1

1

Google+ Followers

sábado, 4 de abril de 2015

Trânsito na Ponte da Amizade terá novas restrições durante as reformas - A partir de segunda-feira (6), semáforos funcionarão das 10h às 16h. Medida pretende garantir que tráfego não seja afetado nos horários de pico.

A partir de segunda-feira (6), semáforos funcionarão das 10h às 16h.
Medida pretende garantir que tráfego não seja afetado nos horários de pico.



O trânsito sobre a Ponte Internacional da Amizade, entre o Brasil e o Paraguai, sofrerá novas alterações a partir de segunda-feira (6). As pistas de acesso a Ciudad del Este e Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, foram liberadas no dia 27 de março, quando a estrutura completou 50 anos, e terão o tráfego novamente restrito após o feriado de Páscoa. Para evitar transtornos ao menos nos horários de pico, semáforos controlarão o movimento entre as 10h e as 16h.



A circulação de veículos sobre a ponte será controlada para garantir a segurança de pedestres e operários, que nesta etapa da obra farão reparos na parte de baixo da ponte. Durante este período, serão usados caminhões e guindastes para a descarga de material. Além de limpeza, reparos e pintura, será instalada parte dos suportes das grades e da cobertura da passarela.

A primeira fase, de substituição das placas de concreto das pistas, teve início no dia 19 de janeiro e tinha previsão de ser concluída em quatro meses. O uso de uma máquina especial fez com que a finalização da etapa inicial fosse antecipada em quase dois meses.

Toda a reforma da estrutura está orçada em R$ 10,2 milhões financiados pelo Brasil. As melhorias fazem parte do Projeto Beira Foz, para a recuperação de toda a margem brasileira do Rio Paraná. A reinauguração fará parte das comemorações dos 50 anos da Ponte da Amizade, cujas obras iniciaram em novembro de 1956 e se estenderam até março de 1965.




G1 PR

Gordura trans aumentam o risco de infarto e acidente vascular cerebral - Este ácido graxo também aumenta o colesterol ruim e diminui o bom e é prejudicial para gestantes e lactantes


Este ácido graxo também aumenta o colesterol ruim e diminui o bom e é prejudicial para gestantes e lactantes
Saiba tudo sobre a gordura trans na alimentação

A gordura trans é um tipo de gordura (ácido graxo) que difere em sua ligação química de outros ácidos graxos insaturados. Ela contém ácidos graxos na configuração trans, por um tipo de processo de hidrogenação, que ocorre naturalmente, produzidos a partir da fermentação de bactérias em animais ruminantes, ou artificialmente, pela indústria alimentícia. 
Os alimentos de origem animal, derivados de animais ruminantes, como o leite e a carne, possuem gorduras trans, mas em quantidades insignificantes. Hoje, o maior consumo está relacionado aos alimentos industrializados, onde a gordura trans também pode ser reconhecida como gordura hidrogenada. 
Um óleo encontrado na natureza, por exemplo, possui os átomos distribuídos em posição paralela. No entanto, quando é submetido ao tratamento industrial de hidrogenação, a estrutura química do óleo é modificada, fazendo com que os ácidos graxos fiquem com os átomos em alinhamento transversal - que constituem parte da confecção da gordura trans. 


Malefícios da gordura trans

A gordura trans não é essencial para o organismo, e não oferece nenhum tipo de benefício à saúde. Por isso, não há recomendação de consumo ou valor máximo tolerado. Ao contrário, esse tipo de gordura tem como principal efeito metabólico alterações que prejudicam a saúde. São elas: 
Reduz o colesterol bom e aumenta o ruim: A gordura trans aumenta o LDL-c, colesterol ruim, devido à supressão das atividades de seu receptor no fígado. Isto faz com que o LDL-c continue circulando no organismo, acumulando no plasma e elevando o risco de doença arterial coronariana pelo depósito do colesterol na parede do vaso sanguíneo. Estudos científicos citam que após os 20 anos de idade, o receptor de LDL-c já diminui sua eficiência, assim como em mulheres no período pós-menopausa. 
O colesterol HDL, conhecido como o bom colesterol porque auxilia na remoção das moléculas de colesterol dos vasos sanguíneos, o que evita seu acúmulo progressivo e consequente processo de aterogênese (formação de placa de ateroma), é reduzido com a ingestão da gordura trans. 
Maior risco de AVC e infarto: As chances da pessoa sofrer um acidente vascular cerebral aumentam com maior ingestão de gorduras trans. Isto ocorre devido ao acúmulo de colesterol nos vasos sanguíneos, que culmina com todo um processo inflamatório, a aterogênese, que forma a placa de ateroma. 

