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sábado, 18 de outubro de 2014

Começa o horário de verão e vai até 22 de fevereiro 2015.

Começa o horário de verão e vai até 22 de fevereiro


O horário de verão de 2014/2015 começa a valer neste sábado. À meia-noite, os relógios têm de ser adiantados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País. A mudança, adotada anualmente para economizar energia no horário de maior consumo, vai até 22 de fevereiro de 2015. 

Este ano, o horário de verão será estendido em uma semana por causa do carnaval. A estimativa é reduzir 4,5% na demanda de energia no horário de pico, entre 18h e 21h, o que representa 2.595 megawatts. 

De acordo com Ildo Grüdtner, secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, isso equivale a uma economia de R$ 4,5 bilhões em investimentos que não precisarão ser feitos pelo setor para a construção de usinas térmicas. 

Pelo decreto que instituiu o horário de verão, a medida deve ser iniciada sempre no terceiro domingo de outubro e encerrada no terceiro domingo de fevereiro do ano subsequente. No ano em que houver coincidência com o domingo de carnaval, o fim deve ser no domingo seguinte. O objetivo é evitar que, em meio a um feriado, alguns esqueçam de ajustar os relógios

Fonte: AU ONLINE

Horário de Verão inicia neste domingo. Neste domingo (19), moradores de 10 estados e do Distrito Federal – incluindo os Catarinenses – deverão adiantar os relógios em uma hora. O 39º Horário de Verão inicia em outubro de 2014 e segue até fevereiro de 2015.

Horário de Verão inicia neste domingo

Neste domingo (19), moradores de 10 estados e do Distrito Federal – incluindo os Catarinenses – deverão adiantar os relógios em uma hora. O 39º Horário de Verão inicia em outubro de 2014 e segue até fevereiro de 2015. 

Este será o mais longo período em Horário de Verão da história. Serão 126 dias, sete a mais do que o último realizado. A volta ao horário normal acontece só no dia 22 fevereiro, após o carnaval. 

Contraditoriamente, o mais longo Horário de Verão não será o mais econômico. Isso porque a falta de água em algumas regiões do País obrigou o Governo a usar a termelétricas para produzir energia, o que torna o custo bem mais elevado, se comparado às hidroelétricas. A expectativa de economia é de R$ 278 milhões.

Fonte: OESTEMANIA

Fim de semana pode registrar novos temporais e queda de granizo em SC

Alerta da Defesa Civil começou nesta quinta-feira e segue até o início da próxima semana


Chuva persistente no Sul do Estado nesta quinta-feira 

Foto: Caio Marcelo / Agencia RBS

A noite de sexta-feira e o sábado têm previsão de pancadas de chuva no Planalto Sul e Litoral Sul pela manhã, e entre a tarde e noite nas demais regiões. O acumulado diário de chuva deve variar entre 10 e 20 mm em média, no Estado.

Segundo alerta da Defesa Civil, há risco de temporais isolados com chuva forte, ventania e granizo isolado, especialmente para o Planalto Sul e Litoral Sul. As temperaturas máximas devem variar entre 28°C e 32°C, apresentando características de verão. Oeste, Litoral e Vale do Itajaí podem registrar temperatura acima de 32°C. A semana que vem não deve ser tão quente quanto esta.

No domingo, uma frente fria avança pelo Sul do Brasil, provocando chuva desde cedo do Oeste ao Litoral Sul, e nas demais regiões, entre a tarde e a noite. Persiste o risco de temporais isolados com chuva forte, ventania e granizo isolado. O acumulado de chuva segue entre 10 e 20 mm em média, podendo ocorrer casos de 50 mm no Planalto Sul e Litoral Sul.

Houve queda de granizo em Lages na segunda-feira e novo temporal atingiu a cidade nesta quinta. 


Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.

A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão: (48) 3664-7056.


DIÁRIO CATARINENSE

Pela família, Galvão Bueno deixa Mônaco e volta a morar no Brasil


O narrador esportivo Galvão Bueno. Foto J.Humberto/AgNews

Está prestes a acabar a temporada de Galvão Bueno no principado de Mônaco, na Europa. Segundo uma fonte do blog, o narrador esportivo da Globo atendeu a um apelo de sua família e vai voltar a morar em Londrina, no Paraná, ainda este mês. Ele também estava sentindo muita falta dos filhos e achou melhor mesmo retornar ao Brasil. Galvão vive em Mônaco desde 2008 com a mulher, Desirée Soares.

YAHOO

Aécio 13 por cento à frente de Dilma. Pesquisa ISTOÉ/Sensus mostra o candidato tucano com 56,4% das intenções de voto e a petista com 43,6%.




Pesquisa ISTOÉ/Sensus mostra o candidato tucano com 56,4% das intenções de voto e a petista com 43,6%.




Pesquisa ISTOÉ/Sensus realizada entre a terça-feira 14 e a sexta-feira 17 mostra a consolidação da liderança de Aécio Neves (PSDB) sobre a petista Dilma Rousseff no segundo turno da sucessão presidencial. De acordo com o levantamento, o tucano soma 56,4% dos votos válidos, contra 43,6% da presidenta. Uma diferença de 12,8 pontos percentuais, que representa cerca de 19,5 milhões de votos. Se fossem considerados os votos totais, Aécio teria 49,7%; Dilma, 38,4%; e 12% dos eleitores ainda se manifestam indecisos ou dispostos a votar em branco. A pesquisa indica que nessa reta final da disputa os dois candidatos já são bastante conhecidos pelos eleitores. O índice de conhecimento de Dilma é de 94,4% e de Aécio, de 93,3%. “Com os candidatos mais conhecidos, a tendência é a de que o voto fique mais consolidado”, afirma Ricardo Guedes, diretor do Instituto Sensus. O levantamento, que ouviu 2.000 eleitores de 24 Estados, revela também a liderança de Aécio Neves quando não é apresentado ao eleitor nenhum candidato. Trata-se da chamada resposta espontânea. Nesse quesito, o tucano foi citado por 48,7% dos entrevistados e a petista, que governa o País desde janeiro de 2011, por 37,8%.
Realizada em 136 municípios, a pesquisa ISTOÉ/Sensus também constatou que a campanha petista não conseguiu reduzir o índice de rejeição à candidata Dilma Rousseff. Quase metade do eleitorado, 45,4%, afirma que não admite votar na presidenta de maneira alguma. Com relação ao tucano, segundo o levantamento, a rejeição é de 29,9%. “Isso significa que a margem de crescimento da candidata Dilma é menor do que a de Aécio”, avalia Guedes. Os números mostram, segundo a pesquisa, uma forte migração para o senador tucano dos votos que foram dados a Marina Silva (PSB) no primeiro turno. “Hoje estamos juntos em torno de um programa para mudar o Brasil”, disse Marina na sexta-feira 17, ao se encontrar com Aécio em evento público na zona oeste de São Paulo.
Desde 1989, quando o Brasil voltou a eleger diretamente o presidente da República, é a primeira vez que um candidato que terminou o primeiro turno em segundo lugar começa a última etapa da disputa na liderança. A pesquisa Istoé/Sensus divulgada no sábado 11 já apontava esse movimento, quando revelou que Aécio estava com 52,4% das intenções de voto. Na última semana, os levantamentos que são feitos diariamente pelo comando das duas campanhas também mostraram a liderança de Aécio. É com base nessas consultas que tanto o PT como o PSDB planejam a última semana de campanha. E tudo indica que o tom será cada vez mais quente. No PT há uma divisão. Um grupo sustenta que a campanha deve aumentar o tom dos ataques contra Aécio e outro avalia que a presidenta deva imprimir um ritmo mais propositivo à campanha. O mais provável, no entanto, é que a campanha de Dilma continue a jogar pesado contra o tucano. Segundo Humberto Costa, líder do PT no Senado, o partido vai insistir na tese de que é necessário “desconstruir a candidatura tucana”. “Não basta ficar defendendo nosso governo”, disse o senador na sexta-feira 17. Claro, trata-se de um indicativo de que a campanha de Dilma vai continuar usando a mesma tática. “Se deu certo contra Marina, deverá dar certo contra Aécio”, afirmou Costa.
No QG dos tucanos, a ordem é não deixar nada sem resposta e continuar mostrando ao eleitor os inúmeros casos de corrupção que marcam as gestões petistas, particularmente os quatro anos do governo de Dilma. “Não podemos nos colocar como vítimas. O que precisamos é mostrar nossas propostas, mas em nenhum momento deixar de nos defender com veemência das armações feitas pelos adversários”, disse um dos coordenadores da campanha de Aécio Neves. “Marina tentou apenas fazer a campanha propositiva e acabou atropelada pela máquina de calúnias do PT.” Nessa última semana de campanha, Aécio vai intensificar a agenda em Minas e no Nordeste, principalmente na Bahia, em Pernambuco e no Ceará. Não está descartada a possibilidade de que os nomes de novos ministros venham a ser divulgados pelo candidato.

