1

1

Google+ Followers

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Arroz de limão-siciliano com amêndoas e tomate cereja. Arroz cremoso tem toque especial da sálvia refogada na manteiga. Aprenda.

Todo mundo sabe que as amêndoas dão sorte no Natal e no fim de ano. Para manter a tradição, prepare na sua ceia natalina um arroz cremoso de limão-siciliano com amêndoas e tomate cereja. O toque especial fica por conta da sálvia refogada na manteiga. Anote a receita e assista ao passo a passo com a chef Andrea Tinoco:
Ingredientes:
1 colher (sopa) de óleo de girassol
1 dente de alho picado
1/2 cebola pequena ralada
1 1/2 xícaras (chá) de arroz cru
Sal (a gosto)
3 xícaras (chá) de água fervente
250ml de creme de leite fresco
50ml de suco de limão siciliano
150g de amêndoas torradas e picadas em lascas
½ bandeja pequena de tomate cereja
1 molho pequeno de sálvia (só as folhas)
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
Salsa e cebolinha picadas (a gosto)
Rodelas de limão-siciliano (para decorar)

Modo de preparo:
Numa panela, refogue a sálvia na manteiga e acrescente o creme de leite fresco. Adicione o suco de limão coado e mexa bastante, temperando com sal e pimenta. Misture o arroz já cozido e adicione as amêndoas. Enfeite com tomates cereja levemente aquecido e cebolinha picada.

http://gnt.globo.com/receitas/receitas/arroz-de-limao-siciliano-com-amendoas-e-tomate-cereja.htm

Risoto de bacalhau é feito com creme de leite e alho-poró. Para o almoço de Páscoa: receita de risoto de bacalhau com creme de leite, alho-poró e o toque especial de creme de aipim.

Rendimento: serve 6 pessoas

Para fazer o caldo do risoto:
Ingredientes:
1L de água
1 cebola picada
1 galho de aipo
1 pé de alho-poró
½ copo de vinho branco seco
1kg de apara de peixe (qualquer um de sua preferência ou que tenha em casa)

Modo de preparo:
Coloque a água para ferver. Quando ferver, adicione todos os ingredientes e deixe cozinhar por 20 minutos. Coe o caldo e reserve. 

Para fazer o creme de aipim:
Ingredientes:
1/2 kg de aipim sem casca e limpo
250ml de caldos de galinha ou de carne
1/2 cebola pequena
1 dente de alho
Sal e pimenta (a gosto)

Modo de preparo:
Corte o aipim em rodela e cozinhe no caldo de galinha até amolecer. Bata no liquidificador, com o caldo mesmo, para não empelotar, até virar um purê.


Para fazer o risoto:
Ingredientes:
1 colher (sopa) de alho picado
2 colheres de azeite
1 taça de vinho branco
1 tomate médio picado
3 colheres de manteiga
250ml de creme de leite
250ml de molho de tomate
½ litro de caldo de peixe (receita acima)
1 colher (sopa) de caldo de peixe em pó
1 cebola e 1 talo de alho-poró ralados
600g de bacalhau
½ kg de arroz italiano arbório (pré-cozido por 10 minutos)
Salsinha picada (a gosto)

Modo de preparo:
Refogue o alho no azeite. Adicione a cebola e o alho-poró ralados, o vinho branco e espere evaporar. Acrescente o caldo de peixe, o tomate, creme de leite, molho de tomate, caldo de peixe em pó e salsinha. Espere um pouco e acrescente o creme de aipim, deixando cozinhar por mais um tempo. Adicione o bacalhau e o arroz arbório pré-cozido. Disponha em uma travessa e bom apetite!

http://gnt.globo.com/receitas/receitas/risoto-de-bacalhau-e-feito-com-creme-de-leite-e-alho-poro.htm

Lombo de porco recheado com presunto de Parma. Receita da Nigella também tem alho e pimenta calabresa.

Dourado por cima e bem cozido por dentro é como fica o lombo de porco recheado com presunto de Parma, alho e pimenta calebresa do programa "Nigellissima". Confira a receita no vídeo abaixo:
Como fazer o lombo de porco recheado:
Ingredientes:
1 peça de lombo suíno sem a capa de gordura
Alho
Algumas folhas de orégano fresco
Presunto de Parma sem a gordura
Pimenta calabresa em grãos
2 chalotas (ou cebolas)
Azeite de oliva

Modo de preparo:
Abra a peça e tempere o porco por dentro. Para temperar, comece ralando o alho sobre a carne, espalhando bem. Continue com o orégano, reservando os ramos para assar ao lado da carne temperar o caldo. Espalhe fatias do presunto de Parma e coloque alguns grãos da pimenta calabresa antes de começar a enrolar.

Tenha cuidado e enrole a carne com muita firmeza para o sabor não escapar e finalize amarrando com barbantes, em intervalos de cerca de 4cm. Fatie as chalotas, sem descascar, e leve para uma assadeira.

Espalhe os raminhos de orégano sobre as chalotas e coloque a carne por cima. Regue um pouco de azeite e leve ao forno quente por 1h15. Para servir, corte as rodelas do lombo e acrescente um pouco do molho por cima.

Para fazer o molho:
Ingredientes:
Vermute branco seco (ou vinho branco)
Água fervida

Modo de preparo:
Coloque um pouco de vermute na assadeira do lombo de porco, sem atingir a carne, e acrescente água fervida. Raspe um pouco a assadeira para liberar o sabor no caldo e está pronto.

http://gnt.globo.com/receitas/receitas/lombo-de-porco-recheado-com-presunto-de-parma-receita-da-nigella.htm

Arroz de polvo do 'Tempero de Família'. Hilbert aprende a preparar o prato com expert em cozinha portuguesa.


Rendimento: rende 6 porções
Tempo de preparo: 40 minutos
Nível de dificuldade: médio

Ingredientes:
2 polvos inteiros
800g de arroz
2 cebolas roxas
1 cebola branca
8 dentes de alho
4 tomates maduros
3 colheres (sopa) de extrato de tomate
Alquimia (caldo de bacalhau)
Folhas frescas de manjericão
Limão
Sal
4 folhas de louro
Cheiro-verde
Azeite


Modo de preparo:
Limpe os polvos cortando as cabeças e removendo qualquer sujeira que possa haver, como areia. Lave bem em água corrente e molhe com limão, para tirar o cheiro forte.

