meses de investigação, a polícia fez 10 campanas. A última foi quinta-feira, envolvendo uma operação em quatro cidades, com 25 policiais. A ação foi comandada pelos delegados Jorge Giraldi, Jair Pereira Duarte, Ulisses Gabriel, André Milanese e Juarez de Medeiros, com trabalho iniciado pela DIC de Criciúma. 

— Fizemos campanas em 10 noites, durante a madrugada inteira, em lugares que acreditávamos que eles fossem agir. Quarta-feira recebemos informações mais concretas de que eles agiriam na região de Araranguá — explicou Milanese. 

Ao todo, foram registradas 22 ocorrências envolvendo caixeiros em SC este ano. Desde janeiro, já foram 15 casos na Região Sul, 12 dos quais os criminosos presos quinta-feira estão sendo acusados. A polícia estima que eles roubaram cerca de R$ 200 mil. 



DIÁRIO CATARINENSE

B. B. King morre aos 89 anos em Las Vegas --- Cantor esteve hospitalizado para tratar uma desidratação

Foto: Divulgação / bbking.com
O cantor B.B. King, lenda do blues, morreu aos 89 anos em Las Vegas, informam as agências internacionais. O músico morreu em casa às 21h40min (horário local) de quinta-feira, conforme seu agente Brent Bryson.

O cantor esteve hospitalizado em abril para tratar de uma desidratação causada por uma diabetes do tipo II. Em outubro de 2014, o cantor também teve de ser internado e cancelou uma turnê que iria fazer nos Estados Unidos por recomendação dos médicos.

Considerado o Rei do Blues, B. B. King influenciou uma geração de músicos, como Eric Clapton, Mike Bloomfield e Stevie Ray Vaughan. Segundo uma lista da revista Rolling Stone, ele era o terceiro maior guitarrista do mundo — atrás apenas de Jimi Hendrix e Duane Allman. 

No dia 1º de maio, uma mensagem do músico foi postada em sua página oficial no Facebook. Nela, B.B. King informa sobre sua recuperação em casa e agradece às orações por sua saúde.


Diário Catarinense

Jovem de 11 anos criou rede social segura para crianças e adolescentes -- Site Grom Social permite que os pais acompanhem as atividades dos filhos na internet

Hoje com 14 anos, Zach quer se manter em um espaço criativo e pretende iniciar novos negócios 

Foto: Grom Social / Divulgação


Larissa Roso

Idealizado por um menino de 11 anos, o site Grom Social, espécie de Facebook em versão mais segura para crianças e adolescentes, está chegando agora ao país com conteúdo em português. Lançada no Brasil no final de abril, a rede social tem cerca de 70 mil usuários entre os 1,1 milhão de inscritos no mundo todo.

O americano Zach Marks, hoje com 14 anos, passou uma semana no Brasil, neste mês, divulgando o projeto. A iniciativa começou a ser concebida quando o pai do garoto o proibiu de acessar e manter perfis no Facebook, temendo o contato com desconhecidos e conteúdo inadequado. Inconformado com a limitação, Zach resolveu, com a ajuda dos irmãos e de amigos, criar um espaço onde pudesse interagir com crianças da mesma idade. Tudo pode ser acompanhado de perto pela família. Com uma senha própria, os responsáveis (o pai, a mãe ou um professor) acessam os perfis, além de receber um relatório mensal com a descrição das atividades realizadas online. As solicitações de amizade também precisam ser aprovadas pelos adultos.


– As crianças precisam de ajuda com as redes sociais. Quanto mais os pais tornarem divertida a experiência das redes para elas, melhor as crianças vão entender como navegá-las durante o período de crescimento – afirma Zach.

O público-alvo está na faixa etária entre cinco e 16 anos. O Grom Social permite que o usuário crie um avatar, escolhendo o penteado, a cor da pele e as roupas, para participar de chats, postar vídeos e fotos e acompanhar entrevistas com celebridades. Filtros bloqueiam impropriedades, como palavrões, e uma equipe de monitores controla o fluxo de informações, podendo inclusive abordar o internauta com propósitos educativos. Por exemplo, se um dos educadores de plantão constatar que uma criança divulgou o endereço de casa, existe um canal disponível para alertá-la sobre o risco que essa atitude representa para sua segurança. Ainda há ajustes sendo feitos nesta fase inicial de operações do Grom Social em território brasileiro, principalmente na tradução do inglês para o português.