TERRA

Relatório final do Sínodo da família não tem acordo sobre divorciados e homossexuais. "Relatio Synodi" foi concluído após duas semanas de estudo dos problemas da família moderna.


"Relatio Synodi" foi concluído após duas semanas de estudo dos problemas da família moderna.
´´Relatio Synodi´´ foi concluído após duas semanas de estudo dos problemas da família moderna| 


Foto: Filippo Monteforte / AFP / CP


O Sínodo dos Bispos sobre a família convocado pelo papa Francisco aprovou neste sábado um relatório final "equilibrado" para levar em consideração as reservas dos prelados mais conservadores, anunciou o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi. Nesse relatório intitulado "relatio synodi", nenhum acordo foi concluído sobre os casos dos divorciados e dos homossexuais. 

O relatório analisa diversas questões relativas à família católica nos cinco continentes, incluindo a acolhida pela Igreja de pessoas em união livre, homossexuais e divorciados, como parte do processo de abertura desejado por Francisco e temido pelos conservadores. Ao todo, 183 religiosos participaram da votação de cada um dos 62 parágrafos. Para que fosse aprovado, cada capítulo deveria receber dois terços de votos favoráveis. 

Três não atingiram essa maioria. Os capítulos reprovados estavam ligados a alguns aspectos do texto inicial sobre o acesso dos divorciados que voltaram a se casar aos sacramentos e sobre a inclusão dos homossexuais. "Em alguns pontos, não conseguimos considerar que há um consenso do sínodo. Mas isso não quer dizer que eles tenham sido totalmente rejeitados", explicaram vários porta-vozes. Os parágrafos em questão não foram retirados do texto final.


CORREIO DO POVO

Ladrão se dá mal ao tentar praticar furto em residência


No início da tarde desta sexta-feira (17) um ladrão levou a pior ao tentar praticar furto em uma residência na comunidade de Três Pontes, interior de Pato Branco.
Dois ladrões estavam entrando na residência para furtar quando o casal proprietário do imóvel chegou. Um dos ladrões fugiu para o mato e o outro armado com uma faca atacou o proprietário, que entrou em luta corporal com ele, o dominou e segurou até a chegada da Polícia Militar.
Devido a luta e uma queda no calçamento o suspeito identificado como Cláudio Rodrigues Martins, que já conta com várias passagens pela polícia, sofreu vários ferimentos, nos braços e na cabeça e teve que ser socorrido pelo Samu, antes de ser encaminhado para a delegacia.


PatoBranco.com

MEGA SENA 1645 - ACUMULOU





DEZENAS SORTEADAS


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SENA - 0
QUINA - 137 - 29.198,03
QUADRA - 8.400 - 680,29





GIGA SENA

Em jogo apático, Grêmio empata sem gols com o Goiás. Ritmo lento determinou partida igual no Serra Dourada





Ritmo lento determinou partida igual no Serra Dourada

Foto: Carlos Costa / Agência Lancepress!



A temperatura em Goiânia era elevada, mas o jogo entre Goiás e Grêmio, no Serra Dourada, foi morno. Os times jogaram em ritmo lento, criaram poucas chances e cometeram muitos erros. No fim das contas, um previsível 0 a 0 levou o time de Luiz Felipe Scolari a 47 pontos, ainda fora do G-4.

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As melhores chances gremistas no primeiro tempo foram protagonizadas por Lucas Coelho. Aos oito, puxou contra-ataque pela esquerda, cortou para o centro, mas bateu em cima da zaga. Onze minutos depois, Luan puxou o lance em velocidade, mas demorou e, quando passou para o centroavante, foi marcado — de forma equivocada — o impedimento. Aos 45, Lucas driblou a defesa fora da área e arriscou para defesa firme de Renan.


No segundo tempo, o ritmo lento não se alterou. Mas em um erro gremista, o Goiás quase marcou. Bressan estava no ataque por conta de um escanteio. O zagueiro perdeu a bola e permitiu o contra-ataque. Thiago Mendes aproveitou, avançou e bateu para o gol. Marcelo Grohe defendeu e a bola rebateu em Thiago, passando muito perto, mas à esquerda do gol.

O meio-campista era o destaque do Goiás e responsável pelas principais jogadas ofensivas da equipe no segundo tempo. Felipão só mexeu no Grêmio aos 21 minutos do segundo tempo, quando trocou um volante por outro: Matheus Biteco entrou no lugar de Ramiro.

Aos 30, o Grêmio teve uma nova boa chance com Lucas Coelho. Fernandinho cruzou da esquerda e o centroavante apareceu na área. De direita, finalizou por cima do gol. Um minuto depois, Thiago Mendes levou perigo mais uma vez. Puxou o ataque pela direita, driblou Bressan e bateu na rede, pelo lado de fora.

Marcelo Grohe foi o que mais sentiu os efeitos do calor. Tonto e com mal-estar, deixou o gramado para a entrada do reserva Tiago. Depois da partida, o departamento médico registrou que o goleiro titular passava bem, mas sofreu com o desgaste da viagem pela Seleção, somada ao clima em Goiânia.
O Grêmio só voltou a assustar aos 43, quando Zé Roberto puxou ataque pela esquerda e cruzou para a área. Antes de Luan, a zaga do Goiás chegou e afastou o perigo.



BRASILEIRÃO — 29ª RODADA — 18/10/2014


GOIÁS

Renan; Felipe Macedo (Tiago Real, 33'/2°), Jackson, Pedro Henrique e Felipe Saturnino; Amaral, David, Thiago Mendes e Esquerdinha; Ramon (Bruno Mineiro, 44'/2°) e Samuel (Welinton Júnior, 39'/2°). Técnico: Ricardo Drubscky.

GRÊMIO

Marcelo Grohe (Tiago, 39'/2°); Pará, Bressan, Geromel e Zé Roberto; Walace, Ramiro (Matheus Biteco, 21'/2°), Fellipe Bastos (Riveros, 45'/2°), Luan e Fernandinho; Lucas Coelho. Técnico: Luiz Felipe Scolari.

Cartões amarelos: Pará, Bressan (Gr); Amaral, Felipe Macedo, Pedro Henrique (Go)
Arbitragem: Marielson Alves Silva, auxiliado por Adson Marcio Lopes Leal e Luiz Carlos Silva Teixeira (trio baiano).
Local: Serra Dourada, em Goiânia (GO)


PRÓXIMO JOGO - BRASILEIRÃO
QUARTA-FEIRA, 22/10, 21H
GRÊMIO x FIGUEIRENSE



ZH ESPORTES

Calzone Camponês

Gosta de Pizza? Então experimente esta receita de Calzone Camponês e ficará maravilhado(a)! Delicioso é que o se pode dizer desta receita, saborosa é pouco para aquilo que ela é….só mesmo provando!