Bolachas recheadas são ricas em gorduras trans

A presença da placa de ateroma aumenta o risco de infarto e AVC, pois pode se deslocar nos vasos sanguíneos, diminuindo ou bloqueando o fluxo sanguíneo para importantes órgãos do corpo, como o coração, ocasionando o infarto, ou cérebro, causando o AVC. 
Prejudicial para gestantes e lactantes: Alguns estudos científicos sugerem que a gordura trans é transportada através da placenta, sendo transferida da mãe para o feto. E o efeito é dose-resposta, ou seja, quanto maior o consumo de alimentos ricos em gorduras trans na gestação, maior o risco de transferir a gordura trans ao bebê. 
A literatura científica também sugere que a gordura trans pode afetar o crescimento intrauterino do bebê, por inibição da biossíntese dos ácidos graxos poli-insaturados araquidônico e docohexaenóico, essenciais no processo de crescimento fetal. 
Mães que amamentam também tem esse risco aumentado, visto que há alguns estudos que relatam a transferência da gordura trans pelo leite materno. Por isso, é muito importante um acompanhamento nutricional e uma alimentação totalmente equilibrada e saudável ao longo da gestação e período de amamentação. 

Alimentos ricos em gorduras trans


As gorduras trans podem ser encontradas em diversos alimentos. Elas são adicionadas com o intuito de prolongar a duração (vida útil) dos produtos e melhorar a consistência e a aparência. 



Alguns chocolates contam com gordura trans

Alguns exemplos de alimentos que possuem a gordura trans são: margarinas sólidas ou cremosas, recheios de biscoitos, salgadinhos de pacote e congelados, como salgadinhos de festa, ou pizza congelada, pastéis, macarrão instantâneo, sopas e cremes em pó, coberturas, sorvetes, pães, alimentos pré-assados ou fritos, bolos, tortas, pipoca de micro-ondas, glacê pronto para consumo, dentre outros alimentos industrializados. 

Como evitar a gordura trans


Uma dica para evitar as gorduras trans é comprar os produtos frescos e realizar a preparação e o processo de congelamento, se necessário, em casa. 
A verificação do rótulo do produto é fundamental para escolher aqueles com menor conteúdo de gordura trans. O consumidor deve estar atento à lista de ingredientes, a nomes como "gordura hidrogenada" e "gordura parcialmente hidrogenada". Também, atenção ao produto cujo fabricante admite no rótulo que "não contém gordura trans". Como forma de compensar, alguns produtos não possuem a gordura trans, mas possuem a gordura saturada em maior quantidade. Apesar dessa ser melhor assimilada pelo organismo, deve-se optar pelos alimentos fonte de gorduras insaturadas, com benefícios à saúde já comprovados cientificamente, como o azeite de oliva extra virgem e óleo de canola, por exemplo. 
Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Santa Catarina listou 23 ingredientes que podem conter a gordura trans. Confira: 

Gordura de soja parcialmente hidrogenada
Gordura hidrogenada
Gordura hidrogenada de soja
Gordura parcialmente hidrogenada
Gordura parcialmente hidrogenada e/ou interesterificada
Gordura vegetal hidrogenada
Gordura vegetal parcialmente hidrogenada
Hidrogenada
Margarina vegetal hidrogenada
Óleo de milho hidrogenado
Óleo vegetal de algodão, soja e palma hidrogenado
Óleo vegetal hidrogenado
Óleo vegetal líquido e hidrogenado
Óleo vegetal parcialmente hidrogenado
Creme vegetal
Composto lácteo com gordura vegetal (2º ingrediente gordura vegetal)
Gordura
Gordura vegetal
Gordura vegetal de girassol
Gordura vegetal de soja
Margarina
Margarina vegetal
Mistura láctea para bebidas (3º ingrediente gordura vegetal). 