Werner Macedo, representante da rede social no Brasil, admite que é impossível construir um site 100% seguro, mas salienta que um acompanhamento próximo e atento por parte dos pais é capaz de reduzir enormemente os riscos. Um eventual desconhecido que solicite contato, portanto, pode ser barrado, não obtendo acesso às informações pessoais do cadastro.

– Nós estamos ensinando as crianças a se comportarem na internet. Queremos educar – comenta Macedo.

"As crianças precisam de ajuda com as redes sociais"

Executivo precoce, Zach Marks, americano de 14 anos que adora surfar e pescar, é educado em casa, no sistema de homeschooling, o que lhe permite conciliar os estudos com o trabalho e as viagens pelo mundo. Vivendo entre a Flórida e a Califórnia, Zach passou uma semana no Brasil com a família no início deste mês. Confira trechos da entrevista concedida via e-mail.



Com mais de 1 milhão de usuários registrados, que lições você já conseguiu tirar dessa iniciativa?

Aprendi muito nessa jornada com o Grom Social, principalmente sobre o quão importante é para os pais saber que as crianças precisam de ajuda com as redes sociais. Quanto mais os pais tornarem divertida a experiência, melhor as crianças vão entender como navegar durante o período de crescimento. A ideia colou porque representou a solução para um problema que muitos pais e muitas crianças estão enfrentando hoje. Estamos ensinando de uma maneira divertida, para formar bons cidadãos digitais, socialmente responsáveis. 

Você já é um executivo com um grande projeto realizado aos 14 anos. O que planeja para o futuro? 


Quero cursar Ciência da Computação na faculdade e aprender muito sobre o meu negócio para que eu possa me tornar CEO de muitas novas empresas. Quero estar em um espaço criativo e ajudar crianças, mesmo quando eu estiver muito “velho” para o Grom Social. Pretendo iniciar novos negócios, mas ainda não posso falar sobre isso. Será uma surpresa. 

Um empreendedor mirim corre o risco de deixar de ser criança? Que cuidados sua família teve para que você não antecipasse etapas demais?


Meus pais fizeram um excelente trabalho equilibrando minha vida. Trabalho e viajo muito, falo com adultos sobre negócios, mas também passo muito tempo sendo criança. Adoro pescar e surfar. Sou o segundo mais velho de seis irmãos, então, sempre tem muita diversão e muitas maluquices rolando. Ainda me divirto sendo criança.

TODA A REPORTAGEM ESTÁ NO DIÁRIO GAÚCHO

Entenda o estudo que diz que tremer de frio ajuda a perder peso -- Especialistas lembram que temperaturas baixas podem causar outros problemas no organismo.

Estudo do australiano Paul Lee especula que a produção de irisina pela atividade física evoluiu do ato de tremer de frio 

Foto: Guto Kuerten / Agência RBS

Na última semana, uma pesquisa realizada nos Estados Unidos causou rebuliço ao concluir que tremer de frio pode ajudar a perder peso, quase como um exercício físico. A informação causou arrepios em quem passa horas dentro da academia: será que diminuir um pouco a temperatura do ar-condicionado pode ser uma solução alternativa para ficar mais fininho? Apesar de úteis, as conclusões do estudo realizado pelo australiano Paul Lee, do Instituto de Pesquisas Médicas Garvan, podem cair como uma ducha de água fria nos mais esperançosos.

– Essa não é a maneira mais recomendada de se perder peso. Quando se sente frio, as defesas do organismo são diminuídas, por isso que a gente pega gripe – avalia o endocrinologista e professor Airton Golbert, da Santa Casa de Porto Alegre.



A pesquisa, realizada nos Institutos Nacionais de Saúde americanos, em Washington, diz que tremer de frio e realizar atividades físicas moderadas têm um resultado semelhante: converter tecido adiposo branco (a gordura ruim, que armazena energia no corpo humano) em tecido adiposo marrom (a gordura boa, que, pelo contrário, queima energia para gerar calor). A endocrinologista Patrícia Santafé, do Centro Clínico da PUCRS, explica:

– Esse estudo é uma volta à moda da irisina. A irisina é um hormônio produzido pelos músculos por meio da atividade física frequente. Esse hormônio transforma a gordura branca em gordura marrom. Se a pessoa está em uma temperatura gelada, ela vai tremer, porque não conseguiu manter a temperatura do corpo só por meio da gordura marrom. Essa contratura muscular vai produzir mais irisina, e a irisina vai transformar gordura branca em marrom.



