1

1

Google+ Followers

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Veja 5 motivos pelos quais os casais mais brigam e saiba evitá-los

Psicóloga lista as causas mais recorrentes dos conflitos entre casais


Foto: InMagine Free / Divulgação

Um amigo no Facebook, a toalha molhada em cima da cama ou a decisão de onde investir o dinheiro. As brigas entre casais provam como é tênue a linha entre o amor e o ódio. Os motivos podem ser os mais variados possíveis, mas segundo Helena Centeno Hintz, psicóloga e presidente da Associação Brasileira de terapia Familiar, existem cinco grandes temas que aparecem como os principais motivos de desavença entre os amados.



1 - "Você gasta demais"



As questões financeiras são um dos principais motivos de confronto. Na maioria das vezes, essa é uma reclamação masculina — o namorado/marido reclama que a parceira gasta demais ou não sabe administrar o dinheiro. As namoradas/esposas, quando reclamam, pensam no futuro e acusam o parceiro de ganhar pouco.



2 - "Se não for do meu jeito, eu não quero"



Questões envolvendo o poder são recorrentes nas desavenças. Homens e mulheres querem ter o poder de decisão. Ele quer decidir questões financeiras, como a compra do carro ou da casa. Ela gosta de decidir coisas do dia-a-dia e em relação aos filhos, mas é obvio que esse papel pode se inverter, dependendo do casal. 



3 - "Você está no Facebook ao invés de me dar atenção"



A quantidade de afeto e atenção sempre geram pano para manga nas discussões. Atualmente, com a rotina cada vez mais atribulada, os casais têm menos tempo para se dedicar um ao outro. Neste contexto, a tecnologia também virou motivo de briga. Tanto a mulher quanto o homem utilizam celular, computador e redes sociais. Basta uma foto postada ou uma solicitação de amizade pra iniciar uma discussão.



4 - "Esse lado da cama é meu"



A rotina é outro elemento catalisador da discordância. Quando o casal mora junto ou se casa, a expectativa sobre o comportamento do outro é muito grande. Mas, às vezes, as coisas não ocorrem como o desejado. Pode ser o lado da cama, a posição do papel higiênico (de novo essa posição...) ou a maneira de dobrar uma roupa. Os motivos banais demonstram a insatisfação com algo maior.



5 - "Você se arruma demais para sair"



Um pouco de ciúme é bom para ter cuidado na relação. O perigo é quando ele cruza o limite da possessão. Neste caso, o parceiro não permite a individualidade do outro. O ciúme doentio pode se desenvolver a nível patológico, atingindo a chamada síndrome de Otelo, com ápices de agressividade muito perigosos.



Mas como evitar?



- É preciso entender que você e o outro não percebem o mundo da mesma forma, mas isso não significa que vocês não se amem.

- Evite criar defesas contra o outro. Não crie situações de conflitos e não guarde mágoas.

- Escute claramente. Geralmente, ouvimos o outro lembrando das nossas mágoas pessoais, e isso gera conflito.
- Reforce o diálogo. O casal tem que estar aberto para achar soluções em conjunto.




ZERO HORA

ERA O QUE FALTAVA - Você sabia que falar muito ajuda a manter a boca limpa?


Confira 7 curiosidades para deixar o sorriso saudável e perfeito
Pesquisas de universidades renomadas, livros e especialistas ensinam dicas que ajudam a manter a saúde bucal em dia 

Foto: luminaimages / Shutterstock 



O segredo de um sorriso perfeito é um conjunto de práticas, como visitar o dentista regularmente, manter uma higiene bucal frequente e correta e até contar com a ajuda de tratamentos estéticos caseiros ou de consultório. Porém, existem técnicas ainda mais simples que podem ajudar a compor aquele sorriso de comercial de dar inveja.



Para sucos cítricos, canudinho

Segundo um estudo da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, sucos cítricos como laranja, limão a abacaxi (com alto teor de acidez) desgastam o esmalte do dente em até 80%. Por isso, uma dica para quem ama esses sucos e não consegue cortá-los totalmente do cardápio (e nem deve) é tomá-los de canudinho, assim o líquido é empurrado direto para a garganta, evitando toda a acidez fique em contato com os dentes. 



