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segunda-feira, 6 de abril de 2015

EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO - ADJETIVOS

EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO - ADJETIVOS

No caderno de português:

*Faça o cabeçalho, copie e responda as atividades abaixo. Faça com capricho! :D

________________________________________________________________________________________

Você já parou para pensar em suas características (adjetivos)? As pessoas possuem características físicas (que dizem respeito ao corpo) e emocionais (que dizem respeito ao jeito de ser).

1) Pense em suas características e escreva:

a- 3 características físicas:
(pule 1 linha)

b- 3 características emocionais:

(pule 1 linha)

2) Nessa história, você vai participar, fazendo os personagens serem do jeito que quiser. Complete com adjetivos.

Era uma vez um príncipe ____________________________ que morava em um palácio ____________________________ às margens de um ____________________________ rio. Do outro lado deste rio, ficavam as terras de outro país. Lá morava uma ____________________________ princesa. O ____________________________ amigo do príncipe era um dragão ____________________________ que morava numa floresta ____________________________ que também ficava às margens de um rio. Todos os dias o príncipe se banhava nele, ele era um ____________________________ nadador. E todos dias a princesa tomava banho de sol, na margem oposta, sem nunca se encontrarem porque as margens eram muito ____________________________.

3) Após completar a história acima com adjetivos, escreva um final para ela.

http://turminhado4ano.blogspot.com.br/2011/08/exercicio-de-fixacao-adjetivos.html

Revisão de matemática

Revisão de matemática 

Bons estudos!!! =)


1)Resolva as operações:

a)456 ÷ 12
b)100 – 9
c)45 X 24
d)5045 ÷ 15
e)3005 – 15
f)663 X 13

2)Desenhe, com capricho, um campo de futebol com perímetro 226m. Não esqueça de indicar a medida dos lados.

3)Escreva por extenso:

a)70km
b)18km
c)7g
d)15cm

4)Complete:

1kg = _____g
7kg = _____g
Meio quilo = _____
2kg = _____g
1t = _____kg
8 toneladas e meia = _____kg
1km = _____m
4km = _____ m
9km = _____ m
1m = _____cm

5)Observe as seguintes informações a respeito da construção de uma casa:

•Areia = 238kg
•Cimento = 329kg

Calcule:

a)A quantidade de materiais para a construção de seis casas iguais a que foi construída.
b)E a construção de 16 casas?

6)Uma pessoa deve beber 2 litros de água por dia. Quantos litros, no total, devem beber 742 pessoas?

7)Para a construção de 1 prédio, o mestre de obras pediu para que seus colegas de trabalho separassem a areia em 5 montes para facilitar o trabalho. Sabendo que haviam no total, 750kg de areia, quanto ficou em cada monte?

http://turminhado4ano.blogspot.com.br/2011/09/revisao-de-matematica-maria-julia-e.html

Atividades números decimais! :)






http://turminhado4ano.blogspot.com.br/2011/11/atividades-numeros-decimais.html

Porcentagem

Porcentagem


1) Calcule: (pule 3 linhas de cada item)

a) 25% de 200 

b) 15% de 300

c) 6% de 900 

d) 8% de 50

e) 20% de R$ 60,00

f) 80% de R$ 20,00


2) Resolva os problemas: (faça no caderno *pule 4 linhas para cada problema)

a) De um total de 40 alunos, 10% foram reprovados. Quantos alunos foram reprovados?

b) Numa caixa com 60 laranjas, 15% estragaram. Quantas foram as laranjas estragadas?

c) Numa fábrica trabalham 80 funcionários. Se 35% são mulheres, quantas mulheres trabalham nessa fábrica?

d) Fui ao mercado com 600 reais. Gastei 40% em latarias, 20% em material de limpeza e 30% em frutas. Quanto gastei em cada tipo de produto? Quanto dinheiro sobrou?

e) Se numa sala de aula 15% dos alunos foram reprovados, qual a porcentagem dos aprovados?

f) Num determinado dia de aula compareceram 92% dos alunos. Quantos por cento faltaram?

g) Um time de futebol ganhou 45% das partidas que jogou e empatou 35%. Qual a porcentagem das partidas que perdeu?

h) De um total de 60 alunos, 20% tiraram notas abaixo da média em uma prova. Quantos alunos tiraram notas acima da média?

