1

1

Google+ Followers

domingo, 21 de dezembro de 2014

Mensagens de Ano Novo


Mensagens de Ano Novo

E o dia 31 de dezembro já está quase chegando, preparamos uma seleção com mensagens de ano novo, para o fim de ano para você enviar gratuitamente para amigos e familiares. O Ano Novo se anuncia trazendo esperanças de uma nova vida, de um recomeço, da oportunidade de no dia 1º de janeiro de 2015 com o raiar do Sol uma grande luz nos envolverá e que iluminará todos os dias desse novo ano que se anuncia.

"Na grande peça da vida mudam-se os anos, mudam-se os capítulos, alguns atores são substituídos, mas a verdadeira beleza desta história está nas personagens que permanecem nas cenas mais queridas. A todas as personagens que participaram, que participam e participarão dos capítulos de minha vida desejo Boas Festas, Feliz Natal e um Próspero Ano Novo."(Mensagem Feliz Ano Novo 2015)

"Neste Ano Novo que se anuncia deixe que Jesus habite seu coração e transforme-o em seu lar permanente, que ele possa decorá-lo com as bênçãos da felicidade e prosperidade oferecendo um lar aconchegante onde você poderá encontrá-lo todos os dias de sua vida, de braços abertos pronto para recebê-lo. Desejo um Feliz Ano Novo com Jesus no Coração!" (Luis Alves)

"Esquecer é uma necessidade. A vida é uma lousa, em que o destino, para escrever um novo caso, precisa de apagar o caso escrito." (Machado de Assis)

"Que neste dia 1º de janeiro você possa dar os primeiros passos para realizar seus sonhos e atingir as metas propostas para este novo ano que está começando, você pode, e mais do que isto, você merece!" (Luis Alves)
Mensagens de Fim de Ano e Boas Festas

"Feliz Ano Novo! Não existem sonhos impossíveis para aqueles que realmente acreditam que o poder realizador reside no interior de cada ser humano, sempre que alguém descobre esse poder algo antes considerado impossível se torna realidade."(Albert Einstein)

"Nossa mente se desenvolveu para viver no presente, o passado ficou para trás, o futuro é uma história que começa a ser escrita no momento que iniciamos uma ação, o ano que passou não podemos mudar, mas o novo ano que se anuncia pode ser o palco onde poderemos realizar todos os nossos sonhos, então, meu desejo para você é: Acredite em você e viva o presente para poder se regozijar com as delícias do futuro." (Luis Alves)

"Desejo-lhe com todo carinho o espírito do natal que é a PAZ. A alegria do Natal que é a ESPERANÇA. O coração do Natal que é o AMOR. E que tudo isso se faça VIDA dentro de sua vida, hoje, amanhã e sempre. Sempre é Natal onde nasce e renasce a PAZ, a ESPERANÇA e o AMOR. Desejo um Feliz Natal e abençoado Ano Novo para você, seus amigos e familiares."

"Quando a estrela de Belém brilhou revelou ao mundo o nascimento do Salvador. Os Reis Magos interpretaram o sinal e foram louvar o Nosso Senhor. O Menino se fez Homem e na Cruz se entregou. Seu sacrifico não foi em vão, pois com seu Amor a todos nós Salvou! Que este exemplo seja o alicerce de sua fé e apoiado nele faço meus votos de Boas Festas, muita paz e amor em seu coração. Assim seja!" (Luis Alves).

http://www.esoterikha.com/presentes/mensagens-de-natal-e-ano-novo-mensagens-natalinas-para-facebook.php

Mensagem de Natal para Amigos.


Mensagem de Natal para Amigos

"Amigo(a) ontem encontrei com o Papai Noel e ele me disse que eu poderia pedir qualquer coisa neste Natal! Meu pedido foi para ter meus amigos bem pertinho de mim neste Natal e Ano Novo. Por isso eu já vou avisando, ser por acaso aparecer um velhinho por aí e ele tentar te empacotar, relaxa... e por favor, vê se colabora, tá? Aos meus queridos amigos e amigas, meus sinceros votos de Feliz Natal e Próspero Ano Novo!"

"Amigos, neste Natal eu poderia desejar os mais sinceros votos de felicidades, mas os parabéns devem ser dados para o aniversariante do dia, o Menino Jesus, então meus amigos eu faço um convite, vamos todos nos unir em fé e oração para parabenizarmos o verdadeiro protagonista desta Festa, na qual podemos nos reunir em presença ou em espírito para louvar aquele que nos ensinou o que é o amor, o que é a verdadeira amizade."(Luis Alves).

http://www.esoterikha.com/presentes/mensagens-de-natal-e-ano-novo-mensagens-natalinas-para-facebook.php

Mensagem de Natal e Ano Novo - Muita Luz

Mensagem de Natal e Ano Novo - Muita Luz
"Neste Natal de 2014 e no Ano Novo de 2015 compartilho meus votos de felicidade e agradecimento por tudo que consegui ao longo deste ano que já está acabando e faço meus votos de felicidades e muita prosperidade as pessoas com quem quero compartilhar minha vida nesta nova jornada que se inicia no dia 1º de janeiro." (Luis Alves)

http://www.esoterikha.com/presentes/mensagens-de-natal-e-ano-novo-mensagens-natalinas-para-facebook.php

"A melhor mensagem de Natal é aquela que sai em silêncio de nossos corações e aquece com ternura os corações daqueles que nos acompanham em nossa caminhada pela vida."

"A melhor mensagem de Natal é aquela que sai em silêncio de nossos corações e aquece com ternura os corações daqueles que nos acompanham em nossa caminhada pela vida." (Luis Alves)

"O milagre natalino está no desejo de cada um de ser feliz. Milagres existem sim, principalmente com tamanha benção de Deus, muitas glorias, conquistas e emoções podem ser realizadas, pois o Natal está chegando! Faça seus desejos e acredite em todos eles, pois estão prestes a se concretizarem nesta noite especial. Que seu Natal seja um verdadeiro milagre de alegrias ao lado das pessoas que ama."

"Dia 25 de dezembro é o aniversário de Jesus, um pequeno menino que nasceu para trazer muita luz. Desde que chegou a terra os homens já o perseguiam, mas 3 reis magos o encontraram após seguir a estrela guia. Com mirra, ouro e incenso o presentearam, pois já sabiam que o filho de Deus foi mandado para salvar os homens que pecaram. Nesta data tão importante eu peço ao menino Jesus que traga suas bênçãos sobre nós e ilumine nossos caminhos com a sua luz."(Luis Alves, colaborador do site Esoterikha.com)

Uma mensagem natalina tem um grande significado tanto para quem envia quanto para quem recebe, as emoções se encontram e os votos de felicidades são mútuos.