Ingredientes necessários à confeção desta receita
300 gramas de queijo flamengo
2 queijos de vaca curados apimentados
200 gramas de presunto em fatias
1 chouriço corrente Fumadinho
1 lata de cogumelos laminados
1 lata de tomate pelado
3 dentes de alho
4 colheres de sopa de azeite
1 colher de sobremesa de orégãos
Sal
Pimenta
Azeite para untar
Orégãos
400 gramas de farinha
3 colheres de sopa de azeite
15 gramas de fermento
Farinha para polvilhar
Preparação da receita de Calzone Camponês
Comece por preparar a massa, dissolvendo o fermento e o sal em 2,5 decilitros de água morna.
Depois, deite a farinha em cima da mesa, abra uma cavidade, junte a mistura da água e o azeite. Misture e trabalhe bem a massa até se descolar da mesa e das mãos.
Faça uma bola com a massa e coloque-a dentro de uma tigela polvilhada com farinha. Cubra com um pano e deixe levedar até que triplique o volume.
Enquanto isso, pode ir preparando o molho de tomate, descascando-o e, de seguida, esmague os alhos.
Deite para um tacho, junte o azeite e leve ao lume. Deixe cozinhar até os alhos ficarem douradinhos. Adicione o tomate, os orégãos, tempere com sal e pimenta. Cozinhe cerca de 10 minutos, desligue o lume e reduza a puré.
Deixe arrefecer.
Para o recheio, retire a pele ao chouriço e corte em cubos, depois corte o presunto em tiras e escorra os cogumelos.
Retire a casca aos queijos, cortando os queijos pequenos em cubos e o queijo flamengo no passe-o no ralador.
Numa tigela misture os cogumelos, o presunto, o chouriço e o queijo cortado em cubos.
Ligue o forno a uma temperatura de 200º C.
De seguida, unte ligeiramente o tabuleiro do forno com azeite.
Polvilhe a mesa com farinha, deite a massa em cima da mesa e divida-a em quatro partes iguais.
Estenda cada parte com o rolo da massa até ficar com um círculo de 20 cm de diâmetro.
Barre cada círculo de massa com molho de tomate, divida a mistura do recheio pelos círculos de massa e espalhe em cima o queijo flamengo.
Depois, dobre a massa tipo um rissol, fechando bem os bordos e disponha no tabuleiro.
Regue por cima de cada calzone, um pouco de molho de tomate, polvilhando com orégãos e leve ao forno durante cerca de 15 minutos.
Findo esse tempo, retire e sirva quente.

http://www.receitasja.com/calzone-campones/

Fiat Uno 2015 chega com visual e interior atualizados, câmbio Dualogic Plus e com o inédito sistema Start&Stop .




Com adversários cada vez mais atraentes, modernos e equipados, e com o antigo Palio Fire ganhando mercado, a Fiat não perdeu tempo e acaba de lançar a linha 2015 do Uno, que chega com visual e interior atualizados, novos equipamentos, opção de câmbio Dualogic Plus e com o inédito (para um carro nacional) sistema Start&Stop. O compacto italiano passa agora a ser vendido em sete versões (uma a mais), com preços variando entre R$ 26.370 e R$ 36.650. Infelizmente, a nova tecnologia está disponível apenas para o Uno Evolution, enquanto a versão Vivace, de entrada, não teve seu visual alterado – o que considero um erro.



Não há dúvida de que a grande novidade do Uno 2015 é o sistema Start&Stop. Essa tecnologia desliga e religa o motor automaticamente durante paradas no trânsito, ajudando a poupar combustível e a reduzir a emissão de gases poluentes. O pequeno italiano é o primeiro carro nacional a usar a tecnologia Start&Stop (S&S) e essa é a primeira vez que esta inovação chega a um motor flexível.

Fiat Uno Evolution 1.4 2015 com sistema Start&Stop

No painel do carro, após o desligamento do motor em uma parada no semáforo, por exemplo, um símbolo mostra quando o sistema está ativo e funcionando. Em caso de paradas mais longas, que excedam 165 segundos, o motor entra em funcionamento sem a intervenção do motorista, garantindo a proteção da carga da bateria. O sistema S&S também pode religar automaticamente o motor caso o vácuo do servo-freio baixe ou ainda se o carro atingir velocidade superior a 3 km/h (por exemplo, em uma situação de aclive e declive).

Com o ar-condicionado funcionando, o sistema religa o motor automaticamente após 60 segundos para manter a climatização interna. Durante a parada, o ventilador interno do ar-condicionado permanece em funcionamento, porém o compressor se desliga, uma vez que ele depende do funcionamento do motor. Caso o motorista queira manter o ar da cabine mais frio, o sistema Start&Stop pode ser desligado a qualquer momento através de um botão no painel frontal.

Painel do Fiat Uno Evolution 1.4 2015

Para o funcionamento do S&S, o gerenciamento eletrônico checa diversos parâmetros, como porta e capô fechados, cinto do motorista afivelado, se o motor já terminou seu ciclo de aquecimento e a velocidade superou 7 Km/h por mais de 2 segundos, câmbio em ponto morto, além do pedal de freio acionado e o carro parado. Só depois desta checagem eletrônica é que o Start&Stop começa a atuar. Tudo isso, porém, é feito em milésimos de segundo.

Segundo a Fiat, com o S&S funcionando, a economia de combustível de até 20%. Mas o sistema, nesse momento, está disponível apenas para o Uno Evolution, com motor 1.4 8V Fire Flex, que tem preço sugerido de R$ 34.990. As outras versões são: Attractive 1.0, Way 1.0 e 1.4 e a Sporting 1.4 – todas com quatro portas. A elas somam-se também as versões Vivace 1.0 de duas e de quatro portas, que, infelizmente, mantêm a carroceria anterior, mas já como linha 2015.

Destaque no painel para o sistema Start&Stop do Fiat Uno Evolution 1.4 2015


Visual do “quadrado redondo”
Digo isso porque não gosto quando um mesmo carro tem dois visuais diferentes, como o Honda Civic 2015, mesmo que as diferenças sejam mínimas. Acho que isso confunde a cabeça do consumidor e desvaloriza o modelo que ficou “para trás”.



Falando na parte estética, o Uno 2015 recebeu uma leve reestilização, deixando suas linhas retas ligeiramente mais curvas, especialmente na dianteira. Olhando rapidamente, você nem percebe muito o que mudou. Mas o modelo ganhou novos faróis, lanternas, capô, grade superior, para-choques e para-lamas dianteiros. Também recebeu novas maçanetas com fechadura integrada e retrovisores externos com repetidores de luz de seta, além de limpadores de para-brisa com a tecnologia flat blade (mais eficientes e silenciosos) e de novas rodas de liga leve e calotas – com desenhos diferenciados, derivados do round square (conceito de quadrado redondo adotado pela marca para o seu compacto).

Fiat Uno Sporting 1.4 2015

O resultado me agradou. Não é uma revolução, mas sim uma leve evolução, benéfica para um carro como o Uno, que está na categoria mais disputada do mercado nacional.


Interior: quanta diferença
Se por fora o Uno 2015 mudou pouco, mas para o bem, por dentro as alterações foram mais numerosas e ainda melhores.



A textura do painel frontal e dos painéis das portas é nova, assim como o painel, que foi remodelado. As novas saídas de ar centrais agora estão dispostas verticalmente ao lado do rádio, já as saídas de ar laterais, lembram turbinas. O quadro de instrumentos é totalmente novo, com um display de LCD de 3,5” em alta resolução no meio, facilitando a interface do motorista com o carro, dando maior clareza e conforto na leitura (Toyota podia pensar em algo semelhante para o Etios).

Painel do Fiat Uno Sporting 1.4 2015 Dualogic Plus

Dependendo da versão, o display mostra informações as mais básicas, como nível de combustível e temperatura do motor, até informações para troca de marcha, mensagens da tecnologia Start&Stop, câmbio Dualogic, Trip A/B, rádio e conexão Bluetooth.