i) Uma conta de luz foi paga com atraso e sofreu uma multa de R$ 18,00, correspondente a 20% de seu valor. Qual era o valor dessa conta?

j) Um ciclista tem que percorrer 4.000 km. Se já fez 65% do percurso, quantos quilômetros faltam?

k) Em uma estante há 40 livros de Matemática, que correspondem a 20% do total de livros dessa estante. Determine quantos livros há no total.

l) Numa classe de 35 alunos, 40% são meninos. Quantas são as meninas dessa classe?

http://turminhado4ano.blogspot.com.br/2012/11/porcentagem.html

Atividades arredondamento - Banco de atividades / exercícios Atividades de Valor aproximado (arredondamento)

Atividades arredondamento - 

Banco de atividades / exercícios


Atividades de Valor aproximado (arredondamento)



1) Arredonde para a dezena mais próxima:



30____



87___



51___



124___



653___ 



2) Arredonde para a centena mais próxima:



239___



788___



15 425___



10 345___



21 233__ 



3) Arredonde para o milhar mais próximo:



2730___



8266___



76621___



648795___




4) O diâmetro do Sol é de 1 382 000 km. Arredonde o diâmetro do Sol para a centena de milhar mais próxima. ______________________________ 




Atividades de estimativas




1) Observe as ofertas e responda:



Rádio..........................23 reais
Fogão................374 reais
Bola de couro.............38 reais
Bicicleta.............170 reais
Livros infantis............72 reias
Televisão............407 reais
Batedeira de bolo.......156 reais
Jogo de jantar.....140 reais



Estime rapidamente, sem fazer as contas, se vai dar para comprar.



a) Com 90 reais, dá para comprar o radinho e a coleção de livros infantis?



b) Com 120 reais, dá para comprar a bola de couro, a coleção de livros infantis e o radinho?



c) Com 300 reais, dá para comprar a bicicleta e a batedeira de bolo?d) Com 950 reais, dá para comprar a TV, o fogão e a batedeira de bolo?




2) Agora , faça as contas e veja se suas estimativas foram boas.



a) Em que casos sobrará troco? Quanto?



b) Em quais faltará dinheiro? Quanto?




3) Sem fazer contas, estime rapidamente a diferença de preço entre:



a) A coleção de livros e o rádio.



b) A batedeira e a bola de couro.



c) A bicicleta e o aparelho de jantar.
http://turminhado4ano.blogspot.com.br/search?updated-max=2013-03-19T00:09:00-03:00&max-results=3&start=24&by-date=false

Operações - LISTA DE EXERCÍCIOS - MATEMÁTICA QUATRO OPERAÇÕES 2

Operações - LISTA DE EXERCÍCIOS - MATEMÁTICA QUATRO OPERAÇÕES 2

RESOLVA:

a. 9004 – 5678=
b. 5433- 2341=
c. 4888-1999=
d. 242 x 3 =
e. 625 x 4 =
f. 770 x 8 =
g. 624 x 5 =
h. 721 x 13=
i. 1299 x 56=
j. 945 x 32=
k. 25 : 5 =
l. 28 : 7 =
m. 42 : 2 =
n. 69 : 3 =
o. 52 : 2 =
p. 540 : 15=
q. 1200 : 60=
r. 721: 7=

http://turminhado4ano.blogspot.com.br/2013/03/operacoes.html

Situações-problema e operações

Situações-problema e operações

1) D. Pedro II, imperador do Brasil, faleceu em 1891 com 66 anos de idade. Em que ano ele nasceu?

2) Em um colégio, onde estudam 3015 alunos, foram realizadas uma Gincana Cultural e uma Gincana Esportiva. Cada aluno pôde participar de apenas um dos eventos. Se 1809 alunos participaram da Gincana Esportiva, quantos participaram da Gincana Cultural?

3) Numa eleição para prefeito de uma cidade, concorreram dois candidatos:

O vencedor obteve 156 275 votos. O outro obteve 109 698 votos. Entre brancos e nulos, foram 23 746 votos. Quantos eleitores votaram nessa eleição?

4) Em um teatro há 126 poltronas distribuídas igualmente em 9 fileiras. Quantas poltronas foram colocadas em cada fileira?

5) Se eu comprar uma moto e pagá-la em 9 prestações mensais iguais de 426 reais, quanto vou pagar por essa moto?