Quantidade recomendada

Não há recomendação de ingestão diária de gordura trans. No entanto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta que o consumo máximo desse tipo de gordura deve ser menor do que 2 gramas por dia. Segundo a OMS, um consumo de 5 gramas de gordura trans por dia aumenta em 23% o risco de doenças coronarianas.
Seu corpo pode dar sinais de que você está abusando das gorduras trans. Seus marcadores bioquímicos cardiovasculares podem estar alterados, como o perfil lipídico. Por isso, é primordial um acompanhamento regular e realização de exames periódicos. E claro, evitar ao máximo a ingestão de alimentos que contam com a gordura trans. 


Fontes consultadas

Nutrólogo Durval Ribas, presidentes da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). 
Nutricionista Patrícia Carvalho de Jesus, mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal Fluminense. 


Yahoo

Responsável pela dieta das famosas desvenda 8 mitos e verdades sobre o chocolate

Chocolate causa acne? 
Ajuda a melhorar o humor? 
Marie Claire consultou Theo Webert, nutriendocrinologista de Giovanna Ewbank, Grazi Massafera, Giovanna Antonelli e Anitta, para saber as respostas destas e mais dúvidas para você comer com consciência nesta Páscoa
Para você comer chocolate nesta Páscoa e não se arrepender depois, Marie Claire pediu que Theo Webert,nutriendocrinologista de Giovanna Ewbank, Grazi Massafera, Giovanna Antonelli e Anitta, esclarecesse 8 mitos e verdades sobre o alimento, como se de fato ele causa acne, se o amargo é uma opção mais saudável, se a versão diet engorda... Aqui, confira a resposta para essas e outras dúvidas.

1. Chocolate ajuda a melhorar o humor
As substâncias encontradas no chocolate ajudam até mesmo a controlar a ansiedade e diminuir o estresse. "O chocolate é rico em magnésio e triptofano, um aminoácido responsável pela síntese da serotonina e endromina que são hormônios responsáveis pelo bem-estar, agindo diretamente no humor", explica o especialista. "Estudos recentes comprovam que quando consumidos no início da manhã e no final da tarde diminuem o nível de cortisol, o hormônio do estresse."

2. Chocolate causa acne
O chocolate não tem ligação direta com o surgimento daacne. "Os estudos ainda são muito controversos, mas o que se aposta hoje é que o chocolate não causa acne, mas sim a gordura contida nele aliada a outros fatores, como aumento da oleosidade da pele ou até mesmo distúrbios hormonais."

3. Chocolate é pobre em nutrientes
O chocolate tem, sim, substâncias benéficas para a saúde. "Ele é rico em antioxidantes, principalmente aqueles que têm mais cacau, além dos flavonoides que contêm cromo, ferro, fósforo, magnésio, potássio e cafeína."



4. Chocolate diet engorda
"O termo diet se aplica a alimentamos que participam de dietas pobres em nutrientes como carboidratos, proteínas e gorduras. O chocolate diet não possui açúcar, mas isso não significa que ele não tenha carboidratos que estimulam a liberação de insulina, um dos principais hormônios responsáveis pelo acúmulo de gordura, ou seja, mesmo sendo diet, ele pode engordar."

5. Chocolate aumenta o colesterol ruim
Pelo contrário, o chocolate ajuda a diminuir o LDL, ocolesterol ruim. "Ele é rico em flavonoides, especialmente epicatequina, que é um poderoso antioxidante. Eles fornecem ao corpo diversos benefícios por controlar os radicais livres, como proteção contra câncer, proteção do sistema cardiovascular, da pressão arterial e, além disso, melhora o colesterol ruim."

6. Quanto mais cacau, mais benéfico o chocolate é para a saúde
"A quantidade de cacau presente nos chocolates representa o quão 'puro' ele é, quanto mais cacau, maior o nível de triptofano e de antioxidantes, que atuam diretamente no controle da pressão arterial, prevenção do câncer, proteção de oxidação da pele quando exposta ao sol, proteção cerebral, melhora o nível do colesterol ruim e na sensação de bem-estar."



7. Chocolate amargo ajuda a emagrecer
Se está querendo perder alguns quilinhos, mas ainda assim não dispensa um doce, aposte no chocolate amargo, pois ele realmente irá ajudá-la a controlar o consumo decalorias. "O chocolate amargo possui no mínimo 70% de cacau em sua composição, além de não possuir leite e ter uma menor quantidade de gorduras. Como o cacau é rico em triptofano, ele proporciona aumento do nível de serotonina, que irá melhorar o humor e consequentemente você conseguirá controlar mais facilmente o ataque às calorias extras, ajudando no processo de emagrecimento."

