1

1

Google+ Followers

quarta-feira, 22 de abril de 2015

23/04 -- Dia Mundial do Livro

23/04 -- Dia Mundial do Livro

O Dia Mundial do Livro é uma celebração internacional realizada, a fim de promover a leitura, a publicação e a proteção da propriedade intelectual através dos direitos autorais. Internacionalmente, é promulgada pela UNESCO , que começou a promulgar a primeira em 1995 . Ela é realizada todos 23 de abril desde1996 em vários países, e em 2008 mais de uma centena.
Dia Mundial do Livro
Em vários países de língua espanhola , como Cuba , este dia é comemorado como o Dia do idioma , diferente do Dia Internacional da língua materna realizada em 21 de fevereiro.

História

Dia Mundial do Livro
Der moderne Buchdruck ( A imprensa ), escultura quarto (de seis) que pode ser visto na exposição Berliner Walk of Ideas , por ocasião da Copa do Mundo de 2006.
Em 23 de abril foi escolhido como Dia Mundial do Livro e Direitos Autorais, porque corresponde à morte do escritor Miguel de Cervantes, William Shakespearee Inca Garcilaso de la Vega , na mesma data no ano de 1616 (embora ele realmente não é : Cervantes morreu em 22 e foi sepultado em 23, enquanto Shakespeare morreu em 23 de abril ... o calendário juliano , que corresponde a 03 de maio do calendário gregoriano ). Neste dia também morreu William Wordsworth (em 1850 ) e Josep Pla (em 1981 ). A International Publishers Association propôs essa data para a Unesco , com o objetivo de promover a cultura e a proteção da propriedade intelectual através de direitos autorais . A Conferência Geral da UNESCO adotou em Paris em novembro 15 de 1995 , de modo que a partir dessa data 23 de abril é o "Dia Mundial do Livro e do Dia de Direitos Autorais".

Na Espanha

Alfonso XIII assinou o decreto real em 06 de fevereiro de 1926 pelo qual, formalmente, o Festival do Livro de espanhol, a ser realizada na data então acreditava que ele nasceu Cervantes , em 7 de outubro . A idéia original era Valenciana escritor Vicente Clavel Andrés , propondo que a Câmara do Livro de Barcelona, que foi aprovada em março de 1925, propondo que a entidade será realizada em outubro de cada ano, a data de nascimento de Cervantes, coincidindo com o primeiro ano, com a Exposição Livro de espanhol em Buenos Aires. Logo depois, em 1930 , definitivamente, que estabelece a data de 23 de abril como o Dia Mundial do Livro. A celebração rapidamente criou raízes na Espanha, especialmente em cidades onde as universidades, de Barcelona, espalhados em toda a Catalunha, embora o nome policial foi reduzida lentamente, para coincidir com o dia do santo padroeiro, conhecido como Dia de São Jorge (dia de São Jorge), embora não em outras áreas da Espanha universidade o partido permaneceu com menor ou até mesmo desapareceram. Com o tempo, tornou-se tradicional na Catalunha e troca de presentes rosas e livros entre casais e entes queridos nesse dia, tornando-se um dos dias mais célebres populares. Esta tradição foi um dos argumentos usados pela UNESCO a declarar 23 de abril Dia Mundial do Livro .
Na Espanha isso é levado em conta para a data anual de Cervantes Prêmio, o maior prêmio dado aos autores hispânicos.

Capital Mundial do Livro

Em 2001 , por iniciativa da UNESCO foi nomeado Madrid Capital Mundial do Livro. Desde então, a cada 23 de abril de capitais ao redor do mundo têm sido aceitar esta honra, realizada ao longo do ano diversas atividades culturais relacionadas aos livros. Em 2002 ele atuou como Alexandria , Nova Deli , em 2003 , Antuérpia , em 2004 , Montreal , em 2005 , Turim em 2006 , Bogotá em 2007 , Amsterdam em 2008 , em Beirute , em 2009 , Ljubljana em 2010 , Buenos Aires em 2011, Yerevan em 2012 e Bangkok em 2013 . A partir de 23 de abril de 2012 Yerevan é escolhida como a Capital Mundial do Livro, permanecendo no cargo até a mesma data em 2013 para ser substituído por Bangkok .
A comissão de seleção é composto por representantes da Associação Internacional de Editores ( IPA ), o Internacional Booksellers Federation ( IDF ), a Federação Internacional de Associações de Bibliotecas ( IFLA ) e da UNESCO.
As seguintes cidades foram selecionadas como Capital Mundial do Livro:
AnoCidadePaís
2001MadriEspanha
2002AlexandriaEgito
2003Nova DélhiÍndia
2004AntuérpiaBélgica
2005MontrealCanadá
2006TurimItália
2007BogotáColômbia
2008AmsterdamHolanda
2009BeiruteLíbano
2010LjubljanaEslovenia
2011Buenos AiresArgentina
2012PanamáPanamá
2013BangkokTailândia

Celebrações em outras datas

Alguns países realizam atos semelhantes em outros tempos. No Reino Unido e na Irlanda a primeira terça-feira março fez a chamada Dia Mundial do Livro (World Book).
Chile instituiu o Dia do Livro em 1927 , para comemorar o nascimento de Andrés Bello , em 29 de novembro. Ao longo dos anos, este dia foi esquecido e hoje é comemorado Dia Mundial do Livro em 23 de abril, como em outros países.
No Uruguai a comemoração acontece em 26 de maio, como foi nessa data, mas o ano de 1816, que criou a Biblioteca Nacional primeira Pública. A partir da idéia de Dámaso Antonio Larrañaga, que acompanhou a Revolução em Artigas orientais. "Sean orientais como iluminados tão corajoso", foi a resposta de Artigas Gerais, quando consultado pela criação de uma biblioteca para todos os orientais.