Entradas auxiliar, USB e tomada 12V foram reposicionadas no novo console central. No centro do painel, o equipamento de som foi valorizado com espaço maior, agora de 2DIN. Além disso, o Uno 2015 tem uma nova alavanca de câmbio e um novo volante multifuncional que pode trazer os comandos do rádio, as funções do computador de bordo e as duas borboletas do câmbio Dualogic – e também pode ser regulável em altura.

Ergonomia melhorou com os comandos dos vidros indo para o lugar certo: na porta

O compacto italiano teve a sua ergonomia melhorada, já que os comandos dos vidros elétricos agora estão localizados nos painéis de portas. O hatch tem também vidro elétrico traseiro. Os comandos dos retrovisores externos elétricos também ficam na porta do motorista, facilitando o manuseio.

Os bancos também são novos e trazem novos tecidos exclusivos para cada versão do carro. O banco dianteiro do motorista ainda pode ser equipado com regulagem de altura e apoia braço. Atrás, o Uno 2015 pode trazer banco traseiro bipartido (60/40), com três encostos de cabeça e acompanhado por cinto de segurança de três pontos também para o passageiro central – excelente notícia. Ele possibilita 16 configurações distintas para diferentes necessidades. O banco traseiro recebeu ainda o novo mecanismo de rebatimento flip&fold, permitindo que encosto e assento sejam dobrados para que se encaixem junto aos bancos dianteiros, aumentando a capacidade para bagagens no porta-malas (690 litros).

Finalmente a Fiat acertou: cinto de três pontos e apoios de cabeça para todos

Fechando a lista de mudanças internas, O Uno 2015 oferece até 18 porta-objetos em diferentes locais, incluindo a tampa traseira interna do porta-malas, que permite guardar jornais e revistas. Em algumas versões do modelo, ainda há console de teto e porta-óculos.


Câmbio não tem mais alavanca
Um dos segredos das atualizações técnicas do Uno 2015 foi a atualização da arquitetura eletrônica e do novo sistema CANbus, que passou de 11 bits para 29 bits. Isto torna toda a parte eletro/eletrônica do modelo mais rápida, suportando os novos recursos, inclusive os de conforto e segurança.



Além do Star&Stop, o hatch compacto italiano também foi escolhido pela Fiat para trazer o novo conceito da transmissão Dualogic Plus, que pode equipar as versões Way 1.4 e Sporting 1.4. Agora o câmbio é totalmente controlado por botões instalados no novo console central do modelo, dispensando o uso da alavanca. Segundo a Fiat, trata-se da mesma sofisticação existente no Fiat 500 Abarth e em outros esportivos europeus.

Câmbio Dualogic Plus do Uno Sporting 1.4 e Way 1.4 tem botões no lugar da alavanca

No console central, os cinco botões permitem fácil acionamento do novo câmbio: A/M (Automático/Manual), D (Drive), N (Neutro), R (Ré) e a tecla S (Sport), que aciona o modo de condução esportiva. Atrás do novo volante, duas borboletas (paddle shifts) permitem trocas de marchas manualmente das cinco velocidades mesmo quando o câmbio está na posição automática.

Toda vez que o motorista dá a partida no veículo, independente da operação realizada anteriormente, ele já reposiciona automaticamente a marcha em neutro “N”. Além disso, para iniciar o movimento do carro e engatar a 1ª marcha, o condutor conta com duas opções: pressionar o botão Drive “D” no console ou acionar a borboleta localizada atrás do volante.

Paddle shift atrás do volante é um item de série no Uno 2015 com câmbio Dualogic Plus

De acordo com a marca italiana, o sistema do Dualogic Plus foi reprogramado para o Uno 2015, oferecendo trocas de marchas mais suaves e rápidas. Ele também mantém as funções Creeping (movimenta o carro lentamente, como se fosse um câmbio automático convencional) e Auto-Up Shift Abort (sistema que identifica uma rápida retomada de velocidade e aborta a troca para uma marcha superior, mantendo acelerações mais vigorosas, inclusive em ultrapassagens, com o motor em rotação mais elevada. Já em situações normais, o sistema prioriza a troca por marchas superiores para assegurar economia de combustível com o motor em rotação mais baixa).


Motores quase iguais
A linha 2015 do Uno continua com os mesmos motores Fire Flex 8V. O 1.0 desenvolve 75 cv de potência e 9,5 kgfm de torque com gasolina e 76 cv e 9,6 mkgf com etanol. Já o 1.4 desenvolve 85 cv de potência e 12,4 kgfm de torque com o combustível fóssil e 88 cv e 12,5 mkgf com o derivado da cana-de-açúcar.



Embora o desempenho seja igual, o 1.4 só não é idêntico em todas as versões por causa do sistema Star&Stop no Uno Evolution.
Fiat 2015 Uno Sporting Uno Evolution Uno Way Uno Way Uno Attractive Uno Vivace
Motor 1.4 8V 1.4 8V S&S 1.4 8V 1.0 8V 1.0 8V 1.0 8V
Potência (cv) 85/88 85/88 85/88 76/75 76/75 76/75
Torque (kgfm) 12,4/12,5 12,4/12,5 12,4/12,5 9,5/9,9 9,5/9,9 9,5/9,9
Comprimento (m) 3,811 3,811 3,811 3,811 3,811 3,770
Altura (m) 1,487 1,480 1,555 1,555 1,480 1,480
Largura (m) 1,673 1,636 1,656 1,656 1,636 1,636
Entre-eixos (m) 2,376 2,376 2,376 2,376 2,376 2,376
Distância livre do solo (cm) 17 16,5 19 18,3 16,5 16,5
Peso (kg) 1.017 / 1.023 (Dualogic) 990 1.004 / 1.010 (Dualogic) 980 955 909 (2p) / 920 (4p)
Tanque (l) 48 48 48 48 48 48
Porta-malas (l) 280/290 280/290 280/290 280/290 280/290 280/290
Preço (R$) 35.650 / 39.630 (Dualogic) 34.990 34.990 / 37.970 (Dualogic) 31.490 30.990 26.370 (2p) / 28.500 (4p)



Equipamentos, versões e preços
A nova arquitetura eletrônica permitiu que o Uno ganhasse novos equipamentos, como o Lane Change, que permite que um leve toque na chave de seta acione a função do pisca por cinco vezes. Outra novidade é o Emergency Stop Signaling (ESS): em uma freada mais brusca, as luzes de alerta são acionadas junto com as luzes de freio.



Espelho retrovisor com Tilt Down é uma das novidades do Uno 2015

Outra adição prática, que eu gostaria que o meu carro atual tivesse, é o Tilt-Down: basta engatar a ré que o retrovisor externo direito automaticamente se reposiciona para baixo, mostrando as calçadas e desníveis. Sensor de estacionamento traseiro também pode equipar a linha 2015 do Novo Uno, desde a versão Attractive 1.0.

Além de novos equipamentos e dispositivos, o Uno 2015 passou por aperfeiçoamentos para ficar mais silencioso internamente (obrigado Fiat!). Segundo a marca, houve redução de aproximadamente 17% da vibração percebida no volante de direção com ar condicionado ligado e melhoria de até 20% no índice de articulação no interior do veículo (significa que melhorou a facilidade de comunicação dentro do carro, sem precisar gritar com os outros ocupantes).

Fiat Uno Vivace 2015 manteve o visual antigo, infelizmente


Fiat Uno Vivace 1.0 2015 – R$ 26.370 (R$ 28.500 4p)
Principais equipamentos de série: alça de segurança dianteira lado passageiro, apoios de cabeça dianteiros e dois apoios de cabeça traseiros com regulagem de altura, banco traseiro rebatível (Fold and Tumble) com 2 posições para o encosto, bancos dianteiros com dispositivo Easy Entry e memória lado motorista e passageiro (2p), bolsa porta-objetos nas portas, brake light, calotas integrais, cintos de segurança dianteiros retráteis de 3 pontos com regulagem de altura e cintos de segurança laterais traseiros fixos de 3 pontos e central fixo de 2 pontos; console central parcial com porta-copos, drive by Wire (Controle eletrônico da aceleração), Econômetro, espelho no para-sol lado passageiro, Fiat Code 2ª geração, ganchos de fixação de carga no porta-malas, airbag duplo e ABS com EBD, hodômetro digital (total e parcial), indicadores digitais de temperatura da água e do nível de combustível, luz de leitura dianteira com interruptor na porta lado motorista, pára-choques na cor do veículo, quadro de instrumentos com iluminação branca, relógio digital, retrovisor interno com função dia/noite, rodas de aço estampado 5.0 x 13″ + pneus 165/70 R13 (baixa resistência a rolagem), tomada 12V, vidros climatizados verdes, entre outros.