8. Chocolate faz mal para o coração
"O chocolate amargo, que tem mais cacau em sua composição, é rico em flavonoides, antioxidantes que protegem o coração. Além disso, quando é retirada a amêndoa do cacau para fazer o chocolate, dela é extraído o pó amargo e a manteiga de cacau que contêm gorduras boas, as poli-insaturadas, que atuam na proteção cardíaca."



MARIE CLAIRE / via G1

Com mais de 60% de deputados e senadores acima dos 50 anos, Congresso não reflete demandas dos jovens

Mulheres e negros também tem participação minoritária; projeto quer limitar reeleição 

Quando uma manifestação de cunho político no Brasil ganha as ruas, ela é, geralmente, organizada e composta maioritariamente por jovens. Apesar disso, esse engajamento não se repete na representatividade do Congresso Nacional. Nas duas Casas Legislativas, a Câmara e o Senado, 62% dos parlamentares estão acima dos 50 anos. Na Câmara, eles representam 59%. No Senado, chegam a 87%. 
“No caso do Senado, isso se justifica. É uma casa destinada a representar os Estados, não a população. Tanto que frequentemente são recrutados ex-governadores, ex-presidentes”, explica o professor José Alvares Moisés, diretor do Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas da USP (Universidade de São Paulo). 

Na Câmara, o grupo majoritário (36,84%) está na casa entre 51 e 60 anos. Mas existem os deputados novatos. A faixa entre 21 e 30 anos conta com 20 integrantes, o que representa 4% da casa. 

Uldurico Junior (PTC-BA), de 23 anos, é o caçula do legislativo nacional. Integrante de uma família de políticos (ele é filho do ex-deputado federal Uldurico Pinto e neto do também ex-deputado José Alencar Furtado), o estudante universitário foi eleito na primeira eleição que disputou. 
— Na minha região, eu sentia falta de um representante a nível federal. Eu me propus a ser candidato, sempre gostei muito de política, sempre quis entrar e não tinha idade até então. 

Na outra ponta da pirâmide etária está Bonifácio de Andrada (PSDB-MG), que completa 85 anos em maio e é o mais velho do legislativo. Apenas como deputado federal são dez mandatos. 

Ele destaca que um dos principais amadurecimentos que a experiência traz é perceber que alguns objetivos “são difíceis de serem atingidos”. 
— A idade é muito importante, a participação dos jovens é muito importante, principalmente quando são jovens esclarecidos. Mas, a experiência daqueles que têm mais tempo de parlamento é válida, porque a política é muito complexa, é cheia de riscos e as pessoas mais experientes, logicamente, têm uma vivência maior.
Fonte: ROBERTO LORENZON

Jovem de 24 anos morre em acidente entre moto e caminhão na BR-470, em Indaial

Scheila Cechelero estava na carona de uma moto conduzida pelo irmão. 

Uma jovem de 24 anos morreu em um acidente de trânsito na tarde desta quinta-feira na BR-470, em Indaial. Scheila Cechelero estava na carona de uma moto, com placa de Benedito Novo, conduzida pelo irmão. A colisão ocorreu por volta de 14h15min no Km 73 da rodovia. 

A moto bateu na lateral esquerda da cabine de um caminhão com placas de Timbó, que, segundo a Polícia Rodoviária Federal, cruzou a rodovia sem passar pelo trevo. Scheila chegou a ser socorrida, mas morreu a caminho do hospital. O condutor da moto, 27 anos, teve ferimentos graves e foi encaminhado pelos bombeiros para o Hospital Beatriz Ramos, de Indaial, que não divulgou o estado de saúde. 

O motorista do caminhão, 56 anos, saiu ileso. Segundo a PRF, será aberto inquérito para apurar o acidente. 

Fonte: DIÁRIO CATARINENSE

Horóscopo sábado 04 de abril de 2015



ÁRIES 

Tudo tem seu tempo certo e sua medida certa também. Para ter certeza de quando e como isso é assim, você precisa pensar menos com lógica e mais com a intuição, que enxerga além das aparências e orienta com eficiência. 

TOURO 

O cansaço excessivo é perigoso, pois somado ao nervosismo e tensão reinantes na atualidade pode acabar provocando ataques que derrubem questões que você demorou muito para erguer. Isso precisa ser evitado com sabedoria. 