"Desejo que nesta noite de Natal a luz do Menino Jesus ilumine seus caminhos para que jamais se sinta sozinho ou perdido nesta maravilhosa jornada que chamamos de vida." (Luis Alves)

http://www.esoterikha.com/presentes/mensagens-de-natal-e-ano-novo-mensagens-natalinas-para-facebook.php

Tentarei ser teu Papai Noel


Como és o meu…

E retribuir

A dádiva de que deste exemplo,

De dar muito mais

Do que receber…

E agradecer

Por me aceitares como amigo…

E devolver,

Não sei se com tanta beleza,

A simples amizade,

Que recebo de presente:

Bela,

Talvez pela simplicidade…

E sólida, sim, quanto mais ausente…

És o meu Papai Noel…

Sempre que te lembras de mim,

Quando em saudade…

De ti vem a mão

Que gera segurança,

O gesto que traz esperança…

Tentarei ser teu Papai Noel…

Embora doando menos,

Também penso em ti.

E te observando aprendi

O valor da doação,

O calor do coração…

Te imitando compreendi

A tristeza dos abandonados,

Sonhando sonhos frágeis de papel,

Efêmeros como as luzes do Natal…

Tal como aprendi contigo,

A estes, ao menos, um ombro amigo…

E quanto aos sonhos de papel…

Quem sabe…?

Depende de nossa vontade

De sermos Papai Noel…
http://www.belasmensagens.com.br/natal/tentarei-ser-teu-papai-noel-1399.html

Do Pai Natal pra criança boazinha


Eu recebi a tua cartinha, na qual dizes que és uma criança comportada que respeitas sempre as ordens dos teus pais. Afirmas ainda que és comportado e obediente, e que aprendeste os ensinamentos e conselhos deles, sendo muito bem educada.

Sei que estás à espera de receber presentes, e recebi a tua listinha. Eu tenho planos para agradar-te na noite de Natal. Vou fazer o possível para atender aos teus pedidos, já que tu és um amiguinho muito querido.

O teu primeiro pedido, que é de saúde e longa vida para os teus pais, considera atendido. O brinquedo que queres ganhar, já está no meu depósito, e no dia de NATAL tu hás de recebê-lo.

Se todas as crianças forem como tu, e tiverem a sorte que tu tens, com uns pais tão dedicados, o mundo terá um futuro espetacular, por isso estou eu aqui para colaborar.

HOU, HOU, HOU, com todo carinho,

Um abraço do Pai Natal!
http://www.belasmensagens.com.br/natal/do-pai-natal-pra-crianca-boazinha-4726.html

Feliz Natal avó


Querida avó,

Mais um Natal! Mais uma vez celebramos o nascimento de Jesus e mais uma vez os nossos corações se enchem de esperança por um mundo melhor. O que poderia eu desejar-lhe a si, que sempre foi tão gentil comigo e me orientou sempre para o melhor?

Minha amada avozinha, tudo o que eu espero é que continue muito saudável, pois os seus modos ternos e a sua docilidade são fundamentais para mim. Penso em si todos os dias, com muita alegria, pois não existe neta em todo este mundo que tenha uma avó assim tão amável e carinhosa. E por a avó ser tão amável e solidária, é que eu gosto tanto de si! E quero dizer-lhe que pode contar sempre comigo para tudo o que precisar, neste Natal e em todos os outros Natais que ainda virão.

Minha avó querida, que Deus a abençoe e lhe conceda ainda muitos anos de vida e boa saúde.

Beijos Natalícios muito carinhosos da sua neta!
http://www.belasmensagens.com.br/natal/feliz-natal-avo-4759.html

Boas festas com saudades


No Natal que está a se aproximar vamos ter que ficar separados. Estou aqui muito longe, num lugar estranho onde conheço poucas pessoas, pensando em ti aí, no aconchego da tua família, a ouvir o consolo dos parentes pela minha ausência.

Foi o destino que nos armou esta cilada: ficarmos separados nas festas de fim de ano cheios de saudades. Estou a escrever esta carta para desejar Feliz Natal com os teus amigos e parentes. Que as festas sejam alegres, embora a minha ausência possa te causar alguma tristeza.

Aqui nesta lonjura fico a meditar sobre o nosso amor que começou faz tão pouco tempo, mas se traduz em um sentimento tão forte. É chato estarmos separados nesta data festiva. A saudade aperta o coração. Sentimos a angústia da separação forçada e ficamos tristes numa época em que deveríamos estar radiantes.

Mas toda a emoção é válida, estou feliz com a vida, por me dar o amor de alguém como tu. Sinto que ao estares só neste momento, talvez sofras com a minha ausência. Mas espero que a alegria das festas, sirva para aliviar o teu coração.

Estaremos longe dos olhos, mas muito perto do coração. 
Desejo-te Feliz Natal.

Boas festas e feliz Ano Novo


Estou a escrever para desejar-te boas festas e feliz Ano Novo! É um mês de alegrias e devemos expressar os melhores votos às pessoas queridas. Esta cartinha serve também para exaltar todas as tuas boas qualidades.

És bonita, muito especial e carinhosa demais. Sendo gentil e sedutora, eu orgulho-me de tudo o que tu fazes. Por amar-te tanto, acho-te muito forte, tens a coragem de uma leoa e nunca te abalas. Conservas sempre a calma própria das mulheres corajosas, não há nada que te faça exaltar.

Eu amo-te e reconheço os teus predicados. Tu tens, além de grande aptidão para antever o futuro, a capacidade de alavancar os sonhos, mantendo sempre os pés no chão e o senso de equilíbrio.

Tenho orgulho de ti e do teu amor. Os teus carinhos são a razão da minha vida. Sem ti, eu seria uma criatura muito mais frágil, pois toda a segurança que aparento, vem da tua fortaleza. Tu minha doce namorada és tudo que encontrei de bom na minha vida.

Quero poder contar com esse amor por um tempo bem próximo da eternidade. Sinto com a tua presença, a felicidade bem junto de mim. As homenagens nestes dias festivos são para ti, pois tu mereces ser distinguida. Boas festas querida!

http://www.belasmensagens.com.br/natal/boas-festas-e-feliz-ano-novo-4618.html

Recordação do Natal


Não permitas que o júbilo do Natal vibre em
teu coração à maneira de uma lâmpada
encarcerada…
Toma o facho de luz,
que a mensagem do Céu
acende ao redor de teus passos
e estende-lhe a claridade sublime.
Não te detenhas.
Avança com alegria e humildade.
Se a fé resplandece em teu santuário interior,
que importam a ventania e o temporal?
O sol, cada manhã,
penetra os recôncavos do abismo,
sem contaminar-se.
Segue, invencível em tua esperança
e sereno em tua coragem,
sob a inspiração da fraternidade e da paz!…
Sê um raio estelar da sabedoria,
para a noite da ignorância,
sê a gota de orvalho da consolação e do carinho,
que diminua a tensão do sofrimento,
por onde passe.
sê o fio imperceptível da compreensão e do auxílio,
que dissipe o nevoeiro da discórdia.
sê a frase simples e boa,
que ajude e reconforte,
onde o fogo do mal esteja crestando as flores do bem…
Um sorriso realiza milagres.
Um gesto amigo ampara a multidão.
Com algumas palavras,
o Cristo articulou o roteiro regenerativo do mundo e,
com a bênção da própria renúncia,
retificou os caminhos da Humanidade.
Renovam-se, no Natal,
as vibrações da Estrela do Amor,
que exaltou, com Jesus,
a glorificação a Deus e ao reino da boa vontade,
entre os homens.
Jamais ensurdeçamos ante
o apelo celestial que se repete.
Ampliemos a comunhão fraterna
e louvemos a cooperação,
porque, anualmente,
o Cristo nos requisita à verdadeira solidariedade,
a fim de que,
em nos tornando mais irmãos uns dos outros,
possa.
Ele nascer, em espírito,
na manjedoura do nosso coração,
transformando em incessante
e divino Natal todos os dias de nossa vida.