Fiat Uno Attractive 1.0 2015


Fiat Uno Attractive 1.0 2015 – R$ 30.990
Principais equipamentos de série: direção hidráulica, airbag duplo, ABS, Lane Change, limpador e desembaçador do vidro traseiro, novo volante com detalhes na cor Grafite, econômetro, ESS (sinalização de frenagem de emergência), Welcome Moving, brake light, para-choques na cor do veículo, entre outros.



Principais opcionais: ar-condicionado, sensor de estacionamento com visualizador gráfico, retrovisores externos elétricos com função Tilt Down, vidros elétricos dianteiros e traseiros com one touch e antiesmagamento, rádio Connect MP3/WMA integrado ao painel com RDS, entrada USB/AUX, viva voz Bluetooth e função Audio Streaming, travas elétricas, comando interno de abertura do porta-malas e da tampa do tanque de combustível, banco traseiro bipartido, rodas de liga leve 14”, entre outros.

Fiat Uno Way 1.0 2015


Fiat Uno Way 1.0 2015 – R$ 31.490
Principais equipamentos de série: Traz todos os equipamentos de série do Attractive, mais os itens específicos da versão: barras longitudinais no teto, faróis máscara negra, grade dianteira na cor preto brilhante com anéis na cor prata, retrovisores com luzes indicadoras de direção integradas na cor do veículo, moldura nas caixas de roda na cor cinza, faixa horizontal no painel com tecnologia Soft Coating tema Linio, conta-giros, frisos laterais das portas com inscrição Way.



Os opcionais são os mesmos da versão Attractive.

Fiat Uno Way 1.4 2015


Fiat Uno Way 1.4 2015 – R$ 34.990
Principais equipamentos de série: Chega equipado com todos os itens da versão Way 1.0 mais apoia-pé para o motorista, comandos internos para abertura da tampa de combustível e porta-malas, computador de bordo A/B, console para porta-objetos no teto, porta-óculos, preparação para som, quadro de instrumentos com display de alta resolução, vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento, travas elétricas nas portas, volante com regulagem de altura. Esta versão ganha a mais como opcional o câmbio Dualogic Plus e borboletas no volante para seleção das marchas.



Fiat Uno Evolution 1.4 2015


Fiat Uno Evolution 1.4 2015 – R$ 34.990
Principais equipamentos de série: Esta versão vem de série com o inédito sistema Start&Stop, além de todos os itens da Attractive 1.0, mais apoia-pé para o motorista, comandos internos para abertura da tampa de combustível e porta-malas, computador de bordo A/B, console para porta-objetos no teto, porta-óculos, quadro de instrumentos com display de alta resolução, vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento, travas elétricas nas portas, volante com regulagem de altura e rádio USB/MP3. É equipado ainda com grade dianteira na cor preto brilhante, maçanetas e retrovisores pintados na cor da carroceria, este último traz seta incorporada.



Fiat Uno Sporting 1.4 2015 tem visual mais agresivo


Fiat Uno Sporting 1.4 – R$ 35.650
Principais equipamentos de série: A versão top da gama traz todos os itens de série da versão Evolution (com exceção do Start&Stop e rádio USB/MP3), mais rodas em liga leve exclusivas de 15” com pneus 185/60, faróis de neblina, ambiente interno na cor preta e também para-choques com desenho exclusivo, sendo que o traseiro traz dupla saída de escape central cromada. Em opcionais, como a versão Way 1.4, ela também traz o câmbio Dualogic Plus e borboletas no volante para seleção das marchas.



Além disso, todas as versões podem ainda ser equipadas com dois kits de personalização:

Kit Black&White – para o interno do carro: tecido exclusivo, ambiente interno na cor preta, maçanetas internas na cor preto brilhante, detalhes internos na cor branca (volante, quadro de instrumentos), faixa horizontal no painel com tecnologia Soft Coating tema Urban e sobre-tapetes exclusivos em carpete.

Repare na saída de ar do Fiat Uno Sporting 1.4 2015

Kit Dark&Grey – para o externo do carro: adesivo personalizado no capô e tampa traseira, retrovisores na cor cinza fosco, spoiler na tampa traseira na cor cinza fosco, retrovisores externos com luzes indicadoras de direção integradas, faróis com máscara negra, revestimento externo nas colunas das portas, maçanetas na cor do veículo, grade dianteira na cor cinza fosco com anéis na cor preto brilhante.

O Uno 2015 está disponível nas seguintes cores: Branco Banchisa, Branco Kalahari, Preto Vulcano, Vermelho Alpine e Vermelho Modena (sólidas); Azul Netuno, Azul Maserati, Cinza Scandium, Laranja Ruggine, Prata Bari, Preto Vesúvio e Verde Amazon (metálicas). Diferentes de importantes concorrentes, que oferecem três anos de garantia total, o Uno 2015 conta com a garantia contratual de apenas um ano sem limite de quilometragem e garantia de 36 meses para componentes do motor e do câmbio, além de assistência 24 horas Confiat, que executa serviços de urgência como reboque e socorro mecânico. São mais de 600 pontos de atendimento Fiat, entre concessionárias e postos assistenciais, espalhados por todo o País para dar o suporte necessário ao proprietário do veículo.

Parta-choque da versão Way do Uno 2015 agora é pintada na cor da carroceria


Acessórios
A MOPAR, que completa um ano de desenvolvimento e comercialização de acessórios para a linha de produtos Fiat para o Brasil, chega com 120 itens de personalização para o Uno 2015. Um deles é espelho retrovisor com câmera de ré. Com uma tela de LCD 3,2” integrada ao retrovisor central do veículo, o sistema transmite imagens em tempo real da parte traseira do carro, quando acionado a marcha ré, o que facilita e muito a vida do motorista nas manobras.



A central multimídia chega integrada ao painel do Uno 2015 com tela de LCD 6,2” touchscreen, e oferece diversas funções como GPS, TV Digital, DVD Player, entrada USB, Bluetooth e câmera de ré – tudo controlado pelos comandos do volante.

Porta-malas tem capacidade para 280/290 litros

A MOPAR oferece o rádio Easy 4 U, que traz suporte ajustável para diversos tipos de celulares, permitindo a integração com vários smartphones, inclusive com o Iphone. O Easy 4 U faz conexão via Bluetooth e permite reproduzir em seu carro diversos conteúdos de seu celular através de um APP (aplicativo desenvolvido exclusivamente para o Easy 4 U) como arquivos de áudio, realização de chamadas telefônicas através do sistema de áudio do carro, memória de rádios, acesso a internet radio, entre outros. Além disso, tem entrada USB que funciona também como carregador de bateria para o celular.

Fiat Uno Way 1.4 2015


Resumo da obra
As mudanças estéticas fizeram bem ao Uno 2015. As alterações internas e mecânicas foram melhores ainda. Mas o Uno ainda pode evoluir em alguns aspectos, como atualizar a versão Vivace SEM alterações de valores, já que o Uno Attractive está no limite entre caro e competitivo (o ideal seria o “novo” Uno partir de um preço menor do que R$ 30.000 – nem que fosse R$ 29.990).