Referências

1. 23 de Abril, Dia Mundial do Livro e Direitos de autor
2. a b c Vincent inventou cravo rosa
3. Um Valência, Vicente Clavel, inventou Dia do Livro
4. A ideia para esta celebração teve origem na Catalunha
5. a b 23 de Abril, Dia Mundial do Livro e Direitos de autor
6. Site Oficial da Capital Mundial do Livro 2012
7. Dias Nacionais no Chile

Fonte: es.wikipedia.org
Dia Mundial do Livro

23 de Abril

Apesar do surgimento de tantas novas tecnologias, o livro ainda permanecerá muito tempo entre nós, apesar de muitos alardearem sua futura "aposentadoria". Ele ainda é a forma mais democrática e acessível de conhecimento, se considerarmos a população mundial como um todo. E, há lugar para todos, felizmente!
Dia Mundial do Livro
O dia mundial do livro foi uma homenagem instituída pela Unesco em 1996. Ele é celebrado em cerca de 100 países, e mobiliza uma vasta rede internacional de editores, livreiros, bibliotecários, associações de autores, tradutores e muitos outros amigos da causa do livro e daleitura.
É importante que se tome consciência dos benefícios econômicos, morais e cívicos da leitura, para que os indivíduos possam engajar-se na luta por um mundo melhor.
A escolha do dia deve-se ao fato que vários escritores consagrados, como Miguel de Cervantes, William Shakespeare, Vladimir Nabokov e Josep Pla, nasceram ou morreram em um 23 de abril.
O acesso à herança cultural através do livro possibilita o enraizamento do sujeito na comunidade, por dar-lhe suporte e coesão de idéias. O sentido comunitário do livro deve ser visto como prioritário, principalmente na educação das crianças, futuros cidadãos.
Como em toda construção, o livro é um alicerce importantíssimo a formação de uma sociedade mais justa e igualitária.
"O livro constitui um meio fundamental para conhecer os valores, os saberes, o senso estético e a imaginação humana. Como vetores de criação, informação e educação, permitem que cada cultura possa imprimir seus traços essenciais e, ao mesmo tempo, ler a identidade de outras.
Janela para a diversidade cultural e ponte entre as civilizações, além do tempo e do espaço, o livro é ao mesmo tempo fonte de diálogo, instrumento de intercâmbio e semente do desenvolvimento"
FonteUnesco
Dia Mundial do Livro
O escritor e editor valenciano, estabelecido em Barcelona, Vicent Clavel Andrés, propôs este dia para a Câmara Oficial do Livro de Barcelona.
Dia Mundial do Livro
Em 6 de fevereiro de 1926, o governo espanhol, presidido por Miguel Primo de Rivera, aceitou a data e o rei Alfonso XIII assinou o decreto real que instituiu a Festa do Livro Espanhol.
No ano de 1930, a data comemorativa foi trasladada para 23 de abril, dia do falecimento de Cervantes. Mais tarde, em 1995, a UNESCO instituiu 23 de abril como o Dia Internacional do Livro e dos direitos dos autores, em virtude de a 23 de abril se assinalar o falecimento de outros escritores, como Josep Pla, escritor catalão, e William Shakespeare, dramaturgo inglês.
Fonte: www.cidadaopg.sp.gov.br
Dia Mundial do Livro

23 de abril

Amar-te é sentimento intransferível
Ler-te é obrigação incontestável
Sem ti o mundo não teria um legado
Onde estariam os tesouros do passado!
Que registram fatos históricos, minados.
Desde o papiro de forma rudimentar
Que acolhe as palavras sem pensar
Cada símbolo que a tinta faz desenho
Cada palavra que da mente é empenho
Recolhe-as com sorriso ferrenho
És um socialista sem fronteiras
Portas abertas a todas as raças
Todas as grafias em campo aberto
Procuram tuas páginas por certo
Para narrar suas dores em deserto
Descrevem paixões e desenganos
Amores verdadeiros ou profanos
Contos, fábulas, crônicas, em prosa
Versos com lirismo da mão carinhosa
Tragédia, que assola vergonhosa
Mesmo sendo o baú dos segredos
Há em tuas páginas mui torpedos
Que para abri-las o coração chora
Com registros que a mente implora
Palavras de sabedoria, amor, agora
Antes privilégio dos afortunados
Hoje virtual pelo mundo adotado
Teu valor é infinito e universal
Nada detém tua força cultural
És meu companheiro uno imortal
Dia Mundial do Livro
Sogueira
Fonte: www.luso-poemas.net
Dia Mundial do Livro

23 de Abril

O Dia Internacional do Livro teve a sua origem na Catalunha, uma região semi-autônoma da Espanha.
A data começou a ser celebrada em 7 de outubro de 1926, em comemoração ao nascimento de Miguel de Cervantes, escritor espanhol. O escritor e editor valenciano, estabelecido em Barcelona, Vicent Clavel Andrés, propôs este dia para a Câmara Oficial do Livro de Barcelona.
Em 6 de fevereiro de 1926, o governo espanhol, presidido por Miguel Primo de Rivera, aceitou a data e o rei Alfonso XIII assinou o decreto real que instituiu a Festa do Livro Espanhol.
No ano de 1930, a data comemorativa foi trasladada para 23 de abril, dia do falecimento de Cervantes.
Mais tarde, em 1996, a UNESCO instituiu 23 de abril como o Dia Mundial do Livro e dos Direito de Autor, em virtude de a 23 de abril se assinalar o falecimento de outros escritores, como Josep Pla, escritor catalão, e William Shakespeare, dramaturgo inglês.
No caso do escritor inglês, tal data não é precisa, pois que em Inglaterra, naquele tempo, ainda utilizava o calendário juliano, pelo que havia uma diferença de 10 dias apara o calendário gregoriano usado em Espanha. Assim Shakespeare faleceu efetivamente 10 dias depois de Cervantes.

Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor

O Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor (também chamado de Dia Mundial do Livro) é um evento comemorado todos os anos no dia 23 de Abril, e organizado pela UNESCO para promover a o prazer da leitura[1], a publicação de livros e a proteção dos direitos autorais. O dia foi criado na XXVIII Conferência Geral da UNESCO que ocorreu entre 25 de Outubro e 16 de Novembro de 1995.
A data de 23 de Abril foi escolhida porque nesta data do ano de 1616 nasceram de Miguel de Cervantes, William Shakespeare e Garcilaso de la Vega. Para além disto, nesta data, em outros anos, também nasceram ou morreram outros escritores importantes como Maurice Druon, Vladimir Nabokov, Josep Pla e Manuel Mejía Vallejo.
Todos os anos são organizados uma série de eventos ao redor do mundo para celebrar o dia.
Referências
1. a b Fernandes, Patrícia (23 de Abril de 2009). Dia Mundial do Livro celebra-se hoje em Portugal e um pouco por todo o mundo. Público PT. Página visitada em 27 de Junho de 2009.
2. Proclamation of 23 April 'World Book and Copyright Day'. Resolution of the General Conference: UNESCO Culture Sector. Página visitada em 27 de Junho de 2009.
3. World Book and Copyright Day - 23 April. www.un.org. Página visitada em 27 de Junho de 2009.
4. Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais - 23 de abril. UNESCO Brasil. Página visitada em 27 de Junho de 2009.
5. 2009 Initiatives of World Book and Copyright Day. UNESCO Culture Sector. Página visitada em 27 de Junho de 2009.
Fonte: pt.wikipedia.org

23/04 -- Dia Mundial do Escoteiro

23/04 -- Dia Mundial do Escoteiro

23 de Abril
Em 22 de fevereiro de 1857 nascia em Londres, capital da Inglaterra, o menino Robert Stephenson Smith Baden Powell, sexto filho de um eclesiástico, professor em Oxford. Mais tarde seria conhecido no mundo inteiro como o Fundador do Escotismo.
Dia Mundial do Escoteiro
Símbolo do Escoteiro
escoteiro é o que podemos chamar de cidadão exemplar. Honrado, leal, útil, amigo, cortês, bondoso, obediente, alegre, econômico e limpo. Um de seus lemas é "estar sempre alerta para ajudar o próximo e praticar diariamente uma boa ação". Parece um mote que deveria se estender a toda a sociedade, não é?
Jovens que prezam a Natureza e as atividades ao ar livre como exercícios, excursões e acampamentos, têm como finalidade serem sadios para desenvolver noções de dever com a Pátria e para com o próximo.
A partir do momento em que ingressa no movimento escoteiro, o jovem integra uma equipe ou patrulha, quando então desenvolverá a capacidade de trabalhar em grupo e para o bem do grupo.
Quando entra no movimento escoteiro, o jovem deve fazer a seguinte promessa diante do grupo:
"Prometo pela minha honra fazer o melhor possível para cumprir meus deveres para com Deus e minha Pátria;ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião; e obedecer a Lei Escoteira." Após a promessa escoteira, o jovem passa a usar distintivos, uniforme e o lenço de seu grupo.
O escotismo está aberto a todos, independente de raça ou credo. Mantém contato com todas as Nações, para discutirem o que podem fazer para melhorarem cada uma delas através das pequenas ações do dia-a-dia.
"O escotismo é um movimento...em movimento"!O Dia 23 de abril foi escolhido como o dia Mundial do Escoteiro em Homenagem a São Jorge
Em todo o mundo comemora-se no dia 23 de abril o "Dia Mundial do Escoteiro". Esta data foi escolhida em homenagem ao Santo escolhido por Baden-Powell como padroeiro dos escoteiros, desde o início do Movimento.
"São Jorge nasceu na Capadócia no ano 303 da nossa era. Alistou-se como soldado de cavalaria aos 17 anos, e cedo se tornou conhecido por sua bravura. Conta a lenda que, numa determinada ocasião chegou a uma cidade chamada Salém, perto da qual vivia um dragão que diariamente devorava alguém escolhido por sorteio.
No dia em que São Jorge chegou lá a sorte havia caído sobre a filha do rei, Cleolinda. São Jorge resolveu que ela não devia morrer, e então foi atacar o dragão que vivia num pântano nas proximidades, matando-o".
"Baden-Powell apresenta o padroeiro como um modelo a ser seguido pelos escoteiros, ponderando que não se deve desistir diante de um obstáculo, pois São Jorge "fez o melhor que pode e, finalmente, conseguiu superar uma dificuldade que ninguém ousara enfrentar".
“O dia de São Jorge é 23 de abril. Nesse dia todos os bons Escoteiros fazem questão de meditar sobre a Promessa e a Lei Escoteira”:
A Promessa Escoteira, prestada por Escoteiros, Escoteiras, Seniores, Guias, Pioneiros e Pioneiras na cerimônia correspondente e renovada quando da passagem de um Ramo para outro, é a seguinte:" Prometo pela minha honra fazer o melhor possível para: Cumprir meus deveres para com Deus e minha Pátria; Ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião; Obedecer à Lei Escoteira."
A Lei Escoteira é a seguinte:
"O Escoteiro tem uma só palavra; sua honra vale mais que sua própria vida.
O Escoteiro é leal.
O Escoteiro está sempre alerta para ajudar o próximo e pratica diariamente uma boa ação.
O Escoteiro é amigo de todos e irmão dos demais escoteiros.
O Escoteiro é cortês.
O Escoteiro é bom para os animais e as plantas.
O Escoteiro é obediente e disciplinado.
O Escoteiro é alegre e sorri nas dificuldades.
O Escoteiro é econômico e respeita o bem alheio.
O Escoteiro é limpo de corpo e alma."
Fonte: Escotismo
Dia Mundial do Escoteiro

