1

1

Google+ Followers

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

ENSINO RELIGIOSO: DINÂMICA: EU ME GOSTO



Mais uma dinâmica espero que gostem

COMO EU ME SINTO


Auto-estima é o sentimento que cada pessoa tem por si mesma e pelo seu eu interior.
Ela sofre variações diárias. Quando estamos bem, então a auto-estima fica em alta. Quando estamos mal, com uma grande sensação de descontentamento interior, a auto estima fica em baixa.
Isso tem a ver com a forma que cada um trabalha os seus sentimentos, valorizando mais os momentos agradáveis ou, infelizmente, ampliando os desagradáveis.
A auto-estima é dinâmica e perceptível a partir da compreensão do sentimento de identidade, das valorizações e de entender o plano Deus na vida de cada pessoa.
Cultivar e promover a alegria do Senhor Jesus, saber usar como uma poderosa fonte de poder espiritual, e assim melhorar a auto-estima, e para isso precisamos estar na ‘rocha’.


DINÂMICA: EU ME GOSTO


Objetivo: Incentivar os adolescentes a refletirem sobre sua auto-estima.
Baseado em: Provérbios 17.22, Neemias 8.10
O que você irá precisar: Folhas de papel sulfite, conjunto de folhas coloridas (vermelho, azul, branco), caneta, cola.


O que você deverá fazer:
1. O facilitador entregará meia folha de papel sulfite para cada participante e solicita que escreva uma situação extremamente positiva que tem acontecido com ele ultimamente.
2. No verso da folha, o participante deverá escrever uma situação difícil que tenha causado sentimentos negativos. (não precisa colocar nome)
3. O facilitados recolherá todas as folhas dos participantes e as guardará consigo.
4. O facilitador distribuirá o conjunto de folhas coloridas com o seguinte código:
· Vermelho: muito chateado
· Azul: mais ou menos chateado
· Branco: não me chateia
5. O facilitador explicará que lerá algumas situações que podem ocorrer com qualquer um deles.
6. Á medida que o facilitador for lendo uma frase, cada participante deverá arrancar um pedaço da folha colorida, de acordo com o código. O facilitador dá um exemplo: lerá uma frase e rasgara um pedaço de sua folha de papel, de acordo com o que ele sente diante daquela situação.
7. O facilitador lerá as situações que julgar adequadas, escritas pelos adolescentes.
8. Em seguida, solicitará os participantes a colarem ou montarem um quebra-cabeça com os pedaços de papel recortados, a cor vermelha de um lado, a cor azul no meio e cor branca do outro lado.


Pontos para discussão:
a) Identificar situações que incomodam

b) Que cores aparecem mais?

http://bloguinhovania.blogspot.com.br/2014/12/dinamica-eu-me-gosto.html

ENSINO RELIGIOSO: DINÂMICA: SABER OUVIR




Objetivo: Desperta no aluno o sentimento de compreensão dos problemas do próximo.
Baseado em: 1 Tessalonicenses 5.14


O que você deverá fazer:
1. O facilitador irá dividir os participantes em dois grupos com quantidades iguais.
2. O primeiro grupo sai da sala para receber a orientação: “Cada um deverá inventar um problema que estar passando para contar para uma pessoa do outro grupo que está na sala.”
3. O segundo grupo fica na sala e recebe a orientação: “ Vocês ficaram sentados esperado o outro grupo chegar. O grupo grupo chegará e sentará perto de você para contar um problema. Metade de vocês prestaram muita atenção no que eles estão falando, e a outra mestade de vocês irão ignorar (desenhando, não deixando o outro falar, olhando pro céu, etc..)
4. O primeiro grupo chega e cada um senta perto de um adolescente do segundo grupo e começa a contar o seu problema. Tempo: 10 minutos


Pontos de discussão:
a) O que você sentiu a ser ignorado pelo outro?
b) O que você sentiu quando o outro te deu total atenção?
c) É fácil saber ouvir?