Leve à panela de pressão com sal, folhas de louro e água, por aproximadamente 20 minutos. Após esse tempo, deixe a panela esfriar para abrir e então retire os polvos, reservando o caldo do cozimento (ele será usado no arroz).

Fatie os polvos e reserve.


Corte as cebolas, o alho e refogue no azeite. Pique os tomates e acrescente no refogado. Quando estiver como um ponto de creme (os ingredientes bem cozidos), polvilhe um punhado da alquimia. Em seguida, acrescente o cheiro-verde, três colheres do caldo do cozimento do polvo, o extrato de tomate e o arroz.

Deixe refogar um pouco e acrescente mais "água do polvo", o suficiente para que o arroz possa cozinhar.

Com o arroz cozido, acrescente o polvo cortado em pedaços, mexa bem e adicione os últimos ingredientes: folhas frescas de manjericão, azeite e a alquimia. Misture e sirva a seguir.

http://gnt.globo.com/receitas/receitas/arroz-de-polvo-do-programa-de-rodrigo-hilbert.htm

Pudim de claras com baba de moça. Feito com claras em neve, o doce português é leve como uma nuvem.

"Vamos usar as claras para um e a gemas para o outro", explica Rita Lobo, mostrando que o pudim de claras acompanhado de baba de moça é uma maneira deliciosa de aproveitar bem o principal ingrediente das receitas: o ovo. Assista ao vídeo e anote todos os detalhes da receita:

Rendimento: 8 porções
Tempo de preparo: 1h40
Nível de dificuldade: médio

Para fazer a calda
Ingredientes:
¾ de xícara (chá) de açúcar
¼ de xícara (chá) de água

Modo de preparo:
Preaqueca o forno a 150ºC (temperatura baixa).

Numa tigela, dissolva a água com o açúcar. Transfira para uma forma de pudim grande (com furo no meio), com cerca de 24cm de diâmetro.

Leve a forma diretamente ao fogo baixo e deixe a calda cozinhar, sem mexer, até que ela engrosse e fique com uma coloração levemente dourada - leva cerca de oito minutos.

Segure a forma com um pano de prato para não se queimar e vá girando para caramelizar a base e as laterais.


Para fazer o pudim
Ingredientes:
10 ovos
2 xícaras (chá) de açúcar
1 pitada de sal

Modo de preparo:
Separe as claras das gemas: bata o ovo contra a bancada, separe uma metade da casca da outra, mantendo a gema em uma delas. Deixe a clara escorrer em uma tigelinha. Transfira a clara para a vasilha da batedeira e separe a gema em outro recipiente. Repita o procedimento com todos os ovos.

Use sempre uma tigelinha para escorrer as claras uma a uma, antes de adicionar aos outros ingredientes. Assim, caso um ovo não esteja bom, você não perde tudo o que já colocou na tigela da batedeira.

As gemas reservadas podem ser usadas no preparo da baba de moça. Guarde na geladeira.

Bata as claras na velocidade baixa da batedeira com uma pitada de sal. Quando começarem a espumar, aumente a velocidade e continue batendo até ficarem em ponto de neve firme, formando picos durinhos - cerca de dez a 15 minutos.

Neste ponto, acrescente o açúcar aos poucos, sem desligar a batedeira. Bata por mais dez minutos, até formar um merengue firme.

Leve uma chaleira com um pouco de água para ferver. Ela será usada para fazer um banho-maria para assar o pudim.

Com uma colher de sopa, transfira as claras para a forma que você já caramelizou: espalhe uma camada, alise com as costas da colher e dê umas batidinhas na bancada para que se acomodem - desta forma, o pudim fica mais uniforme e não corre risco de ficar com buracos.

Coloque a forma em uma assadeira retangular e leve ao forno. Regue a assadeira com água fervente para formar o banho-maria. Deixe assar por uma hora ou até que o pudim fique bronzeado e estruturado. Ele vai crescer bastante, mas quando sair do forno, voltará à altura original.


Retire do forno e aguarde cinco minutos antes de virar. Coloque um pano de prato sob a fôrma para não se queimar. Passe uma faquinha de ponta redonda na lateral, apenas para soltar a beiradinha que costuma grudar na forma. Coloque um prato de bolo com borda alta (para conter a calda) sobre a forma e vire de uma vez, o mais rápido o possível - porque a calda vai escorrer.

Quando esfriar, leve à geladeira.


Para fazer a baba de moça
Ingredientes:
10 gemas
1 de xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de água
1 garrafa pequena de leite de coco (200ml)

Modo de preparo:
Passe as gemas pela peneira, pressionando com as costas de uma colher. Descarte a película que ficou na peneira e reserve as gemas na tigela.

Numa panela pequena, dissolva a água com o açúcar, misturando com o dedo indicador (pode fazer assim que dá certo!). Leve ao fogo alto e deixe cozinhar, sem mexer, durante cerca de 20 minutos, até que a calda atinja o ponto de fio (mergulhe e levante a colher: se formar um fio fino entre as gotas, está pronta).


Desligue o fogo e deixe esfriar por cinco minutos.

Misture o leite de coco. Junte as gemas, misture bem e volte a panela ao fogo baixo. Cozinhe sem parar de mexer, com uma espátula de silicone ou colher de pau, por oito minutos ou até engrossar um pouco.

Atenção: durante este processo, caso o creme comece a grudar no fundo da panela, retire do fogo, mexa vigorosamente para resfriar e volte a panela ao fogo. Repita quantas vezes for necessário para evitar a formação de grumos. Lembre-se de que, ao esfriar, o creme engrossa bastante - ele deve sair do fogo com uma consistência de mingau.

Transfira a baba de moça para uma tigela e cubra com um filme, deixando-o em contato com o creme - isto evita a formação de uma película endurecida. Deixe na geladeira até a hora de servir.

http://gnt.globo.com/receitas/receitas/pudim-de-claras-com-baba-de-moca.htm

O Lendário Turducken: peru recheado com pato e frango. Receita de peru recheado com pato e frango.

O Lendário Turducken: peru recheado com pato e frango.
Receita de peru recheado com pato e frango.
Peru recheado com pato e frango. Foto: Reprodução / Food Network

Para um prato certamente fora do comum, experimente o Lendário Turducken (peru recheado com pato e frango), seus convidados ficarão admirados.