6) Numa compra de supermercado gastei 236 reais, se paguei com três notas de 100 reais, qual é o valor do meu troco?

7) Minha irmã tem 28 anos, meu pai tem o dobro, minha mão tem 50, qual é a minha idade se a soma de todos é de 155 anos?

8) Numa loja de roupas uma calça custava 86 reais como pedi um desconto o preço da calça saiu por 68 reais. Qual foi o valor do desconto?

9) Meu salário é de 1056 reais. Este mês paguei 350 reais de aluguel, 323 reais de supermercado e 98 reais gastei numa festa de aniversário. Quanto vai me sobrar para gastar se ainda devo 43 reais para meu irmão?

10) Minha mãe repartirá um valor de 230 reais entre os 5 irmãos. Como sou mais velha vou receber 70 reais e os outros receberão partes iguais. Quanto receberá cada um dos meus irmãos?

11) Mas meu pai vai também vai repartir 270 reais e eu vou receber o dobro dos meus irmão, que receberão partes iguais. Qual será o valor da minha parte?

12) Resolva as seguintes adições e subtrações abaixo:

a) 46 – 23 = g) 54 + 45 =
b) 87 – 45 = h) 125 + 99 =
c) 125 – 98 = i) 1005 + 65 =
d) 5487 – 238 = j) 30056 + 256 =
e) 12005 – 312 = k) 65478 + 32145 =
f) 3000 – 999 = l) 147200 + 15689 =


13) Resolva as seguintes multiplicações e divisões abaixo:

a) 32 x 4

b) 15 x 2

c) 125 x 5

d) 1005 x 6

e) 3245 x 5

f) 57 x 9

g) 1715 : 9

h) 648 : 2

i) 14884 : 2

j) 1025 : 4

k) 1002 : 3

l) 19485 : 5

http://turminhado4ano.blogspot.com.br/2013/03/situacoes-problema-e-as-quatro-operacoes.html

Classificação dos Polígonos



Polígono é uma figura fechada formada por segmentos de retas, que constituem os lados da figura. O encontro dos segmentos formam os vértices, os ângulos internos e os ângulos externos. Outro elemento pertencente ao polígono é a diagonal, que une dois vértices por meio de um segmento de reta interno à figura. O triângulo é o único polígono que não possui diagonal.

A nomenclatura de um polígono depende do número de lados da figura. Veja:

3 lados - triângulo ou trilátero
4 lados - quadrângulo ou quadrilátero
5 lados - pentágono ou pentalátero
6 lados - hexagonal ou hexalátero
7 lados - heptágono ou heptalátero
8 lados - octógono ou octolátero
9 lados - eneágono ou enealátero
10 lados - decágono ou decalátero
11 lados - undecágono ou undecalátero
12 lados - dodecágono ou dodecalátero
13 lados - tridecágono
14 lados - tetradecágono
15 lados - pentadecágono ou pentadecalátero
20 lados - icoságono ou icosalátero 

http://turminhado4ano.blogspot.com.br/2013/04/classificacao-dos-poligonos.html

Respiração da minhoca



As minhocas respiram através da pele. A sua pele é finíssima e úmida, e por isso conseguem liberar o gás carbônico e absorver o oxigênio do meio ambiente através das células cutâneas. Depois de absorvido, o oxigênio é transportado através de pequenos vasos e distribuído por todo o corpo do animal.


As células da pele de minhocas também produzem uma secreção chamada de muco. Este muco é responsável por manter a pele sempre úmida, o que auxilia a respiração das minhocas, uma vez que que o oxigênio e o gás carbônico se dissolvem nesse muco. Isso explica porque as minhocas estão sempre enterradas no solo – se elas subirem até a superfície num dia quente, a água do seu corpo evapora, e conseqüentemente morrem.



O arejamento do solo consiste na circulação do ar, permitindo que ele chegue às sementes que precisam brotar ou às raízes das plantas, para que elas possam respirar e sobreviver. Para arejar o solo, é preciso afofar a terra, permitindo não só a circulação de ar, como também a de água, que é absorvida pelas raízes. Além disso, o escoamento da água das chuvas também é facilitado.