Ainda assim, a linha Uno ganhou fôlego para voltar a ser a mais vendida da marca no Brasil, mesmo com o Palio Fire por perto. Para fechar, com o Uno Evolution 1.4 2015 no mercado, fica cada vez mais complicado comprar um Fiat 500, pelo menos até a linha 2015/2015 ou 2015/2016, pois o modelo ficou consideravelmente mais caro e não adicionou absolutamente nada que justificasse esse doloroso aumento de preço.

http://www.dezeroacem.com.br/2014/09/fiat-uno-2015-chega-com-visual-e-interior-atualizados-cambio-dualogic-plus-e-com-o-inedito-sistema-startstop/

Fiat Uno 2015 chega com visual e interior atualizados, câmbio Dualogic Plus e com o inédito sistema Start&Stop .

Novo-Fiat-Uno-Evolution-2015-Brasil

Com adversários cada vez mais atraentes, modernos e equipados, e com o antigo Palio Fire ganhando mercado, a Fiat não perdeu tempo e acaba de lançar a linha 2015 do Uno, que chega com visual e interior atualizados, novos equipamentos, opção de câmbio Dualogic Plus e com o inédito (para um carro nacional) sistema Start&Stop. O compacto italiano passa agora a ser vendido em sete versões (uma a mais), com preços variando entre R$ 26.370 e R$ 36.650. Infelizmente, a nova tecnologia está disponível apenas para o Uno Evolution, enquanto a versão Vivace, de entrada, não teve seu visual alterado – o que considero um erro.
Não há dúvida de que a grande novidade do Uno 2015 é o sistema Start&Stop. Essa tecnologia desliga e religa o motor automaticamente durante paradas no trânsito, ajudando a poupar combustível e a reduzir a emissão de gases poluentes. O pequeno italiano é o primeiro carro nacional a usar a tecnologia Start&Stop (S&S) e essa é a primeira vez que esta inovação chega a um motor flexível.
Novo-Fiat-Uno-Evolution-2015-Brasil-4p
Fiat Uno Evolution 1.4 2015 com sistema Start&Stop
No painel do carro, após o desligamento do motor em uma parada no semáforo, por exemplo, um símbolo mostra quando o sistema está ativo e funcionando. Em caso de paradas mais longas, que excedam 165 segundos, o motor entra em funcionamento sem a intervenção do motorista, garantindo a proteção da carga da bateria. O sistema S&S também pode religar automaticamente o motor caso o vácuo do servo-freio baixe ou ainda se o carro atingir velocidade superior a 3 km/h (por exemplo, em uma situação de aclive e declive).
Com o ar-condicionado funcionando, o sistema religa o motor automaticamente após 60 segundos para manter a climatização interna. Durante a parada, o ventilador interno do ar-condicionado permanece em funcionamento, porém o compressor se desliga, uma vez que ele depende do funcionamento do motor. Caso o motorista queira manter o ar da cabine mais frio, o sistema Start&Stop pode ser desligado a qualquer momento através de um botão no painel frontal.
Novo-Fiat-Uno-Evolution-2015-Brasil-Start-Stop-painel
Painel do Fiat Uno Evolution 1.4 2015
Para o funcionamento do S&S, o gerenciamento eletrônico checa diversos parâmetros, como porta e capô fechados, cinto do motorista afivelado, se o motor já terminou seu ciclo de aquecimento e a velocidade superou 7 Km/h por mais de 2 segundos, câmbio em ponto morto, além do pedal de freio acionado e o carro parado. Só depois desta checagem eletrônica é que o Start&Stop começa a atuar. Tudo isso, porém, é feito em milésimos de segundo.
Segundo a Fiat, com o S&S funcionando, a economia de combustível de até 20%. Mas o sistema, nesse momento, está disponível apenas para o Uno Evolution, com motor 1.4 8V Fire Flex, que tem preço sugerido de R$ 34.990. As outras versões são: Attractive 1.0,  Way 1.0 e 1.4 e a Sporting 1.4 – todas com quatro portas. A elas somam-se também as versões Vivace 1.0 de duas e de quatro portas, que, infelizmente, mantêm a carroceria anterior, mas já como linha 2015.
Novo-Fiat-Uno-Evolution-2015-Brasil-Start-Stop-painel-tela-LCD
Destaque no painel para o sistema Start&Stop do Fiat Uno Evolution 1.4 2015
Visual do “quadrado redondo”
Digo isso porque não gosto quando um mesmo carro tem dois visuais diferentes, como o Honda Civic 2015, mesmo que as diferenças sejam mínimas. Acho que isso confunde a cabeça do consumidor e desvaloriza o modelo que ficou “para trás”.

Falando na parte estética, o Uno 2015 recebeu uma leve reestilização, deixando suas linhas retas ligeiramente mais curvas, especialmente na dianteira. Olhando rapidamente, você nem percebe muito o que mudou. Mas o modelo ganhou novos faróis, lanternas, capô, grade superior, para-choques e para-lamas dianteiros. Também recebeu novas maçanetas com fechadura integrada e retrovisores externos com repetidores de luz de seta, além de limpadores de para-brisa com a tecnologia flat blade (mais eficientes e silenciosos) e de novas rodas de liga leve e calotas – com desenhos diferenciados, derivados do round square (conceito de quadrado redondo adotado pela marca para o seu compacto).
Novo-Fiat-Uno-Sporting-2015-Brasil-Dualogic
Fiat Uno Sporting 1.4 2015
O resultado me agradou. Não é uma revolução, mas sim uma leve evolução, benéfica para um carro como o Uno, que está na categoria mais disputada do mercado nacional.
Interior: quanta diferença
Se por fora o Uno 2015 mudou pouco, mas para o bem, por dentro as alterações foram mais numerosas e ainda melhores.

A textura do painel frontal e dos painéis das portas é nova, assim como o painel, que foi remodelado.  As novas saídas de ar centrais agora estão dispostas verticalmente ao lado do rádio, já as saídas de ar laterais, lembram turbinas. O quadro de instrumentos é totalmente novo, com um display de LCD de 3,5” em alta resolução no meio, facilitando a interface do motorista com o carro, dando maior clareza e conforto na leitura (Toyota podia pensar em algo semelhante para o Etios).
Novo-Fiat-Uno-Sporting-2015-Brasil-Dualogic-Plus-painel
Painel do Fiat Uno Sporting 1.4 2015 Dualogic Plus
Dependendo da versão, o display mostra informações as mais básicas, como nível de combustível e temperatura do motor, até informações para troca de marcha, mensagens da tecnologia Start&Stop, câmbio Dualogic, Trip A/B, rádio e conexão Bluetooth.
Entradas auxiliar, USB e tomada 12V foram reposicionadas no novo console central. No centro do painel, o equipamento de som foi valorizado com espaço maior, agora de 2DIN. Além disso, o Uno 2015 tem uma nova alavanca de câmbio e um novo volante multifuncional que pode trazer os comandos do rádio, as funções do computador de bordo e as duas borboletas do câmbio Dualogic – e também pode ser regulável em altura.
Novo-Fiat-Uno-2015-Brasil-vidros-eletricos
Ergonomia melhorou com os comandos dos vidros indo para o lugar certo: na porta
O compacto italiano teve a sua ergonomia melhorada, já que os comandos dos vidros elétricos agora estão localizados nos painéis de portas. O hatch tem também vidro elétrico traseiro. Os comandos dos retrovisores externos elétricos também ficam na porta do motorista, facilitando o manuseio.
Os bancos também são novos e trazem novos tecidos exclusivos para cada versão do carro. O banco dianteiro do motorista ainda pode ser equipado com regulagem de altura e apoia braço. Atrás, o Uno 2015 pode trazer banco traseiro bipartido (60/40), com três encostos de cabeça e acompanhado por cinto de segurança de três pontos também para o passageiro central – excelente notícia. Ele possibilita 16 configurações distintas para diferentes necessidades. O banco traseiro recebeu ainda o novo mecanismo de rebatimento flip&fold, permitindo que encosto e assento sejam dobrados para que se encaixem junto aos bancos dianteiros, aumentando a capacidade para bagagens no porta-malas (690 litros).
Novo-Fiat-Uno-Evolution-2015-Brasil-Start-Stop-interior-banco-traseiro
Finalmente a Fiat acertou: cinto de três pontos e apoios de cabeça para todos
Fechando a lista de mudanças internas, O Uno 2015 oferece até 18 porta-objetos em diferentes locais, incluindo a tampa traseira interna do porta-malas, que permite guardar jornais e revistas. Em algumas versões do modelo, ainda há console de teto e porta-óculos.
Câmbio não tem mais alavanca
Um dos segredos das atualizações técnicas do Uno 2015 foi a atualização da arquitetura eletrônica e do novo sistema CANbus, que passou de 11 bits para 29 bits. Isto torna toda a parte eletro/eletrônica do modelo mais rápida, suportando os novos recursos, inclusive os de conforto e segurança.