Em outras palavras, Lee explicou a pesquisa à publicação Cell Metabolism, que divulgou o estudo: "Quando sentimos frio, primeiro ativamos a nossa gordura marrom, porque queima energia e emite calor para nos proteger. Quando essa energia é insuficiente, o músculo se contrai mecanicamente, ou treme, gerando calor dessa forma".

Os dois endocrinologistas consultados pela reportagem concordam que o resultado prático dessa pesquisa não é dizer que, a partir de agora, quem quiser perder peso deve passar alguns minutos numa câmara frigorífica. A questão é mostrar mais uma forma com que a atividade física pode ajudar na perda de peso:

– É mais um mecanismo de informação para as pessoas entenderem como é importante a atividade física. Além de queimar gordura branca, os exercícios ainda produzem irisina – indica a médica.

Perceba o que diz Lee na publicação: "Nossa especulação é que o exercício físico imite o ato de tremer, pois há contração muscular durante ambos os processos. E que a irisina estimulada pelo exercício tenha evoluído a partir do ato de tremer de frio". Ou seja, quando corremos para perder peso, estamos só simulando o tremelique do frio, sem que seja necessário... passar frio.




DIÁRIO GAÚCHO

Radialista morre em acidente entre moto e caminhonete em Joinville --- Às 17h, homem colidiu contra uma caminhonete e depois bateu em poste.



Um motociclista de 57 anos morreu ao colidir contra uma caminhonete e depois um poste em Joinville. Conforme os bombeiros voluntários da cidade, o acidente ocorreu por volta das 17h no bairro Bucarein. A vítima foi encaminhada pelo Samu para o Hospital Municipal São José, mas não resisitu aos ferimentos e faleceu às 18h.

A Prefeitura de Joinville emitiu uma nota através da Secretaria de Comunicação de pesar pela morte da vítima, o radialista James Brizola. 


G1 SC

Professora de Alegrete morre após engolir cocaína -- Professora foi encontrada durante abordagem da polícia



Morte da professora gerou comoção em Alegrete 

Foto: Reprodução / Facebook


Lucas Abati


Uma professora da rede estadual de Alegrete, na Fronteira Oeste, morreu após engolir cocaína. Segundo a Polícia Civil, ela foi encontrada durante abordagem em um ponto de drogas e engoliu cerca de quatro papelotes para esconder da polícia. 

A professora identificada como Heloísa Torcelli Correa de 49 anos chegou a ser encaminhada à delegacia onde passou mal e convulsionou durante depoimento. Ela foi socorrida ao hospital onde morreu.

Segundo o delegado Adriano Linhares, não é possível afirmar qual a relação da professora com o traficante, que não foi preso. Linhares afirma que o caso é delicado, já que a morte causou comoção no município. Ela não tinha passagem policial.


Rádio Gaúcha

Após passar mal em academia, jovem de 27 anos morre em Florianópolis

Paola Felippe de Sena foi hospitalizada na quinta-feira (14). 
Ela morreu nesta sexta e órgãos serão doados, segundo SC Transplantes.

Paola Felippe de Sena morreu nesta sexta

(Foto: Reprodução/Facebook)

Uma jovem morreu nesta sexta (15) depois de ser hospitalizada por passar mal durante exercícios físicos em uma academia em Florianópolis na quinta-feira (14). Paola Felippe de Sena tinha 27 anos e era formada em Administração.

Conforme a SC Transplantes, a família solicitou a doação de órgãos no início desta tarde.

A comunicação da academia Smart Fit, localizada no bairro Coqueiros, confirma que Paola se sentiu mal na academia pela manhã de quinta e foi hospitalizada.

Segundo a academia, a unidade prestou socorro imediato à cliente e acionou o Samu para encaminhamento ao hospital.