Para revolver e afofar a terra em grandes extensões, usa-se o arado, puxado por boi, cavalo ou trator. Em terrenos menores, podem ser usados ancinhos, pás ou enxadas. É importante lembrar que as minhocas contribuem naturalmente para o arejamento do solo, cavando túneis à medida que se alimentam.


http://turminhado4ano.blogspot.com.br/2013/04/respiracao-da-minhoca.html

Alimentação dos animais



Clique no link abaixo e leia algumas informações sobre a alimentação dos animais.

Alimentação e respiração dos animais


1) A minhoca é um tipo de animal que respira através da pele.

a) Por que é importante para as minhocas que os solos sejam arejados?
b) A formiga pertence ao grupo dos insetos. Quais estruturas estão envolvidas na respiração da formiga? Como ela ocorre?

2) Os pesquisadores coletam fezes de alguns animais para estudar do que elas são compostas. Explique como esse tipo de estudo pode trazer informações sobre os alimentos que cada animal ingere.

http://turminhado4ano.blogspot.com.br/2013/04/alimentacao-e-respiracao-dos-animais.html

Alimentação e respiração das plantas


1) A planta faz fotossíntese para produzir seu alimento.

a) Em que parte do dia, a planta realiza a fotossíntese? 
Pule 2 linhas
b) E quando ela respira? Explique.
 Pule 4 linhas

2) A cana-de-açúcar recebe esse nome porque seu caule contém um tipo de açúcar.

a) Que substâncias do ambiente a planta utiliza para produzir esse açúcar? 
Pule 2 linhas
b) O que os animais obtêm ao ingerir a cana-de-açúcar? 
Pule 4 linhas

Jogo da multiplicação


Clique no link abaixo para treinar a tabuada brincando! Bom divertimento!! :)

Atividades sobre advérbio



1º Classifique os seguintes advérbios.


talvez _____________________ bastante_____________________
nunca ____________________ jamais _______________________
aqui______________________ devagar______________________
claramente________________ bem _________________________
antigamente_______________ certamente ___________________




http://turminhado4ano.blogspot.com.br/2013/10/atividades-sobre-adverbio_27.html

Números decimais














http://turminhado4ano.blogspot.com.br/2013/11/numeros-decimais_8769.html

Tema: Verbo e pronome

Tema: Verbo e pronome

1) Reescreva as frases abaixo, substituindo as palavras em destaque pelos pronomes adequados:

a) Gabriel e André são muito inteligentes. Gabriel e André adoram estudar.

b) Joana e eu fomos ao cinema. Joana e eu assistimos o filme “A nova onda do Imperador”.

c) Pablo foi passar as férias na casa da avó. Pablo adora ir para lá.

d) Beatriz e Ana são muito amigas. Beatriz e Ana adoram brincar juntas.


2) Complete as frases com os pronomes pessoais do caso reto.

a) ........................ adoro tomar sorvete.
b) ........................ ficamos muito felizes com as notas das provas.
c) ........................ trabalha na fábrica de artigos esportivos.
d) ....................... foram juntas ensaiar a dança.
e) ....................... cheguei em casa atrasado.
f) ....................... gostam de jogar futebol nos finais de semana.


3) Complete as frases com os verbos entre parênteses no tempo indicado:

a) Os meninos____________ cedo para caminhar até a cachoeira. (acordar – pretérito)

b) Eu______________ o trabalho na casa de Pedro. ( levar – futuro)

c) Zeca________________ muitas figurinhas para a sua coleção. (comprar – presente)



4) Complete as frases com um dos verbos entre parênteses:

a) As árvores ______________ seus galhos com o vento de ontem. (balançaram – balançarão)

b) Amanhã, os alunos __________________ na apresentação da escola. (dançaram – dançarão)

c) Os repórteres dos telejornais ________________ hoje a noite sobre as olimpíadas. (falaram – falarão)

d) Os atores____________________ no teatro ontem uma ótima peça. (apresentaram – apresentarão)

http://turminhado4ano.blogspot.com.br/2013/11/tema-verbo-e-pronome.html

Jogos! Divirta-se :D

Verbos:





Pronomes:




Artigo:


Situações problema:

Tema: Números decimais

Tema: Números decimais

1) Escreva algumas situações do seu cotidiano em que os números decimais estejam presentes. Escreva os números por extenso.

pule 5 linhas

2) Observe os valores abaixo, depois responda as perguntas:

Laranjas: R$ 3,50
Carne: R$ 12,90
Ovos: R$ 2,60

a) Qual dos produtos custa mais? Qual seu valor?
b) Qual dos produtos custa menos? Qual seu valor?
c) Coloque os produtos em ordem, do mais barato para o mais caro.
d) Quais desses produtos você conseguiria comprar com R$ 5,00?