Tempo de preparo: 60 minutos
Tempo de cozimento: 280 minutos
Rendimento: 30


Pão de milho:
Ingredientes:
1 ½ xícara de água morna (43° a 46°C)
1 colher (sopa) de açúcar (15 ml)
2 colheres (chá) de fermento biológico seco (10 ml)
1 colher (sopa) de sal kosher (15 ml)
2 xícaras de farinha de trigo (500 ml)
1 xícara de fubá (250 ml)
2 ovos batidos com um pouco de água
Uma pitada de sal grosso

Modo de preparo:
Misture a água, o açúcar, o fermento biológico seco e o sal kosher na jarra de um mixer padrão e polvilhe o fermento por cima. Deixe descansar por 5 minutos ou até que a mistura comece a crescer. Adicione a farinha de trigo e, com o batedor para massa, misture em velocidade baixa até ficar bem uniforme. Aumente para a velocidade média e bata até a massa estar homogênea e desgrudar das laterais da jarra por aproximadamente 4-5 minutos. A massa também pode ser batida à mão.

Retire a massa da jarra, limpe a jarra e unte com bastante óleo vegetal. Devolva a massa para a jarra, cubra com filme plástico e deixe descansar em um local aquecido por aproximadamente uma hora ou até que a massa tenha dobrado de tamanho. Sove a massa por 30 segundos para retirar o ar. Agora, faça uma bola com a massa e a coloque em uma assadeira polvilhada com farinha de trigo e revestida com papel manteiga. Pincele a superfície do pão de milho com a mistura de ovos e água e polvilhe com farinha de trigo e sal grosso. Deixe descansar em um local aquecido por uma hora. Pré-aqueça o forno a 200°C.

Asse por aproximadamente 30 minutos ou até a massa crescer e dourar. Você pode verificar se o pão está cozido batendo no fundo da assadeira – se ouvir um barulho oco, está pronto, senão, deixe no forno um pouco mais. Uma vez cozido, coloque sobre um descanso e deixe esfriar por cerca de 1 ½ hora.


Recheio do prato:
Ingredientes:
2 colheres (sopa) de óleo vegetal (30 ml)
450 gramas de linguiça de Morteau picada
1 cebola bem picada
2 talos de aipo bem picados
1 pimentão vermelho bem picado
4 dentes de alho triturados
1 pão de milho picado em pedaços
¼ de xícara de manteiga derretida (60 ml)
1 colher (sopa) de páprica defumada (30 ml)
1 xícara de caldo de vitela (250 ml)
12 ostras sem casca e com o líquido reservado
¼ de xícara de salsa de folha lisa picada (60 ml)
Sal e pimenta (a gosto)

Modo de preparo:
Pique o pão de milho e reserve. Em uma frigideira grande, aqueça o óleo em temperatura média-alta. Adicione a linguiça de Morteau e cozinhe por cerca de 5 minutos até dourar. Acrescente o aipo, as cebolas, a pimenta e o alho e continue cozinhando por cerca de 5 minutos até ficarem translúcidos. Use o caldo de vitela para diluir. Adicione o pão de milho. Transfira para uma vasilha grande. Adicione a manteiga derretida, a páprica, as ostras com seu líquido e a salsa. Tempere com sal e pimenta. Mantenha na geladeira até a hora de usar.


Turducken:
Ingredientes:
1 peru de 10 kg desossado
1 pato de 2 kg desossado
1 frango de 1,5 kg desossado
1 trufa
½ xícara de páprica defumada (125 ml)
½ xícara de manteiga derretida (125 ml)
Sal e pimenta

Modo de preparo:
Abra o peru com a pele para baixo em uma superfície plana, expondo o máximo de carne possível. Espalhe generosamente cerca de 3 colheres de sopa de páprica defumada por igual em toda a carne com as mãos (certifique-se de abrir a carne das pernas, coxas e asas para que você possa temperá-la também). Tempere com sal e pimenta.

Preencha por completo a cavidade das pernas, coxas e asas com o recheio, sem compactar (se as pernas, coxas e asas ficarem muito cheias, isso pode fazer com que se abram durante o cozimento). Espalhe uma camada uniforme do recheio, com 1 ou 2 cm de espessura, sobre o restante da carne exposta. Você deve usar cerca de 4 xícaras do recheio no total.

Para o pato, remova um pouco da gordura e reserve. Coloque o pato com a pele para baixo em cima do recheio, dispondo o pato por igual sobre o recheio. Tempere generosamente toda a carne de pato exposta com 1 colher de sopa de páprica defumada e pressione-a com as mãos. Tempere com sal e pimenta. Em seguida, espalhe uniformemente cerca de 1 xícara de recheio sobre a carne de pato exposta, com uma camada um pouca mais fina de 1 cm. Repita a operação com o frango e o restante do recheio. Adicione uma trufa italiana ao centro (opcional).

Peça ajuda para fechar o turducken. Dobre simultaneamente as laterais do peru para fechá-lo. Peça ao seu ajudante para segurar o peru com firmeza enquanto você costura todas as aberturas, mantendo 2,5 cm de distância entre as costuras. Ao terminar de costurar esse lado do turducken, vire-o na assadeira para fechar qualquer abertura do outro lado. Em seguida, amarre a extremidade das pernas. Cozinhe o turducken na assadeira com o peito do peru voltado para cima e as asas dobradas.

Com auxílio do seu ajudante, passe cuidadosamente o turducken aberto para uma assadeira de 38 x 27 cm que tenha pelo menos 6 cm de profundidade (Observação: o tamanho dessa assadeira é ideal porque o turducken que fica bem ajustado e mantém o formato adequado enquanto cozinha).

Coloque a assadeira com o turducken em outra um pouco maior para aparar a gordura excedente durante o cozimento. Tempere o lado exposto do turducken com o restante da páprica defumada, espalhando com as mãos. Pincele o turducken com a manteiga derretida.
Asse o turducken a 170°C por cerca de 4 horas até ficar pronto ou até que um termômetro de carne inserido no centro marque 74°C. Quando pronto, retire o turducken do forno e deixe descansar por uns 15 minutos.


Molho:
Ingredientes:
½ xícara de gordura do turducken assado (125 ml)
2 xícaras de caldo de carne (500 ml)
3 ramos de tomilho
2 colheres (sopa) de farinha de trigo (30 ml)
2 colheres (sopa) de manteiga (30 ml)
Sal e pimenta (a gosto)

Modo de preparo:
Para o molho, junte a gordura do turducken em uma panela em temperatura média-alta. Adicione o caldo de carne, o tomilho e a massa de manteiga com farinha de trigo. Tempere com sal e pimenta. Deixe o molho em ponto de fervura. Diminua a temperatura e deixe o molho em fogo brando por 10 minutos.