Texto para entregar no final da dinâmica:
ATENÇÃO EMPÁTICA


Procure primeiro compreender, depois ser compreendido ...poucas pessoas têm um treinamento para ouvir.
Tentar primeiro compreender implica uma mudança profunda no paradigma. Tipicamente, nos procuramos primeiro que nos compreendam. A maior parte das pessoas não conseguem escutar com a intenção de compreender. Elas ouvem com a intenção de responder. Elas estão constantemente projetando suas experiências anteriores no comportamento dos outros.
Nossas conversas tornam-se monólogos coletivos, e nunca entendemos o que realmente se passa dentro de outro ser humano.Podemos estar conversando com outra pessoas, ouvindo o que ela diz de várias formas:
- Ignorando a outra pessoa, isto é, não escutamos nada.
- Fingimos que escutamos; dizemos: sim, sei, claro...
- Temos apenas uma atenção seletiva, ouvimos apenas o que nos interessa.
- Prestamos atenção nas palavras, podemos repetir a ultima frase que foi dita, mas pouco sabemos sobre o assunto.

PRECISMOS DESENVOLVER NOSSA ATENÇÃO EMPÁTICA, OUVIR, PROCURANDO ENTENDER O SIGNIFICADO, O SENTIMENTO.

http://bloguinhovania.blogspot.com.br/2014/12/dinamica-saber-ouvir.html

DINÂMICAS DE DESCONTRAÇÃO - DINÂMICA: A TEMPESTADE

DINÂMICAS DE DESCONTRAÇÃO - DINÂMICA: A TEMPESTADE

Objetivo: Promover a descontração dos participantes do grupo.
O que você irá precisar: Fichas com perguntas bíblicas.
Tempo: 10 minutos.

O que você deverá fazer:
1. O facilitador pedirá a todos os participantes a ficarem sentados em círculo (não deverá sobrar cadeiras vazias).
2. O facilitador explicará o jogo:
a) Vamos fazer uma viagem pelo mar;
b) Quando no decorrer da viagem eu falar “estibordo”, então todos devem pular uma cadeira para a direita;
c) Quando ocorrer uma onda para esquerda e eu falar “bombordo”, então os participantes pulam uma cadeira para esquerda;
d) Quando eu disser “tempestade”, todos trocam de lugar.
3. No momento da tempestade o facilitador toma o lugar de um participante (não pode contar). O participante que ficar em pé deverá responder uma pergunta bíblica.
4. Em seguida, toma seu lugar e continua o jogo.


DINÂMICA: BALÃO NO PÉ


Objetivo: Promover a descontração do grupo.
O que você irá precisar: 1 balão para cada participante, pedaços de cordão. Aparelho de som e música alegre.


O que você deverá fazer:
1. O facilitador solicitará o grupo a ficar no centro da sala, em pé.
2. Distribuir um balão e um pedaço de cordão para cada participante.
3. Cada participante inflará o balão, amarrará e prender no tornozelo direito.
4. Iniciar uma música para todos dançarem.
5. Ao código do facilitador ou a uma pausa da música, podem estourar os balões dos outros.
6. O jogo terminará ao final da música.


Pontos para discussão:
a) Quantos balões sobraram?
b) Como cada um se defendeu para proteger o seu balão?


Resultado esperado: Ter promovido o aquecimento e descontração para outras atividades.

http://bloguinhovania.blogspot.com.br/

Ficha de leitura: Tema Cor


também cartão de vocabulário tema cores



EDUCAÇÃO S/A

Bingo silábico tema animais


http://bloguinhovania.blogspot.com.br/2015/01/bingo-silabico-tema-animais.html

ENSINO RELIGIOSO - Bingo "As pragas do Egito"

Bingo "As pragas do Egito"









http://bloguinhovania.blogspot.com.br/2015/01/bingo-as-pragas-do-egito.html

No jogo do Sistema solar temos que fazer adaptações:

No jogo do Sistema solar temos que  fazer adaptações:



* Na comparação da distancia do Sol ganha quem estiver mais próxima do Sol.

* Na rotação e translação ganha quem faz em menos dias ou menos horas.

* Na temperatura ganha quem tiver a maior temperatura. (lembrando que - 12ºC é maior que -30ºC pq está mais proxima do 0ºC)

* O Sol é carta coringa que ganha de todas.