http://www.belasmensagens.com.br/natal/recordacao-do-natal-1247.html

Presentes para ninguém


Chega o Natal e o meu coração alegra-se, pois celebra-se o nascimento de Cristo Jesus. Por outro lado, fico triste por não poder oferecer-vos nenhuma lembrança que pudesse marcar esta data. Vocês sabem… Este último ano foi muito complicado e o destino “agraciou-me” com imprevistos e gastos indesejáveis. Mas, nem mesmo assim entristeço.

Temos sempre que pensar que a vida é o dom maior, e que estamos sempre prontos para reagir e transformar a mais dura e crua realidade em algo mais confortável e justo para todos.

Pois bem, chegou o Natal e eu não tenho um tostão no bolso! É circunstância, acontece… Não é agradável, mas anima-me saber que o Ano Novo está aí, e que “daqui pra frente tudo vai ser diferente”, pois com trabalho, esperança e perseverança vamos fintar as dificuldades e fazer uma grande festa da próxima vez!
http://www.belasmensagens.com.br/natal/presentes-para-ninguem-4756.html

Que venha o Natal


Luzes felizes, coloridas a piscar,
Com bolinhas reluzentes, transmitindo todo o amor.
Fazem meus sonhos, mais felizes,
Estou pulsante, como as asas de um anjo protetor.

Que venha o Natal, singelo, sincero,
E nos traga muita luz, amor.
Mensagens belas e verdadeiras,
Trazidas pela voz do Senhor.

Querendo a felicidade,
Todos cantam numa só voz.
Dentro do coração guardamos o amor,
Por este homem que nasceu e morreu por nós.

http://www.belasmensagens.com.br/natal/que-venha-o-natal-4534.html

Essa data significa muito pra mim - Natal…


Essa data significa muito pra mim, no meu ponto de vista é a melhor
Data do ano é a parte mais linda…

Também é a comemoração do nascimento de Jesus.
É bonito porque todos os familiares ficam unidos, festejam, se divertem…

E o melhor de tudo, o Natal significa o nascimento de Jesus, então era pra ser
Comemorada apenas pelas pessoas que acreditam em Deus, mais não…
Ela é comemorada por todo mundo, por todas as pessoas…

Isso é melhor ainda, porque sem perceber, eles estão festejando o nascimento
De Jesus.

Por mais um motivo o Natal é tão importante pra mim…

Feliz Natal e um Prospero Ano Novo!
http://www.belasmensagens.com.br/natal/essa-data-significa-muito-pra-mim-4591.html

Saiba mais sobre a esteatose, a famosa “gordura no fígado”. Pacientes com essa condição apresentam alteração morfofisiológica e degenerativa das células daquele órgão por conta de diversas alterações metabólicas.

Saiba mais sobre a esteatose, a famosa “gordura no fígado”.
Pacientes com essa condição apresentam alteração morfofisiológica e degenerativa das células daquele órgão por conta de diversas alterações metabólicas.
"...a esteatose consiste no acúmulo de triglicerídeos e outros lipídios (gorduras) nas células do fígado, sendo assim a enfermidade crônica mais comum desse órgão vital. "

Conhecida popularmente no Brasil e também nos Estados Unidos como “fígado gordo” ou “fígado com gordura”, a esteatose é uma condição de saúde que tem-se tornado cada vez mais frequente. Ela não é em si uma doença, mas uma alteração morfofisiológica e degenerativa das células do fígado (chamadas de hepatócitos), em consequência de diversas alterações metabólicas. Na prática, a esteatose consiste no acúmulo de triglicerídeos e outros lipídios (gorduras) nas células do fígado, sendo assim a enfermidade crônica mais comum desse órgão vital. 

O fígado é um dos órgãos mais nobres do nosso organismo e seu estado pode dizer muito sobre a saúde dos pacientes. Esse órgão apresenta alterações que podem mostrar se uma pessoa, seja ela magra ou gorda, está submetida a determinados riscos de saúde. Um dos sinais que a determinam é a existência de acúmulo de gordura no interior de suas células hepáticas, a chamada esteatose hepática. Infelizmente, boa parte dos problemas relacionados ao fígado são praticamente assintomáticos, necessitando de exames específicos para serem diagnosticados. Pessoas com sobrepeso têm três vezes mais chances de ter a doença do que aqueles com o peso normal.

Na medicina, o fígado está diretamente relacionado à endocrinologia e à cardiologia. O motivo é quase óbvio: apesar da gravidade em si de um indivíduo apresentar alto índice de gordura no fígado, o maior risco relacionado a essa situação não é necessariamente a evolução dessa condição para um câncer de fígado ou uma cirrose hepática, mas sim a sua muito mais provável sinalização de doenças também muito graves, em outros órgãos ou que os afetam, como o diabetes e o infarto agudo do miocárdio. 

Por bastante tempo, a esteatose hepática esteve relacionada com a ingestão crônica de bebidas alcoólicas, o que não corresponde à realidade das pesquisas médicas. Hoje em dia, a esteatose representa parte do grande espectro do que chamamos doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA), que, além da esteatose, inclui ainda a esteato-hepatite (com e sem fibrose) e que, potencialmente, pode evoluir para a cirrose ou o câncer de fígado (carcinoma hepatocelular).

Sua presença na população geral é considerada elevada e varia de 20% a 30%, o que a transforma numa das doenças hepáticas crônicas mais recorrentes em todo o planeta. A DHGNA está associada a diversos fatores de risco, divididos entre primários (como diabetes mellitus, obesidade e dislipidemia, que é um distúrbio caracterizado pelos níveis altos de gorduras no sangue) e secundários (toxinas ambientais, medicamentos, cirurgias e hepatite C). Hipertensão e hiperglicemia (níveis altos de açúcares na corrente sanguínea) também são fatores associados à DHGNA.

"Hoje em dia, a esteatose representa parte do grande espectro do que chamamos doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA), que, além da esteatose, inclui ainda a esteato-hepatite (com e sem fibrose) e que, potencialmente, pode evoluir para a cirrose ou o câncer de fígado (carcinoma hepatocelular)."