Observações gerais
Com espátulas grandes inseridas por baixo (lembre-se de que não há ossos para sustentar a estrutura do peru), transfira cuidadosamente o turducken para uma travessa e sirva à mesa antes de cortá-lo. Certifique-se de fazer cortes transversais para que cada fatia contenha o recheio e as três carnes.

É possível rechear e montar o turducken com 1 dia de antecedência e mantê-lo na geladeira. A massa de manteiga com farinha de trigo é feita com 2 colheres de sopa de manteiga e 2 colheres de sopa de farinha. Ela é usada para ajudar a engrossar o molho.

http://gnt.globo.com/receitas/receitas/o-lendario-turducken-peru-recheado-com-pato-e-frango.htm

Salada de cuscuz marroquino com frutas secas. Prato leve é ótima opção de acompanhamento para a ceia de Natal.

Salada de cuscuz marroquino com frutas secas.
Prato leve é ótima opção de acompanhamento para a ceia de Natal.
Salada de cuscuz marroquino (Foto: Reprodução / GNT)


Ingredientes:
200g de cuscuz marroquino
1 cebola
Salsa e cebolinha (a gosto)
10 damascos secos
20 uvas passas pretas
10 castanhas do Brasil
Azeite (a gosto)
Suco de 1 limão
Sal (a gosto)
Pimenta-do-reino (a gosto)
4 copos de água 


Modo de preparo:
Coloque 4 copos de água para ferver e acrescente a cebola picada grosseiramente e temperada com sal e pimenta-do-reino. Depois que ferver coloque o cuscuz e deixe hidratar.

Enquanto isso, pique as frutas secas e misture tudo, temperando com azeite, limão, sal a gosto e salsinha e cebolinha bem picadas.

http://gnt.globo.com/receitas/receitas/carre-de-porco-assado-cuscuz-de-frutas-secas-e-nozes.htm

Arroz de laranja e amêndoas. Arroz natalino leva suco de laranja e amêndoas torradas. Anota a receita.

Arroz de laranja e amêndoas.
Arroz natalino leva suco de laranja e amêndoas torradas. Anota a receita.
Arroz de amêndoas a laranja (Foto: Reprodução / GNT)


Ingredientes:
2 dentes de alho espremidos
3 copos de suco de laranja
1 e 1/2 copo de arroz branco
Azeite (a gosto)
Sal (a gosto)
50g de amêndoa torrada e triturada

Modo de preparo:
Doure o alho no azeite. Acrescente o arroz e deixe fritar. Em seguida, adicione o suco de laranja e tempere a gosto com o sal e a pimenta. Quando estiver cozido misture as amêndoas e sirva quente.

http://gnt.globo.com/receitas/receitas/arroz-de-laranja-e-amendoas.htm

Damascos recheados com creme de queijo e castanha de caju. Entrada bonita e saborosa é prática e fácil de fazer para as festas.

Damascos recheados (Foto: Reprodução / GNT)
Ingredientes:
20 damascos secos
1 pote de creme de queijo
50 gramas de castanha de caju triturada

Modo de preparo:
  1. Recheie os damascos com o creme de queijo e passe a ponta recheada na castanha de caju triturada. Sirva de entrada.
http://gnt.globo.com/receitas/receitas/damascos-recheados-com-creme-de-queijo-e-castanha-de-caju.htm

Peru de Natal tradicional recheado com farofa de bacon e abacaxi. Aprenda a técnica para deixar o peru suculento e com a pele crocante.

Peru de Natal tradicional recheado com farofa de bacon e abacaxi.
Aprenda a técnica para deixar o peru suculento e com a pele crocante.
Peru com farofa (Foto: Reprodução / GNT)

Como preparar o peru:
Ingredientes:
1 peru inteiro
2 laranjas
1 copo de vinho branco
1 cebola ralada
Sal (a gosto)
Pimenta-do-reino (a gosto)
2 colheres (sopa) de mel
6 dentes de alho espremidos

Modo de preparo:
Fure o peru todo e tempere com sal e pimenta. Em uma vasilha grande coloque todos os outros ingredientes e mergulhe o peru.

Durante 30 minutos vá massageando o peru com o líquido. Recheie com a farofa e leve ao forno preaquecido. Regue com o liquido de 10 em 10 minutos até o pino levantar e ficar dourado por cima. Esse processo deve levar proximadamente 3 horas.

Para fazer a farofa:
Ingredientes:
1 abacaxi
1 bandeja de bacon em fatias
1 cebola ralada
1 copo de farinha de mandioca
2 colheres de sopa de manteiga
Sal (a gosto)
Pimenta-do-reino (a gosto)
Salsinha e cebolinha (a gosto)

Modo de preparo:
Pique o bacon em cubos pequenos e coloque em uma frigideira até começar a dourar. Acrescente a cebola e deixe dourar.

Logo depois, coloque o abacaxi cortado em cubos e o suco que sobrar. Para finalizar, coloque a farinha de mandioca, a manteiga e a salsinha e a cebolinha. Recheie o peru.

http://gnt.globo.com/receitas/receitas/peru-de-natal-tradicional-recheado-com-farofa-de-bacon-e-abacaxi.htm

Bolo de nozes: receita da Carol do "Cozinheiros em Ação". Sobremesa coberta com chocolate fica linda à mesa da ceia de Natal.

Bolo de nozes: receita da Carol do "Cozinheiros em Ação".
Sobremesa coberta com chocolate fica linda à mesa da ceia de Natal.
Bolo de nozes (Foto: Reprodução / GNT)


Como fazer o bolo:
Ingredientes:
3 ovos
2 xícaras de açúcar
¾ xícara de óleo
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de iogurte natural
1 xícara de nozes picadas
1 colher de fermento em pó

Modo de preparo:
Na batedeira, bata os ovos, o açúcar e o óleo. Depois acrescente a farinha e o iogurte e por último o fermento e as nozes picadas. Unte e enfarinhe e asse por 40 minutos a 180ºC. 

Para fazer a cobertura:
Ingredientes:
2 latas de leite condensado
300g de chocolate meio amargo
150g de manteiga
120g de creme de leite

Modo de preparo:
Em uma panela no fogo, junte tudo exceto o creme de leite. Mexa até derreter o chocolate e depois coloque o creme de leite. Deixe esfriar um pouco e cubra o bolo.

http://gnt.globo.com/receitas/receitas/bolo-de-nozes-receita-da-carol-do-cozinheiros-em-acao.htm

Caponata de berinjela com torradas. Aprenda a preparar essa entrada simples para servir para os convidados.

