1

1

Google+ Followers

sábado, 15 de novembro de 2014

VITILIGO: CAUSAS, SINTOMAS, TRATAMENTO NATURAL E CURA


Fotos de pacientes com vitiligo.

O vitiligo é uma doença crônica que se caracteriza pela perda irregular da pigmentação da pele devido a carência de melanina, pigmento que determina a cor da pele, cabelos e olhos. As manchas de vitiligo na pele são inicialmente pequenas, mas com possibilidade de aumentarem posteriormente. Uma das primeiras coisas que alguém que tem manchas de vitiligo na pele pode fazer é aplicar cremes, que estão disponíveis em uma ampla gama de tonalidades para combinar com a pele natural. O vitiligo é uma condição mais estética do que propriamente uma doença, no entanto, para alguns, pode ter consequências devastadoras, tanto emocionais, quanto psicológicas.
Causas do vitiligo

A causa exata do vitiligo ainda não é conhecida, contudo, a maioria das pesquisas apontam fatores como a hereditariedade e distúrbios no sistema imune, considerados importantes fatores que contribuem para esta condição, também conhecida como leucoderma. Alguns casos mostram que em certa medida, fatores ambientais ou genéticos, danos à pele causados por queimaduras graves ou cortes, além de causas neurais e virais também podem induzir tal condição.
Sintomas do vitiligo

As pessoas que desenvolvem vitiligo geralmente primeiro desenvolvem manchas brancas (despigmentação) na pele pele. Essas manchas são mais comumente encontrados em áreas do corpo expostas expostas ao sol, incluindo as mãos, pés, braços, rosto e lábios. Outras áreas comuns para a aparecer manchas brancas são as axilas e virilha, e ao redor da boca, olhos, narinas, umbigo, genitais e reto.
Tratamento natural e cura para o vitiligo

Uma pergunta recorrente é sobre como é possível combater o vitiligo de forma adequada e até mesmo obter a cura do vitiligo. Uma série de tratamentos podem restringir o crescimento do vitiligo.

Uma dica importante é sempre durante os horários onde há pico de luz solar, usar roupas com mangas compridas para proteger a pele afetada de queimaduras do sol. O próximo passo do tratamento de é lidar com as manchas na pele de vitiligo, o que se destina a inverter tais alterações. Um dos métodos mais tradicionais é o uso de creme de corticosteróide. A última parte inclui de pigmentação a outra metade da pele, a fim de alcançar a mesma cor. Esse procedimento leva cerca de um ano para ser concluído.

Cientistas suecos descobriram que tomar suplementos de ácido fólico e vitamina B-12 antes de começar o tratamento em uma cama tanning (sunbed) pode ajudar no tratamento de vitiligo. A ressalva é que esta abordagem simples demorou cerca de dois anos de trabalho e apenas 6 por cento dos pacientes no estudo realizado restaurou completamente a pele normal. No entanto é uma abordagem mais barata e segura.

Outra abordagem nutricional para essa condição consiste em suplementar com o aminoácido L-fenilalanina, que restabelece lentamente a pigmentação da pele. 
Pessoas que tomaram L-fenilalanina por seis meses, em um ensaio clínico, tiveram uma restabelecimento de pelo menos 25 por cento da cor da pele em cerca de 75 por cento dos pacientes. Tomar o suplemento durante aproximadamente seis anos trouxe 100 por cento de restauração da cor da pele no rosto em 85 por cento dos pacientes. No entanto, o uso de L-fenilanina não é indicado para fenilcetonúricos.

http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/tratamento-natural-vitiligo-cura.html

ARTRITE REUMATÓIDE: TRATAMENTO NATURAL DO REUMATISMO

A artrite reumatóide ou artrite reumática é uma doença inflamatória crônica que afeta cerca de um por cento da população mundial, caracterizada por uma inflamação crônica das articulações múltiplas no corpo, com predileção por articulações menores nas mãos. A artrite reumatóide causa sinais e sintomas de inflamação em articulações que incluem dor, inchaço, vermelhidão, calor, perda de rigidez e limitação de função, ou seja, no movimento e função de múltiplas articulações. Embora as articulações seja a principal estrutura afetada por esta condição, pode também causar inflamação em outras partes do corpo (olhos, pulmões, coração, vasos sanguíneos e nos rins).