Não esqueça de postar o comentário...........
Caso uso no seu blog não esqueça os devidos créditos

http://bloguinhovania.blogspot.com.br/

Jogo Quem? O que? Onde? Tema Fábulas





http://bloguinhovania.blogspot.com.br/2015/01/jogo-quem-o-que-onde-tema-fabulas.html

ENSINO RELIGIOSO - ESTOU CRESCENDO

ESTOU CRESCENDO

Texto bíblico: 1 Samuel 1.24 e 2.21
Versículo para memorizar: “Escuta, Senhor, a mina oração...” Salmo 86.6
Objetivo: ensinar a criança a crescer nas coisas de Deus




Oração
“Senhor, ajude-me a aprender mais da Sua Palavra. Em nome de Jesus, amém.”

Versículo
Mostrar o cartaz o versículo. Pode ser usadas técnicas de memorização.

Historia


Caixa Surpresa: Livrinho de histórias bíblicas


Samuel já está grandinho. Ele mora com o sacerdote Eli, na igreja, ajuda nos serviços e é muito obediente. Hoje Samuel está esperando uma visita. Quem será? Ah! É a mamãe. Ela vem todo ano visitá-lo.
A mamãe do Samuel chegou, trazendo um presente: uma túnica nova.
Samuel deve ter abraçado a mamãe e dito: “Que túnica linda, obrigado mamãe!”
Ana mama muito seu filho. Apesar de ficar longe dele, ela está feliz, porque Samuel cresce nas coisas de Deus. Você também pode crescer nas coisas de Deus, sabe como/ orando antes de dormir, agradecendo pelas refeições, indo à igreja, ouvindo as histórias da Bíblia.

Brincadeira
Medir a altura das crianças. Fazer Painel.

Atividade
Colorir a figura e desenhar as crianças ouvindo historia.




Lembrancinha

http://bloguinhovania.blogspot.com.br/

capa caderno para imprimir em Libras





http://bloguinhovania.blogspot.com.br/2015/01/capa-caderno-para-imprimir-em-libras.html

Jogo de frases: Quem, o que, onde? turma da Monica


O que?

Onde?

http://bloguinhovania.blogspot.com.br/2015/02/jogo-de-frases-quem-o-que-onde-turma-da.html

Atividades projeto A casa sonolenta



Capa para portfolio


Para recortar e montar













http://bloguinhovania.blogspot.com.br/2015/02/atividades-projeto-casa-sonolenta.html

Vocabulario A casa Sonolenta



Vocabulário



http://bloguinhovania.blogspot.com.br/2015/02/vocabulario-casa-sonolenta.html

MODELO - PLANEJAMENTO ANUAL BERÇÁRIO

MODELO - PLANEJAMENTO ANUAL BERÇÁRIO

OBS: Planejamento elaborado em conjunto por professoras da escola CEI Recanto dos Humildes (São Paulo/SP)


CUIDAR DE SI, DO OUTRO E DO AMBIENTE




CONTEÚDO

OBJETIVOS

ESTRATÉGIAS

RECURSOS

AVALIAÇÃO

- Higiene e cuidado pessoal
- Reconhecimento do próprio corpo
- Respeito às características pessoais relacionadas ao gênero, etnia, peso, estatura, etc.
- Realização de pequenas ações cotidianas para adquirir maior autonomia
- Respeito às regras simples de convívio social
- Identificação de situações de risco


- Apropriar-se de hábitos regulares de higiene pessoal;
- Aprender a executar movimentos colaborativos ao vestir e desnudar-se;
- Conhecer e respeitar as características físicas e culturais suas e de seus colegas ao interagir com os mesmos;
- Relacionar-se gradualmente com mais crianças, professores e demais funcionários;
- Apropriar-se de regras sociais e respeitá-las;
- Conhecer as ações necessárias para cuidados e proteção do corpo enquanto manipula diferentes materiais e explora diferentes espaços.

- Utilização do lúdico, de brincadeiras, do imaginar, vivenciar, explorar e interagir por meio de filmes, poesias, parlendas, músicas e parceria entre família e escola.