A DHGNA tem sido considerada uma importante doença hepática crônica em países industrializados e vem crescendo quase em paralelo com o crescimento da obesidade em todo o globo. Normalmente, é uma doença que não apresenta quaisquer sintomas significativos, podendo ocorrer em qualquer faixa etária, incluindo crianças e adolescentes. A DHGNA apresenta um espectro histológico muito similar ao da doença alcoólica do fígado, com a diferença de que ocorre em indivíduos sem história significativa de ingestão alcoólica. A ultrassonografia de abdômen é o método mais usado para seu diagnóstico.



A literatura médica ainda não avançou muito em desvendar as razões pelas quais um organismo normal começa a desenvolver a esteatose. Por algum motivo, o organismo desencadeia uma inflamação contra os hepatócitos com acúmulo de gordura, que são gradualmente eliminados. A depender da intensidade desse processo de destruição das células, pode ocorrer uma formação de fibrose (cicatrizes) que vão se acumulando e progredindo até a formação de nódulos (que vão caracterizar a cirrose). Muitos pesquisadores têm focado cada vez mais importância da esteato-hepatite não alcoólica, observada em indivíduos obesos. Nem a ultrassonografia, nem a tomografia computadorizada diferenciam a esteato-hepatite não alcoólica da esteatose não inflamatória. 

O acúmulo de gordura no fígado é entendido pelos especialistas como um dos principais marcadores de alterações na ação da insulina, presentes na chamada resistência insulínica, que é um denominador comum para a ocorrência de diabetes e doenças cardiológicas, a exemplo do infarto. O diagnóstico pode ser realizado, como já dito, a partir de uma ultrassonografia abdominal e um exame das enzimas do fígado. É fato que algumas pessoas – em geral as mais obesas - são mais propensas a ter a doença. A esteatose hepática está presente em 90% dos pacientes com obesidade mórbida e em 70% dos pacientes diabéticos. 

É por isso que o fígado passa a constituir um órgão essencial para avaliação e prevenção de diabetes e doenças cardiovasculares. Esses depósitos anormais de gordura no fígado são os sinais claros de que diabetes e doenças cardiovasculares estão em progressão no paciente. O tratamento da esteatose é obrigatório para melhorar esse quadro clínico e, embora não exista um remédio específico para curar a esteatose (tudo depende de uma mudança de hábitos e de uma dieta balanceada), existem medicamentos que facilitam a mobilização das gorduras do fígado, através de uma melhora da ação da insulina. Isso, aliado à perda de peso, regime adequado dos nutrientes alimentares e a prática regular de atividade física, faz aumentar as chances de controlar o acúmulo de gordura e, consequentemente, de evitar a progressão para doenças graves. Na esteatose grave, os lipídios chegam a representar até 40% do peso do fígado. Para se ter uma ideia, o peso desse órgão pode aumentar de 1,5 kg até quase 5 kg. A reversão da esteatose depende da eliminação de sua causa.

Muitos pacientes, cujo fígado tem grande quantidade de gordura e, não sabem, são surpreendidos pela notícia apenas ao realizarem a ultrassonografia do abdome, mas outros exames podem ser úteis para o diagnóstico. Entre eles, podemos citar as provas de função hepática (dosadas no sangue), hemograma, leucograma, glicemia, dosagem de ferro, ácido fólico, vitamina B12, exame de urina, exames de imagem (ecografia, tomografia computadorizada ou ressonância nuclear magnética) e, finalmente, biópsia hepática.

DIETA E PERDA DE PESO

No tratamento da esteatose, a terapia nutricional é um fator fundamental. Ao contrário do que se pode pensar, no entanto, a dieta para reduzir a gordura acumulada no fígado não deve necessariamente reduzir os níveis de consumo de gordura apenas e, sim, atentar para o consumo de carboidratos. Por estimular a produção de insulina, o carboidrato complica e agrava todos as etapas do depósito anormal de gordura no interior do fígado, intensificando-o. Como a maioria dos pacientes com esteatose é obesa, é preciso fazer com que percam peso. Com o emagrecimento, o paciente reduz também seu nível de gordura visceral e do fígado. 

Em geral, as dietas para tratamento de esteatose aumentam o teor de gorduras consideradas “boas”, que são aquelas presentes nos óleos vegetais, a exemplo do milho, girassol, soja e canola; azeite de oliva, castanhas, abacate e nozes, sementes oleaginosas como a linhaça e, também, nos peixes de água gelada como cavala, sardinha, truta, salmão, atum e bacalhau frescos.

Entre os principais fatores relacionados às doenças crônicas do fígado, como a esteatose, estão presentes o consumo abusivo de álcool, diabetes mellitus descompensado, obesidade e desnutrição (com ênfase na deficiência de proteína). A esteatose hepática geralmente está relacionada a um quadro clínico conhecido como síndrome metabólica, um conjunto de doenças cuja base é a resistência insulínica e que depende de, pelo menos, três dos cinco fatores específicos, entre eles hipertensão, alteração do nível de triglicérides e/ou do HDL colesterol.

Outras possíveis causas de esteatose são a ocorrência de fibrose cística, distúrbios do armazenamento do glicogênio, uso de quimioterápicos, pacientes que estão submetidos a nutrição parenteral total ou que passaram por cirurgias do trato gastrintestinal (entre elas a cirurgia “bariátrica”, para a redução do estômago), que apresentam lipodistrofia congênita generalizada, síndrome de Cushing, síndrome de Reye, intoxicação por tetracloreto de carbono, gravidez, entre outras diversas causas. Independentemente da causa, especula-se que a esteatose hepática resulta da mobilização de ácidos graxos dos tecidos adiposos (tecidos gordurosos) ou de uma alteração do metabolismo das gorduras.

A insulina é o hormônio responsável por retirar a glicose do sangue e conduzi-la às células de todo o organismo. A ação da insulina é fundamental para a manutenção da vida saudável. No entanto, a insulina também é responsável por diversas outras ações no organismo e é atuante, por exemplo, no metabolismo das gorduras. A resistência insulínica a que nos referimos mais acima está relacionada, então, a uma dificuldade desse hormônio em exercer suas ações. A forma mais comum de resistência insulínica é a obesidade. 

http://www.isaudebahia.com.br/noticias/detalhe/noticia/saiba-mais-sobre-a-esteatose-a-famosa-gordura-no-figado/

Dieta sem adoçante. Alternativas para quem quer emagrecer sem o uso de adoçante.

Dieta sem adoçante.
Alternativas para quem quer emagrecer sem o uso de adoçante.
Para quem começa uma dieta para emagrecer, uma das primeiras medidas a serem tomadas é substituir o açúcar pelo adoçante, mas será que é saudável fazer isso, e realmente vai ajudar?

Recentemente foi publicado um estudo que descobriu que o uso regular de adoçantes (sacarina, aspartame e sucralose) na dieta podem aumentar o risco de desenvolvimento de doenças como diabetes e obesidade. Verificou-se que os adoçantes artificiais são absorvidos no intestino e que causam um desequilibro na flora intestinal, pois aumentam a produção de hormônios que atrapalham a ação da insulina, que tem como função captar a glicose do organismo e assim manter os níveis adequados de açúcar no sangue.