GÊMEOS 

Antes de começar a julgar outrem, parta do princípio de que a vida é uma experiência complexa, isto é, não se pode pedir coerência e homogeneidade de nada nem de ninguém. Parta desse princípio e tudo será mais fácil. 

CÂNCER 

Os boatos de que as coisas estão todas ladeira abaixo permanecerão assim, boatos, pois para você as coisas tendem a progredir num sentido bastante interessante. Mesmo havendo adversidades, confie no progresso. 

LEÃO 

O panorama se amplia, mas tudo é muito abstrato ainda. Para que as coisas adquiram mais consistência e as ideias comecem a transformar-se em realidade concreta, você precisa falar menos e trabalhar muito mais. 

VIRGEM 

Esta é uma parte solitária do caminho, na qual sua alma precisa tomar decisões sem ter nenhuma certeza a respeito dos resultados. Essa é uma situação de verdadeiro risco, mas que vale a pena assumir em nome da aventura. 

LIBRA 

Preocupar-se não seria a melhor maneira de lidar com as pessoas que ingressaram em sua vida. As coisas serão muito mais fáceis do que você imagina, porém, requerem sua atenção constante, pois nada acontecerá por si só. 

ESCORPIÃO 

Prefira a solidão. Essa é muito mais segura, pois de que serviria a alma andar acompanhada, mas não saber por onde está andando? Melhor conhecer o caminho e andar só por um tempo, pois isso seria temporário. 

SAGITÁRIO 

Neste momento você deveria olhar ao seu redor em busca dessas pessoas com as quais possa dividir um pouco do regozijo que circula através das conquistas e avanços. Estabeleça vínculos para compartilhar o regozijo. 

CAPRICÓRNIO 

Nada seria melhor neste momento do que você se livrar de uma boa parte do seu passado. Traumas, sonhos frustrados e expectativas que decepcionaram: faça um pacote com tudo isso e jogue-o ao fogo para purificar-se. 

AQUÁRIO 

Tudo que de melhor o futuro pode trazer depende de você conversar, agora, com as pessoas certas. Saberá reconhecê-las intuitivamente, pois estão todas por aí, por perto e dispostas a oferecer ajuda. 

PEIXES 

A experiência da vida é como um jogo de consciência, no qual tudo depende do foco que você der ao que acontece. Por exemplo, as limitações materiais podem eventualmente servir para ampliar sua vida espiritual.

Fonte: ZERO HORA

Paolla Oliveira terá de engordar 15kg para novo papel

Dona de um corpo perfeito, exibido diversas vezes na minissérie Felizes para Sempre?, Paolla Oliveira vai engordar 15kg! 
Tudo para ser a estrela do filme Diário de Uma Gordinha, que será dirigido por Márcio Garcia e contará a história de uma guria que sofreu bullying na adolescência por estar acima do peso, perdeu 30kg e virou miss! 

Tatá Werneck e Deborah Secco também oram cogitadas para estrelar o longa, que acabou ficando mesmo com Paolla.

Fonte: DIÁRIO GAÚCHO

Mulheres obesas têm mais chances de desenvolver vários tipos de tumor


Se você está acima do peso, é preciso se preocupar também com tipos de tumor comuns nessa situação. Alguns deles são os de mama, de intestino, vesícula biliar, rim, pâncreas e esôfago. Por causa de todos esses riscos, mudar os hábitos alimentares e sair do sedentarismo é muito importante. 

Você deve estar se perguntando de onde saiu essa ideia. Estudos divulgados em 2015 pela Cancer Research UK, um centro público de pesquisas do Reino Unido, apontou que mulheres obesas têm 40% mais de chances de desenvolverem câncer ao longo da vida, comparando com outras de peso normal. 

E foi essa pesquisa que apontou os tipos de tumor citados. Em um grupo de mil obesas, 274 foram diagnosticadas com um câncer ligado ao sobrepeso em algum momento da vida. No grupo com peso saudável, foram 194. 

A pesquisa considera a realidade do Reino Unido, onde um quarto das mulheres é obesa. Anualmente, entre as britânicas, 18 mil mulheres desenvolvem tipos de tumor ligados ao sobrepeso. 

Conforme levantamento feito pelo Ministério da Saúde, no Brasil, em 2014, 47,4% das mulheres foram consideradas acima do peso. E segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o controle da obesidade poderia resultar numa redução dos casos, por exemplo, de câncer de mama, cuja obesidade é responsável por 14% das suas ocorrências. 

