1

1

Google+ Followers

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Como Fazer um Delicioso Feijão

Quem concorda comigo que, às vezes, uma comidinha simples torna-se mais difícil de preparar do que um prato elaborado? Por incrível que pareca, há muitas pessoas que sabem fazer pratos super sofisticados, difíceis mesmo de fazer, mas quando chega na hora de preparar um simples feijão, por exemplo, ficam perdidinhas, pois ele acaba ficando sem sabor, meio aguado, enfim, não podemos ser bons em tudo, hehehe, mas podemos aprender sempre, não é mesmo? Foi pensando justamente nisso, que hoje resolví trazer para vocês a minha maneira de preparar feijão, as pessoas que o experimentam, dizem que ele tem um têmpero delicioso e, deixando a modestia um pouco de lado, hehehe, o meu feijão é bem saboroso mesmo, acho que o segredinho dele é o refogado que eu preparo antes de levá-lo ao fogo, uso muita cebola, alho, um pouco bacon picadinho e ainda coloco mais um caldinho esfarelado de bacon, também gosto de adicionar bastante cheiro verde, deixo esse refogado no fogo até o fundo da frigideira começar a ficar douradinho. Ahhh, outra coisa, que sempre coloco no feijão é cenoura, que pode ser ralada ou picadinha, como tenho crianças pequenas em casa, essa é uma das formas que eu faço da comida ficar mais rica em nutrientes. O modo de preparo do meu feijão, serve tanto para o preto quanto para o carioquinha! Espero que tenham gostado e experimentem, vocês irão adorar esse temperinho!
Beijos e um excelente começo de semana a todos!
Ingredientes:
500 grs de feijão preto ou carioquinha
3 folhas de louro
1 cebola grande picadinha
6 a 8 dentes de alho amassados
300 grs de linguiça (pode ser calabresa, paio)
150 grs de bacon cortado em pedacos grandes + 30 grs de bacon picadinho
1 cenoura grande ralada, ou picadinha
3/4 xícara de cheiro verde picadinho
1 cubinho de caldo de bacon (ou outro de sua preferência)
Azeite
Pimenta do reino a gosto
sal a gosto
Modo de preparo:
Em uma frigideira, coloque uns fios de azeite e doure a cebola, juntamente com alho e o bacon. Em seguida, acrescente o caldo de bacon esfarelado e um pouco de pimenta do reino. Deixe refogando por cerca de 5 minutinhos, mexendo sempre até o fundo da frigideira começar a ficar escurinho. Desligue o fogo e acrescente o cheiro verde picadinho.
Coloque o feijão na panela de pressão juntamente com as folhas de louro, o refogado, as linguiças cortadas, o bacon e a cenoura e cubra tudo com água até 3 a 4 dedos acima do nível do feijão. Tampe e leve ao fogo, quando começar a pegar pressão, conte 30 minutos. Passado os 30 minutos, apague o fogo, retire toda a pressão para poder abrir a panela e corrija o sal, se necessário. Para engrossar o caldo eu retiro um concha cheia de feijão, sem o caldo, levo a um prato e amasso com um garfo, retorno com esse purê à panela, ligo o fogo e mexo com uma colher de pau até o caldo ficar grossinho. Depois de pronto é só serví o feijão acompanhado por arroz branco e uma farofinha, êêêê coisa boaaaa!!!!
Obs: Eu nunca deixo o meu feijao de molho, eu apenas dou uma lavada nele antes de ir para a panela, eu acho que depende muito da qualidade do feijao usado, mas se você preferir pode deixar o seu feijão de molho por meia hora em água morna.

http://www.omelhorrestaurantedomundo.com/search/label/pratos%20salgados?&max-results=5