Os sintomas da artrite reumatóide são piores pela manhã com a flexibilização gradual dos sintomas ao longo do dia. Esta crônica piora dos sintomas no período da manhã, especialmente da rigidez nas articulações, são importantes indícios de diagnóstico na diferenciação de outras formas de artrite, por exemplo, osteoartrite e artrite gotosa. Outros sintomas da artrite reumatóide não são específicos, mas podem incluir perda de apetite, fadiga crônica, perda de peso, perda de cabelo, febre e assim por diante.

A artrite reumatóide é classificada como doença auto-imune, na qual o corpo produz uma resposta imunogênica a alguns constituintes do seu próprio tecido, neste caso, as articulações. Em outras palavras, o sistema imunológico perde sua habilidade de reconhecer alguns tecidos e sistemas dentro do corpo e os ataca, como se fossem corpos estranhos.

As pessoas que possuem risco de ter a doença incluem aqueles que têm um histórico familiar de artrite reumatoide, os que já são portadores de doenças auto-imunes com vitiligo, diabetes tipo 1 etc. A artrite reumática afeta mais mulheres do que homens (na proporção 3 para 1), e a idade de início da doenças é geralmente entre os 30 e 40 anos. A suspeita clínica é o primeiro passo para a confirmação do diagnóstico. Uma vez que a artrite reumatoide é suspeita, uma série de exames laboratoriais e radiológicos são realizados e estes incluem o exame de sangue completo, VHS, fator reumatoide, marcadores auto-imunes e raios-x. Se esses testes revelarem positivo, será muito provável a presença da artrite reumatoide.

Inúmeras ervas medicinais são referenciadas no tratamento da artrite reumatoide. O Black Cohosh causa um alívio na dor e tem uma ação anti-inflamatória que o torna útil para a artrite. Estudos clínicos têm demonstrado o valor da pimenta Cayenna no alívio da dor e desconforto da artrite reumatoide. A aplicação tradicional da Unha-de-Gato tem sido feita para tratar a artrite. Os glicosídeos presentes na planta contêm acido quinóvico, que combate a inflamação e proporciona uma sensação de revitalização no corpo. O óleo essencial de Eucalipto é um excelente remédio tópico para dores nas articulações e reumatismo. O Gengibre combina bem com Açafrão, que é também anti-inflamatório e analgésico, e inibe a enzima COX-2.

Há também a Sucupira, árvore brasileira que cada vez mais vem sendo utilizada. O óleo volátil retirado da casca e das sementes da planta, além de ser aromático, é muito utilizado no tratamento de reumatismo. O extrato também é utilizado para o tratamento de artrite, artrose, gota e reumatismo, além de aliviar dores nas costas e joelhos.

A Lavanda é tradicionalmente aplicada externamente nas articulações para aliviar a rigidez das mesmas. Para as dores da artrite e dores, aplicam-se compressas ou massagens com óleo de Lavanda misturado. O óleo de Lavanda também pode ser eficaz para reabilitar a circulação nos pés e nas mãos. O Orégano possui 31 anti-inflamatórios, 28 antioxidantes conhecidos e quatro potentes inibidores COX-2 conhecidos, incluindo o ácido rosmarínico. O Inhame-Selvagem é anti-inflamatório (por causa de suas saponinas esteroides) e herbalista o prescrevem para combater o estágio inflamatório da artrite reumatoide. O Chá-Mate é conhecido na cultura popular por ter uma boa reputação para tratar artrite, gota e outras condições inflamatórias, além de conter muitas antioxidantes saudáveis. Além disso, inúmeras outras plantas medicinais possuem características anti-inflamatórias, sendo cada uma uma indicação específica.

http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/tratamento-artrite-reumatoide-reumatismo.html

MENOPAUSA: CAUSAS, SINTOMAS E TRATAMENTO NATURAL


MenopausaA menopausa é um acontecimento natural na vida de todas as mulheres, conhecida basicamente por ser a fase na qual a mulher perde a capacidade de reprodução, cujo início pode variar de mulher para mulher. A mulher nasce com um número determinado de óvulos, que são armazenados nos ovários, que por sua vez, produzem os hormônios estrogênio e progesterona, que regulam a menstruação e ovulação. Além de causar interrupção na menstruação, a menopausa não afeta apenas o sistema reprodutivo, mas também ocasiona a interrupção da produção de hormônios naturais do corpo. O grande problema são os sintomas da menopausa na fase de transição menopausal, que pode ocasionar algumas sensações desagradáveis como depressão, dor de cabeça, dores no corpo, ondas de calor (calores da menopausa), além de cansaço.