Além do Star&Stop, o hatch compacto italiano também foi escolhido pela Fiat para trazer o novo conceito da transmissão Dualogic Plus, que pode equipar as versões Way 1.4 e Sporting 1.4. Agora o câmbio é totalmente controlado por botões instalados no novo console central do modelo, dispensando o uso da alavanca. Segundo a Fiat, trata-se da mesma sofisticação existente no Fiat 500 Abarth e em outros esportivos europeus.
Novo-Fiat-Uno-Way-2015-Brasil-cambio-Dualogic-Plus
Câmbio Dualogic Plus do Uno Sporting 1.4 e Way 1.4 tem botões no lugar da alavanca
No console central, os cinco botões permitem fácil acionamento do novo câmbio: A/M (Automático/Manual), D (Drive), N (Neutro), R (Ré) e a tecla S (Sport), que aciona o modo de condução esportiva. Atrás do novo volante, duas borboletas (paddle shifts) permitem trocas de marchas manualmente das cinco velocidades mesmo quando o câmbio está na posição automática.
Toda vez que o motorista dá a partida no veículo, independente da operação realizada anteriormente, ele já reposiciona automaticamente a marcha em neutro “N”. Além disso, para iniciar o movimento do carro e engatar a 1ª marcha, o condutor conta com duas opções: pressionar o botão Drive “D” no console ou acionar a borboleta localizada atrás do volante.
Novo-Fiat-Uno-Way-2015-Brasil-cambio-Dualogic-Plus-borboleta-paddle-shift-volante
Paddle shift atrás do volante é um item de série no Uno 2015 com câmbio Dualogic Plus
De acordo com a marca italiana, o sistema do Dualogic Plus foi reprogramado para o Uno 2015, oferecendo trocas de marchas mais suaves e rápidas. Ele também mantém as funções Creeping (movimenta o carro lentamente, como se fosse um câmbio automático convencional) e Auto-Up Shift Abort (sistema que identifica uma rápida retomada de velocidade e aborta a troca para uma marcha superior, mantendo acelerações mais vigorosas, inclusive em ultrapassagens, com o motor em rotação mais elevada. Já em situações normais, o sistema prioriza a troca por marchas superiores para assegurar economia de combustível com o motor em rotação mais baixa).
Motores quase iguais
A linha 2015 do Uno continua com os mesmos motores Fire Flex 8V. O 1.0 desenvolve 75 cv de potência e 9,5 kgfm de torque com gasolina e 76 cv e 9,6 mkgf com etanol. Já o 1.4 desenvolve 85 cv de potência e 12,4 kgfm de torque com o combustível fóssil e 88 cv e 12,5 mkgf com o derivado da cana-de-açúcar.

Embora o desempenho seja igual, o 1.4 só não é idêntico em todas as versões por causa do sistema Star&Stop no Uno Evolution.
Fiat 2015Uno SportingUno EvolutionUno WayUno WayUno AttractiveUno Vivace
Motor1.4 8V1.4 8V S&S1.4 8V1.0 8V1.0 8V1.0 8V
Potência (cv)85/8885/8885/8876/7576/7576/75
Torque (kgfm)12,4/12,512,4/12,512,4/12,59,5/9,99,5/9,99,5/9,9
Comprimento (m)3,8113,8113,8113,8113,8113,770
Altura (m)1,4871,4801,5551,5551,4801,480
Largura (m)1,6731,6361,6561,6561,6361,636
Entre-eixos (m)2,3762,3762,3762,3762,3762,376
Distância livre do solo (cm)1716,51918,316,516,5
Peso (kg)1.017 / 1.023 (Dualogic)9901.004 / 1.010 (Dualogic)980955909 (2p) / 920 (4p)
Tanque (l)484848484848
Porta-malas (l)280/290280/290280/290280/290280/290280/290
Preço (R$)35.650 / 39.630 (Dualogic)34.99034.990 / 37.970 (Dualogic)31.49030.99026.370 (2p) / 28.500 (4p)
Equipamentos, versões e preços
A nova arquitetura eletrônica permitiu que o Uno ganhasse novos equipamentos, como o Lane Change, que permite que um leve toque na chave de seta acione a função do pisca por cinco vezes. Outra novidade é o Emergency Stop Signaling (ESS): em uma freada mais brusca, as luzes de alerta são acionadas junto com as luzes de freio.

Novo-Fiat-Uno-2015-Brasil-Tilt-Down
Espelho retrovisor com Tilt Down é uma das novidades do Uno 2015
Outra adição prática, que eu gostaria que o meu carro atual tivesse, é o Tilt-Down: basta engatar a ré que o retrovisor externo direito automaticamente se reposiciona para baixo, mostrando as calçadas e desníveis. Sensor de estacionamento traseiro também pode equipar a linha 2015 do Novo Uno, desde a versão Attractive 1.0.
Além de novos equipamentos e dispositivos, o Uno 2015 passou por aperfeiçoamentos para ficar mais silencioso internamente (obrigado Fiat!). Segundo a marca,  houve redução de aproximadamente 17% da vibração percebida no volante de direção com ar condicionado ligado e melhoria de até 20% no índice de articulação no interior do veículo (significa que melhorou a facilidade de comunicação dentro do carro, sem precisar gritar com os outros ocupantes).
Fiat-Uno-Vivace-2015-Brasil
Fiat Uno Vivace 2015 manteve o visual antigo, infelizmente
Fiat Uno Vivace 1.0 2015 – R$ 26.370 (R$ 28.500 4p)
Principais equipamentos de série: alça de segurança dianteira lado passageiro, apoios de cabeça dianteiros e dois apoios de cabeça traseiros com regulagem de altura, banco traseiro rebatível (Fold and Tumble) com 2 posições para o encosto, bancos dianteiros com dispositivo Easy Entry e memória lado motorista e passageiro (2p), bolsa porta-objetos nas portas, brake light, calotas integrais, cintos de segurança dianteiros retráteis de 3 pontos com regulagem de altura e cintos de segurança laterais traseiros fixos de 3 pontos e central fixo de 2 pontos; console central parcial com porta-copos, drive by Wire (Controle eletrônico da aceleração), Econômetro, espelho no para-sol lado passageiro, Fiat Code 2ª geração, ganchos de fixação de carga no porta-malas, airbag duplo e ABS com EBD, hodômetro digital (total e parcial), indicadores digitais de temperatura da água e do nível de combustível, luz de leitura dianteira com interruptor na porta lado motorista, pára-choques na cor do veículo, quadro de instrumentos com iluminação branca, relógio digital, retrovisor interno com função dia/noite, rodas de aço estampado 5.0 x 13″ + pneus 165/70 R13 (baixa resistência a rolagem), tomada 12V, vidros climatizados verdes, entre outros.

Novo-Fiat-Uno-Attractive-2015-Brasil-visual
Fiat Uno Attractive 1.0 2015
Fiat Uno Attractive 1.0 2015 – R$ 30.990
Principais equipamentos de série: direção hidráulica, airbag duplo, ABS, Lane Change, limpador e desembaçador do vidro traseiro, novo volante com detalhes na cor Grafite, econômetro, ESS (sinalização de frenagem de emergência), Welcome Moving, brake light, para-choques na cor do veículo, entre outros.