Observa-se um comportamento em algumas pessoas que utilizam adoçantes regularmente de sentir a necessidade de aumentar a quantidade no consumo e o organismo vai pedindo cada vez mais. Isso pode ter relação com o que o estudo nos mostrou.

Outro ponto importante a ser comentado é que esse estudo não avaliou pessoas com diabetes e por esse motivo o ideal é que utilizem quantidades moderadas, sem excesso. Talvez seja interessante para alguns casos de diabetes usarem adoçantes naturais, como o esteviosídeo por exemplo. Consulte seu médico e veja qual a melhor opção para o seu caso.

E para aqueles que não são diabéticos e desejam emagrecer de forma saudável, seguem algumas dicas:

- Prefira o açúcar mascavo. Ele tem mais nutrientes. Porém a quantidade de calorias é a mesma do que o açúcar refinado. Modere na quantidade! Se você não resiste ao cafézinho com açúcar pela manhã, 1 colher de chá do açúcar mascavo é suficiente.

- Prefira bebidas que não precisam ser adoçadas, como água de coco, suco de fruta natural (laranja, melancia, melão, etc.)

- Leite com achocolatado não precisa adoçar, certo? Se pra você é necessário, prefira um achocolatado light que atenda melhor o seu paladar.

- Capriche no consumo de água, para que não seja necessário consumir outros líquidos que você precise adoçar.

http://maisequilibrio.com.br/nutricao/dieta-sem-adocante-2-1-1-842.html

Batata-doce: a preferida das academias. Entenda por que o alimento é tão requisitado por quem treina.

Batata-doce: a preferida das academias.
Entenda por que o alimento é tão requisitado por quem treina.
A batata-doce já entrou no cardápio daqueles que praticam exercícios com frequência. Mas qual o motivo dela ser a queridinha das academias? Quais os benefícios que a batata-doce pode trazer para seu corpo, saúde e treino?

Por ser um carboidrato complexo, a batata-doce é indicada para ser consumida antes dos treinos. Ela armazena glicogênio muscular, ideal para exercícios prolongados e bom desempenho nas atividades. Com ela, você terá mais energia para realizar suas atividades corretamente.

A batata-doce é uma ótima fonte de vitaminas A e B, fósforo, ferro, cálcio e potássio, nutrientes ideais para qualquer atleta. Com um baixo índice glicêmico, ela auxilia no aumento de massa corporal. Além disso, tem poder anti-inflamatório e ajuda no sistema imunológico.

Com a grande quantidade de fibras insolúveis, o pico de insulina é reduzido e a energia da batata é metabolizada mais lentamente. Ou seja, o açúcar não é absorvido de uma vez só e você terá a sensação de saciedade por mais tempo. A grande quantidade de vitaminas antioxidantes também auxilia os atletas na recuperação de radicais livres liberados durante a regeneração muscular.

A preferência dos atletas é aliar a batata-doce ao frango no prato para ajudar no treino. Rico em proteínas, o frango contém os nove aminoácidos essenciais e compõe com a batata o prato ideal para se consumir entre as refeições em um dia de treino. O recomendado é a ingestão de 100 gramas de batata-doce (o equivalente a duas unidades pequenas) por dia de treino. O alimento pode ser consumido da mesma forma que a batata inglesa: cozida, assada ou em forma de purê, junto a um frango grelhado, cozido ou desfiado. Mas lembre de ingerir o prato uma hora antes, ou ele não será metabolizado a tempo dos seus exercícios.

Com todos os benefícios, além de auxiliar os atletas a batata-doce também ajuda no estímulo do intestino, no controle do diabetes e do colesterol e é essencial no emagrecimento, já que promove maior saciedade e faz com que você demore para ter fome novamente.

Por Ana Gissoni

http://maisequilibrio.com.br/nutricao/batatadoce-a-preferida-das-academias-2-1-1-843.html

Alimentos que ajudam aliviar a TPM e a Menopausa. Banana, soja e uva passa são alguns deles.

Alimentos que ajudam aliviar a TPM e a Menopausa.
Banana, soja e uva passa são alguns deles.
Não é novidade que os cuidados com a saúde começam pela boca. O que você come reflete no seu organismo, ajuda a curar doenças e previne diversos males.

Essa máxima também é válida para os alimentos que aliviam os sintomas da TPM e menopausa.

Em ambos os períodos, os hormônios femininos estão praticamente em ebulição. Dessa forma escolher os alimentos certos pode ajudar a driblar vários sintomas comuns da TPM e damenopausa. Conheça alguns deles:

Pães e massas

Os carboidratos ajudam na produção de serotonina, substância diretamente ligada à sensação de bem-estar, e na produção de insulina, outro hormônio que influencia na produção do triptofano, que ajuda o organismo a relaxar. No entanto, carboidratos devem ser consumidos com moderação, e de preferência, na versão integral. Caso contrário, colaboram para o aumento de peso.

Soja

A soja é rica em isoflavona, substância que vem sendo apontada como benéfica em diminuir os sintomas da menopausa. Fora isso, ela é mais rica em ferro e proteína do que a carne animal e contém mais cálcio do que o leite. Já tem motivos de sobra para consumí-la, né?.

Banana

Essa fruta também é rica em triptofano, que ajuda a amenizar os sintomas da TPM, além de oferecer vários outros benefícios à saúde; vitamina C, B6 e ácido fólico. A fruta também é rica em fibras e diminui a absorção de gorduras.

Uva passa

Essa simples uvinha é rica em boro, um mineral que ajuda na manutenção dos ossos e evita a perda óssea, comum nas mulheres pós-menopausa.

Frutas cítricas

Elas são ideais para serem consumidas durante a TPM, pois aumentam a disposição e dão um chega para lá no cansaço.

Leite e iogurte

O cálcio desses alimentos aumenta a contração uterina, diminuindo as cólicas e o inchaço comum dessa fase.

Oleaginosas

Essas frutinhas são ideais para quem, durante a TPM, não se segura para devorar um docinho. O magnésio ajuda na compulsão e a vitamina E na irritabilidade que surge antes da menstruação.

Por Helena Dias
http://maisequilibrio.com.br/nutricao/alimentos-que-ajudam-aliviar-a-tpm-e-a-menopausa-2-1-1-844.html

5 alimentos que ajudam a controlar a diabetes. Descubra os alimentos do dia a dia que ajudam amenizar a glicose no organismo.

5 alimentos que ajudam a controlar a diabetes.
Descubra os alimentos do dia a dia que ajudam amenizar a glicose no organismo.
A diabetes é uma doença que atinge grande parte da população. Ela acontece quando o pâncreas não consegue produzir a quantidade de insulina adequada para o organismo, aumentando a quantidade de glicose no corpo. Por isso, o primeiro passo de quem sofre com a doença é eliminar o açúcar, maior fonte de glicose existente.