23 de Abril

O primeiro acampamento escoteiro ocorreu em 1907, na Inglaterra, realizado pelo general inglês Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, com um grupo de vinte rapazes. Nascia, assim, o escotismo, com o objetivo de desenvolver nos jovens qualidades como:
Firmeza de caráter
Autoconfiança
Espírito comunitário
Valorização da ética nas relações entre as pessoas e as atividades em equipe.
Dia Mundial do Escoteiro
Baden-powell escreveu e ilustrou o primeiro manual do escoteiro, o Escotismo para rapazes. O símbolo escolhido, a flor-de-lis, já havia sido usado em seu regimento militar, quando lutou na África do Sul, em 1887, e na guerra de 1899. Até 1910, o escotismo era destinado apenas aos rapazes, porém, nessa época, surgiu a organização das bandeirantes, destinada às moças.
O sucesso do escotismo espalhou-se por todo o mundo, atraindo milhares de jovens. As estimativas mais recentes contam cerca de dez milhões de escoteiros, espalhados por mais de cem países.
O escotismo chegou ao Brasil em 1910. Em 4/11/1924, foi fundada a União dos Escoteiros do Brasil.
A hierarquia dos escoteiros respeita a faixa etária de seus membros. Os meninos de 7 a 11 anos de idade pertencem à categoria dos lobinhos. Os de 11 a 15 anos tornam-se escoteiros.
A partir dos 16 anos, passam a ser seniores, responsáveis pelo ensino e pela guia dos iniciantes.
Ao serem admitidos, todos os escoteiros se comprometem a seguir os regulamentos da organização. Assim, recebem o uniforme e os ensinamentos práticos previstos no manual de Baden-Powell.
Além da formação moral e cívica, o escoteiro aprende atividades práticas como:
armar acampamentos, orientar-se pela bússola, fazer vários tipos de nós e prestar primeiros socorros.
Seu lema "Sempre alerta" traduz o espírito do escoteiro de estar atento às necessidades do próximo e pronto para a boa ação diária.
Fonte: www.paulinas.org.br
Dia Mundial do Escoteiro

23 de Abril

O Fundador do Escotismo
Em 22 de Fevereiro de 1857, nascia em Londres, capital da Inglaterra, o menino Robert Stephenson Smit Baden Powel, que mais tarde seria famoso no mundo inteiro, primeiro como herói militar e mais tarde como o fundador do Movimento Escoteiro.
Dia Mundial do Escoteiro
Robert Stephenson Smit Baden Powel
O menino Robert, fez seus estudos em escolas públicas, onde era querido por todos. Quando terminou seus estudos secundários, Baden Powel (B.P.) entrou para o exército tornando-se oficial de carreira.
Durante a guerra de Transval, B.P. comandou a Guarnição de Mafeking. Mafeking era uma cidade com um importante entroncamento ferroviário cuja posse era de grande valor estratégico. A cidade foi duramente atacada durante vários meses e só se manteve graças a inteligência e a coragem de seu comandante, cujas atitudes inspiravam a atuação de seus comandados.
Como dispunha de poucos soldados, B.P. treinou todos os homens válidos da cidade para usá-los como combatentes e para serviços auxiliares: primeiros socorros, comunicações, cozinha, etc.
Organizou um grupo de cadetes com os adolescentes da cidade. A maneira com os jovens da cidade desempenharam suas tarefas, seus exemplos de dedicação, lealdade e coragem impressionaram bastante B.P. e anos mais tarde seriam de grande influência na fundação do escotismo.
Como Surgiu o Movimento Escoteiro
Graças a seus feitos na sua vida militar, B.P. tornou-se herói em seu país. Durante uma vigem a sua pátria, B.P. viu alguns jovens usando em suas brincadeiras um livro que ela havia escrito para exploradores do exército que continha ensinamentos sobre como acampar e sobreviver em regiões selvagens.
Conversando com seus amigos, ele entusiasmou-se e resolveu realizar em 1907, na ilha de Brownsea, um acampamento com vinte rapazes de 12 a 16 anos onde ensinou uma porção de coisas interessantes como: primeiros socorros, observação, técnicas de segurança para a vida na cidade e na floresta, etc.
Devido aos bons resultados deste acampamento, B.P. começou a escrever o livro escotismo para rapazes, que inicialmente foi publicado em fascículos e vendidos nas bancas de jornais.
Os jovens ingleses se entusiasmaram tanto com o livro que B.P. organizou e fundou o movimento escoteiro.
Rapidamente o escotismo se espalhou por vários países do mundo. No Brasil o escotismo foi fundado em 1910 na cidade do Rio de Janeiro.
No primeiro Jamboree, acampamento internacional, realizado na Inglaterra, vinte mil jovens escoteiros presentes aclamaram Baden Powel Escoteiro Chefe Mundial.
Após vários anos de dedicação ao movimento escoteiro, Baden Powell se recolheu a uma propriedade que possuía em Nairobi, na África onde faleceu, na madrugada de 8 de Janeiro de 1941, enquanto dormia.
Oração do Lobinho
Devemos sempre ensinar e demonstrar aos jovens a importância da oração. É neste momento que conversamos com o Pai. É interessante que se crie o hábito de se fazer a oração de forma espontânea, mas muitas vezes os jovens se sentem inseguros.
Abaixo está a oração do Lobinho, que pode ser uma boa alternativa para as reuniões de Alcatéia :
"Senhor Meu,
ensina-me a ser humilde
e bondoso,
a imitar teu exemplo,
a amar-te com todo meu
coração,
e a seguir o caminho que
há de levar-me para
junto de ti.
Assim seja."
Oração do Escoteiro
Toda reunião Escoteira é iniciada e encerrada com uma oração.
Abaixo está a oração do Escoteiro, que pode ser uma boa alternativa para estas ocasiões :
Senhor
ensina-me a ser generoso,
a servir-Te como Tu o mereces,
a dar sem medida,
a trabalhar sem descanso,
e a não esperar recompensa
senão a de saber que faço a tua vontade.
Assim seja.
 
Fonte: www.escoteiro.org

23-04 -- Dia de São Jorge

23-04 -- Dia de São Jorge

 