Nhoque de ricota com espinafre

A receita desse nhoque de ricota com espinafre é simplesmente maravilhosaaaa, ela vem lá do cantinho da minha querida amiga Akemi, o Pecado da gula, que eu amooo de paixão, o blog dela me inspirou demais, e ainda me inspira, pena que a Akemi não está postando receitinhas com tanta frequência, mas as receitas dela são todas maravilhosas! Quando eu vi esse nhoque lá, não tive dúvidas em fazê-lo, confio demais nas receitas da Akemi, todas as que eu já fiz do Pecado da gula sempre deram muitíssimo certas, e não seria diferente com esse nhoque, o legal dele é que ele não leva batata, o que o torna, ao meu gosto, mais leve, e a mistura de queijos juntamente com espinafre confere ao nhoque um sabor ultra especial, além do mais é de uma praticidade incrível, rapidinho ele ficou pronto e, se quiser, dá para prepará-lo com antecedência e cozinhá-lo só no momento de servir o prato!Fiz também um molho de tomate com páprica e creme de leite fresco para acompanhar o nhoque, esse molho é uma delícia, e você pode servir com outros tipos de massas! E então, o que está esperando vamos anotar a receita? 
Beijos e até a próxima!
Receita original aqui
* xícara medida de 240ml
Ingredientes do molho de tomate com páprica e creme de leite:
1 lata de tomates pelados
1 colher (chá) de páprica picante ou doce
1 xícara (chá) de molho de tomate
1 cebola média picadinha
4 dentes de alho picadinhos
Manjericão seco a gosto
Folhas de manjericão a gosto
1 xícara (chá) de água fervente
100 ml de creme de leite fresco (pode usar o de caixinha)
Sal a gosto
Azeite
Ingredientes do nhoque:
1 ricota com cerca de 250 a 300g 
100g de queijo parmesão ralado
1/2 xícara de queijo mussarela ralada (usei 3/4)
2 ovos jumbo
1 maço de espinafre cozido, picadinho e bem enxuto (esprema bem para tirar todo líquido)
1 colher (chá) de sal
1 xícara de farinha de trigo
Modo de preparo do molho:
Coloque uns fios de azeite na panela e refogue a cebola junto com o alho. Em seguida, adicione molho de tomate, a lata de tomates pelados, o manjericão seco, a páprica,o sal e a água fervente. Deixe o molho apurar no fogo médio por cerca de 20 minutos. Desligue o fogo, acrescente o creme de leite, as folhas de manjericao picadinhas e uns fios de azeite.
Modo de preparo do nhoque:
Amasse bem a ricota com garfo e junte os demais ingredientes. Amasse até ficar com liga e faça bolinhas ou os tradicionais cordões e depois corte em pedadinhos ou coloque em nhoqueira, mas acho que bolinhas ficam mais charmosas. Eu consegui 73 bolinhas de uns 2,5cm. Não precisa nem untar as mãos, a massa é ultra boa para trabalhar. As bolinhas modeladas podem ficar até empilhadas que não grudam, ou seja, ótima pedida para serem feitas com antecedência e cozidas só na hora de servir.
Cozinhe em água abundante e retire conforme as bolinhas forem subindo. Escorra e sirva com molhinho ao sugo basicão temperado com manjericão fresco (com esse molho acima, fica uma delícia também!). Polvilhe queijo ralado e muito bom apetite!

http://www.omelhorrestaurantedomundo.com/search/label/prato%20%C3%BAnico?&max-results=5