Causas da menopausa

A menopausa ocorre quando os ovários não liberaram mais um óvulo a cada mês e a menstruação é interrompida. A menopausa é um processo natural que ocorre na mulher após os 40 anos de idade, contudo, algumas mulheres podem apresentar a condição de menopausa precoce, que pode ser ocasionada por conta de processos químicos, como é o caso da quimioterapia, ou como resultado de alguma cirurgia, tal como a histerectomia.
Sintomas da menopausa

Durante a perimenopausa (período de alguns anos que antecede a menopausa), os ovários gradualmente produzem menos estrogênio. Durante os últimos dois anos de perimenopausa, no geral, a diminuição nos níveis de estrogênio se acentua. Nesta fase, muitas mulheres já sentem os sintomas da menopausa, tais como depressão, dor de cabeça, dores no corpo e ondas de calor (calores da menopausa). Durante a menopausa, os ovários deixam de liberar óvulos e produzir grande parte do estrogênio, acentuando os sintomas. Já na pós-menopausa, os sintomas tendem a diminuir a até mesmo desaparecer.
Tratamento natural para menopausa

Recomenda-se consultar primeiro o seu médico antes de decidir qual a medicação ou tratamento deve ser adotado. Felizmente, existem algumas maneiras naturais de obter alívio dos sintomas que não são apenas seguros, mas também benéficos para a saúde geral. Para quase todas as mulheres, o alívio da menopausa pode ser conseguido através do uso de ervas orgânicas e calmantes naturais, a maioria deles formulado através de extratos naturais de ervas que contém fitoestrógenos, que podem proporcionar um reequilíbrio hormonal do corpo.

Cremes naturais de progesterona podem atenuar dor de cabeça e dores no corpo. Os cremes de progesterona neutralizam o efeito do estrogênio, além de poder também estimular a construção óssea e proteger as mulheres contra a osteoporose. Há muitos remédios naturais para aliviar os sintomas da menopausa que são normalmente encontrados na forma de extratos botânicos, sendo indicados para aliviar os sintomas desagradáveis decorrentes.

O extrato de cohosh-preto (Cimicifuga racemosa) funciona efetivamente como um regulador das funções do corpo e para aliviar os calores da menopausa. Este sintoma é um dos mais desagradáveis e acaba sendo o responsável por outros sintomas secundários da menopausa, que incluem dores de cabeça e outras dores no corpo. O extrato da Cimicifuga racemosagerência a ocorrências destas ondas de calor através do uso de componentes estrogênicos da planta. No entanto, o uso prolongado do cohosh-preto pode trazer riscos à saúde da mulher após a menopausa. O extrato da planta não deve ser utilizado sem aconselhamento médico profissional e a inobservância pode trazer efeitos colaterais.

A vitamina C, bem como os bioflavonóides, estão muito presentes em diversos legumes e frutas. Ambos os ingredientes podem reduzir ativamente as desagradáveis ocorrências de ondas de calor. Os bioflavonóides são geralmente encontrados em frutas que são ricas em vitamina C. Estes remédios naturais para menopausa podem afetar a queda acentuada da produção de hormônios no corpo da mulher para que a mesma não cesse repentinamente. A suplementação à base de vitaminas e suplementos minerais para aliviar os sintomas da menopausa são outras opções para o tratamento natural da menopausa. As vitaminas A, C e E estão entre as vitaminas naturais que podem melhorar a condição da mulher. Mulheres que optam por suplementos vitamínicos e minerais devem sempre consultar um médico para que seja sugerida a dose ideal para elas, vez que algumas vitaminas e minerais podem ser perigosos se ingeridos em grandes doses.