Veja 5 alimentos que ajudam a controlar adiabetes.


Maçã

A maçã é rica em pectina, uma fibra que ajuda no controle da glicemia e do mau colesterol. Além disso, ela é fonte de várias vitaminas e contribui para a saciedade, além de não ser muito calórica (cerca de 80 kcal por unidade).

Linhaça

Essa semente é fonte de magnésio, que controla a glicemia e a liberação da insulina no organismo. Ela também é nutritiva por ser rica em fibras e gorduras boas. Pode comer todos os dias, no café da manhã, de preferência.

Abacate

O abacate ajuda a retardar a digestão, ou seja, evita que o açúcar chegue com tudo na corrente sanguínea após uma refeição. Ele é ótima fonte de gorduras boas, mas isso o torna calórico, sendo necessária certa moderação na hora do consumo. Opte pelo abacate de 2 a 3 vezes por mês.

Batata-doce

Além de ser rica em fibras, que absorvem a gordura e ajudam a reduzir a glicemia e o colesterol, a batata-doce evita que o açúcar no sangue se eleve, causando picos perigosos. Prepare-a assada, duas vezes por semana.

Brócolis

Ele é antioxidante, rico em vitamina C e fibras, o que aumenta a saciedade. Além disso, os brócolis contém cromo, um mineral que ajuda a controlar a glicemia. Deve ser consumido pelo menos uma vez por semana.

Por Helena Dias
http://maisequilibrio.com.br/nutricao/5-alimentos-que-ajudam-a-controlar-a-diabetes-2-1-1-845.html

5 alimentos que ajudam no ganho de massa muscular. Confira os alimentos que ajudam a turbinar os músculos.

5 alimentos que ajudam no ganho de massa muscular.
Confira os alimentos que ajudam a turbinar os músculos.
Ganhar massa muscular não é responsabilidade apenas do seu treino. Sua alimentação também tem grande parte de culpa nessa história toda.

As proteínas têm papel fundamental nesse assunto, já que são o combustível para a formação e manutenção das fibras musculares. Você precisa de, no mínimo, 1, 5 g de proteína por quilo de peso para que a massa muscular seja abastecida todos os dias.

E para que essa proteína seja mais bem aproveitada, o ideal é que seja ingerida pelo menos 30 minutos após o treino. Betacaroteno e Vitaminas C e E ajudam os aminoácidos a serem mais bem absorvidos pelo organismo, por isso é uma combinação importante. Conheça as melhores fontes desses alimentos.

Salmão

Além de ser um dos peixes mais proteicos, é rico em ômega 3, que ajuda a baixar o colesterol e têm ação anti-inflamatória, ajudando na recuperação da fibra muscular. Inclua-o no seu prato pelo menos 3 vezes por semana e, de preferência, o menos cozido possível, para não perder suas propriedades.

Ovo

A clara do ovo é rica em albumina, uma proteína usada para fazer suplementos proteicos para atletas. Uma clara tem cerca de 11g de proteína e apenas 4 calorias, o que a torna um alimento de alto valor biológico. A gema contém vitamina B12, que ajuda na absorção da proteína e na contração muscular. Consuma cozido, pelo menos 2 unidades por dia, após o treino. Combine-o a saladas de folhas, que são ricas em vitaminas e água.

Carne vermelha

Os vegetarianos que nos desculpem, mas a carne vermelha ainda é a maior fonte de proteínas existente. Ela é rica em creatina, nutriente essencial para a construção muscular. Fora isso, ainda contêm ferro, zinco, Vitaminas B3 e B12, que ajudam na assimilação da proteína. Consuma pelo menos 3 vezes por semana.

Água

Os músculos são compostos por 80% de água, portanto, é ingrediente fundamental para a construção muscular. Um corpo desidratado demora mais para utilizar a proteína recebida para construir a massa muscular. Fora que a desidratação também leva ao cansaço, o que prejudica o desempenho nos treinos. E quando você treina, seu corpo utiliza mais água de quando está em repouso. Por isso intensifique a quantidade, chegando a 2, 5 litros por dia.


Cafeína

Além de ser estimulante e dar mais disposição durante o treino anaeróbico, a cafeína estimula o corpo a usar a gordura corporal como energia nos exercícios. E quanto menos gordura você tiver, mais sobressaltado ficará seu músculo.

http://maisequilibrio.com.br/nutricao/5-alimentos-que-ajudam-no-ganho-de-massa-muscular-2-1-1-846.html

Alimentos que aceleram o metabolismo. Veja quais alimentos que ajudam a deixar o metabolismo ativo e queimar mais calorias.

Alimentos que aceleram o metabolismo.
Veja quais alimentos que ajudam a deixar o metabolismo ativo e queimar mais calorias.

O verão está chegando e muita gente já se muniu da dupla treino + dieta para chegar bonita ao biquíni. No entanto se algo pudesse dar uma ajudinha nessa batalha, ela sempre seria bem-vinda, né? Existem alguns alimentos que ajudam a acelerar o metabolismo, potencializando a queima de calorias, ou seja, você gasta mais, e emagrece mais. Veja agora quais são para incluir no cardápio já!

Carboidratos

Os carboidratos de baixo índice glicêmico são imprescindíveis. Ele que fornece energia às várias funções do corpo e sem ele, o organismo fica mais lento.

É a mesma coisa que um carro sem combustível; ele pára. Opte pelos carboidratos que têm baixo índice glicêmico (alimentos integrais, oleaginosas, grãos, etc.), pois eles demoraram mais para serem digeridos, fazendo o organismo trabalhar mais, fornecendo menos açúcar e mais fibras.


Água gelada

Para elevar a temperatura da água gelada, o organismo gasta mais calorias. Por isso, aposte nela quando quiser perder uns quilinhos. Beba pelo menos 8 copos por dia.

Pimenta vermelha

Ela é termogênica e acelera o organismo em até 20%, ajudando a queimar calorias e fazendo uma varredura nas artérias, prevenindo problemas do coração.


Ômega 3

Ele funciona como anti-inflamatório, prevenindo várias doenças e ajuda a aumentar o metabolismo basal. O ideal é consumi-lo juntamente a uma proteína, que age diretamente na construção dos músculos. Salmão, óleo de prímula e semente de linhaça são boas fontes.


Abacate

Essa fruta é rica em gorduras monoinsaturadas, que fazem bem ao coração e ajudam a manter o metabolismo acelerado. Consuma pelo menos uma vez por semana.

Goji Berry

A frutinha asiática tem inúmeros benefícios. Rica em vitamina C, ela previne o envelhecimento precoce, e acelera o metabolismo. Ela também é rica em fibras, o que ajuda no funcionamento do intestino e influencia no trabalho do organismo.


Café

Fácil de encontrar em qualquer canto, o café é uma mão na roda para quem quer manter o metabolismo ativo. A cafeína é estimulante e termogênica. Além disso, uma xícara depois das refeições ajuda a prevenir a diabetes.