Abuse da vitamina C

Não despreze as fontes de vitamina C, como frutas (goiaba, acerola, caju, morango), legumes (pimentão, tomate) e vegetais folhosos crus (brócolis, couve-flor, couve). "A vitamina C participa da formação de colágeno e cicatrização dos tecidos, que é componente fundamental para a saúde das gengivas", diz Alessandra de Lima Rocha, cirurgiã-dentista da Estratégia Saúde da Família do Instituto Israelita de Responsabilidade Social Albert Einstein.



Seja amiga da balança

Uma pesquisa feita pela Unicamp em parceria com o Instituto Forsyth notou forte ligação entre as bactérias da boca e a obesidade. Ao analisar 313 mulheres com sobrepeso ou obesidade nível 1, foram encontradas em grande quantidade a bactéria Selenomonas noxia (comum em pacientes com periodontite) em 98% delas. Já entre as mulheres analisadas com o peso ideal, mais de 80% não apresentaram o micro-organismo. 





Não escove tanto os dentes

O ciclo bacteriano se renova a cada 12 horas dentro da boca, então, segundo alguns especialistas, os dentes podem ser escovados apenas duas vezes ao dia. Mas muita calma com essa dica, pois ela só vale se cada escovação for feita de forma completa, ou seja, utilizando além da escova e da pasta de dente, fio dental e raspadores de língua. Segundo um estudo feito na Universidade de Newcastle, na Inglaterra, além de escovar apenas duas vezes por dia, é extremamente importante que a escovação seja feita de forma sutil e sem força para que o esmalte do dente e a gengiva não sejam danificados.



Fale bastante

Essa dica é fácil e simples. Isso mesmo, fale muito. Segundo especialistas, falar ajuda a manter a boca limpa, pois contribui para a produção de saliva, principal inimiga das bactérias da bucais.



Beba mais água na época da TPM

Segundo uma pesquisa feita pela Unicamp, alterações hormonais comuns na época da menstruação favorecem o surgimento de inflamações gengivais. Por isso, o estudo recomenda beber mais água do que o comum cinco dias antes da menstruação até o seu fim para incentivar a produção de saliva e manter a boca sempre limpa. Reforçar a higiene bucal nessa época também é importante. 



Beije muito na boca

Beijar na boca faz bem para a saúde de uma forma geral. Até livros já foram escritos sobre o tema. No livro: "Beijos: tudo o que você precisa saber sobre os prazeres da vida", a autora Andréa Demirjian revela os inúmeros benefícios do beijo,entre eles, o estímulo a salivação e seu auxílio no combate as cáries. 


TERRA

Fiat faz recall do Idea, Punto, Bravo e Doblo


A prática do recall ainda soa como novidade para os consumidores brasileiros, mas o fato é que cada vez mais montadoras começam a fazer uso deste recurso para sanar possíveis problemas de fabricação em seus veículos.

Pois a “bola da vez” é a Fiat, que acabou de anunciar que fará recall de nada menos do que 4 de seus modelos mais famosos, o Idea, o Punto, o Bravo e o Doblo, devido uma falha no câmbio que pode gerar dificuldades para realizar o engate de marchas acima de 40 mil km rodados.


A Fiat realizou na última sexta-feira, dia 19 de setembro, um comunicado oficial em que anuncia que fará um recall de 4 de seus principais modelos dentro do mercado brasileiro: Idea, Punto, Bravo e Doblo.

O motivo, segundo informações da própria montadora italiana, reside na necessidade de realizar a troca de óleo lubrificante da caixa de câmbio, além de também fazer a verificação dos componentes da primeira marcha dos modelos, que poderão ser trocados, sendo que isto irá ocorrer, ainda segundo o comunicado, apenas com modelos com quilometragem superior aos 40 mil km.

A Fiat afirma que a troca de óleo objetiva efetivamente evitar que ocorra desgaste de modo prematuro da engrenagem da primeira marcha, o que pode, entre outras coisas, causar acidentes.

Com a dificuldade de engrenar a primeira marcha, o condutor poderá simplesmente não conseguir arrancar com o veículo, o que poderá causar acidentes, que podem trazer problemas de ordem física e material, segundo palavras da própria montadora italiana.