- Televisão
- Aparelho de DVD
- Aparelho de som
- DVDs diversos
- CDs diversos
- Revistas
- Livros
- Jogos
- Diferentes espaços do CEI
- Papéis diversos
- Tinta
- Pincel
- Massa de modelar
- Giz de cera

Observação do desenvolvimento das crianças na interação com o grupo e individualmente por meio do relatório avaliativo semestral


































EXPERIÊNCIAS DO BRINCAR E IMAGINAR

CONTEÚDO

OBJETIVOS

ESTRATÉGIAS

RECURSOS

AVALIAÇÃO

- Brincadeiras
- Cirandas
- Jogos
- Exploração de brinquedos diversos
- Faz de conta

- Fomentar o gosto pelas músicas e brincadeiras e ampliar o repertório dos mesmos;
- Propiciar a capacidade de criar e imaginar em momentos de brincadeiras;
- Participar de brincadeiras de roda e cirandas por gestos e oralmente;
- Assumir papeis no faz de conta
.

- Roda de música
- Brincadeiras cantadas
- Momentos propícios para descobertas e exploração de brinquedos e brincadeiras
- Dramatizações com fantoches, fantasias e objetos;
- Cantos com brinquedos para livre escolha

- Brinquedos da sala (bonecas, carrinhos, bonecos, panelinhas, bichos de pelúcia...)
- Bolas
- Corda
- Bolhas de sabão
- Sucatas
- Bexigas
- Massa de modelar
- Rádio
- Aparelho de CD e DVD
- Diferentes tipos de brinquedos de encaixe
- Fantoches
- Fantasias
- Máscaras e acessórios


Observação do desenvolvimento das crianças na interação com o grupo e individualmente por meio do relatório avaliativo semestral


































EXPERIÊNCIAS VOLTADAS PARA A LINGUAGEM VERBAL

CONTEÚDO

OBJETIVOS

ESTRATÉGIAS

RECURSOS

AVALIAÇÃO

- Comunicação
- Imitação
- Histórias
- Rimas, parlendas, poemas, cantigas



- Utilizar da linguagem verbal para expressar seus sentimentos e desejos;
- Valorizar a leitura como fonte de prazer, se apropriando de comportamento leitores;
- Desenvolver a comunicação e expressão oral;
- Participar de momentos de escuta, fala e imitação;
- Estimular brincadeiras cantadas para desenvolvimento da oralidade;
- Propiciar contato com a linguagem verbal e escrita


- Rodas de histórias, conversa e música;
- Conversa durante os momentos de troca (fraldas e/ou roupas) com indagações;
- Brincadeiras de faz de conta;
- Dramatizações com diferentes recursos;
- Brincadeiras cantadas



- Diversos portadores textuais;
- Fantoches
- Fantasias, máscaras e acessórios
- Aparelho de CD e DVD
- CDs e DVDs diversos
- Brinquedos
- Jogos




Observação do desenvolvimento das crianças na interação com o grupo e individualmente por meio do relatório avaliativo semestral


































EXPERIÊNCIAS VOLTADAS AO CONHECIMENTO MATEMÁTICO

CONTEÚDO

OBJETIVOS

ESTRATÉGIAS

RECURSOS

AVALIAÇÃO

- Espaço e forma
- Noções de espaço, tempo, tamanho e quantidade
- Cores


- Manipular, organizar e classificar diferentes objetos;
- Explorar diferentes caminhos e enfrentar obstáculos num espaço;
- Localizar-se no tempo e espaço;
- Fomentar a curiosidade quanto às cores e formas


- Parlendas, músicas, cantigas com noções matemáticas;
- Brincadeiras e rodas cantadas com sequência numérica;
- Propiciar a curiosidade quanto à cores e formas por meio de situações do cotidiano;
- Chamar a atenção e fazer diferentes comparações quanto aos tamanhos (maior, menor);
- Criar situações de contagem durante a rotina diária


- CDs e DVDs diversos
- Jogos
- Sucatas
- Bolas
- Brinquedos de encaixe
- Quebra-cabeças
- Diferentes espaços do CEI