Por Helena Dias
http://maisequilibrio.com.br/nutricao/alimentos-que-aceleram-o-metabolismo-2-1-1-848.html

Mitos e verdades sobre comida japonesa. Cuidado: alguns pratos dessa culinária são ricos em sódio e podem ser bastante calóricos.

Mitos e verdades sobre comida japonesa.
Cuidado: alguns pratos dessa culinária são ricos em sódio e podem ser bastante calóricos.

A comida japonesa tem fama de ser bastante nutritiva e chega a ser prato principal de quem está de dieta, por conter poucas calorias. E ela seria perfeita se fosse apenas isso.

A nutricionista Fabiana Buchalla, que integra a equipe nutricional da Temakeria Makis Place, elenca o que é verídico e o que é mito quando o assunto é comida japonesa:

Comida japonesa não engorda.

Mito. Apesar de alguns alimentos conterem poucas calorias, consumir em excesso pode, sim, contribuir para o aumento de peso, ainda mais se preferir os alimentos fritos.

Alimentos japoneses ajudam a prevenir o envelhecimento?

Verdade. Por conter Ômega 3 e ácidos graxos, eles ajudam na produção do colesterol do bem - HDL. O peixe acaba retardando o envelhecimento e auxilia também na diminuição de problemas cardiovasculares e ósseos.

Comida japonesa é mais nutritiva que hambúrguer e pizza?

Verdade. A culinária japonesa é rica em nutrientes e tem menor teor de gordura, o que aumenta a saciedade. Sendo assim, é natural que, muitas vezes, ao consumir peixes e alimentos orientais a pessoa fique mais satisfeita com menor quantidade.

Temakis e sushis são ricos em cálcio?

Verdade. As algas, que envolvem os temakis e sushis, são ricas em cálcio, proteína e ferro.

Comida japonesa não é indicada para gestantes?

Mito. Os alimentos japoneses podem ser consumidos por qualquer pessoa, mas pelas gestantes com cautela. A má fama acontece porque há um mito que o metilmercurio (encontrado em alguns peixes) apresenta risco à saúde do bebê e da gestante. Todavia, esse tipo de peixe não é amplamente utilizado na culinária japonesa e o seu consumo esporádico também não apresenta risco nenhum à saúde.

Por Helena Dias
http://maisequilibrio.com.br/nutricao/mitos-e-verdades-sobre-comida-japonesa-2-1-1-847.html

Mitos e verdades sobre a tapioca. Conheça melhor as propriedades nutricionais da tapioca.

Mitos e verdades sobre a tapioca.
Conheça melhor as propriedades nutricionais da tapioca.
A tapioca é um alimento típico do Norte e Nordeste do país, mas de tempos para cá ganhou destaque, principalmente por quem malha, quer emagrecer e busca uma vida saudável. Mas afinal, quais os benefícios reais da tapioca?

Ela começou primeiramente ocupando o lugar do pão. Especialistas explicam que por não conter glúten, colesterol e gorduras, não tem a mesma ação inflamatória que os pães e torradas têm. No entanto, o fato de não ter glúten não elimina o fato de ser um pouco calórica. 100 gramas tem cerca de 140 calorias. Por isso, para quem quer emagrecer, não é recomendado comer mais que uma tapioca por dia.

Outro fato que poucos sabem é que a tapioca tem alto índice glicêmico, devendo ser consumida com moderação por diabéticos, pois eleva a quantidade de açúcar no sangue, mas é ideal para repor as energias no pós-treino. Se esse é o seu objetivo, a dica é rechear a tapioca com fontes de proteínas, como queijo branco, peito de peru, frango, etc.

Outra dica para deixá-la mais nutritiva é incrementá-la com outros grãos, como a chia e a linhaça, por exemplo. Elas são ricas em fibras, ajudando a manter a saciedade e colaborando para o bom funcionamento do organismo.

A tapioca também é rica em ferro, essencial para a criação de glóbulos vermelhos no sangue, o que ajuda a manter a anemia bem longe. Além disso, ela é rica em vitaminas do complexo B e Ácido Fólico, essenciais para a formação do tubo neural do bebê. Por isso é bastante benéfica para as grávidas.


Por Helena Dias
http://maisequilibrio.com.br/nutricao/mitos-e-verdades-sobre-a-tapioca-2-1-1-849.html

Como preparar alimentos rápidos e saudáveis. Veja como otimizar seu tempo na cozinha.

Como preparar alimentos rápidos e saudáveis.
Veja como otimizar seu tempo na cozinha.
A falta de tempo para cozinhar está entre as maiores desculpas de pessoas que se alimentam mal, que recorrem ao delivery ou fast food.

O primeiro passo está em organizar seu tempo. E nisso está incluso ter as ferramentas necessárias. Espremer um suco na mão, obviamente leva mais tempo do que ter uma centrífuga, por exemplo. Por isso, alguns utensílios são fundamentais, como um descascador de legumes e uma faca de chef, que corta quase todos os tipos de alimentosbem rapidamente. Nesta lista, inclua também um medidor em mililitros e gramas. São indispensáveis para suas receitas. Depois disso, você deve se organizar para ir às compras. Manter uma alimentação saudável requer alimentos frescos, o que exige até 3 idas ao mercado por semana.

Pensado nisso, você tem que ter em mente que os congelados podem ser aliados. Mas espere; congelados que você faz, e não os industrializados. Sempre que for preparar alguma coisa, abandone as porções individuais e adote receitas maiores, para poder congelar e tirar do freezer sempre que precisar de uma refeição rápida. O congelamento pode ser feito em recipientes de vidros ou embalagens especiais para isso. Veja algumas receitas práticas e saudáveis.

Hambúrguer caseiro com cenoura

Pique cenoura, cebola, alho e cheiro verde a gosto. Misture com 500 g de patinho moído. Forme os hambúrgueres, embale em um papel filme e leve ao congelador.

Lasanha de berinjela

Em uma tigela de vidro, coloque fatias de berinjela, fatias de queijo mussarela e molho de tomate. Repita as camadas, tampe e leve ao congelador.

Sanduíche de abobrinha e queijo

Em pão pita, enrole abobrinha e queijo branco picadinhos. Coloque em um saquinho plástico e leve ao congelador.

Barra de cereais

Triture no liquidificador as mesmas quantidades de amêndoas, tâmaras e frutas secas, até a mistura ficar homogênea. Em papel manteiga, forme barrinhas quadradinhas. Leve ao congelador embaladas em papel filme ou coma assim que preparar.

Por Helena Dias
http://maisequilibrio.com.br/nutricao/como-preparar-alimentos-rapidos-e-saudaveis-2-1-1-850.html

Dieta e as confraternizações de fim de ano. Aprenda a não cair na tentação de comidas gordurosas e álcool.