3) Responda:

a) Dos números: 0,35; 2,73 e 4,83, em qual deles o algarismo 3 tem maior valor?
b) Dos números 5,14; 1,37 e 2,71, em qual deles o algarismo 1 tem maior valor?

4) Escreva na forma decimal as frações dadas:

a) 1/10

b) 29/100

c) 7/10

d) 5/100

5) Escreva os números decimais abaixo por extenso:

a) 150,3
b) 3,75
c) 0,06
d) 5,8
e) 36

6) Em uma competição de salto em distância, Jucilei saltou 3,7m; Leonardo saltou 3,4m e Bernardo saltou 4,1m.

a) Coloque em ordem os atletas, do primeiro ao terceiro colocado.
b) Qual a distância da medida do salto do primeiro para o terceiro colocado?

http://turminhado4ano.blogspot.com.br/2013/11/tema-numeros-decimais.html

Tema: Situações-problema




1 - Clara está caminhando numa pista que tem 1278 metros. Ela vai dar seis voltas mas já caminhou 2648 metros. Quantos metros ela vai caminhar no total e quantos metros ela ainda deve percorrer?




2 - Um automóvel está indo de Jaú para Araraquara e já percorreu 34 quilômetros. Sabendo-se que a distância total é de 70 quilômetros quantos quilômetros falta percorrer?




3 - Seu Manoel encomendou 9 caixas de azulejos. Cada caixa continha 46 azulejos. Ao abrir as caixas ele verificou que 38 azulejos vieram quebrados. Quantos azulejos ele recebeu sem estarem quebrados?




4 - Dona Júlia faz lenços de seda. Ela usa 48 centímetros de tecido para cada lenço. Quantos centímetros ela usa para fazer sete lenços?

http://turminhado4ano.blogspot.com.br/2014/03/situacoes-problema.html

Jogos Matemáticos



Clique nos links abaixo e divirta-se. :)


Situações problema




Num estacionamento há 4 setores. Cada setor tem 15 vagas. Qual é o número total de vagas?

***pule 6 linhas***

Minha irmã tem 17 anos. Meu pai tem o triplo de sua idade, menos 5. Qual a idade de meu pai?

***pule 6 linhas***

Renan tem 19 anos e Rodrigo tem o triplo de sua idade. Qual a soma das idades dos dois rapazes?

***pule 6 linhas***

Leonora tem 6 anos. Seu irmão tem o triplo de sua idade mais 3 anos. Qual a soma das idades de Leonora e seu irmão?

***pule 6 linhas***

O tio de Mariana tem 45 anos. Em que ano ele nasceu?

***pule 6 linhas***

http://turminhado4ano.blogspot.com.br/2014/04/situacoes-problema.html

Gírias...


Definição - A gíria é uma linguagem de caráter popular, criada e usada por determinados grupos sociais ou profissionais. São criadas para substituir termos ou conceitos oficiais (usados tradicionalmente).

As gírias são próprias de uma determinada época e, muitas vezes, deixam de existir quando caem em desuso. Muitas gírias são tão utilizadas por grande parte da população de um país que acabam sendo incorporadas pelo vocabulário oficial, fazendo parte dos dicionários.


De certa forma, todos os grupos sociais possuem uma certa quantidade de palavras ou expressões que usam em seu ambiente. Estas são chamadas de gírias de grupos. Possuem gírias próprias os estudantes, advogados, jogadores de futebol, médicos, policiais, vendedores entre outros. Muitas gírias são criadas pelos jovens e adolescentes, em função da necessidade de buscar palavras e conceitos novos.

Exemplos de gírias muito usadas pela população:

- Gata ou gato = mulher bonita, homem bonito
- Magrela = bicicleta
- Abrir o jogo = contar a verdade
- Arrancar os cabelos = ficar desesperado
- Baixar a bola = ficar calmo
- Catinga = fedor
- Cabeça-dura = pessoa teimosa
- Com o pé na cova = próximo da morte
- Dar o troco = fazer vingança
- Pagar o mico = passar vergonha




http://turminhado4ano.blogspot.com.br/search?updated-max=2014-05-04T23:52:00-03:00&max-results=3