O anúncio feito pela Fiat indica que os modelos afetados pelo processo de troca de óleo serão os já citados Punto (Essence) e Idea (Adventure e Sporting), sendo que as numerações de chassi correspondentes são as seguintes: Punto – 1194449 a 1296320 e Idea – 2207059 a 2263214.

Já os modelos afetados pela possível troca de componentes de suas engrenagens são os seguintes: Punto (T-Jet) – 1194671 a 1295853, Doblo (Adventure) – 1091042 a 1113929, Idea (Adventure Dualogic e Essence – 2207056 a 226323, Bravo (Essence, Sporting e Absolute) – 9014646 a 9034364.

O serviço de recall já teve início nesta semana, na segunda-feira, dia 22 de setembro, sendo que ele deve ser feito mediante agendamento prévio por parte do proprietário, diretamente por meio do telefone da Fiat, que é o 0800 707 1000.

Quem preferir também poderá realizar o agendamento diretamente em uma concessionária da montadora italiana espalhada pelas principais cidades do Brasil.




TERRA

Ford convoca recall do Novo Ka por problema na ignição


Ford convoca recall do Novo Ka 

Foto: Divulgação



A Ford convocou nesta quinta-feira os proprietários da versão hatch Novo Ka, modelo 2015, a comparecerem a um distribuidor da marca para substituição do cilindro de ignição e troca do cilindro da fechadura da porta do motorista e das chaves principal e reserva. As informações foram divulgadas pelo Procon-SP.
Participam do recall os modelos produzidos entre 6 e 14 de agosto de 2014, com finais de chassis de F8121717 até F8128826. O carro foi lançado pela Ford no mês passado.

De acordo com a marca, o cilindro de ignição que aciona o veículo pode apresentar torque abaixo da especificação. Em alguns casos, a chave poderá girar, passando de “ligado” para “acessório”, podendo causar o desligamento involuntário do motor, o que impediria o correto funcionamento do sistema de freios, da direção elétrica e dos airbags, com risco de acidentes fatais ou graves.
Para saber se o veículo participa do chamado, os proprietários podem entrar em contato com a Ford por meio do telefone 0800-703-3673 ou pelo site www.ford.com.br.




TERRA

Aumento de manequim indica mais risco de câncer, diz estudo

Precisar vestir saias com numeração cada vez maior ao longo da vida pode ser um sinal de alerta para risco de câncer, de acordo com uma pesquisa do University College London. O estudo apontou que mulheres que subiram um O tamanho de saia a cada década após os 20 anos tinham um risco 33% maior de ter câncer de mama após a menopausa.



Entretanto, especialistas apontaram limitações na metodologia do estudo, como se basear na memória das mulheres para lembrar seus tamanhos de saia aos 20 anos de idade e não considerar mudanças na padronização dos tamanhos de roupas ao longo das décadas.

Observar o tamanho da saia a partir dos 20 anos pode ser uma maneira simples de controlar o ganho de peso, disseram os pesquisadores à publicação científica BMJ Open.

A obesidade, especialmente a gordura na barriga, é um conhecido fator de risco para o câncer.

"Se o tamanho da saia puder ser confirmado por outros como um bom indicador do risco de câncer de mama em mulheres mais velhas, seria uma maneira muito simples e fácil de monitorar o ganho de peso", disse à BBC a pesquisadora Usha Menon, do Departamento de Câncer de Mulheres.



Estilo de vida 

O estudo acompanhou mais de 90 mil mulheres de 50 a 60 anos que vivem na Inglaterra. Durante os três anos do período de acompanhamento, 1.090 delas desenvolveram câncer de mama.


Cada aumento de uma unidade no tamanho britânico de saia a cada dez anos (por exemplo, passar de 12 para 14, ou, no Brasil, de 38 para 40) a partir dos 25 anos até o período pós-menopausa estava associado a um risco de câncer de mama 33% maior, calcularam os pesquisadores.

Subir dois tamanhos de saia no mesmo período representou um risco 77% maior, eles relataram.

Comentando a pesquisa, Simon Vincent, da organização Breakthrough Breast Cancer, disse: "Nós sabemos que 40% dos cânceres de mama podem ser evitados por mudanças de estilo de vida, como realizar atividades físicas regulares e manter um peso saudável."