23 de abril

Conhecido como 'o grande mártir', foi martirizado no ano 303. A seu respeito contou-se muitas histórias. Fundamentos históricos temos poucos, mas o suficiente para podermos perceber que ele existiu, e que vale à pena pedir sua intercessão e imitá-lo.
Pertenceu a um grupo de militares do imperador romano Diocleciano, que perseguia os cristãos. Jorge então renunciou a tudo para viver apenas sob o comando de nosso Senhor, e viver o Santo Evangelho.
São Jorge não queria estar a serviço de um império perseguidor e opressor dos cristãos, que era contra o amor e a verdade. Foi perseguido, preso e ameaçado. Tudo isso com o objetivo de fazê-lo renunciar ao seu amor por Jesus Cristo. São Jorge, por fim, renunciou à própria vida e acabou sendo martirizado.
Uma história nos ajuda a compreender a sua imagem, onde normalmente o vemos sobre um cavalo branco, com uma lança, vencendo um dragão:
“Num lugar existia um dragão que oprimia um povo. Ora eram dados animais a esse dragão, e ora jovens. E a filha do rei foi sorteada. Nessa hora apareceu Jorge, cristão, que se compadeceu e foi enfrentar aquele dragão. Fez o sinal da cruz e ao combater o dragão, venceu-o com uma lança. Recebeu muitos bens como recompensa, o qual distribuiu aos pobres.”
Verdade ou não, o mais importante é o que esta história comunica: Jorge foi um homem que, em nome de Jesus Cristo, pelo poder da Cruz, viveu o bom combate da fé. Se compadeceu do povo porque foi um verdadeiro cristão. Isto é o essencial.
Ele viveu sob o senhorio de Cristo e testemunhou o amor a Deus e ao próximo. Que Ele interceda para que sejamos verdadeiros guerreiros do amor.
São Jorge, rogai por nós!
Fonte: www.cancaonova.com
Dia de São Jorge

23 de abril

Dia de São Jorge é comemorado por vários cristãos e por diversas nações, reinos, países e cidades de Saint George, que é o santo padroeiro.
Dia de São Jorge é comemorado em 23 de abril, a data tradicionalmente aceita da morte, em 303 DC. Para Igrejas Ortodoxas Orientais que usam o calendário juliano, 23 de Abril corresponde a 6 de maio no calendário gregoriano.
Dia de São Jorge

Celebrações

Países que celebram o Dia de São Jorge incluem Inglaterra, Canadá, Croácia, Portugal, Chipre, Grécia, Geórgia, Sérvia, Bulgária, Romênia, Bósnia-Herzegovina e República da Macedônia. Cidades incluem Moscovo, na Rússia, Genova, na Itália, Ljubljana, na Eslovênia, Beirute, no Líbano, Qormi e Victoria em Malta e muitos outros. Ele também é comemorado na antiga Coroa de Aragão-Catalunha , na Espanha- Aragão , Catalunha , Valência e Maiorca.
Dia de São Jorge 
A impressão xilogravura de São Jorge
Dia de São Jorge é conhecido como a Festa de São Jorge por palestinos e é celebrada no Mosteiro de São Jorge, em al-Khader , perto de Belém . É também conhecido como Georgemas.
Além da festa de 23 de abril de algumas Igrejas Ortodoxas festas adicionais dedicadas a São Jorge. O país da Georgia celebra a festa de São Jorge em 23 de abril e, de forma mais proeminente, 10 de novembro (calendário juliano), que atualmente fica em 6 de Maio e 23 de Novembro (calendário gregoriano), respectivamente. A Igreja Ortodoxa Russa celebra a dedicação da Igreja de São Jorge, em Kiev por Yaroslav I, o Sábio , em 1051, em 26 de Novembro (Calendário Juliano), que atualmente recai sobre o gregoriano 9 de Dezembro.

Na igreja Católica

Canadá

Dia de São Jorge é comemorado em 23 de abril. Dia de São Jorge não é um feriado oficial nacional no Canadá. É, no entanto, um feriado provincial em Newfoundland.

Espanha

São Jorge é associado com várias áreas da Espanha. Ele é o santo padroeiro da antiga Coroa de Aragão, desde que o Rei Pedro I de Aragão venceu a Batalha de Alcoraz com seu patrocínio. O santo também é padroeiro de várias cidades. Na maioria dos casos, a razão para a relação dessas cidades com o Santo como santo padroeiro está ligada a eventos históricos que aconteceram durante a " Reconquista ".
Festa do santo é comemorado também em muitas cidades fora da antiga coroa de Aragão, em Espanha. São Jorge foi o santo padroeiro de Cáceres , desde 1229 AD.Celebração do Dia de São Jorge, em Cáceres é fortemente centrado no mundo das lendas. Celebrações incluem o desfile com encenações de soldados mouros e cristãos, mas o núcleo da comemoração concentra-se principalmente sobre a lenda de São Jorge matando um dragão para salvar uma princesa.
Fonte: en.wikipedia.org
Dia de São Jorge

23 de Abril

Dia de São Jorge
Ícone de São Jorge, Museu Cristão-Bizantino, Atenas
Dia de São Jorge
Brasão de Armas de Moscou, cidade que tem São Jorge como Padroeiro.
Os restos mortais de São Jorge foram transportados para Lida (Antiga Dióspolis), cidade em que crescera com sua mãe. Lá ele foi sepultado, e mais tarde o imperador cristão Constantino mandou erguer suntuoso oratório aberto aos fiéis, para que a devoção ao santo fosse espalhada por todo o Oriente.
Pelo século V, já havia cinco igrejas em Constantinopla dedicadas a São Jorge. Só no Egito, nos primeiros séculos após sua morte, construíram-se quatro igrejas e quarenta conventos dedicados ao mártir. Na Armênia, em Bizâncio, no Estreito de Bósforo na Grécia, São Jorge era inscrito entre os maiores santos da Igreja Católica.

Disseminação da devoção a São Jorge

Dia de São Jorge
Castelo de São Jorge, Lisboa
Na Itália, era padroeiro da cidade de Gênova. Frederico III da Alemanha dedicou a ele uma Ordem Militar. Desde Dom Nuno Álvares Pereira, o santo é reconhecido como padroeiro de Portugal e do Exército. Na França, Gregório de Tours era conhecido por sua devoção ao santo cavaleiro; o Rei Clóvis dedicou-lhe um mosteiro, e sua esposa, Santa Clotilde, mandou erguer várias igrejas e conventos em sua honra. A Inglaterra foi o país ocidental onde a devoção ao santo teve papel mais relevante.
O monarca Eduardo III colocou sob a proteção de São Jorge a Ordem da Jarreteira, fundada por ele em 1330. Por considerá-lo o protótipo dos cavaleiros medievais, o rei inglês Ricardo I, comandante de uma das primeiras Cruzadas, constituiu São Jorge padroeiro daquelas expedições que tentavam reconquistar a Terra Santa dos muçulmanos. No século XIII, a Inglaterra já celebrava o dia dedicado ao santo e, em 1348, criou a Ordem dos Cavaleiros de São Jorge. Os ingleses acabaram por adotar São Jorge como padroeiro do país, imitando os gregos, que também trazem a cruz de São Jorge na sua bandeira.
Ainda durante a Grande Guerra, muitas medalhas de São Jorge foram cunhadas e oferecidas aos enfermeiros militares e às irmãs de caridade que se sacrificaram ao tomar conta dos feridos de guerra.
As artes, também, divulgaram amplamente a imagem do santo. Em Paris, no Museu do Louvre, há dois quadros famosos de Rafael intitulados São Jorge e o dragão. NaItália, existem diversos quadros célebres, como um de autoria de Donatello.
A imagem brasileira de São Jorge seria, possivelmente, de autoria de Martinelli.