Caponata de berinjela com torradas.
Aprenda a preparar essa entrada simples para servir para os convidados.
Caponata de berinjela (Foto: Reprodução / GNT)

Ingredientes:
Berinjela
Pimentão vermelho
Pimentão verde
Pimentão amarelo
Tomate
Cebola
Alho
Castanha de caju
Uva passa branca
Azeite
Sal
Pimenta-do-reino

Modo de preparo:
Corte a berinjela, os pimentões, o tomate e a cebola em cubos médios. Coloque bastante azeite em uma assadeira quente. Adicione os ingredientes picados, tempere com sal e pimenta, mais azeite e coloque no forno a 180ºC. Mexa de vez em quando.

Quanto estiver quase pronto, coloque as passas e a castanha. Deixe assar mais um pouco. Depois retire e espere esfriar.

http://gnt.globo.com/receitas/receitas/caponata-de-berinjela-com-torradas.htm

Rabanada: receita da Carol do "Cozinheiros em Ação". Versão do doce clássico de Natal leva vinho branco no preparo.

Rabanada: receita da Carol do "Cozinheiros em Ação".
Versão do doce clássico de Natal leva vinho branco no preparo.
Rabanada (Foto: Reprodução / GNT)

Ingredientes:
Pão
400 ml de leite condensado
75ml de leite
2 ovos
100ml de vinho branco
Óleo
Açúcar
Canela

Modo de preparo:
Junte todos os ingredientes, batendo. Molhe o pão na mistura e frite dos dois lados em fogo médio.

Deixe secar e depois passe na canela e açúcar.

http://gnt.globo.com/receitas/receitas/rabanada-receita-da-carol-do-cozinheiros-em-acao.htm

Tender com molho de mostarda, abacaxi e ameixa. Veja como fazer a receita tradicional do tender recheado com abacaxi.

Tender com abacaxi (Foto: Reprodução / GNT)

Ingredientes:
1 peça de tender
½ xícara de shoyu
¼ xícara de óleo
2 colheres de mostarda
1 colher de gengibre fresco ralado
½ colher de molho de pimenta
4 dentes de alho
1 kg de ameixa fresca sem caroço
½ kg de abacaxi

Modo de preparo:
Coloque todos os ingredientes do molho na panela. Deixe cozinhar e depois bata o molho. Faça cortes no tender, sem chegar ao final, encha de molho e coloque no forno por aproximadamente 20 minutos. Sirva com frutas.

http://gnt.globo.com/receitas/receitas/tender-com-molho-de-mostarda-abacaxi-e-ameixa.htm

Salada de grãos com coalhada. Prato com pepinos e peito de frango ainda tem toque de hortelã.

Salada de grãos com coalhada.
Prato com pepinos e peito de frango ainda tem toque de hortelã.
Salada de grãos (Foto: Reprodução / GNT)
Ingredientes:
Arroz sete grãos
Pepino japonês
Hortelã
Sal
Pimenta
Coalhada
Peito de frango

Modo de preparo:
Cozinhe o arroz sete grãos em água sem sal. Quando estiver cozido, deixe esfriar. Pique o pepino em cubos pequenos.

Cozinhe o peito do frango em água, desfie e tempere. Junte ao arroz com o pepino. Tempere e coloque folhas de hortelã. Sirva com coalhada.

http://gnt.globo.com/receitas/receitas/salada-de-graos-com-coalhada.htm

Suflê de bacalhau. Aprenda a fazer esse prato gratinado com claras de ovos e creme de leite.

Suflê de bacalhau (Foto: Reprodução / GNT)


Ingredientes:
2 cebolas raladas
1 lombo de bacalhau dessalgado
Salsa e cebolinha (a gosto)
2 colheres (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
Sal (a gosto)
Azeite (a gosto)
Pimenta-do-reino (a gosto)
500ml de leite
7 claras
Queijo parmesão ralado (a gosto)


Modo de preparo:
Cozinhe o bacalhau em água ate desfiar. Em uma panela, refogue a cebola no azeite até dourar. Acrescente o bacalhau desfiado, a salsinha e a cebolinha e tempere com sal e pimenta-do-reino. Reserve.

Em uma outra panela, derreta a manteiga e misture a farinha até ficar dourada. Acrescente o leite até engrossar e reserve. Bata as claras em neve e reserve. Misture o bacalhau refogado ao creme branco e por fim a clara em neve.

Coloque em uma vasilha untada com manteiga e salpique por cima o queijo. Leve ao forno até dourar. Sirva ainda quente.

http://gnt.globo.com/receitas/receitas/bacalhau-espiritual-assista-ao-video-com-a-receita.htm

Peru de Natal recheado simples de fazer. Olivier Anquier ensina a deixar a carne suculenta e recheá-la com farofa.

Peru de Natal recheado simples de fazer.
Olivier Anquier ensina a deixar a carne suculenta e recheá-la com farofa.
Tempo de preparo: 2h30 - 3h 
Rendimento: serve até 8 pessoas
Nível de dificuldade: médio 

Como preparar o peru:
Ingredientes:
1 peru de aproximadamente 4kg
200g de lombo de porco moído duas vezes
150g de bacon magro em tiras
500g de bacon fatiado
100g de gordura de porco moída duas vezes
2 cebolas
1 maçã sem casca cortada em cubos
10 castanhas portuguesas em conserva
40g de manteiga
Óleo vegetal (para regar)
Canela, cravo, tomilho moído e alecrim moído (a gosto)
Sal e pimenta-do-reino moída na hora (a gosto)


Modo de preparo:
Limpe o peru e tempere-o por dentro e por fora com sal e pimenta. Descasque as cebolas e pique em tiras finas.

Derreta a manteiga em uma caçarola. Coloque o bacon e deixe as cebolas dourarem. Acrescente a banha e o lombo de porco moído. Depois de três minutos, junte a maçã. Tempere com sal e especiarias, retire a panela do fogo e adicione as castanhas. Misture tudo.

Recheie o peru com a mistura e costure-o, deixando bem fechado. Amarre também as coxas e as asas. Coloque o peru em uma assadeira, regue com óleo e cubra com as fatias de bacon. Tampe com papel-alumínio e leve ao forno preaquecido a 170°C por uma hora.