Depois de algum tempo, a mulher se sente mais confortável e se condiciona a seu próprio ritmo, além de fazer com que o corpo se adapte a todas as mudanças trazidas pela menopausa.

http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/tratamento-natural-menopausa.html

BENEFÍCIOS DOS ALIMENTOS ANTIOXIDANTES



Alimentos ricos em antioxidantes.Os alimentos antioxidantes proporcionam vários benefícios à saúde. Uma de suas principais funções é retardar o envelhecimento, vez que o processo normal de oxidação do corpo leva a essa consequência. Outra função dos alimentos antioxidantes é combater os chamados radicais livres, subprodutos das funções do organismo que afetam a saúde geral do corpo. Os antioxidantes quebram a reação em cadeia dos radicais livres e previnem que outras moléculas também se tornem moléculas danosas.


Benefícios dos alimentos ricos em antioxidantes

Os alimentos ricos em antioxidantes destroem os radicais livres, exercendo um papel importante na prevenção do aparecimento de doenças cardíacas, câncer, derrames, cataratas, Mal de Alzheimer, artrite, dentre outras. Os antioxidantes são vitais para a saúde e estão disponíveis naturalmente de várias formas, como por exemplo, nas vitaminas A, E, C e selênio, podendo funcionar tanto como enzimas, quanto como nutrientes. Geralmente, frutas e vegetais são os alimentos mais ricos em antioxidantes.

O colesterol em nosso corpo não é necessariamente prejudicial até se oxidar. Depois de oxidado, começa a afetar os vasos sanguíneos, podendo levar a alguns problemas graves de saúde relacionados com o coração. Os antioxidantes podem contribuir para melhorar o estado geral de saúde e bem-estar físico. Também podem ser úteis para oferecer benefícios para a pele e cabelos.

Adicionar porções adicionais de frutas e legumes frescos pode ser muito útil, vez que, naturalmente, contêm altos níveis de antioxidantes. Além disso, a maioria dos alimentos consumidos atualmente, como fast foods e outras fontes de alimentos ricos em açúcares processados, carboidratos e gorduras, contêm níveis muito baixos de antioxidantes. Os antioxidantes podem não deixar o corpo totalmente livre de radicais livres, mas reduzem os danos e neutralizam o processo de oxidação e atrapalham a produção de novos radicais livres.

De toda forma, o consumo de muitas frutas e verduras serão a base dos alimentos antioxidantes, especialmente quando consumidos crus ou cozidos levemente no vapor, vez que o cozimento em altas temperaturas podem destruir as propriedades dos alimentos.

http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/alimentos-antioxidantes.html

Poema e Atividades - O Pato

.

Poema e Atividades - As formigas




Atividades Variadas sobre Animais

.

Advinhas - O que é o que é?




Baralho dos Animais

.

Jogo da Memória dos Bichos


.

Dominó dos Bichos


.


Teatro de Sombras - Animais


.



Vários animais com Origami


.



Caça Palavras dos Animais

.



Quebra Cabeça dos Pássaros

.



Brincadeiras - Corrida de Cartão


Brincadeiras - Corrente com Bastão


http://www.pragentemiuda.org/2007/04/brincadeiras-corrente-com-bastao.html

Brincadeira - Jogo dos Balões

http://www.pragentemiuda.org/2007/04/brincadeira-jogo-dos-baloes.html

Brincadeira - Direita e Esquerda

Clique para ampliar!

http://www.pragentemiuda.org/2007/04/brincadeira-direita-e-esquerda.html

Brincadeira - Batata Quente



Brincadeira - Vire a tampinha!

Clique para ampliar!

http://www.pragentemiuda.org/2007/04/brincadeira-vire-tampinha.html

Brincadeira - Bonequinho de Pau

.
http://www.pragentemiuda.org/2007/04/brincadeira-bonequinho-de-pau.html

Brincadeira - Corrida dos Balões

.
http://www.pragentemiuda.org/2007/04/brincadeira-corrida-dos-baloes.html

Brincadeira - Pato, Pato, Ganso

http://www.pragentemiuda.org/2007/04/brincadeira-pato-pato-ganso.html

Brincadeira - O Jogo das Varetas

http://www.pragentemiuda.org/2007/04/brincadeira-o-jogo-das-varetas.html

Brincadeira - Cadeiras Musicais

.
http://www.pragentemiuda.org/2007/04/brincadeira-cadeiras-musicais.html

Brincadeira - Corrida com limões

http://www.pragentemiuda.org/2007/04/brincadeira-corrida-com-limoes.html

Brincadeira - Dominó


.

http://www.pragentemiuda.org/2007/04/brincadeira-domino.html

Brincadeira - Vamos fazer uma peteca?