Padroeiro da Inglaterra

Não há consenso, porém, a respeito da maneira como teria se tornado padroeiro da Inglaterra. Seu nome era conhecido pelos ingleses e irlandeses muito antes da conquista normanda, o que leva a crer que os soldados que retornavam das cruzadas influíram bastante na disseminação de sua popularidade. Acredita-se que o santo tenha sido escolhido o padroeiro do reino quando o rei Eduardo III fundou a Ordem da Jarreteira, também conhecida como Ordem dos Cavaleiros de São Jorge, em1348. De acordo com a história da Ordem da Jarreteira, Rei Artur, no século VI,colocou a imagem de São Jorge em suas bandeiras.[5] Em 1415, a data de sua comemoração tornou-se um dos feriados mais importantes do país.
Hoje em dia na Inglaterra, todavia, a festa de São Jorge comemorada todo dia 23 de abril tem tido menos popularidade ao longo das últimas décadas. Algumas rádios locais, como a BBC já chegaram a promover enquetes perguntando qual seria, de acordo com a opinião pública, o orago dos ingleses, e eis que o eleito foi Santo Alba. Muitos fatores contribuíram a isso. Primeiramente por ter sido substituído, segundo bula do Papa Leão XIII de 2 de junho de 1893, por São Pedro como padroeiro da Inglaterra — recomendação que perdura até hoje.
Posteriormente, pelas reformas do Papa Paulo VI, São Jorge foi rebaixado a santo menor de terceira categoria (segundo hierarquia católica), cujo culto seria opcional nos calendários locais e não mais em caráter universal. No entanto, a reabilitação do santo como figura de primeira instância, e arcanjo, lembrando a figura do próprio Jesus Cristo, pelo Papa João Paulo II em 2000, conferiu nova relevância a São Jorge. Atualmente, haja vista a grande popularidade e apelo turístico de festas como a escocesa St. Andrew's Day, a irlandesa St. Patrick's Day e mesmo a galesa St. Dave's Day, têm-se formado grande iniciativa de setores nacionalistas para que o St. George's Day volte a gozar da mesma popularidade entre os ingleses como antigamente.

Padroeiro de Portugal

Pensa-se que os Cruzados ingleses que ajudaram o Rei Dom Afonso Henriques a conquistar Lisboa, em 1147 terão sido os primeiros a trazer a devoção a São Jorge para Portugal. No entanto, só no reinado de Dom Afonso IV de Portugal que o uso de "São Jorge!" como grito de batalha se tornou regra, substituindo o anterior "Sant'Iago!".
O Santo Dom Nuno Álvares Pereira, Condestável do Reino, considerava São Jorge o responsável pela vitória portuguesa na batalha de Aljubarrota e aí está a Ermida de São Jorge a testemunhar esse fato. O Rei Dom João I de Portugal era também um devoto do Santo, e foi no seu reinado que São Jorge substituiu Santiago maior como padroeiro de Portugal. Em 1387, ordenou que a sua imagem a cavalo fosse transportada na procissão do Corpus Christi.
Assim, séculos mais tarde, chegaria ao Brasil.

Padroeiro da Catalunha

A presença documental da devoção a São Jorge em terras catalãs remonta ao século VIII: documentos da época falam de um sacerdote de Tarragona chamado Jorge que fugiu para a Itália. Já no século X, um bispo de Vic tinha o nome de Jorge, e no século XI o abade Oliba consagrou um altar dedicado ao santo no mosteiro de Ripoll. Encontram-se exemplos do culto a São Jorge dessa época, na consagração de capelas, altares e igrejas em diversos pontos da Catalunha. Os reis catalães mostraram a sua devoção a São Jorge: Tiago I de Catalunha explica em suas crônicas que foi visto o santo ajudando os catalães na conquista da cidade de Malorca; Pedro o Cerimonioso fundou uma ordem de cavalaria sob a sua proteção; Afonso, o Magnânimo dedicou-lhe capelas nos reinos da Sardenha e Nápoles.
Os reis e a Generalidade da Catalunha impulsionaram a celebração da festa de São Jorge por todas as regiões catalãs. Em Valência, em 1343, já era uma festa popular; em 1407, Mallorca celebrava-a publicamente. Em 1436, a Generalidade da Catalunha propôs, nas côrtes reunidas em Montsó, a celebração oficial e obrigatória de São Jorge; em 1456, as côrtes reunidas na Catedral de Barcelona ditaram uma constituição que ordenava a festa, inclusa no código das Constituições da Catalunha. As remodelações do Palácio da Generalidade (sede do governo catalão) feitas durante o século XV são a prova mais clara da devoção impulsionada por esse órgão público, ao colocar um medalhão do santo na fachada gótica e ao construir no interior a capela de São Jorge.