"Este estudo destaca uma maneira fácil de controlar o seu ganho de peso ao longo do tempo. As mulheres são mais propensas a lembrar o tamanho da saia quando eram mais jovens do que seu IMC", acrescentou.



Limitações

Porém, os pesquisadores disseram que o estudo tem algumas limitações - uma delas, o fato de ter se baseado na memória das mulheres para lembrar com precisão o tamanho da saia aos 20 anos de idade.

Além disso, Tom Stansfield, do Cancer Research UK, aponta que os padrões de tamanhos de roupas mudaram ao longo dos anos. Juntos, estes dois fatores diminuem a confiabilidade do estudo, opinou o especialista.

"As evidências indicam que as coisas mais importantes que você pode fazer para reduzir o risco de câncer de mama, especialmente após a menopausa, são manter um peso saudável, realizar atividades físicas e diminuir o consumo de álcool", disse Stansfield.

"Manter um peso saudável é importante para ajudar a reduzir o risco de câncer de mama após a menopausa. Usar os tamanhos de saia para ajudar as mulheres a entender isso é interessante, mas saber se você está acima do peso é mais importante."




Helen Briggs
Editora de Saúde da BBC News Online




TERRA

Atleta de futsal de Joaçaba morre em acidente na BR 282



Por volta das 18h30min desta quinta-feira (25) o atleta Osvaldo Antônio Marinho de Melo que integra a equipe do Joaçaba Futsal, conhecido popularmente por Cacianinho, de 25 anos de idade, morreu ao se envolver num acidente automobilístico na BR-282 nas proximidades do posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Campos Novos. Cacianinho dirigia o seu veículo Fiat Stilo de cor amarela com placas de Ibirama que acabou batendo de frente com uma carreta Scania vermelha, com placas de Mandaguaçu/PR. 

"Cassiano Mello" era irmão do ala Duio da Associação Concordiense de Futsal. O atleta de Concórdia que viajaria nesta noite para duas partidas em São Paulo foi liberado pela direção do clube para acompanhar o funeral e o enterro do irmão.

Segundo policiais que atenderam a ocorrência, a colisão foi tão grande, que o carro do jogador do Joaçaba Futsal ficou completamente destruído e também irreconhecível. Segundo Cristiane Rupp, perita criminal que também atendeu a ocorrência, Cacianinho morreu instantes após a colisão. “Por incrível que pareça ele não sofreu fraturas e não havia sangue no local. O impacto foi interno”, resumiu Cristiane. O motorista da carreta Florivaldo da Silva, 48 anos, saiu ileso do acidente.

O auxiliar técnico do Joaçaba Futsal Cassiano foi uma das últimas pessoas a falar com o jogador. “Ele me ligou por volta das 17h30min pedindo autorização para viajar até Ibirama, porque sua esposa não estava muito bem. Como tínhamos dado folga ao grupo na tarde de hoje, liberei o Cacianinho para visitar sua família”, resumiu o auxiliar técnico.

Cacianinho foi um dos destaques da equipe do Joaçaba Futsal no empate em 3 a 3 com a Xaxiense na quarta-feira (24). Ele estava feliz, porque estava fazendo sua estréia naquele jogo, depois de ficar 4 meses a espera de sua liberação do Kuwait.


NOTA DO FUTSAL

A diretoria da Associação Joaçaba Esporte e Cultura (AJEC) informa, com pesar, o falecimento do ala/pivô Osvaldo Antônio Marinho de Mello, o Cassianinho, 25 anos, jogador do Joaçaba Futsal. Ele foi vítima de grave acidente, na tarde desta quinta-feira (25), na BR-282, em Campos Novos. Diretoria, jogadores e comissão técnica do Joaçaba Futsal lamentam profundamente a morte do atleta, que integrava o time há quatro meses . A estreia pela equipe foi na noite desta quarta-feira (24), contra a Xaxiense, em partida válida pela Taça Catarinense. “O futsal perde um profissional de competência reconhecida e também um homem de grande valor”. 

