1

1

Google+ Followers

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

CALENDÁRIO 2015 TEMA FUNDO DO MAR

CALENDÁRIO 2015 TEMA FUNDO DO MAR












 
 calendários 2015, calendário FUNDO DO MAR, calendário de janeiro, fevereiro, março, abril, maio, junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro, dezembro.

http://www.ensinar-aprender.com.br/2015/01/calendario-2015-tema-fundo-do-mar.html

CALENDÁRIO 2015 CORUJINHAS COLORIDO - MUITO FOFO.


































 

calendário 2015 corujinhas, colorido, calendário de janeiro 2015, calendário de fevereiro de 2015, março, abril, maio, junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro, dezembro.

http://www.ensinar-aprender.com.br/2015/01/calendario-2015-corujinhas-colorido.html

CALENDÁRIO PARA CADERNO TURMA DO CHAVES - 2015.












  Calendário para caderno turma do chaves, calendários 2015.
 
http://www.ensinar-aprender.com.br/2015/01/calendario-para-caderno-turma-do-chaves.html

ESPANHOL - Las estaciones del año.

Las estaciones del año
http://www.pedagogia.com.br/atividade.php?id=206

O ar

O ar

A Terra é envolvida por uma camada de ar chamada atmosfera. O ar é uma mistura de gases; o oxigênio é um desses gases.

Sem o ar as pessoas, os animais e as plantas não poderiam respirar.

O ar também contém gás carbônico. Sem ele, as plantas não podem produzir seu alimento.

O ar puro não tem cheiro e é quase transparente, pois conseguimos enxergá-lo em grandes quantidades.

Vento

Também percebemos a existência do ar pelo vento, que é o ar em movimento.

Ao se movimentar o ar origina:
as brisas, que balançam as plantas e ainda nos refrescam;
os ventos fortes que sacodem as árvores e levantam poeira;
os vendavais que arrastam coisas e lugares por onde passam.

Texto complementar:

Todos sabem que o vento é o ar em movimento, mas movimento horizontal. O que poucos sabem é que o Sol é o grande responsável pela existência dos ventos.

O Sol esquenta a superfície da Terra. A Terra esquenta o ar que a rodeia, e o ar quente dilata-se, fica mais leve e sobe, deixando em seu lugar o ar mais pesado, mais frio. O ar quente que sobe esfria e volta à Terra, substituindo o ar quente.

Esse vaivém das massas de ar forma o vento. Para nossa proteção e para melhores condições de vida é necessário o estudo sobre os ventos.


Responda:

1) Como podemos perceber a existência do ar?

_________________________________________________________________

2) Como é o ar puro?

________________________________________________________________

_________________________________________________________________3) O que o ar contém?

_________________________________________________________________

_________________________________________________________________

4) O que é o vento?

_________________________________________________________________



http://www.pedagogia.com.br/atividade.php?id=213



Corpo Humano - Ligue as partes do corpo humano aos nomes correspondentes em Inglês.

Corpo Humano -  Ligue as partes do corpo humano aos nomes correspondentes em Inglês, e em seguida preencha as lacunas:
http://www.pedagogia.com.br/atividade.php?id=215

Projeto: Meu Corpo, Teu Corpo, Nosso Corpo!


Meu Corpo - Teu Corpo - Nosso Corpo!


Projeto: Meu Corpo, Teu Corpo, Nosso Corpo!
Participantes: Alunos do 2º ano do Ensino Fundamental.
Duração do Projeto: 10 dias

Justificativa:

A partir de uma votação realizada em sala de aula, o presente projeto irá abordar temas relacionados com o corpo humano. 
Iremos estudar os órgãos do sentido (paladar, olfato, tato, audição e visão) que são imprescindíveis para a sobrevivência do ser. Além de proporcionar o conhecimento e compreensão do conteúdo, a minha intenção também será de mostrar o valor que devemos dar aos órgãos e a importância de respeitar o próximo.
Vamos ainda trabalhar o assunto higiene, tendo em vista a necessidade de conscientizar os alunos e pais sobre este tema que é de suma importância para o bem estar e boa saúde.

Objetivo Geral:

Realizar um apanhado geral dos assuntos relacionados ao corpo humano, como cuidados com o corpo, higiene e órgãos do sentido.

Objetivos Específicos:


Identificar os órgãos do sentido;
Compreender a importância dos cuidados com o corpo;
Conscientizar e promover a boa higiene;
Valorizar os órgãos do sentido;
Diferenciar as partes do corpo;
Desenvolver a psicomotricidade;
Estimular a criatividade.