Lenda do dragão e da princesa

Dia de São Jorge
Imagem do santo localizada na Igreja de São Jorge no Centro do Rio de Janeiro
Baladas medievais contam que Jorge era filho de Lorde Albert de Coventry. Sua mãe morreu ao dá-lo à luz e o recém nascido Jorge foi roubado pela Dama do Bosque para que pudesse, mais tarde, fazer proezas com suas armas. O corpo de Jorge possuía três marcas: um dragão em seu peito, uma jarreira em volta de uma das pernas e uma cruz vermelho-sangue em seu braço. Ao crescer e adquirir a idade adulta, ele primeiro lutou contra os sarracenos e, depois de viajar durante muitos meses por terra e mar, foi para Sylén, uma cidade da Líbia.
Nesta cidade, Jorge encontrou um pobre eremita que lhe disse que toda a cidade estava em sofrimento, pois lá existia um enorme dragão cujo hálito venenoso podia matar toda uma cidade, e cuja pele não poderia ser perfurada nem por lança e nem por espada. O eremita lhe disse que todos os dias o dragão exigia o sacrifício de uma bela donzela e que todas as meninas da cidade haviam sido mortas, só restando a filha do rei, Sabra, que seria sacrificada no dia seguinte ou dada em casamento ao campeão que matasse o dragão.
Ao ouvir a história, Jorge ficou determinado em salvar a princesa. Ele passou a noite na cabana do eremita e quando amanheceu partiu para o vale onde o dragão morava. Ao chegar lá, viu um pequeno cortejo de mulheres lideradas por uma bela moça vestindo trajes de pura seda árabe. Era a princesa, que estava sendo conduzida pelas mulheres para o local do sacrifício. São Jorge se colocou na frente das mulheres com seu cavalo e, com bravas palavras, convenceu a princesa a voltar para casa.
O dragão, ao ver Jorge, sai de sua caverna, rosnando tão alto quanto o som de trovões. Mas Jorge não sente medo e enterra sua lança na garganta do monstro, matando-o. Como o rei do Marrocos e do Egito não queria ver sua filha casada com um cristão, envia São Jorge para a Pérsia e ordena que seus homens o matem. Jorge se livra do perigo e leva Sabra para a Inglaterra, onde se casa e vive feliz com ela até o dia de sua morte, na cidade de Coventry.
De acordo com a outra versão Jorge acampou com sua armada romana próximo a Salone, na Líbia. Lá existia um gigantesco crocodilo alado que estava devorando os habitantes da cidade, que buscaram refúgio nas muralhas desta. Ninguém podia entrar ou sair da cidade, pois o enorme crocodilo alado se posicionava em frente a estas. O hálito da criatura era tão venenoso que pessoas próximas podiam morrer envenenadas. Com o intuito de manter a besta longe da cidade, a cada dia ovelhas eram oferecidas à fera até estas terminarem e logo crianças passaram a ser sacrificadas.
O sacrifício caiu então sobre a filha do rei, Sabra, uma menina de quatorze anos. Vestida como se fosse para o seu próprio casamento, a menina deixou a muralha da cidade e ficou à espera da criatura. Jorge, o tribuno, ao ficar sabendo da história, decidiu pôr fim ao episódio, montou em seu cavalo branco e foi até o reino resgatá-la, mas antes fez o rei jurar que se a trouxesse de volta, ele e todos os seus súditos se converteriam ao cristianismo. Após tal juramento, Jorge partiu atrás da princesa e do "dragão". Ao encontrar a fera, Jorge a atinge com sua lança, mas esta se despedaça ao ir de encontro à pele do monstro e, com o impacto, São Jorge cai de seu cavalo. Ao cair, ele rola o seu corpo, até uma árvore de laranjeira, onde fica protegido por ela do veneno do dragão até recuperar suas forças.
Ao ficar pronto para lutar novamente, Jorge acerta a cabeça do dragão com sua poderosa espada Ascalon. O dragão derrama então o veneno sobre ele, dividindo sua armadura em dois. Uma vez mais, Jorge busca a proteção da laranjeira e em seguida, crava sua espada sob a asa do dragão, onde não havia escamas, de modo que a besta cai muito ferida aos seus pés. Jorge amarra uma corda no pescoço da fera e a arrasta para a cidade, trazendo a princesa consigo. A princesa, conduzindo o dragão como um cordeiro, volta para a segurança das muralhas da cidade. Lá, Jorge corta a cabeça da fera na frente de todos e as pessoas de toda cidade se tornam cristãs.
O dragão simbolizaria a idolatria destruída com as armas da Fé. Já a donzela que o santo defendeu representaria a província da qual ele extirpou as heresias.

Referências

1. MILLS, Charles. The History of Chivalry. [S.l.]: Longman, Rees, 2012. p. 9. ISBN 978-1-428642-15-7.
2. SPENSER, Edmund. Fierce Wars and Faithful Loves. [S.l.]: Cannon Press, 1998. ISBN 978-1-885767-39-4 página=196.
3. "St. George". Catholic Encyclopedia. (1913). New York: Robert Appleton Company. 
4. Sobre imagens de São Jorge
5. Ashmole, Elias, The History of the most Noble Order of the Garter: And the several Orders of Knighthood extant in Europe. A Bell; E.Curll; J.Pemberton; A Collins; W.Taylor; J.Baker, London 1715
6. Bishop Percy's folio manuscript: loose and humorous songs ed. Frederick J. Furnivall. London, 1868
7. The Golden Legend or Lives of the Saints. Compiled by Jacobus de Voragine, Archbishop of Genoa, 1275. First Edition Published 1470. Englished by William Caxton, First Edition 1483, Edited by F.S. Ellis, Temple Classics, 1900 (Reprinted 1922, 1931)
8. Fundação Cultural do Estado da Bahia, Cultos Afro, Orixás, Festa para Oxossi, o Rei de Ketu [em linha]
9. Santos, Georgina Silva dos.Ofício e sangue: a Irmandade de São Jorge e a Inquisição na Lisboa moderna.Lisboa: Colibri; Portimão: Instituto de Cultura Ibero-Atlântica, 2005

Fonte: pt.wikipedia.org

Resultado da Mega Sena 1697, quarta, 22/04/2015

Resultado da Mega Sena 1697, quarta, 22/04/2015

O resultado da Mega Sena 1697 será divulgado em tempo real no GIGA-SENA dia 22/04/2015, quarta-feira, a partir das 20:25 horas.