Cuzcuz marroquino com legumes

Adoro preparar cuzcuz marroquino aqui em casa para acompanhar peixes, frangos ou carnes vermelhas, ele é de uma praticidade incrível, em pouco minutinhos fica pronto, sendo ideal para aqueles dias em que não dispomos de muito tempo para a cozinha. O cuzcuz marroquino pode ser servido quente ou frio, e você pode usar o que quiser nele, o meu de hoje foi feito com legumes e ficou divino, ele rende muito, uma maravilha mesmo! Espero que gostem!
Beijos e um excelente final de semanas a todos!
Ingredientes:
2 xícaras de cuzcuz
2 e 1/2 de água
1 cubinho de caldo de legumes ( usei light)
1 cenoura grande picadinha
1 abobrinha grande picadinha
1/2 cebola média picadinha
10 tomates cherry cortados ao meio
Pimenta do reino a gosto
1 colher (sopa) de manteiga derretida
Suco de 1 limao
Hortela picadinho a gosto
Sal (se necessário)
Modo de preparo:
Coloque na panela a água juntamente com o caldinho de legumes esfarelado. Quando começar a ferver, coloque na panela a abobrinha e a cenoura, desligue o fogo quando os legumes estiverem cozidos al dent (cerca de 3 a 4 minutos, no máximo). Em uma vasilha grande, coloque e cu e regue com o caldo de legumes que deve está quente (não precisa separar a cenoura e a abobrinha do caldo, pode colocar tudo junto), tampe a panela e deixe o cuzcuz descansando por cerca de 5 minutinhos para que ele hidrate. Em seguida, solte o couscous com um garfo e acrescente os demais ingredientes (cebola picadinha, hortelã, suco doe 1 limão, manteiga derretida, tomates, pimenta do reino) e com uma colher misture todos os ingredientes. Prontíssimo, pode serví-lo na hora ou frio.


http://www.omelhorrestaurantedomundo.com/search/label/acompanhamentos?&max-results=5

Peixe gratinado ao molho bechamel com iogurte

Olá, tenho andado um pouco sumida do blog por conta da festinha que estou preparando para o meu filho Enzo que fará 1 aninho de vida! Como aqui na Alemanha tenho que me virar nos 30, estou organizando tudo sozinha, dos salgadinhos à decoração, por tanto dá para perceber que estou quase sem tempo para nada, vamos comemorar no dia 21 de setembro, e quando passar a festa do filhote, mostrarei para vocês como tudo foi feito, ok? 
A minha última postagem foi uma delícia de cuzcuz marroquino com legumes, uma receita prática e saborosa, que acompanhou esse peixe gratinado ao molho bechamel com iogurte, que também ficou DIVINO! Essa receita é super rápida de preparar, ideal para ser feita em dias que não dispomos de muito tempo para a cozinha, e o resultado final do prato pronto é maravilhoso, tenho certeza que vocês irão gostar muito de apreciar o peixe preparado dessa forma, e fica melhor ainda se acompanhado com cuzcuz marroquino, hummmm, de dá água na boca!
Beijos e até a próxima!
Ingredientes:
50o grams de filet de peixe
Raspas de limão
Pimenta do reino a gosto
1/2 colher (café) de gengibre em pó
Erva de provence a gosto:
Molho de iogurte:
1 colher (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
3 xícaras (chá) de leite
20ml de igurte grego
sal a gosto
noz moscada a gosto
Fatias de queijo muçarela para gratinar
Modo de preparo:
Tempere os filets de peixe com as raspas do limão, a pimenta do reino, o gengibre, as ervas de provence e o sal, deixe pegar gosto dentro da galadeira por cerca de 30 minutos.
Molho bechamel com iogurte:
Numa panela, coloque a manteiga, quando derreter, acrescente a farinha de trigo e mexa para a farinha cozinhar. Em seguida, vá adicionando o leite aos pouquinhos e mexendo sempre com o auxílio de um fouet até o molho engrossar. Desligue o fogo, acrescente o iogurte, a noz moscada, o sal e misture bem até obter um creme aveludado e homogêneo.
Em um refratário untado com azeite, acrescente as filets de peixe e por cima distribua o molho. Coloque fatias de queijo muçarela e leve ao forno para gratinar.
http://www.omelhorrestaurantedomundo.com/search/label/pratos%20salgados?&max-results=5

Identificado o corpo que foi encontrado nesta manhã no Rio Itajaí-Açú. A suspeita de que tenha sido o jovem Vinicius Alexandre Sttoco, de 17 anos, se confirmou. Ele estava desaparecido desde o último sábado (6) e morava na casa dos avós, desde que sua mãe faleceu há dois meses.