Relação do estrogênio com os tumores 
O estudo britânico concluiu que a obesidade pode aumentar o risco de câncer por conta da produção de hormônios pelas células de gordura, em especial o estrogênio. Acredita-se que esse hormônio funcione como “combustível” para o desenvolvimento dos tumores. 

A maioria dos tumores não apresenta sintomas que permitam um diagnóstico precoce. O que é possível, pelo menos em dois dos casos (mama e útero), é a realização do exame preventivo com regularidade. 

Por outro lado, um bom percentual de chances de desenvolver alguns tipos de tumor poderia ser descartado se, também como medida preventiva, as mulheres realizassem regularmente um check-up médico, para levantar as causas do sobrepeso e buscar formas de combatê-lo, seja na alimentação, pela realização de exercícios físicos ou mesmo com tratamento médico. 

Obesidade vai além dos tipos de tumor 
Mas a obesidade pode gerar bem mais complicações e tão mortais quanto os tipos de tumor. Podemos citar também doenças graves, como a pressão alta, que também é um fator de risco para o coração, e que aumenta com o peso e a idade. 

A obesidade também é considerada um dos fatores mais significativos para gerar a resistência à insulina, que leva ao diabetes tipo 2. É um fator importante para o desenvolvimento de doenças coronarianas, que podem levar ao infarto. Colesterol elevado também é resultado de maior peso, e eleva o risco de doença do coração em 20%. 

Infertilidade, dor lombar, infecções da pele, úlceras e pedra na vesícula biliar são outras condições relacionadas à obesidade e que deveriam servir de alerta para quem não está preocupado com o ganho de peso. Muitas vezes, ao perceber esse processo, a eliminação de seis a sete quilos acaba diminuindo também os riscos de maiores incômodos na saúde.

Fonte: TERRA

Café reduz o risco de câncer no fígado, revela estudo


Um estudo realizado por cientistas do instituto britânico World Cancer Research Fund International (WCRF) revelou que os homens que consomem pelo menos uma xícara de café por dia são menos propensos a desenvolver câncer de fígado. Os dados mostraram que em 21% dos casos a doença não foi desenvolvida, em comparação com os homens que não tomam a bebida diariamente. 

Segundo os pesquisadores, nas mulheres o hábito de beber café não foi fortemente associado com uma diminuição do risco de câncer. Mas os cientistas afirmam que existe uma forte evidência que liga o consumo de café com um menor risco de tumor de fígado. 

A pesquisa é parte de um “Projeto de atualização contínua”, desenvolvido pelo WCRF. Os dados publicados neste mês fazem parte de uma atualização de um estudo anterior que saiu em junho de 2014. De acordo com o último relatório, divulgado em 2012, o câncer de fígado é a segunda forma mais comum de câncer e é responsável pela morte de cerca de 746 mil pessoas em todo o mundo. Os números mostram que os casos de câncer de fígado estão aumentando. 

As últimas estatísticas revelam que cerca de 626.162 pacientes foram diagnosticados com uma forma de câncer no fígado, mas este número aumentou em 2012 e chegou a 782.451. Especialistas acreditam que até 2035 o número de pessoas com câncer de fígado irá aumentar em 70%, quando haverá mais de 1.341.344 casos de câncer de fígado no mundo. 

Os pesquisadores basearam o recente relatório sobre 34 estudos que envolveram mais de 8 milhões de pessoas e cerca de 24.600 pacientes diagnosticados com câncer de fígado. Os cientistas constataram que certos compostos encontrados no café podem fortalecer o sistema imunológico . 

Isto acontece devido ao fato dos compostos contidos no café induzirem o sistema de defesa endógeno. Os pesquisadores também descobriram que as substâncias contidas no café têm a capacidade de reaparar o DNA e também podem exercer um efeito quimiopreventivo. O novo estudo mostra que o café pode ajudar a reduzir os danos no DNA das células do sangue. 

É importante verificar as alterações da hipercalcemia (aumento do cálcio no sangue), hipoglicemia (diminuição do açúcar no sangue), ginecomastia (aumento da mama em homens), eritrocitose (aumento dos glóbulos vermelhos do sangue) e os altos níveis de colesterol. Além desses aspectos, você deve observar os seguintes sintomas: 

– dor abdominal 
– massa abdominal 
– perda de peso inexplicada 
– perda de apetite 
– mal-estar 
– icterícia (tonalidade amarelada na pele e nos olhos) 
– ascite (acúmulo de líquido no abdômen). 