Retire o papel-alumínio e deixe o peru no forno por mais uma hora, regando-o de vez em quando com a gordura do bacon. Quando o peru estiver assado, coloque-o em uma travessa, retire a linha da costura e sirva com as maçãs e as castanhas.


Para fazer o acompanhamento:
Ingredientes:
Castanhas portuguesas em conserva
Maçãs
Açúcar
Manteiga

Modo de preparo:
Esquente a frigideira e coloque bastante manteiga. Corte as maçãs em fatias finas e frite-as em fogo alto para ficarem douradas. Acrescente as castanhas portuguesas, coloque um pouco de açúcar e deixe caramelizar.

http://gnt.globo.com/receitas/receitas/peru-de-natal-recheado-facil-de-fazer.htm

Leitão à pururuca com farofa de milho. Claude Troisgros prepara leitão com toques bem brasileiros usando macadâmia.

Leitão à pururuca com farofa de milho.
Claude Troisgros prepara leitão com toques bem brasileiros usando macadâmia.


Tempo de preparo: 3h30 a 4h
Rendimento: serve 4 pessoas
Nível de dificuldade: médio

Como fazer a marinada:
Ingredientes:
1 leitão de 8kg inteiro
6 dentes de alho picados
1 pimenta dedo-de-moça picada
1 colher (sopa) de cominho em pó
3 colheres (sopa) de urucum 
3 colheres (sopa) de açúcar mascavo
100ml de cachaça
100ml de vinho branco 
Tomilho, louro e alecrim (a gosto)
250g de sal


Modo de preparo:
Em um recipiente, misture cominho em pó, urucum, alho picado, açúcar mascavo, pimenta-dedo-de-moça, tomilho, louro, alecrim e molhe com vinho branco e cachaça. Misture bem. Adicione sal.

Corte o leitão e fure a carne com um garfo, com cuidado para não furar a pele. Coloque-o em um tabuleiro e coloque a marinada por cima. Cubra com papel alumínio e leve à geladeira por dois dias.

Após esse período, retire o leitão da marinada e recheie com a farofa. Costure com um barbante, coloque em cima de uma grelha e cubra com a marinada. Asse a 150°C durante 3 horas, molhando sempre com a marinada. Acrescente água se necessário.

Retire o barbante do leitão. Para fazer a pururuca, utilize uma salamandra ou jogue azeite bem quente por cima. Sirva em uma travessa com molho à parte.


Para preparar a farofa:
Ingredientes:
500g de flocos de milho
400g de manteiga
200g de macadâmia picada
160g de cebola picada
40g de alho picado
80g de uvas passas
2 maçãs verdes sem casca cortadas em cubos
1 pimenta dedo-de-moça picada
Coentro
Sal (a gosto)

Modo de preparo:
Em uma panela, derreta a manteiga e acrescente a cebola, o alho e a macadâmia. Deixe refogar por um tempo e junte as passas e as maçãs. Cozinhe por mais 5 minutos e misture os flocos de milho. Acrescente o coentro e a pimenta dedo-de-moça e tempere com sal.

http://gnt.globo.com/assunto/natal.html#pag=1

Torta de ganache de chocolate com pistache. Doce com farofa de pistache é fácil de fazer e fica lindo à mesa da ceia.

Torta de ganache de chocolate com pistache.
Doce com farofa de pistache é fácil de fazer e fica lindo à mesa da ceia.


Grande parte do charme do Natal está na decoração da mesa da ceia. E, nessa data, nada melhor do que investir em doces deliciosos que tenham cara de vitrine de doceria, mas possam ser feitos sem dificuldade e em casa. Essa torta de ganache com farofa de pistache da Confeitaria Dama é a opção ideal para servir para os convidados. Anote o passo a passo:

Torta de ganache com pistache (Foto: Divulgação / Confeitaria Dama)


Tempo de preparo: 3 horas
Rendimento: 1 unidade 
Grau de dificuldade: médio 

Como preparar a massa doce:
Ingredientes:
4 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sobremesa) de farinha de castanha de caju
1g de sal
1g de baunilha
1 ovo 
1 colher (sopa) de cacau em pó

Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes secos (farinha de trigo, farinha de castanha de caju, cacau em pó, sal e manteiga) e coloque todos na batedeira. Bata até não ter nenhum pedaço de manteiga.

Misture o ovo com a baunilha em uma tigela e depois acrescente essa mistura na batedeira. Misture bem todos os ingredientes até que fique homogêneo e que a massa não esteja grudenta e nem mole.


Embale e coloque na geladeira para ficar com a consistência um pouco mais firme. Depois de tirar da geladeira (tem que estar com uma consistência um pouco mais firme), abra a massa com o rolo de macarrão até que fique fina, tendo cuidado para não quebrar.

Corte com os cortadores dos tamanhos necessários, forre as forminhas e leve ao fogo até que fiquem douradas e que soltem da forminha.

Para fazer a ganache:
Ingredientes:
1 e 1/2 barra de chocolate meio amargo
1/3 de xícara de leite integral
2 colheres (sopa) de manteiga
5 colheres (sopa) de creme de leite fresco
1 colher (sopa) de glicose


Modo de preparo:
Pique o chocolate meio amargo e deposite em uma tigela. Coloque todos os ingredientes líquidos (leite, creme de leite, glicose e manteiga) no fogo para derreter e ficar homogêneo.

Acrescente essa mistura na tigela em que já está o chocolate picado. Misture tudo até que fique homogêneo e derreta. 

Para a montagem:
Ingredientes:
160g de massa da torta
500g de ganache 
50g de pistache picado

Modo de preparo:
Recheie as massas com a ganache de chocolate e cubra com farofa de pistache picado. Leve à geladeira.

http://gnt.globo.com/receitas/receitas/torta-de-maca-do-tempero-de-familia.htm

SORVETE NATAL - Sorvete de creme com praliné de nozes. Isadora Becker ensina a fazer uma sobremesa para servir no Natal.

Sorvete de creme com praliné de nozes.
Isadora Becker ensina a fazer uma sobremesa para servir no Natal.

Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo: 30 minutos
Nível de dificuldade: fácil

Ingredientes:
100g de nozes
1 ½ xícara de açúcar
½ xícara de água
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 litro de sorvete de creme

Modo de preparo:
Pique as nozes. Em uma panela, misture o açúcar com a água. Leve a fervura. Quando a calda começar a dourar, desligue o fogo e acrescente o bicarbonato de sódio. Misture bem. Misture as nozes e despeje em uma forma untada com manteiga. Deixe esfriar bem.