Foto: Luciano Bernz

Nesta manhã de quarta-feira (10), por volta das 8h30min, um corpo foi visto boiando próximo ao Biergarten. Ele foi encaminhado para o IML (Instituto Médico Legal) de Blumenau e foi identificado nesta tarde, por volta das 15h40min. O Luciano Bernz estava presente no IML, quando a informação foi divulgada.

A suspeita de que tenha sido o jovem Vinicius Alexandre Sttoco, de 17 anos, se confirmou. Ele estava desaparecido desde o último sábado (6) e morava na casa dos avós, desde que sua mãe faleceu há dois meses. O fato deixou Vinicius com uma forte depressão. Ele saiu de casa com uma blusa manga longa e calças pretas sem levar nenhum documento de identificação.

Foto: reprodução Facebook
http://www.radioflashbackindaial.com/noticias/blumenau-/71312


Livrinho do meio Meio Ambiente.

Capa Fechada
Capa Aberta(colagem de sementes)
Página 01(carimbo das mãozinhas)
Páginas 02(Colagem) Você pode usar serragem para a terra e folhas de verdade na copa da árvore.
Página 03 (Origami e colagem)
Página 04(Pintura) Para dar uma textura bacana no planeta terra, espalhe areia sobre a cola na parte verde (terra). Espere secar e depois pinte.

Horóscopo 5ª feira 11 de setembro de 2014

“A dúvida é o principio da sabedoria.”


ÁRIES – 21/03 a 20/04 – AGRADÁVEL
TRABALHO: faça suas atividades mais minuciosas pela manhã que estará mais calma. AMOR: é hora de cuidar do coração. SAÚDE: visite seu dentista. 461 – creme.

TOURO – 21/04 a 20/05 – FAVORÁVEL
TRABALHO: sua intuição deve guiá-lo pelo melhor caminho, no que diz respeito a finanças. AMOR: ao abrir seus sentimentos o entendimento será facilitado. SAÚDE: se possível, pratique exercícios. 046 – verde musgo.

GÊMEOS – 21/05 a 20/06 – VARIÁVEL
TRABALHO: uma conversa informal poderá virar bate-boca de uma hora para outra entre colegas. AMOR: defenda os seus sonhos afetivos. SAÚDE: faça exames de rotina. 237 – laranja.

CÂNCER – 21/06 a 21/07 – RAZOÁVEL
TRABALHO: deverá ter jogo de cintura, especialmente se sua função é atender ao público. AMOR: reforce sua fé interior e ame-se acima de tudo. SAÚDE: boa. 890 - caramelo.

LEÃO – 22/07 a 22/08 - AGRADÁVEL
TRABALHO: procure defender suas opiniões e interesses com inteligência, e ficará mais bem conceituado. AMOR: o carinho irá deixar seu dia mais positivo. SAÚDE: trate dores nos pés. 173 – bordô.

VIRGEM – 23/08 a 22/09 - RAZOÁVEL
TRABALHO: procure encarar os obstáculos deste dia de frente e sem muito estresse. AMOR: surpresas vindas de pessoas distantes reacenderão uma paixão. SAÚDE: muito boa. 726 – rosa.

LIBRA – 23/09 a 22/10 - DIFÍCIL
TRABALHO: tensões geradas pelo setor financeiro deverão causar nervosismo generalizado. AMOR: é melhor ficar um pouco só para refletir sobre sua relação. SAÚDE: instável.564 - violeta.

ESCORPIÃO – 23/10 a 21/11 – VARIÁVEL
TRABALHO: será melhor impor regras a você mesmo, se quiser que este seja um dia produtivo. AMOR: afaste-se de fofoqueiros que querem prejudicar seu romance. SAÚDE: busque uma alimentação equilibrada. 768 – grená.

SAGITÁRIO – 22/11 a 21/12 - BOM
TRABALHO: mantenha seu ritmo natural e o dia transcorrerá de maneira harmoniosa. AMOR: clima de harmonia e cumplicidade no relacionamento. SAÚDE: muito boa. 601 – cinza.

