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quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Atividade de ortografia - ESA e EZA


Olá,

Estou preparando uma série de atividades de ortografia para trabalhar de maneira sistematizada e fora dos trabalho com gêneros textuais.

Preparei estas atividades para trabalha com a utilização do ESA e EZA. 

Veja a explicação:



A terminação ESA é usada para a formação do feminino de adjetivos pátrios, ou seja, que se referem à nacionalidade , e de alguns substantivos femininos. Por exemplo:
portuguesa
polonesa
duquesa
marquesa
alguns substantivos são formados com o acréscimo de terminação EZA a um adjetivo
limpo + EZA = LIMPEZA
grande + EZA = GRANDEZA
Atividade para trabalhar com ESA e EZA
http://aprenderpelaexperiencia.blogspot.com.br/2014/04/atividade-de-ortografia-esa-e-eza.html

Atividade com adjetivo - grau superlativo





Na série de atividade de ortografia, preparei atividades para trabalhar com adjetivo - grau superlativo.

Vamos a explicação:

O adjetivo é usado no grau comparativo quando se comparam as características de dois ou mais seres ou coisas. Veja

Marcos é tão bravo quanto Pedro - comparativo de igualdade

Vera está menos atenta do que Paula. - comparativo de inferioridade

O avião voa mais alto que o helicóptero - comparativo de superioridade

GRAU COMPARATIVO DO ADJETIVO

DE SUPERIORIDADE: mais......que / mais ...do que

DE IGUALDADE: tão ...quanto/ tão ...como

DE INFERIORIDADE: menos ...que/ menos...do que




http://aprenderpelaexperiencia.blogspot.com.br/2014/04/atividade-com-adjetivo-grau-superlativo.html

Atividade com pronomes pessoais do caso reto e oblíquo


Preparei esta atividade para trabalhar com pronomes - caso reto e oblíquo.

Esta música é do Chico Buarque e nela encontramos muitos pronomes.

PRONOMES PESSOAIS DO CASO RETO: eu , tu , ele, ela, nós , vós, eles e elas. Eles substituem substantivos comuns e substantivos próprios.

PRONOMES PESSOAIS DO CASO OBLÍQUO - me, mim, te, ti, contigo, se, si, consigo, o(s), a(s), lhe (s), nos, conosco, vos, convosco. Funcionam como complemento nas orações. Eles evitam a repetição de nomes, de substantivos ou de outros pronomes do caso reto.




http://aprenderpelaexperiencia.blogspot.com.br/2014/04/atividade-com-pronome-pessoais-do-caso.html

Brasil População


População: 202.656.788 (julho 2014 est.) 


O Brasil é o país mais populoso - cinco no mundo, depois da China, Índia, Estados Unidos, e da Indonésia. 

Bandeira do Brasil

O Brasil é um país racialmente misto em que a maioria das pessoas têm ancestrais em mais de um dos três principais grupos: brancos europeus (principalmente Português); negros africanos (principalmente do oeste do continente); e da população indígena indígena original. Na primeira metade do século 20, como consequência da guerra e as pressões econômicas, contingentes consideráveis ​​de imigrantes vieram para o Brasil a partir de várias partes da Europa Ocidental, Central e Oriental. Os primeiros 500 ou mais imigrantes do Japão chegou ao Brasil em 1908, a ser seguido por mais um quarto de milhões ao longo do dos próximos 60 anos. É um fato pouco conhecido que hoje o Brasil contém o maior número de pessoas de ascendência japonesa fora do Japão, a maioria dos quais vivem no estado de São Paulo ou do sul do país.


Para a última estimativa da população do Brasil, você pode visitar o site doInstituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) .

Atividades de Matemática - medidas, dinheiro e números com vírgula



Preparei esta sequencia de atividades de matemática para o 5° ANO. 

Nela você encontrará:

Medidas: décimo, centímetro, milímetro
Situações problema envolvendo o sistema monetário
Dinheiro: valor das notas e moedas
Cálculos com números com vírgula



























http://aprenderpelaexperiencia.blogspot.com.br/2014/05/atividades-de-matematica-medidas.html

Parlendas para trabalhar com o nome das crianças


Olá,

Estou deixando uma pequena dica!

Na educação infantil ou 1° ano do ensino fundamental , é comum trabalharmo com o nome da criança. Para ajudar neste trabalho indico as parlendas abaixo.