Com a ajuda de um batedor de carne, quebre as nozes em pedaços pequenos. Misture a um pote de sorvete de creme que foi deixado fora do freezer por 10 minutos. Leve de volta ao freezer por, no mínimo, 2 horas antes de servir. Pode ser feito com antecedência.

http://gnt.globo.com/receitas/receitas/sorvete-de-creme-com-praline-de-nozes.htm

Salada natalina de bacalhau com grão-de-bico e frutas secas. Em vídeo, chef ensina a preparar prato tradicional fácil de fazer para a ceia.

Salada natalina de bacalhau com grão-de-bico e frutas secas.
Em vídeo, chef ensina a preparar prato tradicional fácil de fazer para a ceia.

Nem só de aves e carnes se faz um Natal caprichado. Opções leves e menos calóricas, mas igualmente deliciosas, para a ceia também são mais do que bem-vindas para agradar a todos os familiares e amigos. No vídeo abaixo, o chef Pedro Benoliel dá a dica de como preparar uma salada de bacalhau com grão-de-bico e frutas secas que tem tudo para virar a protagonista da sua mesa natalina: 
Tempo de preparo: tempo de dessalgar o bacalhau + 1 hora
Rendimento: 6 porções
Nível de dificuldade: fácil 

Para fazer o caldo:
Ingredientes:
1 cebola
1 cenoura
1 alho-poró
2 dentes de alho
Talos de salsinha
1/2 punhado de tomilho
Folhas de louro
Água

Modo de preparo:
Corte a cenoura, a cebola e o alho-poró em pedaços grandes e coloque em uma panela. Adicione dois dentes de alho inteiros, 1/2 punhado de tomilho, algumas folhas de louro e talos de salsinha.Coloque água e leve ao fogo.Destampe a panela, reduza o fogo e deixe refogar por mais 10 ou 15 minutos. Tire do fogo. 

Como preparar o bacalhau:
Ingredientes:
1kg de bacalhau 
Caldo

Modo de preparo:
Depois de dessalgar o bacalhau, corte as postas em pedaço. Em uma panela, coloque parte do caldo preparado e acrescente os pedaços do peixe, arrumando cuidadosamente no fundo do recipiente. Depois de cozidos, retire da panela e coloque em uma assadeira junto com algumas pedras de gelo e deixe resfriar por cerca de 30 minutos. Tire as pedras de gelo e, usando as mãos, desfie o bacalhau. 


Para fazer o grão-de-bico:
Ingredientes:
500g de grão-de-bico
Caldo
2 paus de canela
Sal (a gosto)

Modo de preparo:
Em uma outra panela, coloque o caldo e adicione o grão-de-bico. Acrescente dois paus de canela e tempera com sal. Misture e tampe a panela. Retire do fogo, coloque em um recipiente e leve à geladeira.

Como preparar o vinagrete de frutos secos:
Ingredientes:
1 cebola roxa
1 dente de alho
Pimenta calabresa (a gosto)
80g de uvas passas brancas
80g de uvas passas pretas
Damasco (a gosto)
40g de nozes
40g de castanha do Pará
Salsinha (a gosto)
Sal (a gosto)
Azeite extravirgem (a gosto)

Modo de preparo:
Pique a cebola roxa em cubinhos em um recipiente junto com azeite. Adicione as nozes, castanhas e os damascos picados. Acrescente ainda as uvas passas brancas e pretas. Coloque um dente de alho fatiado, pimenta calabresa e salsinha. Misture bem, tampe e deixe na geladeira. Antes de servir, tempere com sal e um fio de azeite.

Para finalizar:
Junte o bacalhau desfiado, o vinagrete de frutos secos e o grão-de-bico e misture bem. Se desejar, utilize uma forma para arrumar a salada no prato. Sirva frio.

http://gnt.globo.com/especiais/guia-de-fim-de-ano/materias/veja-como-dessalgar-um-bacalhau-de-maneira-simples.htm

Bolo de frutas com cobertura de coco. Receita de uma panela pode ser feita com frutas secas ou cristalizadas.

Bolo de frutas com cobertura de coco.
Receita de uma panela pode ser feita com frutas secas ou cristalizadas.


No episódio de "A Cozinha Caseira de Annabel", a apresentadora prepara um jantar ao ar livre após conhecer a vinícola de um amigo. Salada de flores comestíveis, frango enrolado com presunto de Parma e um delicioso petisco de massa folhada são algumas das receitas do dia. O bolo lenhador, feito em uma só panela com gengibre caramelizado, é a sobremesa escolhida para o jantar. Ele também pode ser servido como acompanhamento para o lanche ou chá da tarde. Assista o passo a passo:
Para a massa do bolo:
Ingredientes:
1 xícara de frutas secas ou cristalizadas 
1 xícara de água
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
3/4 de xícara de açúcar
220g de manteiga cortada em cubinhos
1 ovo
1 colher (chá) de extrato de baunilha
2 xícaras de farinha com fermento

Modo de preparo:
Pique as frutas secas e coloque em uma panela com a água e o bicarbonato de sódio. Cozinhe até levantar fervura e depois reduza o fogo. Deixe cozinhar por mais 10 minutos ou até a fruta amolecer. Adicione o açúcar e mexa até dissolvê-lo.

Coloque a manteiga, o ovo, o extrato de baunilha e a farinha. Depois de mexer, despeje a massa em uma assadeira e coloque no forno a 160º por 40 minutos.

Cobertura de coco:
Ingredientes:
50g de manteiga cortada em cubinhos
3 colheres (sopa) de leite
1 xícara de açúcar mascavo
1 1/2 xícara de coco ralado

Modo de preparo:
Na mesma panela em que foi feita a massa, adicione a manteiga e o leite e mexa até a manteiga dissolver. Apague o fogo e coloque o açúcar mascavo e o coco ralado.

Quando o bolo estiver assado, despeje a cobertura sob a massa e deixe assar por mais 10 minutos.

http://gnt.globo.com/programas/a-cozinha-caseira-de-annabel/

Mousse de chocolate amargo. Sobremesa fácil e rápida leva ingredientes especiais para realçar o sabor.

Mousse de chocolate amargo.
Sobremesa fácil e rápida leva ingredientes especiais para realçar o sabor.