A Mega Sena 1697 ocorrerá no dia 22 de abril de 2015 e o prêmio principal está estimado em R$ 3.000.000,00 para quem acertar o resultado da Mega Sena 1697. Quem acertar a QUINA com 5 números ou a QUADRA com 4 números também ganha prêmio de menor valor. Se não houver nenhum ganhador com 6 números no resultado da Mega Sena concurso 1697 o prêmio principal acumula para o próximo concurso da Mega Sena 1698.
Os valores de cada prêmio da Mega Sena 1697 serão informados no painel de resultado do GIGA-SENA após o rateio.
CONCURSO 1697 DATA 22/04/2015
08
23
30
51
53
58
 
SENAQUINAQUADRA
prêmio
0,0023.627,94582,45
ganhadores
x 0x 62x 3.593
ACUMULOU!
Próximo Sorteio: 25/04/2015Prêmio Estimado: R$ +2.698.560,23
 
 
  

Sorteio da Mega Sena 1697

O sorteio da Mega Sena 1697 será realizado em Osasco, São Paulo, nos estúdios da Rede TV ao vivo, e o resultado da Mega Sena 1697 será divulgado a partir das 20:25 horas no painel de resultado do GIGA-SENA.
Este horário é estimado e pode ocorrer atraso por motivo de força maior. O local usual do sorteio também poderá ser alterado pela Caixa sem aviso prévio.
O resultado da Mega Sena é divulgado na quarta-feira e no sábado, todas as semanas. Quando feriado, o sorteio é transferido para o dia seguinte. Em caso de feriado no sábado, o sorteio da Mega Sena é antecipado para sexta-feira.
A Mega Sena acumula 22% do valor bruto da premiação dos concursos de final 1, 2, 3 e 4 para o prêmio principal do concurso de final 5 e o mesmo percentual da premiação dos concursos de final 6, 7, 8 e 9 para o prêmio principal do concurso de final 0.

Apostando no concurso da Mega Sena 1697

Para apostar no concurso da Mega Sena 1697 basta comparecer a uma Casa Lotérica e preencher seu jogo no volante de apostas que contém 60 números de 01 a 60. Em um único jogo você pode escolher entre 6 e 15 números com os respectivos custos de aposta por jogo:
  • 06 números: R$ 2,50
  • 07 números: R$ 17,50
  • 08 números: R$ 70,00
  • 09 números: R$ 210,00
  • 10 números: R$ 525,00
  • 11 números: R$ 1.155,00
  • 12 números: R$ 2.310,00
  • 13 números: R$ 4.290,00
  • 14 números: R$ 7.507,50
  • 15 números: R$ 12.512,50
As probabilidades de acerto das apostas acima são:
ApostaSENAQUINAQUADRA
06 números1 chance em 50.063.860 de jogos1 em 154.5181 em 2.332
07 números1 chance em 7.151.980 jogos1 em 44.9811 em 1.038
08 números1 chance em 1.787.995 jogos1 em 17.1921 em 539
09 números1 chance em 595.998 jogos1 em 7.7911 em 312
10 números1 chance em 238.399 jogos1 em 3.9731 em 195
11 números1 chance em 108.363 jogos1 em 2.2111 em 129
12 números1 chance em 54.182 jogos1 em 1.3171 em 90
13 números1 chance em 29.175 jogos1 em 8281 em 65
14 números1 chance em 16.671 jogos1 em 5441 em 48
15 números1 chance em 10.003 jogos1 em 3701 em 37
Em um único volante de apostas da Mega Sena é possível marcar até 2 jogos. Há a opção de deixar que o sistema de apostas da Caixa escolha os números por você. Deixe o volante da Mega Sena em branco e marque entre 1 e 8 jogos no campo SURPRESINHA.
Há também a opção TEIMOSINHA, onde você pode repetir o mesmo jogo nos próximos concursos da Mega Sena. Basta marcar 2, 4 ou 8 concursos.
Se desejar apostar em grupo na Mega Sena 1697 você ainda pode fazer o Bolão CAIXA para dividir em cotas por apostador. Assim, cada apostador recebe um bilhete de apostas com todos os jogos realizados para conferência e se ganharem cada um pode retirar a sua parte no prêmio individualmente. A Caixa irá garantir que cada apostador receba a parte do prêmio a que tem direito.
O valor mínimo do Bolão da Mega Sena 1697 é de R$ 10,00, ou seja, 4 jogos de 6 números, e cada cota não pode ser inferior a R$ 4,00 com o mínimo de 2 e máximo de 100 cotas. No volante de apostas da Mega Sena há um campo onde se marca o número de cotas.
Você também pode comprar cotas de bolões organizados pelas próprias Casas Lotéricas onde poderá ser cobrada Tarifa de Serviço adicional de até 35% do valor de cada cota.

Aos ganhadores da Mega Sena 1697

Caso você seja um dos ganhadores da Mega Sena 1697 saiba que pode receber seu prêmio em qualquer casa Lotérica ou agência da Caixa se o valor do prêmio for igual ou inferior a R$ 1.787,77. Para prêmios acima deste valor somente nas agências da Caixa Econômica Federal. Após apresentar o bilhete premiado na rede bancária da Caixa, se o valor do prêmio for superior a R$ 10.000.000 (dez mil reais), é necessário aguardar 2(dois) dias para que o prêmio seja pago.
O bilhete da Mega Sena 1697 é a única forma de comprovar sua aposta e receber o prêmio caso seus números sejam sorteados neste concurso, portanto, guarde-o em um local seguro e não se esqueça de colocar seu nome e o número de seu CPF no verso do bilhete para evitar o saque do prêmio por outra pessoa. Somente você poderá retirar o prêmio apresentando seu CPF.

Sobre a realização do sorteio e divulgação do resultado

O GIGA-SENA não é responsável pela realização do sorteio da Mega Sena 1697. Nosso trabalho se restringe apenas a divulgação do resultado da Mega Sena 1697 da melhor forma e no menor tempo possível utilizando a melhor tecnologia disponível. Embora nosso sistema de divulgação do resultado da Mega Sena 1697 esteja sincronizado com o sistema de resultados das Loterias da Caixa Econômica Federal e a maior parte do processo seja automatizada, pode haver falha na transmissão de dados resultando na apresentação de resultado parcial ou incorreto. Portanto, recomendamos que guarde seu bilhete e o confira posteriormente em uma casa Lotérica para se certificar de que o resultado da Mega Sena 1697 não foi retificado.