Uma outro dica super bacana, é passar a parlenda para um cartaz e pedir que a criança faça a leitura com o dedinho, assim ela vai associando a escrita com o valor sonoros das letras e palavras.



A canoa virou
Ciranda, cirandinha
Suco gelado







http://aprenderpelaexperiencia.blogspot.com.br/2014/05/parlendas-para-trabalhar-com-o-nome-das.html

Atividade de matemática - Situação problema com o jogo pega varetas


Olá, 

Estou organizando uma formação em matemática, mais precisamente em resolução de situação problema.

Observamos que as crianças apresentam grande dificuldade em ler, interpretar e resolver problemas. Daí pergunto?

- O problema está na criança ou na proposta do professor?

O PNAIC - Matemática, caderno 8, nos traz importantes reflexões:


"Quando uma criança está resolvendo um quebra-cabeça ou jogando com um colega, aquela situação também é um problema que ela enfrenta por desejo,o desejo de ganhar, de superar um obstáculo, de descobrir algo e de desafiar a si própria. De modo geral, jogos são tipos de problemas."


No contexto escolar, a diferença fundamental é que o problema deve ser problema para o aluno mais que para o professor!


Muitas vezes, observamos que a criança não atribui significado para o problema proposto, portanto acaba não compreendendo a questão e consequentemente não conseguindo resolvê-lo.


Buscando um novo caminho, estou sugerindo uma situação didática com o jogo pega varetas e para desenvolver esta sequencia será necessário seguir algumas etapas:

ensinar o jogo para as crianças: um recurso bem interessante é convidar alunos mais velhos (salas do 4° e 5° ano) para ensinar os alunos mais novos (1°, 2° e 3° ano). Esta é uma forma de valorizar as relações entre as crianças. Todos saem ganhando, os menores que aprenderão a partir de uma linguagem mais próxima, os mais velhos que reforçarão suas aprendizagens e colocarão em jogo as estratégias de transmissão de informações.
trabalhar com o registro do jogo e estratégias para pontuar: agrupamento de cores, somas sucessivas das parcelas, etc
transpor a brincadeira para a situação problema em forma de atividade - papel.
Vamos tentar fazer diferente? Vamos partir de uma brincadeira para depois propor a realização da atividade de resolução de problemas no papel? 


Caso aplique esta sequência e queira compartilhar comigo, ficarei feliz em saber do resultado..


Até mais....




http://aprenderpelaexperiencia.blogspot.com.br/2014/09/atividade-de-matematica-situacao.html

Projeto de Matemática - Se esta rua fosse minha



Objetivo

Trabalhar com contagens e cálculos a partir de situações problema envolvendo uma suposta rua com seus respectivos carros, imóveis, moradores, etc.

Etapas do projeto

Construir com as crianças uma maquete de uma rua: esta maquete deverá conter carros, casas, sobrados, prédios, árvores, plantas, moradores, etc. Nesta etapa o professor deve explorar o conhecimento das crianças com relação ao entorno escolar e a composição das ruas do bairro;
Após a construção da maquete, o professor irá propor inúmeras situações problema envolvendo o contexto desta rua (segue as situações problema nas atividades abaixo)


Após a confecção da maquete, proponha situações problema de adição , subtração, divisão e multiplicação:















POR ONDE COMEÇAR A ENSINAR A LER E A ESCREVER?



Aprender a ler e a escrever não é um processo natural como o de aprender a falar. Trata-se de uma tarefa complexa, que envolve competências cognitivas, psicolinguísticas, perceptivas, espácio-temporais, grafomotoras e afectivo-emocionais. 
Para a identificação do princípio alfabético a criança deve reconhecer a relação som-letra e ser capaz de analisar, refletir, sintetizar as unidades que compõem as palavras faladas (Tunmer, Pratt, Herriman, 1984). 
As crianças de um modo geral recorrem à oralidade para fazer várias hipóteses sobre a escrita, mas usam também a escrita, dinamicamente, para construir uma análise da própria fala (Abaurre, 1988, p. 140) 
Crianças com dificuldades em consciência fonológica geralmente apresentam atraso na aquisição da leitura e escrita, e procedimentos para desenvolver a consciência fonológica podem ajudar as crianças com dificuldades na escrita a superá-los (Capovilla e Capovilla, 2000).
A aquisição da escrita exige que o indivíduo reflita sobre a fala, estabeleça relações entre os sons da fala e sua representação na forma gráfica:


CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA
Denomina-se consciência fonológica a habilidade metalingüística de tomada de consciência das características formais da linguagem. Esta habilidade compreende dois níveis:
A consciência de que a língua falada pode ser segmentada em unidades distintas, ou seja, a frase pode ser segmentada em palavras, as palavras em sílabas e as sílabas em fonemas.
A consciência de que essas mesmas unidades repetem-se em diferentes palavras faladas. (Byrne e Fielding-Barnsley, 1989).
Para aprender a ler e escrever, o indivíduo necessita entender a relação estabelecida entre fala e escrita e conhecer o sistema de regras da escrita.
Início da alfabetização
Descoberta do Princípio Alfabético 
Relação fonemas (sons) / grafemas (letras)
A consciência fonológica, ou o conhecimento acerca da estrutura sonora da linguagem, desenvolve-se nas crianças ouvintes no contato destas com a linguagem oral de sua comunidade. É na relação dela com diferentes formas de expressão oral que essa habilidade metalinguística desenvolve-se, desde que a criança se vê imersa no mundo linguístico. 
Diferentes formas linguísticas a que qualquer criança é exposta dentro de uma cultura vão formando sua consciência fonológica, entre elas destacamos as músicas, cantigas de roda, poesias, parlendas, jogos orais, e a fala, propriamente dita.
As sub-habilidades da consciência fonológica são:

Consciência de palavras 
Rimas e aliterações 
Consciência silábica 
Consciência fonêmica
CONSCIÊNCIA DE PALAVRAS
Também chamada de consciência sintática, representa a capacidade de segmentar a frase em palavras e, além disso, perceber a relação entre elas e organizá-las numa seqüência que dê sentido. Esta habilidade tem influência mais precisa na produção de textos e não no processo inicial de aquisição de escrita. Ela permite focalizar as palavras enquanto categorias gramaticais e sua posição na frase. Além disso, ordenar corretamente uma oração ouvida com as palavras desordenadas também é uma capacidade que depende desta habilidade.
Déficit nesta habilidade pode levar “a erros na escrita” do tipo aglutinações de palavras e separações inadequadas.

http://indiarahellen.blogspot.com.br/2014/06/por-onde-comecar-ensinar-ler-e-escrever.html

Bandeira Brasil, Bandeira Brasileira


Bandeira Brasil, Bandeira Brasileira
Bandeira do Brasil

Bandeira Descrição: verde com um grande diamante amarelo no centro que carrega um globo azul celeste com 27 estrelas brancas de cinco pontas; o mundo tem uma faixa equatorial branca com o lema Ordem e Progresso (Ordem e Progresso); A bandeira atual foi inspirado na bandeira do antigo Império do Brasil (1822-1889); na bandeira imperial, o verde representava a Casa de Bragança de Pedro I, o primeiro imperador do Brasil, enquanto o amarelo representava a família de Habsburgo de sua esposa; na bandeira moderna o verde representa as florestas do país e do amarelo losango sua riqueza mineral; o círculo azul e as estrelas, que substituiu o brasão da bandeira original, retratam o céu sobre o Rio de Janeiro, na manhã de 15 de novembro de 1889 - o dia da República do Brasil foi declarado; o número de estrelas mudou com a criação de novos estados e subiu de um original de 21 para os atuais 27 (uma para cada estado e do Distrito Federal)

Fonte: CIA World Factbook

A Turma da Mônica em: O Estatuto da Criança e do Adolescente



UNICEF disponibiliza para download a revista em quadrinhos "A Turma da Mônica em: O Estatuto da Criança e do Adolescente"


Este gibi é fruto da parceria entre a Mauricio de Sousa Editora e o UNICEF - Fundo das Nações Unidas para a Infância. Os famosos personagens da Turma da Mônica, ensinam aos leitores, na revista em quadrinhos, o que é o ECA - Lei 8.069 - e como ele deve ser usado. Embora gratuito, o gibi é protegido por direitos autorais que pertecem a Mauricio de Sousa Produções.


Você pode fazer o download da revistinha acessando a imagem abaixo ou neste link:

http://suburbanodigital.blogspot.com.br/2014/01/a-turma-da-monica-em-o-estatuto-da.html

55 Atividades de Português - Sequência Didática - Várias Histórias.

55 Atividades de Português  -  Sequência Didática  - Várias Histórias.

















































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