Diagnóstico 

De acordo com informações do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o que chama muita atenção no diagnóstico do câncer no fígado é o pequeno tempo de evolução. Segundo especialistas, o paciente apresenta uma doença geralmente muito avançada ao diagnóstico com um tempo de evolução dos sintomas muito curto. O tempo que o tumor leva para duplicar o volume de “massa tumoral” é muito curto em comparação com outros tipos de cânceres.

Fonte: TERRA

Homem executado em Piratuba foi alvejado pelo cunhado com quatro tiros


O Instituto Médico Legal de Joaçaba confirmou ao jornalismo da ATUAL FM que Ivonei Marsaro, 36 anos, assassinado na quinta-feira, dia 2, em Piratuba, foi atingido por quatro tiros. Segundo a necropsia, dois disparos atingiram as costas da vítima, um o peito e outro foi em um dos braços. O suspeito de ter cometido o homicídio ainda não foi localizado pela Polícia Militar de Piratuba. 

Gilberto Giacomin, 42 anos, é o suspeito e depois de atirar contra o próprio cunhado fugiu com um veículo Fiat/Siena com placas de Ipira. O carro foi encontrado abandonado distante três quilômetros de Linha Missioneiro, local do crime. A suspeita é de que Giacomin atravessou com um barco o Rio do Peixe e seguiu sentido Linha Península. 

A PM acredita que o desentendimento ocorreu devido a questões relacionadas à água que abastece o imóvel onde os dois moravam e eram vizinhos. O crime ocorreu na cozinha do imóvel. Segundo o setor de investigação da Polícia Civil, os dois já haviam se desentendido em outras oportunidades, porém se acertavam semanas depois. Dessa vez, o fim foi trágico. O delegado Deivid Tranche Lima está comandando as investigações e ainda tenta a prisão do foragido.

Fonte: RÁDIO ATUAL FM

Empregador que atrasar pagamento de salário poderá pagar multa


Projeto que tramita no Senado Federal propõe penalização em 5% do valor do salário para empresa que não pagar funcionário até o quinto dia útil do mês. 

O empregador que atrasar o pagamento de salário do trabalhador até o quinto dia útil do mês poderá pagará multa de 5% do salário, acrescido de 1% por dia de atraso. 

A proposta altera a CLT. O autor do projeto, senador Reguffe (PDT-DF), ressalta que a medida protege o empregado, que é a parte mais vulnerável de uma relação de trabalho: 

— Hoje, quando o empregador atrasa o salário, o empregado não tem suas contas atrasadas também. Ele não pode atrasar o pagamento da sua conta de água, conta de luz, das suas despesas mensais. Então, é justo que quando o empregador atrasa o salário, que ele pague uma multa sobre esse atraso. Do mesmo jeito que se qualquer pessoa atrasa um pagamento, essa pessoa tem que pagar uma multa sobre o atraso desse pagamento. 

A súmula 381 do Tribunal Superior do Trabalho prevê que o salário atrasado deverá ser pago com correção monetária. Reguffe acredita que, por conta do receio do trabalhador de buscar seus direitos, os empregadores acabam fazendo o pagamento no momento que lhe convém, e é preciso coibir essa ação. 

O senador já havia apresentado projeto semelhante em 2011, ainda na Câmara dos Deputados. A proposta atual aguarda análise na Comissão de Assuntos Sociais. 


Fonte: Claudério Augusto

Polícia Federal tenta coibir comércio da droga GHB em festas de SC


'Identificação desses eventos é nova, mas está registrada', afirma delegado. 
Rapaz diz que chegou a ser estuprado enquanto estava sob efeito da droga. 

A Polícia Federal de Santa Catarina acredita que a droga GHB, que é utilizada de maneira abusiva em festas, entre no Brasil e no estado pela Europa e trabalha para impedir a circulação, como mostrou o RBS Notícias desta quarta-feira (1º). 

A droga que surgiu como anestésico e foi proibida por causa do alto poder alucinógeno e até letal já causou a primeira morte em Santa Catarina e deixou duas pessoas na UTI no carnaval. O rapaz de 25 anos morreu após tomar a substância em uma festa tradicional na Praia Mole, em Florianópolis. O prontuário indicou uma parada cardiorrespiratória. Dois cariocas, de 25 e 36 anos, também tomaram GHB, achando que era água, segundo eles, e ficaram internados na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Universitário. 