O Hospital da Unimed Grande Florianópolis, onde a mulher estava internada, informou que não passará informações sobre o caso por se tratar de um assunto confidencial "entre médico e paciente".


G1 SC

Bebum atrapalha o trânsito em Rodeio e é detido pela polícia



Por volta das 10h20min desta quarta-feira (13) na rua Barão do Rio Branco, foi comunicado que um Fiat Uno de Jaraguá do Sul estava atravessado no meio da via. O condutor, um homem de 37 anos, estava em visível estado de embriagues. Ele foi submetido ao teste de alcoolemia que acusou 1,47mg/l e na conversão 29,4 dg/l.
O bebum recebeu voz de prisão e foi entregue na Delegacia de Ascurra.
O mesmo é reincidente nesse tipo de infração de trânsito na cidade.
noticias s/a

Morre mulher que se envolveu em acidente entre caminhão e moto na BR-470 em Indaial


A mulher de 52 anos que se envolveu em um acidente na BR-470 não resistiu aos ferimentos e morreu após a colisão na quarta-feira. Ela havia se envolvido em um acidente entre carro e moto e foi encaminhada em estado grave ao hospital de Indaial. 

O corpo de Tânia Leitzke está sendo velado na Capela Mortuária do Cemitério Jardim da Paz, em Timbó, e o sepultamento está previsto para as 16h desta quinta-feira no mesmo local.

O acidente

Tânia pilotava uma Honda CG de Indaial na altura do quilômetro 71 da BR-470 e foi atingida por um caminhão com placas de Itajaí. Segundo o Corpo de Bombeiros de Indaial, ela cruzava a rodovia no momento em que a colisão ocorreu. O caminhão seguia no sentido Rio do Sul.

O motorista do caminhão não se feriu. A motociclista chegou a ser encaminhada ao Hospital Beatriz Ramos, em Indaial, mas não resistiu. Atenderam a ocorrência o Samue o Corpo de Bombeiros de Indaial e a Polícia Rodoviária Federal.]


*Santa

Governo estuda concessão da BR-470 para junho 2015


O governo federal estuda a possibilidade de incluir a BR-470 e a BR-280, ambas em Santa Catarina, no próximo pacote de concessões de infraestrutura à iniciativa privada, aguardado para junho. É o que diz reportagem do jornal Valor Econômico de terça-feira. O texto não revela a fonte da informação.

O superintendente do DNIT em Santa Catarina, Vissilar Pretto, estará em Brasília na próxima semana e vai aproveitar para buscar informações sobre o assunto. A assessoria do DNIT no Estado apenas confirma que o Ministério dos Transportes estuda a possibilidade de concessão de trechos destas rodovias.

No Ministério dos Transportes não há informações oficiais sobre o pacote de concessão a ser anunciado.


*Click RBS

Homens armados levam moto durante assalto, em Rio do Sul



Uma motocicleta Honda CB 300 R de cor amarela placa MGI-2277 de Rio dos Cedros, foi roubada na noite desta quinta-feira, na Rua XV de Novembro, bairro Laranjeiras em Rio do Sul, de frente a um colégio.

Segundo o relatório da PM, o proprietário da moto entrou em contato e informou que foi abordado por dois homens armados, onde anunciaram o assalto e levaram a motocicleta.

Logo depois os meliantes fugiram em direção ao Bairro Boa Vista, onde a PM realizou buscas mas nenhum suspeito foi localizado.

Após os procedimentos a vítima foi orientada a registrar um boletim na Delegacia de Polícia Civil para iniciar investigação ao caso.


*Diário Alto Vale

Garoto passa por cirurgia facial inédita em Santa Catarina



Quando Alan Turra tinha nove meses de vida, a mãe, Zélide, levou-o a um médico em Guaraciaba, no interior do Estado. Lá, ela descobriu que o garoto, hoje com 13 anos, possuía a síndrome de Goldenhar, enfermidade congênita rara que pode causar cegueira e surdez. A deformidade facial no lado direito do rosto do menino, próximo ao ouvido – prejudicado pela síndrome, foi o que motivou a consulta. A assimetria estética também dificulta a fala e a mastigação.

– O médico me disse que não teria jeito, que ele continuaria assim e não teria nada a fazer. Se a gente não lutar pelos nossos filhos, quem vai lutar? – relembra Zélide.