Rural

Bancários em SC rejeitam proposta salarial e entram em greve a partir da próxima terça-feira

Sindicatos de Florianópolis, Joaçaba, Chapecó e Concórdia divulgaram adesão nessa quinta-feira

Sindicatos de bancários do país inteiro decidiram, na noite dessa quinta-feira, entrar em greve por tempo indeterminado a partir do dia 30 de setembro. Em Santa Catarina, até as 22h30min havia informação de que a categoria decidira pela greve em Florianópolis e região, em Concórdia, Chapecó e Joaçaba. Sindicatos de outras regiões devem divulgar os resultados das assembleias locais ainda nesta sexta-feira. 

Eles rejeitaram a proposta de 7% de aumento, apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) na semana passada, e reivindicam reajuste salarial de 12,5%. Conforme nota do Sindicato dos Bancários de Concórdia, a categoria também pede "o fim das demissões, mais contratações, aumento da inclusão bancária e combate às terceirizações". 

Segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro da CUT (Contraf-CUT), a greve já foi decidida em pelo menos 18 Estados brasileiros, mais no Distrito Federal. Nesta sexta-feira, as federações estaduais e confederações nacionais de bancários devem apresentar o quadro de adesão à greve de todos os sindicatos do país. 


DIÁRIO CATARINENSE

Menopausa faz mulher roncar que nem homem

Uma dona de casa e uma estudante contam como mudaram hábitos e procuraram ajuda quando o ronco começou a atrapalhar suas vidas


A mudança hormonal da menopausa e maus hábitos adquiridos por uma vida estressante fazem com que as mulheres passem a roncar tanto quanto os homens 

Foto: wavebreakmedia / Shutterstock

Segundo uma pesquisa feita pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), na capital paulista, cerca de 32% das mulheres roncam durante o sono. E, embora os homens ainda dominem esse problema - a cada quatro homens que roncam, uma mulher tem o problema -, quando chega a menopausa o índice se equipara, segundo a Associação Brasileira do Sono. 
Foi durante a menopausa que a dona de casa, Maria de Fátima, descobriu que o ronco, problema que tanto a fez brigar com seu marido, agora fazia parte da sua vida. “Eu sempre reclamei que meu marido roncava. Achava péssimo e atrapalhava demais o meu sono. Por isso que quando ele começou a dizer que eu roncava, não acreditei. Achei que ele estava tirando uma com a minha cara. Imagina, eu roncar? Eu sou mulher”, diz a dona de casa. 
Mas era verdade. Maria de Fátima estava sofrendo todas as alterações hormonais típicas dessa fase. “Até a menopausa, o hormônio sexual feminino protege a via aérea, para evitar ronco e apneia durante períodos gestacionais. Com o fim do ciclo reprodutivo, o organismo diminui a disponibilidade hormonal e, assim como os homens, as vias aéreas não ficam mais sob proteção, aumentando a chances de ronco”, diz Alessandro Silva, cirurgião buco-maxilo-facial da clínica Interclin. 

E Maria de Fátima acabou tendo certeza do problema da forma mais desagradável possível. “Meses depois, quando fomos fazer uma viagem com nossas filhas, acabamos tendo que dividir o quarto na casa de um parente e aí a reclamação foi geral. Acabou que minha filha mais velha foi dormir na sala e eu passei muita vergonha. A partir daí decidi procurar ajuda”, diz a dona de casa. 
O tratamento foi de exercícios fonoaudiológicos e mudança de hábitos. “Durmo mais cedo, tive que emagrecer um pouco fazendo caminhadas e cortei a cafezinho noturno que amava tomar. Agora meu marido diz que tenho roncado bem menos e baixinho e que muitas vezes ele nem escuta”, diz orgulhosa. 