Recursos:
Desenho;
Colagem;
Brincadeiras;
Músicas;
Literatura infantil;
Pesquisa;
Atividades escritas;
Recortes.



Culminância:
Confecção de um boneco de meia e jornal com todas as partes do corpo identificadas.
Realização de uma eleição para escolhermos o nome do boneco.
O boneco irá percorrer as casas dos alunos durante um período estipulado pela professora para que cada aluno tenha a oportunidade de cuidá-lo.



Avaliação:

Será avaliado do decorrer do projeto a participação, a colaboração e a organização da turma durante as atividades bem como a internalização dos conteúdos estudados.

http://www.pedagogia.com.br/projetos/corpo.php

Projeto do Corpo Humano na Educação Infantil

Projeto do Corpo Humano na Educação Infantil 

I) Dados de identificação:

Tema: Descobrindo o Corpo Humano Brincando Duração:........................................................... 

Turma:............................... Nível: ..........................................
Professor:.............................................................................  
Escola...........................................................

Ano: ...........................................

II) Justificativa:
Este projeto tem o intuito do conhecimento global do ser humano: conhecendo seu corpo, ampliandoconceitos de higiene e saúde, descobrindo que o indivíduo está presente em todas as comunidades, relacionando- se com outros seres e com todo o ambiente onde vive e identificando e analisando diferenças,conceitos, preconceitos, características, valores de toda uma sociedade ao qual ele está inserido. Todo o trabalho que será desenvolvido pelas crianças passa por conhecimentos de prática de hábitos dehigiene, saúde, limpeza, preservação do meio ambiente, cuidados com o corpo e a interação da criança com sua comunidade escolar, familiar, enfim, a sociedade.

III) Metodologia:

Será realizadaatravés de pesquisas, observações e atividades que desenvolvam o senso crítico dos educando.

IV) Objetivos:

•Desenvolver as diferentes funções do corpo humano estimulando através de atividadesfísicas e motoras a atenção, percepção, a linguagem oral, a coordenação, a lateralidade, criatividade, etc.

•Conhecer o corpo como criação de Deus e obra perfeita onde cada elemento é fundamental paraque possamos viver em equilíbrio;

•Descobrir as partes do corpo humano, e suas capacidades de movimentos, funções e sentidos; 

•Reconhecer a importância de cuidar do nosso corpo através dahigiene corporal e mental para o bem estar;

•Conhecer histórias e músicas referentes ao projeto

V) Atividades Previstas:

• Rodinhas com músicas sobre corpo humano; 

• Conversas informaisenfatizando o tipo de cor de olhos, cabelos, pele. 

• Indagar sobre as partes do corpo (onde fica tal coisa?); vestir e desvestir a roupa e sapatos;

EDUCAR JSA

PROJETO IDENTIDADE:CORPO HUMANO-PULMÕES


PULMÕES
SÃO COMO DUAS ÁRVORES DE CABEÇA PARA BAIXO,
DE AMBOS OS LADOS DO CORAÇÃO,
COM ASPECTO MACIO,PARECEM UVAS EM CACHOS,
ENCARREGADOS DA RESPIRAÇÃO.
SUAS FOLHAS COR DE ROSA,
PARECEM CASA DE CUPIM
E REALIZAM TROCAS GASOSA
DO AR BOM E DO RUÍM.
TEM 3 PEDAÇOS O PULMÃO DIREITO,
SEPARADOS POR DUAS LINHAS MARCANTES,
O ESQUERDO DÁ UM JEITO
DE TRABALHAR COM APENAS DUAS BANDAS.
COM A INSPIRAÇÃO
SE DILATAM E VENTILAM,
ENQUANTO QUE COM A EXPIRAÇÃO
SE CONTRAEM E ESVAZIAM.
FUNCIONAM CONTINUAMENTE
SEM QUE NOS DEMOS CONTA DELES,
EXCETO QUE POR QUALQUER ACIDENTE
NOS ENCONTREMOS DOENTES.
ÀS VEZES,ISSO PODE ACONTECER
POR UMA OBSTRUÇÃO DOS BRÔNQUIOS,
QUANDO O MUCO ENDURECER,
OU POR UMA INVASÃO DE MICRÓBIOS.
SÃO OS PULMÕES,ÓRGÃOS MUITO LEGAIS
QUE,POR SUA ESTRUTURA E FUNÇÕES,
TORNAM-SE ABSOLUTAMENTE VITAIS.

http://sabidopia.blogspot.com.br/2011/12/projeto-identidadecorpo-humano-pulmoes.html