"A identificação desses eventos é um fato novo, mas que já está registrado, chama a atenção da Polícia Federal, que vai passar a tentar coibir esse tipo de tráfico", confirma o delegado Trevisan. 

"A Polícia Federal não tem nenhum registro de apreensão de GHB em Santa Catarina, mas sabe da circulação dessa mercadoria, principalmente em alguns eventos, como carnaval", afirma Gustavo Trevisan, delegado da Polícia Federal no estado. Quem distribui GHB pode pegar pena de até 15 anos de reclusão. 

Em uma apreensão a Polícia Federal desconfiou do frasco semelhante ao de um produto de limpeza. Dentro havia o Ácido gama-hidroxibutírico, conhecido como GHB. A policia apreendeu a droga no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, às vésperas do Carnaval. "Segundo informações essa droga seria distribuída em Santa Catarina", afirma o delegado Trevisan. 

A substância é geralmente misturada com água. Poucos goles separam a sonolência, a desinibição e a morte. Por causa das alucinações e da dependência o GHB foi proibido. No começo ele era legal, vendido como um anestésico. 

Uso da droga sem sabe 
Nos últimos 11 anos, Santa Catarina registrou 19 casos menos graves. Mas, segundo a médica do Centro de Informações Toxicológicos, Marlene Zannin, nem todos provaram o GHB por vontade própria. 

"Pessoas que relataram estar num estacionamento e depois aparecer em outro lugar, e ao longo da semana perceber que todo dinheiro do banco tinha desaparecido. Enquanto estão sob efeito da substância, as pessoas não lembram do que acontece naquela situação", afirma a especialista. 

O efeito é semelhante ao do Boa Noite Cinderela. Um rapaz de Salvador entrou em contato com a reportagem da RBS TV e contou o que aconteceu dentro de uma festa, também na Praia Mole, no ano passado. 

"Eu estava num grupo de pessoas e elas foram muito maldosas. Elas colocaram. Eu não estava sentido o gosto. Comecei a perder a força, perder a força e eles me levaram para um lugar escuro e aconteceu dos três me estuprarem. Falei com alguns psicólogos, tive muito ataque de pânico", afirma a pessoas que prefere não se identificar. 

Ela acredita que não são todos os casos que entram para as estatísticas e faz um alerta: "Para que as pessoas que nunca usaram, que não usem que a vida vale mais do que uma balada".

Fonte: G1

Anvisa aprova novo medicamento oral para hepatite C

Este é terceiro medicamento para o tratamento da doença registrado pela Anvisa em 2015 

O Diário Oficial da União publicou nesta segunda-feira (30) o registro do Sovaldi (sofosbuvir). Este é terceiro medicamento para o tratamento da hepatite C registrado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em 2015. 

Com o registro, a substância passa a integrar a lista de medicamentos inovadores — também composta pelo Daklinza (daclatasvir) e Olysio (simeprevir) — que tiveram processos de análise de registros priorizados pela Anivsa a pedido do Ministério da Saúde em setembro de 2014. 

A priorização de análise torna mais ágil o processo de registro dos medicamentos pela Anvisa. Apesar da maior agilidade no processo, todas as etapas para o registro de um medicamento no País são mantidas como: análise da tecnologia farmacêutica, de eficácia e de segurança 

O medicamento Sovaldi foi aprovado pela Anvisa na forma farmacêutica comprimido e concentração de 400 mg. A administração deve ser feita por via oral em adultos, uma vez por dia, sempre de acordo com a recomendação médica. 


Tempo de aprovação 

O tempo de análise transcorrido após a priorização dos pedidos de registros dos medicamentos Daklinza (daclatasvir) foi em torno de quatro meses, do Olysio (simeprevir) foi de cinco meses. Já o prazo para o registro do Sovaldi (sofosbuvir) levou cerca de seis meses. 

Também está sob a avaliação prioritária da Anvisa uma associação medicamentosa de cinco fármacos (dasabovir + ombitasvir + ritonavir + veruprevir + sofosbuvir) para o tratamento da hepatite C. O processo está, no momento, aguardando cumprimento de exigências por parte da empresa. 


Fonte: R7