Mudança na rotina

Já a professora Luciele Freitas foi vítima de sua rotina pesada e estressante. A jovem de 28 anos ficou chocada quando sua mãe, que dorme no quarto ao lado, veio dizer que estava dando para ouvir o ronco dela. “Nunca vi mulher roncar. Com a minha idade e a essa altura então. Fiquei assustada e fui logo procurar um médico”, diz.
Luciele acorda todo dia às 5h para trabalhar, mal tem tempo de almoçar e à noite tem que ir para a faculdade. Aos finais de semana, ajuda a irmã no salão de cabeleireiro da família. “Eu chego em casa todo dia umas 23h30 e vou jantar. Tem dias que ainda estudo um pouco. Durmo em média 5 horas por noite”, diz a professora.
Segundo Marcelo Quintela, professor titular de Ortodontia da Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES), atualmente, as mulheres incorporaram hábitos contemporâneos que em outras gerações eram somente ou mais ocorrentes em homens. "Trabalhos externos exaustivos, estresse e ansiedade levam à ingestão de alimentos mais calóricos, refeições pesadas antes de dormir - pelo fato de trabalhar em dois ou três ciclos -, menos tempo para descanso e para alimentação adequada. Por isso, passaram a roncar tanto quanto eles”, diz.
Luciele também foi forçada a mudar seus hábitos com urgência. Para começar, entrou em uma dieta mais saudável e mudou o horário de suas refeições. “Jantar à meia-noite quando chego em casa nunca mais”, brinca. Como não podia parar de trabalhar, contou com a compreensão da irmã e agora só trabalha no salão dois finais de semana por mês. “Agora descanso mais nos meus dias livres e procuro fazer exercícios que me deixam mais zen e me ensinam a controlar o estresse. Estou apaixonada pelo ioga”, diz Luciele que afirma, ainda, que já faz um tempo que a mãe não reclama do seu ronco. 


Tratamento no dentista

Quando o quadro aponta apenas o ronco, sem apneias graves, a melhor indicação
são os aparelhos intraorais para uso noturno, desenvolvidos por ortodontistas especializados. Esses dispositivos 'empurram' a mandíbula um pouco para frente e, assim, ampliam o espaço para a passagem do ar. "As mulheres preferem esse dispositivo porque são mais discretos e em nossa experiência clínica se sentem entusiasmadas e seguras com essa opção de tratamento", diz Quintela.




* Para preservar a identidade das entrevistadas, o Terra mudou seus nomes





Beta / TERRA

Comer cinco porções de frutas e verduras por dia ajuda a prevenir a depressão



Os cientistas afirmaram que o bem-estar mental está fortemente ligado a problemas mentais, como depressão e ansiedade


Foto: Jean Pimentel / Agencia RBS

Um novo estudo descobriu que o bem-estar mental de uma pessoa pode estar diretamente ligado à quantidade de frutas e verduras que ela consome. Mais de um terço dos entrevistados que se sentiam feliz, tinham autoestima elevada e bons relacionamentos comeu cinco ou mais porções dos vegetais por dia.

Dos que se sentiam bem, apenas 6,8% comiam menos de uma porção de frutas e verduras, 31% ingeriam de 3 a 4 porções e 28% consumiam uma ou duas porções. O estudo foi realizado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Warwick.

— Estes resultados sugerem que a ingestão de frutas e vegetais pode desempenhar um papel não apenas físico, mas psicológico, de bem-estar mental na população em geral — afirma Saverio Stranges, um dos pesquisadores.
Os cientistas afirmaram que o bem-estar mental está fortemente ligado a problemas mentais, como depressão e ansiedade. O estudo foi publicado na revista médica BMJ Open.


ZERO HORA

França é o primeiro país europeu a adotar maço de cigarros neutro



A França vai adotar maços de cigarros neutros, tornando-se o primeiro país da Europa e o segundo do mundo a realizar essa medida, depois da Austrália, anunciou o governo francês nesta quinta-feira.

Para que fiquem menos atraentes, os maços terão um modelo único, com a mesma cor, forma, tamanho e tipografia, informou a ministra francesa da Saúde, Marisol Touraine, ao apresentar um plano de combate ao tabaco.

Este plano antitabaco tinha sido pedido pelo presidente francês, François Hollande, no lançamento do terceiro Plano Câncer, em fevereiro de 2014.

A Austrália é pioneira na adoção do maço de cigarros neutro, que foi introduzido no país em dezembro de 2012, com o objetivo de acabar com qualquer toque de "glamour".

Os maços australianos são todos na cor verde oliva, não têm logomarcas e estão repletos de advertências sobre os riscos do tabaco, assim como fotos de pessoas doentes.

Na França, um dos objetivos do programa é lutar contra o tabagismo em jovens com menos de 16 anos.