Principais opcionais: ar-condicionado, sensor de estacionamento com visualizador gráfico, retrovisores externos elétricos com função Tilt Down, vidros elétricos dianteiros e traseiros com one touch e antiesmagamento, rádio Connect MP3/WMA integrado ao painel com RDS, entrada USB/AUX, viva voz Bluetooth e função Audio Streaming, travas elétricas, comando interno de abertura do porta-malas e da tampa do tanque de combustível, banco traseiro bipartido, rodas de liga leve 14”, entre outros.
Novo-Fiat-Uno-Way-2015-Brasil-adventure
Fiat Uno Way 1.0 2015
Fiat Uno Way 1.0 2015 – R$ 31.490
Principais equipamentos de série: Traz todos os equipamentos de série do Attractive, mais os itens específicos da versão: barras longitudinais no teto, faróis máscara negra, grade dianteira na cor preto brilhante com anéis na cor prata, retrovisores com luzes indicadoras de direção integradas na cor do veículo, moldura nas caixas de roda na cor cinza, faixa horizontal no painel com tecnologia Soft Coating tema Linio, conta-giros, frisos laterais das portas com inscrição Way.

Os opcionais são os mesmos da versão Attractive.
Novo-Fiat-Uno-Way-2015
Fiat Uno Way 1.4 2015
Fiat Uno Way 1.4 2015 – R$ 34.990
Principais equipamentos de série: Chega equipado com todos os itens da versão Way 1.0 mais apoia-pé para o motorista, comandos internos para abertura da tampa de combustível e porta-malas, computador de bordo A/B, console para porta-objetos no teto, porta-óculos, preparação para som, quadro de instrumentos com display de alta resolução, vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento, travas elétricas nas portas, volante com regulagem de altura. Esta versão ganha a mais como opcional o câmbio Dualogic Plus e borboletas no volante para seleção das marchas.

Novo-Fiat-Uno-Evolution-2015-Brasil-Start-Stop-visual
Fiat Uno Evolution 1.4 2015
Fiat Uno Evolution 1.4 2015 – R$ 34.990
Principais equipamentos de série: Esta versão vem de série com o inédito sistema Start&Stop, além de todos os itens da Attractive 1.0, mais apoia-pé para o motorista, comandos internos para abertura da tampa de combustível e porta-malas, computador de bordo A/B, console para porta-objetos no teto, porta-óculos, quadro de instrumentos com display de alta resolução, vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento, travas elétricas nas portas, volante com regulagem de altura e rádio USB/MP3. É equipado ainda com grade dianteira na cor preto brilhante, maçanetas e retrovisores pintados na cor da carroceria, este último traz seta incorporada.

Novo-Fiat-Uno-Sporting-2015-Brasil-DUB
Fiat Uno Sporting 1.4 2015 tem visual mais agresivo
Fiat Uno Sporting 1.4 – R$ 35.650
Principais equipamentos de série: A versão top da gama traz todos os itens de série da versão Evolution (com exceção do Start&Stop e rádio USB/MP3), mais rodas em liga leve exclusivas de 15” com pneus 185/60, faróis de neblina, ambiente interno na cor preta e também para-choques com desenho exclusivo, sendo que o traseiro traz dupla saída de escape central cromada. Em opcionais, como a versão Way 1.4, ela também traz o câmbio Dualogic Plus e borboletas no volante para seleção das marchas.

Além disso, todas as versões podem ainda ser equipadas com dois kits de personalização:
Kit Black&White – para o interno do carro: tecido exclusivo, ambiente interno na cor preta, maçanetas internas na cor preto brilhante, detalhes internos na cor branca (volante, quadro de instrumentos), faixa horizontal no painel com tecnologia Soft Coating tema Urban e sobre-tapetes exclusivos em carpete.
Novo-Fiat-Uno-Sporting-2015-Brasil-esportivo-escapamento-duplo
Repare na saída de ar do Fiat Uno Sporting 1.4 2015
Kit Dark&Grey – para o externo do carro: adesivo personalizado no capô e tampa traseira, retrovisores na cor cinza fosco, spoiler na tampa traseira na cor cinza fosco, retrovisores externos com luzes indicadoras de direção integradas, faróis com máscara negra, revestimento externo nas colunas das portas, maçanetas na cor do veículo, grade dianteira na cor cinza fosco com anéis na cor preto brilhante.
O Uno 2015 está disponível nas seguintes cores: Branco Banchisa, Branco Kalahari, Preto Vulcano, Vermelho Alpine e Vermelho Modena (sólidas); Azul Netuno, Azul Maserati, Cinza Scandium, Laranja Ruggine, Prata Bari, Preto Vesúvio e Verde Amazon (metálicas). Diferentes de importantes concorrentes, que oferecem três anos de garantia total, o Uno 2015 conta com a garantia contratual de apenas um ano sem limite de quilometragem e garantia de 36 meses para componentes do motor e do câmbio, além de assistência 24 horas Confiat, que executa serviços de urgência como reboque e socorro mecânico. São mais de 600 pontos de atendimento Fiat, entre concessionárias e postos assistenciais, espalhados por todo o País para dar o suporte necessário ao proprietário do veículo.
Novo-Fiat-Uno-Way-2015-Brasil-aventura
Parta-choque da versão Way do Uno 2015 agora é pintada na cor da carroceria
Acessórios
A MOPAR, que completa um ano de desenvolvimento e comercialização de acessórios para a linha de produtos Fiat para o Brasil, chega com 120 itens de personalização para o Uno 2015. Um deles é espelho retrovisor com câmera de ré. Com uma tela de LCD 3,2” integrada ao retrovisor central do veículo, o sistema transmite imagens em tempo real da parte traseira do carro, quando acionado a marcha ré, o que facilita e muito a vida do motorista nas manobras.

A central multimídia chega integrada ao painel do Uno 2015 com tela de LCD 6,2” touchscreen, e oferece diversas funções como GPS, TV Digital, DVD Player, entrada USB, Bluetooth e câmera de ré – tudo controlado pelos comandos do volante.
Novo-Fiat-Uno-2015-Brasil-porta-malas
Porta-malas tem capacidade para 280/290 litros
A MOPAR oferece o rádio Easy 4 U, que traz suporte ajustável para diversos tipos de celulares, permitindo a integração com vários smartphones, inclusive com o Iphone. O Easy 4 U faz conexão via Bluetooth e permite reproduzir em seu carro diversos conteúdos de seu celular através de um APP (aplicativo desenvolvido exclusivamente para o Easy 4 U) como arquivos de áudio, realização de chamadas telefônicas através do sistema de áudio do carro, memória de rádios, acesso a internet radio, entre outros. Além disso, tem entrada USB que funciona também como carregador de bateria para o celular.
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Fiat Uno Way 1.4 2015
Resumo da obra
As mudanças estéticas fizeram bem ao Uno 2015. As alterações internas e mecânicas foram melhores ainda. Mas o Uno ainda pode evoluir em alguns aspectos, como atualizar a versão Vivace SEM alterações de valores, já que o Uno Attractive está no limite entre caro e competitivo (o ideal seria o “novo” Uno partir de um preço menor do que R$ 30.000 – nem que fosse R$ 29.990).

Ainda assim, a linha Uno ganhou fôlego para voltar a ser a mais vendida da marca no Brasil, mesmo com o Palio Fire por perto. Para fechar, com o Uno Evolution 1.4 2015 no mercado, fica cada vez mais complicado comprar um Fiat 500, pelo menos até a linha 2015/2015 ou 2015/2016, pois o modelo ficou consideravelmente mais caro e não adicionou absolutamente nada que justificasse esse doloroso aumento de preço.
http://www.dezeroacem.com.br/2014/09/fiat-uno-2015-chega-com-visual-e-interior-atualizados-cambio-dualogic-plus-e-com-o-inedito-sistema-startstop/