TEXTO - CANÇÃO DA AMÉRICA


DE MILTON NASCIMENTO E FERNANDO BRANT


AMIGO É COISA PRA SE GUARDAR
DEBAIXO DE SETE CHAVES
DENTRO DO CORAÇÃO
ASSIM FALAVA A CANÇÃO
QUE NA AMÉRICA OUVI
MAS QUEM CANTAVA CHOROU
AO VER SEU AMIGO PARTIR.
MAS QUEM FICOU,NO PENSAMENTO VOOU
COM SEU CANTO QUE O OUTRO LEMBROU
E QUEM VOOU,NO PENSAMENTO FICOU
COM A LEMBRANÇA QUE O OUTRO CANTOU.
AMIGO É COISA PARA SE GUARDAR
NO LADO ESQUERDO DO PEITO
MESMO QUE O TEMPO
E A DISTÂNCIA DIGAM NÃO
MESMO ESQUECENDO A CANÇÃO
O QUE IMPORTA É OUVIR A VOZ QUE VEM DO CORAÇÃO.
POIS SEJA O QUE VIER,VENHA O QUE VIER
QUALQUER DIA AMIGO EU VOLTO A TE ENCONTRAR
QUALQUER DIA AMIGO, A GENTE VAI SE ENCONTRAR.



http://sabidopia.blogspot.com.br/2012/01/cancao-da-america.html

TEXTO - O SAL DA TERRA


BETO GUEDES E RONALDO BASTOS


ANDA,QUERO TE DIZER NENHUM SEGREDO
FALO DESTE CHÃO DE NOSSA CASA,
VEM QUE TÁ NA HORA DE ARRUMAR.
TEMPO,QUERO VIVER MAIS DUZENTOS ANOS.
QUERO NÃO FERIR MEU SEMELHANTE
NEM POR ISSO QUERO ME FERIR.
VAMOS PRECISAR DE TODO MUNDO
PRA BANIR DO MUNDO A OPRESSÃO
PRA CONSTRUIR A VIDA NOVA
VAMOS PRECISAR DE MUITO AMOR
A FELICIDADE MORA AO LADO
E QUEM É TOLO PODE VER.
A PAZ NA TERRA AMOR
O SAL DA TERRA
ÉS O MAIS BONITO DOS PLANETAS
VÃO TE MALTRATANDO POR DINHEIRO,
TU,QUE ÉS A NAVE NOSSA IRMÃ.
CANTA,TUA VIDA EM HARMONIA
E NOS ALIMENTA COM TEUS FRUTOS
TU ÉS DO HOMEM A MAÇÃ.
VAMOS PRECISAR DE TODO MUNDO
UM MAIS UM É SEMPRE MAIS QUE DOIS
PRA MELHORAR JUNTAR NOSSAS FORÇAS
É SÓ REPARTIR MELHOR O PÃO
RECRIAR O PARAÍSO AGORA.
PARA MERECER QUEM VEM DEPOIS.
DEIXA NASCER O AMOR
DEIXA FLUIR O AMOR 
DEIXA CRESCER O AMOR
DEIXA VIVER O AMOR

http://sabidopia.blogspot.com.br/2012/01/o-sal-da-terra.html

POESIA DE ROSEANA MURRAY ----- NO ANO 3000



NO ANO 3000


POESIA DE ROSEANA MURRAY


NO ANO 3000...
O QUE SERÁ O MUNDO?
NO ANO 3000
OS HOMENS VÃO TER SE CANSADO DAS MÁQUINAS
E AS CASAS SERÃO NOVAMENTE ROMÂNTICAS.
O TEMPO VAI SER USADO SEM PRESSA:
GERÂNIOS ENFEITARÃO AS JANELAS,
AMIGOS ESCREVERÃO LONGAS CARTAS.
CIENTISTAS INVENTARÃO NOVAMENTE
O BONDE,A CHARRETE.
PIANOS DE CAUDA ENCHERÃO AS TARDES DE MÚSICA
E A TERRA FLUTUARÁ NO CÉU
MUITO MAIS LEVE,MUITO MAIS LEVE.

http://sabidopia.blogspot.com.br/2012/01/poesia-de-roseana-murray.html

RELAÇÕES HUMANAS/FILOSOFIA PARA CRIANÇAS PLATÃO



http://sabidopia.blogspot.com.br/2012/05/blog-post_25.html

CIÊNCIAS - Sistema circulatório - ATIVIDADES



http://sabidopia.blogspot.com.br/2012/08/sistema-circulatorio.html

ENSINO RELIGIOSO: Fraternidade e educação



http://sabidopia.blogspot.com.br/2012/08/fraternidade-e-educacao.html