Na hora de adoçar o paladar, uma mousse de chocolate é sempre bem-vinda. Fácil de fazer, a sobremesa agrada os convidados e é ótima para qualquer ocasião. A receita do restaurante La Cigale é especial porque leva chocolate amargo derretido, além de um toque de baunilha e conhaque. Veja como fazer:


Mousse de chocolate amargo (Foto: Maria Mattos/ La Cigale)

Tempo de preparo: 40 minutos
Rendimento: 6 porções

Ingredientes:
600g de chocolate meio amargo
14 ovos
300g de manteiga
20 ml de baunilha
1 colher (chá) de conhaque

Modo de preparo:
Derreta o chocolate e a manteiga em banho Maria. Separe as gemas e peneire. Bata-as com o açúcar por aproximadamente 30 min ou até virar um creme branco. Acrescente ao chocolate derretido, a baunilha e o conhaque.

Aguarde o chocolate esfriar um pouco, e acrescente as gemas batidas. Bata a clara com uma pitada de sal, em ponto de neve. Misture as claras com o chocolate e coloque para gelar por pelo menos 1 hora.

http://gnt.globo.com/receitas/receitas/mousse-de-chocolate-amargo.htm

Salpicão de frango: receita do Rodrigo Hilbert. Com maionese caseira e toque de abacaxi, receita é garantia de sucesso na ceia.

Salpicão de frango: receita do Rodrigo Hilbert.
Com maionese caseira e toque de abacaxi, receita é garantia de sucesso na ceia.


"Todo Natal lá em casa tem esse salpicão. Dá uma briga para ver quem come mais!" Com uma propaganda dessa, fica até difícil resistir à tentação de experimentar essa delícia na sua casa, né? Anote o passo a passo da receita da mãe do Rodrigo Hilbert:


Salpicão de frango (Foto: Reprodução / GNT)

Tempo de preparo: aproximadamente 30 minutos
Rendimento: 5 porções
Nível de dificuldade: fácil

Como preparar o salpicão:
Ingredientes:
300g de peito de frango
300g de peito de peru defumado
1 cenoura
100g de bacon
100g de milho
100g de ervilha
100g de azeitona
200g de uva passas
1/2 abacaxi
Maionese caseira
Sal e pimenta-do-reino (a gosto)


Modo de preparo:
Pique o frango em cubos e tempere com sal e pimenta. Leve ao fogo em uma panela com água para cozinhar. Pique a cenoura em cubos e leve ao fogo para cozinhar. Frite o bacon.
Desfie o frango e misture o peito de peru, bacon, azeitona, cenoura, uva passas, milho, ervilha, abacaxi e a maionese caseira.

Para fazer a maionese caseira:
Ingredientes:
2 ovos
Sal
Vinagre
Oleo
Salsinha e cebolinha

Modo de preparo:
Em um liquidificador bem seco, coloque os ovos, sal, vinagre e vá colocando óleo sem parar de bater. Adicione o salsinha e cebolinha batendo ate atingir o ponto da maionese.

http://gnt.globo.com/receitas/receitas/salpicao-de-natal-da-rita-lobo-tem-frango-iogurte-e-maca.htm

Pernil assado com molho de cerveja preta. Rodrigo Hilbert compartilha suas receitas para a ceia de Natal.

Pernil assado com molho de cerveja preta.
Rodrigo Hilbert compartilha suas receitas para a ceia de Natal.


Pernil assado com molho de cerveja preta (Foto: Reprodução / GNT)

Nível de dificuldade: médio
Rendimento: 5 porções
Tempo de preparo: aproximadamente 17 horas

Ingredientes:
1 pernil inteiro
250ml de cerveja preta
10 dentes de alho
1 cebola
Sal, pimenta-do-reino, azeite e folhas de louro (a gosto)

Modo de preparo:
Em um amassador de alho coloque os dentes de alho, sal, pimenta e azeite. Amasse e misture tudo fazendo uma pastinha. Coloque essa pastinha no pernil.Adicione também cebola, folhas de louro, cerveja preta e sal. Deixe descansar por 12 horas. Faça furos na carne, cubra com papel alumínio e leve ao forno por cinco horas.

http://gnt.globo.com/receitas/receitas/pernil-assado-com-molho-de-cerveja-preta.htm

Torta de nozes com baba de moça. Sobremesa cremosa com cobertura de suspiro é dica do Rodrigo Hilbert.

Torta de nozes com baba de moça.
Sobremesa cremosa com cobertura de suspiro é dica do Rodrigo Hilbert.


No último programa da temporada, que vai ao ar nesta quinta-feira (4), às 20h, Rodrigo Hilbert decide fazer um ensaio para a sua ceia de Natal com a família. O apresentador recebe os amigos que moram no sítio e prepara três receitas tradicionais que fazem parte da mesa natalina de todo mundo. Além disso, ele mostra que não é só a arte da cozinha que domina, ao construir um carrinho de madeira para presentear os filhos. Confira abaixo uma das receitas do episódio:



Tempo de preparo: aproximadamente 40 minutos

Rendimento: 5 porções

Nível de dificuldade: fácil

Como preparar a torta:
Ingredientes:
1kg de nozes
12 ovos
4 xícaras de açúcar
2 colheres de fermento
3 xícaras de farinha de trigo
Baba de moça
Suspiro

Modo de preparo:
Bata as nozes no liquidificador. Separe as claras das gemas. Bata as claras em neve. Depois, misture as gemas e bata devagar. Adicione o açúcar e bata mais um pouco. Coloque as nozes batidas e mexa com um garfo. Coloque o fermento, mexa mais um pouco e acrescente a farinha de trigo. Ponha tudo em uma forma untada e leve ao forno a 180ºC por 40 minutos.

Desenforme a torta e corte ao meio nos dois sentidos, para separar em 4 camadas. Molhe a massa com leite e coloque a baba de moça. Coloque outra camada de massa, molhe novamente no leite e coloque a baba de moça. Faça isso com as três camadas.
Coloque por cima a ultima camada de massa, molhe no leite e coloque o suspiro cobrindo a torta toda. Leve ao fogo por 5 minutos apenas para dourar o suspiro.

Para fazer a baba de moça:
Ingredientes:
200ml de leite de coco
1 lata de leite condensado
3 gemas
1 xícara de açúcar

Modo de preparo:
Misture tudo em uma panela e leve ao fogo baixo. Mexa sem parar até atingir ponto de creme. Leve à geladeira e deixe gelar.

Para preparar o suspiro:
Ingredientes:
12 claras

Modo de preparo:
Bata as claras na batedeira até o ponto do suspiro. Não adicione açúcar.

http://gnt.globo.com/receitas/receitas/torta-de-nozes-com-baba-de-moca.htm