A nova diretriz europeia antitabaco já prevê aumentar as advertências nos maços, com imagens impactantes e avisos ocupando 65% da embalagem, de acordo com o texto adotado em fevereiro pelo Parlamento europeu.




A F P

Manuscrito perdido de Mozart é achado na Hungria



Documento foi encontrado em meio a diversos papéis velhos



O manuscrito original de uma das obras mais famosas de Wolfgang Amadeus Mozart, a Sonata para Piano número 11 em A maior K.331, dado como perdido há mais de dois séculos, foi encontrado em uma biblioteca de Budapeste, capital da Hungria, em meio a vários papéis velhos.

A relíquia tem quatro páginas com os dois primeiros movimentos da composição, completando o único manuscrito original disponível até o momento, o da terceira parte, que inclui a famosa Marcha Turca. Este último está conservado em Salzburgo, Áustria.

O documento foi achado na biblioteca nacional Széchényi pelo diretor do departamento de música do local, Balazs Mikusi, que há anos iniciou um processo de reconhecimento de todo o material não catalogado do espaço. As partituras foram reconhecidas como autênticas por especialistas.

Contudo, ainda não se sabe como o manuscrito foi parar na Hungria, país onde Mozart nunca esteve. 


(ANSA)

Água na Terra é mais antiga que o Sol, diz pesquisa


Um estudo publicado nesta quinta-feira afirma que parte da água que existe no sistema solar é mais antiga que a formação do próprio Sol. A descoberta aumenta a possibilidade de que exista vida em exoplanetas que orbitam outras estrelas em nossa galáxia. As informações são do Daily Mail.

Segundo a publicação, a pesquisa foi divulgada pela revista Science e foi liderada por Lauren Cleeves, da Universidade de Michigan. A pesquisa analisa as condições químicas entre as moléculas de água formadas no sistema solar há 4,6 bilhões de anos.



O estudo conclui que, se outros sistemas planetários na galáxia se formaram da mesma maneira que o nosso, eles teriam tido acesso à mesma água que o sistema solar, sustentam os pesquisadores.

"Este é um passo importante em nossa busca para saber se existe vida em outros planetas", indicou Tim Harries, do Departamento de Física e Astronomia da universidade britânica de Exeter e membro da equipe de pesquisa.

Com isso, acrescentou Harries, "se abre a possibilidade que alguns exoplanetas poderiam abrigar as condições adequadas e os recursos hídricos, para que a vida evolua".



TERRA

Paquinhas de porta e combinados


Olha só que lindos! amei meus sapinhos!!
Feitos com EVA
Plaquinha de porta

cartaz de combinados
http://wwwideiasdalu.blogspot.com.br/2014/02/paquinhas-de-porta-e-combinados.html

Como ter disciplina em sala de aula?



Indisciplina na sala de aula é um probleminha que todo professor tem né? pensando nisto achei inteessante estas dicas e divido com vocês. Boa sorte!!




Se você está com problemas de disciplina em sala de aula, confira a seguir 4 dicas de como se posicionar da maneira certa:


1) Use sua voz normal e naturalLevantar a voz para ter a atenção dos alunos não é a melhor estratégia. O ambiente e estresse causados não valem à pena e podem provocar efeitos contrários. Os estudantes irão espelhar-se em seu tom de voz, por isso evite o uso do volume e tom elevados. Se você quer que as crianças falem e um volume normal e agradável é importante que você seja o principal exemplo. Não se esqueça também de diferenciar seu tom de voz. Ao pedir que os alunos guardem seus cadernos e façam grupos, seja afirmativo e firme, em um tom imperativo. Quando perguntar ou pedir a participação dos alunos na sala de aula, ou questionar a importância de determinado fato, use um tom convidativo e informal.



2) Fale apenas quando houver silêncioApenas espere. Aguarde que cada aluno reconheça sua presença, sem a necessidade de qualquer apresentação ou manifestação. Lute contra a tentação de falar ou chamar a atenção. Você irá perceber que a iniciativa de calar-se e pedir silêncio virá dos próprios alunos e isso faz toda diferença na construção do respeito mútuo.