Observação do desenvolvimento das crianças na interação com o grupo e individualmente por meio do relatório avaliativo semestral


































EXPERIÊNCIAS VOLTADAS À LINGUAGEM CORPORAL

CONTEÚDO

OBJETIVOS

ESTRATÉGIAS

RECURSOS

AVALIAÇÃO

- Equilíbrio e coordenação
- Exploração do ambiente e do próprio corpo
- Brincar
- Movimento
- Exploração de objetos e possibilidades
- Conhecimento corporal


- Desenvolver as capacidades de equilíbrio e coordenação;
- Favorecer a autonomia na exploração do ambiente e do próprio corpo;
- Explorar as possibilidades do brincar e do movimento;
- Manipular diferentes objetos e explorar suas possibilidades;
- Desenvolver consciência corporal
- Familiarizar-se com a imagem de seu próprio corpo

- Brincadeiras que envolvam movimento;
- Música e dança;
-Manipulação de diferentes objetos e materiais;
- Dramatização de músicas e histórias;
- Atividades de imitação e livre expressão;
- Brincadeiras de faz de conta;
- Observação e brincadeiras em frente ao espelho


- Brinquedos
- Espelho
- CDs e DVDs
- Brinquedos
- Papéis diversos
- Circuito com obstáculos
- Pneus
- Motocas
- Diferentes espaços do CEI





Observação do desenvolvimento das crianças na interação com o grupo e individualmente por meio do relatório avaliativo semestral
































EXPERIÊNCIAS VOLTADAS PARA A NATUREZA E CULTURA

CONTEÚDO

OBJETIVOS

ESTRATÉGIAS

RECURSOS

AVALIAÇÃO

- Identidade
- Família
- Regras de convívio
- Meio ambiente
- Diversidade cultural


- Reconhecer-se como ser integrante de um todo, com suas particularidades;
- Observar as diferentes formações de família;
- Observar e respeitar as diferenças entre os colegas;
- Perceber-se como integrante de uma organização social e respeitar as regras por ela estabelecidas;
- Observar semelhanças e diferenças  entre elementos da natureza;
- Respeitar e preservar o meio ambiente;
- Conhecer diferentes culturas e manifestações culturais;
- Respeitar a diversidade, evitando preconceitos e estereótipos.






- Rodas de conversa
- Histórias
- Músicas
- Cartazes
- Brincadeiras cantadas


- Livros
- Revistas
- Gravuras
- Fantoches
- Fotos



Observação do desenvolvimento das crianças na interação com o grupo e individualmente por meio do relatório avaliativo semestral
































EXPERIÊNCIAS VOLTADAS PARA A LINGUAGEM ARTÍSTICA

CONTEÚDO

OBJETIVOS

ESTRATÉ

GIAS

RECURSOS

AVALIAÇÃO

- Música
- Dança
- Desenho
- Produções artísticas
- Práticas teatrais


- Conhecer e apropriar-se gradualmente de diferentes tipos de música, formando uma identidade musical
- Criar produções artísticas livres e/ou dirigidas
- Observar e apreciar obras próprias e dos colegas, atentando-se para a preservação das mesmas;
- Expressar-se livremente por meio de música e dança;
- Criar e/ou executar práticas teatrais


- Ouvir diferentes ritmos musicais;
- Manusear instrumentos musicais;
- Impressão de diferentes objetos ou de diferentes partes do corpo;
- Dançar livremente acompanhando diferentes ritmos;
- Dançar imitando gestos e coreografias simples;
- Exploração de diversos materiais: tintas, pincel, giz, giz de cera, lápis de cor, argila, massa de modelar....
- Apreciação de suas produções e dos colegas
- Exposição das produções feitas pela turma


- Papéis diversos
- Giz
- Giz de cera
- Lápis de escrever e lápis de cor
- Tintas e pincéis
- Canetas
- Massa de modelar
- Argila
- Reproduções de obras de arte de artistas conhecidos
-


Observação do desenvolvimento das crianças na interação com o grupo e individualmente por meio do relatório avaliativo semestral