Dieta e as confraternizações de fim de ano.
Aprenda a não cair na tentação de comidas gordurosas e álcool.
Fim de ano é época de rever e confraternizar com os amigos. O problema é que essas confraternizações envolvem restaurantes, happy hours recheados de bebidas alcoólicas e petiscos gordurosos.

1 - Intercale a cerveja

A maioria das confraternizações de fim de ano envolve cerveja, principalmente se a reunião for em bar. Uma lata de cerveja tem 150 calorias. Se você tomar três por noite por exemplo, já são 450 calorias a mais em um dia. A dica então é intercalar; a cada copo de cerveja, tome um de água, assim você conseguirá reduzir a quantidade que irá tomar de cerveja.

2 - Já vá alimentada

Sempre que houver uma confraternização com comida à vontade, faça um lanchinho antes de sair de casa para amansar a fome. Por mais que você não tenha intenção de comer muito, se tiver com fome não resistirá à tentação. Por isso, antes de sair de casa, coma uma fruta, um prato de salada, palites de pepino, etc. A ideia é optar por alimentos pouco calóricos.

3 - Opte pelas opções menos calóricas

Todos os lugares têm tentações, mas também têm aliados. Na pizzaria, por exemplo, a pizza de atum ou escarola são boas pedidas; alimentam e são as menos calóricas. Já na churrascaria, opte pelas carnes magras, evitando a famosa farofinha.

4 - Petiscos e aperitivos; passe reto

Os salgadinhos servidos antes das refeições são verdadeiros vilões e a única maneira de não sofrer com os efeitos deles, é os evitando-os. Principalmente se forem tomados com cerveja, que juntos, fermentam e aumentam a barriguinha. Opte pelos mais saudáveis: ovos de codorna, palitos de cenoura, oleaginosas, etc. Bolinhos podem moderadamente, se forem assados e não fritos. Se exagerou no happy hour em um dia, no dia seguinte vá de alimentos leves (verduras e legumes cozidos), beba bastante água e pratique exercícios.

5 - Bebidas alcoólicas

Apesar da fama, a cerveja é a bebida alcoólica menos calórica, seguida do vinho. Passe longe dos coquetéis, que são feitos com leite condensado e açúcar. Caipirinha até pode, mas desde que seja feita com adoçante, ok?

Por Helena Dias
http://maisequilibrio.com.br/nutricao/dieta-e-as-confraternizacoes-de-fim-de-ano-2-1-1-851.html

Eliminar o glúten não é opção saudável para emagrecer. Proteína só deve ser cortada por quem tem alergia a ela.

Eliminar o glúten não é opção saudável para emagrecer.
Proteína só deve ser cortada por quem tem alergia a ela.
Há tempos o glúten ganhou destaque, mas nada positivo. Ele foi apontado por muitos como vilão da alimentação, além de ser um dos responsáveis por dificultar o emagrecimento.

Mas nem sempre cortar o glúten, presente em diversos alimentos do cardápio, é a melhor solução para emagrecer de forma saudável e definitiva.

Segundo Fernando Chueire, médico nutrólogo e diretor da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), só existem vantagens em eliminar o glúten se a pessoa possuir doença celíaca. "A dieta deve ser prescrita para aqueles que apresentam intolerância à proteína depois de um diagnóstico médico. Os pacientes que têm essa doença apresentam melhoras nos sintomas relacionados ao aparelho gastrointestinal", explica.

Quem não possui intolerância e passa a eliminar o glúten do cardápio pode sofrer consequências na saúde. "Parar de consumir todos os alimentos derivados de trigo, cevada, centeio e aveia torna a alimentação muito monótona pela restrição das opções que são frequentemente utilizadas no cotidiano", afirma o especialista. Sem um acompanhamento médico, as pessoas podem deixar de consumir nutrientes essenciais para manter a saúde equilibrada.

Segundo o especialista, a rápida perda de peso e das medidas nem sempre está diretamente ligada à retirada da proteína e sim à redução do consumo diário das calorias. Como a maioria dos alimentos derivados do glúten trazem carboidratos com alto valor calórico, a exclusão apenas faz com que o ganho das calorias seja menor. A perda de peso que pode ocorrer nas pessoas que retiram o glúten da alimentação se deve ao fato de que, com isso, elas passam a ingerir diariamente uma menor quantidade de calorias diárias.

Depois de perder os quilos indesejados, algumas inserem o glúten novamente à dieta, e isso pode influenciar o ganho de peso. "Se eliminar o consumo de glúten, com restrição na ingestão dessas calorias especificamente, após o término da dieta, a pessoa pode ganhar peso em tempo indeterminado", pontua. O mais indicado para quem quer eliminar os quilos indesejados é manter uma dieta saudável, equilibrada, sem restrições e com acompanhamento profissional.

O glúten geralmente é encontrado em cereais como trigo, centeio, malte, cevada e aveia, e está presente em todos os alimentos produzidos com essas matérias-primas, entre eles pães, massas, bolos, bolachas, cereais e, até mesmo, cervejas.

Por Helena Dias
http://maisequilibrio.com.br/nutricao/eliminar-o-gluten-nao-e-opcao-saudavel-para-emagrecer-2-1-1-852.html

Ágar-Ágar: alternativa à gelatina é rica em colágeno. Desvende os benefícios da gelatina de algas marinhas.

Ágar-Ágar: alternativa à gelatina é rica em colágeno.
Desvende os benefícios da gelatina de algas marinhas.
Ágar-Ágar preparada com pitaya vermelha é alternativa saudável e rica em colágeno

Sabe-se que a gelatina é rica em colágeno, uma proteína poderosa capaz de manter a elasticidade e firmeza da pele. E quem se afunda na pesquisa para descobrir os benefícios desse alimento se depara com outro aliado, o ágar-ágar.

A substância é bastante consumida por pessoas adeptas a uma alimentação saudável. Ela é encontrada nas algas marinhas e tem função bastante benéfica na alimentação. Rica emcolágeno, o ágar-ágar é insolúvel em água, sendo capaz de absorver até 20 vezes o seu peso, formando um gel não fermentado.

No estômago, esse gel promove a saciedade mais rapidamente. Além disso, o ágar-ágar é rico em Ferro, Zinco, Magnésio e Potássio, importantes minerais para a manutenção do organismo e para a beleza de unhas e cabelos.


Ágar-Ágar promove saciedade e ainda é rica em colágeno

Ele ainda tem efeito detoxificante, limpando o organismo e eliminando pelas fezes e urinas, os excessos de resíduos nada saudáveis no corpo. O ágar-ágar pode ser encontrado em cápsulas ou em pó. O modo de preparo é diferente da gelatina convencional; ferva um litro de suco natural sem açúcar e misture o pó de ágar-ágar. Distribua em forminhas e deixe esfriar. Não precisa levar à geladeira. É indicado de um a dois potes por dia.


Por Helena Dias
http://maisequilibrio.com.br/nutricao/agaragar-alternativa-a-gelatina-e-rica-em-colageno-2-1-1-853.html