3) Use comunicação não-verbalManter sua mão levantada e fazer contato visual com os alunos é uma ótima forma de obter o silêncio e a atenção. Leva um tempo para que os estudantes se acostumem com essa rotina, mas ela funciona perfeitamente. Ao levantar sua mão, peça a eles que façam o mesmo. Espere 5 segundos e abaixe o braço lentamente. Ligar e desligar a luz rapidamente são métodos antigos e eficientes. Pode ser um sinal de rotina para uma prova, por exemplo, quando faltam alguns minutos para a entrega. Com alunos mais novos, você pode bater palmas três vezes e ensiná-las a bater responsivamente duas vezes. É uma maneira divertida e ativa de chamar a atenção sem precisar distanciá-los de você.



4) Pontue problemas de forma rápida e sábiaAo perceber um problema ou confusão pontual, resolva essa questão o mais rápido possível. Mal estar e indisposições podem crescer rapidamente e tornarem-se confusões e desentendimentos mais complicados de resolver. Para resolver esses problemas de forma sábia, você e o(s) aluno(s) devem separar-se do resto da turma, na porta ou lado de fora da sala. Pergunte de forma ingênua “Como posso te ajudar?”, mas não faça isso de forma sínica e que provoque mais ressentimento. Não acuse o estudante de nada. Mostre que você se importa, mesmo se esse não for o caso. O aluno ficará desarmado porque espera uma atitude de confrontação e irritação. Sempre tenha uma abordagem positiva. Diga, “Parece que você está com dúvidas” ao invés de “Porque você estava conversando e não fez a atividade?”. Quando os estudantes tiverem conflitos entre eles, tenha sempre uma atitude neutra, não importando o histórico do aluno. Converse com eles durante o intervalo ou na saída e uso uma linguagem neutra. Você deve agir como mediador da situação, e eles devem aprender sozinhos como resolver o problema de forma pacífica e madura.

http://wwwideiasdalu.blogspot.com.br/2014/03/como-ter-disciplina-em-sala-de-aula.html

DINÂMICA DA FLOR



DINÂMICA DA FLOR

1. Cada participante desenha e pinta uma flor bem bonita e recorta-a (Pedir que o cursista desenhe pensando em si mesmo. Uma flor que represente ele).

2. Após ter pintado e recortado, divide a flor em duas partes iguais.

3. Dá uma das partes a alguém / recebe uma parte da outra pessoa (Solicitar que nesse momento ele escolha uma pessoa, dê um abraço, fale palavras de incentivo, otimismo fé..., enfim criar um ambiente de confraternização).

4. Após ter recebido uma das partes da outra pessoa, cola a parte que recebeu com aquela que ficou com ele (numa nova folha de ofício), formando uma nova flor (agora com dois pedaços de flores diferentes).

5. Recorta novamente a nova flor e divide em duas partes iguais (de modo a ficar, cada parte, com pedaços das duas flores anteriores).

6. Repete as orientações do item 3.

7. Repete as orientações do item 4 (agora a nova flor formada terá quatro partes diferentes).

8. Após a última formação da flor (com quatro partes diferentes), cada participante coloca seu nome e faz-se uma exposição com todas as novas flores formadas / cada um reflete sobre sua flor.

9. Cada participante procura identificar quais as pessoas autoras das partes que compõem a sua flor.

10. Questionamentos e discussões sobre as experiências vividas (primeiro momento de discussões).

11. Após a primeira discussão, cada participante procura identificar onde estão as partes da sua flor original (Identifiquem e memorizem as pessoas que estão com partes de sua flor).

12. O Formador solicita que todos os participantes caminhem no centro (pode ser utilizado um fundo musical), e, após o sinal dele, todos param e fazem uma conexão (dando as mãos) com todas as pessoas que possuem partes de sua flor original.

13. Visualização e reflexão em grupo (segundo momento de discussões).

14. Principais pontos para serem refletidos e discutidos que são provocados pela Dinâmica da Flor:
Integração;
Interação;
Conhecer a si / re-conhecer a si;
Conhecer o outro / reconhecer-se no outro;
Relações;
Construir;
Destruir;
Reconstruir;
Resultado de um trabalho compartilhado;
Resultado de várias etapas a serem cumpridas, vencidas;
Rede de relacionamentos;
Etc.

http://escolammjgvirtudes2.blogspot.com.br/2010/01/dinamica-da-flor.html