Vamosaprenderfazer uma peteca usando palha, barro e penas?
http://www.pragentemiuda.org/2010/09/brincadeira-vamos-fazer-uma-peteca.html

Brincadeira - Jogo do Bom Dia

.




Brincadeira - Corrida de Saco





Brincadeira - Esquilo sai da toca

.
http://www.pragentemiuda.org/2007/04/brincadeira-esquilo-sai-da-toca.html

Brincadeira - Corre Cotia

.

http://www.pragentemiuda.org/2007/04/brincadeira-corre-cotia.html

Brincadeira - Lata Barulhenta

Clique para ampliar!



Brincadeira - Passa a Bola



.



Brincadeira - Imitando os Animais

Clique para ampliar!
.
http://www.pragentemiuda.org/2007/04/brincadeira-imitando-os-animais.html

Projeto para trabalhar com rótulos de embalagens


Umadicainfalível para ajudar na alfabetização é trabalhar com rótulos de embalagens. A sugestão é indicada para toda a sala de aula e ajuda na leitura fluente. É importante o trabalho oral exploratório para que a criança perceba as especificidades desse tipo de texto como o tamanho e tipo da letra, as cores usadas, a utilização de cada produto, etc.

Alunos do Colégio Raízes, Balneário Camboriú.

Explorar rótulos de embalagens - A maioria dos produtos usados para trabalhar com rótulos estão dispostos nas dispensas de nossas casas e são já bemconhecidospelas crianças. Aproveite momentos de descontração, como durante as refeições, para ler os rótulos junto com seu filho. Com o tempo, ele começa a ler por imagem, por associação. Na escola, faça um alfabeto de parede usando rótulos comuns, juntamente com a turminha, eles vão amar participar do projeto. Você pode fazer a colagem das letras de EVA (compre em lojinhas de artesanato que é baratinho...) ou fazer suas próprias letras cortadas em papel ou pintadas em papelão. Depois cole em um retângulo de papelão pintado ou EVA.


Ele pode ainda não estar alfabetizado, mas já sabe o que estáescritonaquela embalagem. Os rótulos são interessantes de serem lidos porque, na maioria dos casos, são escritos em letra CAIXA ALTA, que é a qual a criança assimila antes da letra cursiva. Você pode montar um painel do alfabeto com rótulos, como este aqui...


Trabalhando matemática com rótulos- Use as informações das embalagens, como tabela nutricional, data de validade e quantidade, para que as crianças da pré-escolaaprendammais sobre o sistema de números... Peça para trazerem os rótulos de casa e analise com eles as informações numéricas da embalagem, usando a criatividade para explorar todo este conteúdo. Aqui você pode trabalhar a investigação de algumas regularidades do sistema de numeração, leitura e comparação de números e a análise das informações nos rótulos dos alimentos.
DINÂMICA - CAIXA MÁGICA: A dinâmica é realizada com uma embalagem descartável dentro de uma caixa. A criança escolhida fica com a caixa dando pistas para os demais tentarem descobrir qual é a embalagem escondida. As crianças adoram!
Dicas para trabalhar com rótulos
LÍNGUA PORTUGUESA: Bingo com os rótulos. Frases com os nomes dos produtos, alfabetos.
MATEMÁTICA: Trabalho com dinheiro, colocando preço nos produtos e criando um mini-mercadinho; usara as informações das embalagens para fazer contas.
GEOGRAFIA E HISTÓRIA: Trabalho com a trajetória que os produtos percorrem até chegar em nossas casas desde o local onde se fabrica;
CIÊNCIAS: Sustentabilidade. Produtos que devem ser consumidos diariamente e esporadicamente para uma boa qualidade de vida. Reciclagem. Poluição.
ENSINO RELIGIOSO: Não desperdiçar os alimentos. Agradecer a Deus antes das refeições. Cuidar bem do nosso corpo.
ARTE:Construção de um brinquedo através das embalagens... reciclar, reutilizar...



http://www.pragentemiuda.org/2013/07/atividade-para-alfabetizacao-rotulos-de.html