Após o diagnóstico frustrante, a mãe resolveu mudar de cidade e procurar outros médicos. Em Florianópolis, ela, o marido e outros dois filhos maiores encontraram a equipe do Hospital Infantil Joana de Gusmão disposta a ajudá-los. Com o apoio da Extensão em Atendimento Odontopediátrico da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Alan participou quarta-feira, 13, da primeira cirurgia para correção de assimetria facial realizada de maneira 100% digital dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Confiante no resultado

Minutos antes da cirurgia, Alan parecia confiante com o resultado estético e funcional prometido pelos médicos.

– No momento estou mais com fome do que nervoso – brincou o menino, em jejum por mais de 12 horas.

Para a equipe do Infantil, essa é a primeira vez que o software Virtua 3D, cuja licença custa 10 mil dólares, é usado em uma criança paciente do SUS em SC. Na rede particular, o procedimento poderia custar até R$ 700 mil.

– Esperamos que outras crianças possam ter a mesma oportunidade – comenta Levy Ray, cirurgião bucomaxilofacial do Hospital Infantil, que liderou a operação que durou sete horas. O garoto passa bem e deve ficar pelo menos mais uma semana em recuperação na unidade.

Procedimento previne riscos

Alan faz acompanhamento no Infantil para fazer a cirurgia há cinco anos. Segundo o médico Levy Rau, o menino encontra-se na fase ideal para correção da assimetria facial, principalmente por já estar com a dentição permanente.

– A deformidade vai crescendo com a criança, então nós temos prazos a cumprir. Com esse procedimento, pretendemos restabelecer a harmonia de desenvolvimento do rosto em uma fase que ele já começa a se enxergar como pessoa – explica o cirurgião.

Ao longo das consultas realizadas por Alan, a equipe de médicos utilizou o Virtua 3D, que permitiu o planejamento da cirurgia de maneira digital. A partir de fotos digitalizadas, o programa desenvolvido nos EUA realiza simulações do que, como e onde serão feitos os cortes na mandíbula.

Intervenção com indicação médica

Segundo Levy Rau, 70% da população brasileira apresenta alguma deformidade facial e são recomendadas a fazer as cirurgias bucomaxilofaciais – também conhecidas por ortognáticas. O Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial confirma esse contexto ao apontar que, no Brasil, são realizadas mil cirurgias ortognáticas por mês, nas redes pública e privada, sem contar os procedimentos cirúrgicos de emergência para correção facial por trauma ou acidente.

Em nota, a entidade também esclarece que cerca de 90% dos pacientes que buscam um especialista nesta cirurgia chegam aos consultórios com indicação médica de outra especialidade como ortodontia, cardiologia, pneumologia, pediatria e otorrinolaringologia – o que ilustra necessidade funcional, e não apenas estética.

noticias s/a

Cachorro é resgatado de dentro de cratera de bueiro na BR-101 em Santa Catarina



Um cachorro foi resgatado de dentro de uma cratera aberta em um bueiro na BR-101 em Paulo Lopes, na Grande Florianópolis, na manhã desta sexta-feira (15). O buraco na pista, de 3 metros de profundidade e 4 de largura, foi detectado na manhã de quinta-feira (14) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). O trânsito na rodovia está em meia pista.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informa que os trabalhos para preencher do buraco e recuperação do asfalto devem começar ainda nesta sexta.

Segundo a PRF, o animal deve ter caído durante a madrugada, mas foi resgatado somente nesta manhã.

Conforme a polícia, o animal foi retirado por volta das 8h do buraco. Ele estava acuado, mas não possuía ferimentos. A PRF chegou até o local pelos latidos e o dono do bicho foi identificado como um morador que mora às margens da rodovia. O homem não teria notado o sumiço do cão.

O proprietário do cachorro foi comunicado e com uma escada, e o auxílio dos policiais, o bicho foi removido da cratera. Não foi necessário o auxílio do Corpo de Bombeiros. O animal retornou para a casa e passa bem.

Segundo o DNIT, o asfalto cedeu no bueiro em razão das fortes chuvas que atingiram a região. No local funciona a tubulação de uma galeria fluvial, que também precisará de reparos. A PRF informa que o trânsito deve permanecer em meia pista no local até o término das obras.

*G1