CAPRICÓRNIO – 22/12 a 20/01 - FAVORÁVEL
TRABALHO: procure iniciar este dia mais disposto e confiante nos seus propósitos. AMOR: enfrentará pequenos contratempos no seu romance. SAÚDE: normal. 329 – roxo.

AQUÁRIO – 21/01 a 19/02 – PERTURBADO
TRABALHO. evite falar de seus projetos para não ser invejado por colegas. AMOR: procure manter a calma ao tomar uma decisão importante. SAÚDE: fique atento a problemas digestivos. 410 – azul claro.

PEIXES – 20/02 a 20/03 - VARIÁVEL
TRABALHO: não conte com o fator sorte neste dia e confie apenas em si mesmo. AMOR: sua alegria contagiará a pessoa amada. SAÚDE: requer cuidado. 591 – marrom. 


Professor Nathanael

Brasil cria pouco, mas vence o Equador por 1 a 0. Jogada ensaiada gerou lance da vitória, mas equatorianos ameaçaram durante toda a segunda etapa.

Jogada ensaiada gerou lance da vitória, mas equatorianos ameaçaram durante toda a segunda etapa.

Brasil cria pouco, mas vence o Equador por 1 a 0 
Dois jogos e duas vitórias, a estatística de Dunga é perfeita no retorno à Seleção Brasileira, mas o 1 a 0 contra o Equador, nesta terça-feira, ainda mostrou uma equipe pouco criativa e com problemas de entrosamento. O resultado veio em jogada ensaiada com o talento de Neymar. Ele conseguiu a assistência para o gol de Willian, ainda no primeiro tempo. Na segunda etapa em Nova Jersey, o jogo foi quase todo do Equador, que pressionou e viu a bola bater na trave e ser tirada de cima da linha pela zaga do Brasil.

Com um esquema definido neste início de reformulação visando a Copa de 2018, o treinador voltou a observar jogadores no segundo tempo. Desta vez, deu uma oportunidade a Gil e a Ricardo Goulart, que não entraram em campo diante da Colômbia, na sexta-feira.

Diferentemente do confronto de Miami, quando o jogo ficou marcado por muitas faltas, o duelo desta terça teve um início travado em função da postura defensiva do adversário. Após o gol da Seleção, porém, a partida ganhou em movimentação. Na etapa final, a defesa inédita lançada por Dunga foi mais exigida pelos equatorianos, mas mesmo assim prevaleceu o placar construído ainda no primeiro tempo. A Seleção volta a jogar em outubro, quando terá a Argentina, em jogo válido Superclássico das Américas, no dia 11, na China, e o Japão, em amistoso a ser disputado no dia 14, na Singapura.

A partida começou morna e com muitos lançamentos longos, sem precisão. Mas o jogo ganhou nova dinâmicadepois que o Brasil inaugurou o placar no Metlife Stadium. A bola parada ajudou e, em jogada ensaiada na cobrança de falta de Oscar, Neymar deu um toque por baixo da bola e lançou Willian na cara do gol. O atacante desviou do goleiro e correu para o abraço aos 30 minutos da primeira etapa.

Em busca do empate, o time de Vizuete foi à frente e deixou mais espaços entre a defesa e o meio de campo, mas o Brasil pouco aproveitou. No ataque, os equatorianos quase igualaram o marcador com Valencia, que acertou um chutaço cruzado na trave esquerda de Jefferson. O adversário impôs mais velocidade ao jogo, acuando a Seleção no campo de defesa. O domínio nos minutos finais do primeiro tempo, porém, não significou oportunidades reais.

Apesar da vantagem da Seleção, Dunga optou por mudar a Seleção na volta do intervalo. Com o objetivo de dar mais mobilidade à frente, apostou no entrosamento de Everton Ribeiro e Ricardo Goulart, ambos do Cruzeiro, para acelerar o jogo do Brasil no ataque. Logo no primeiro minuto, a dupla cruzeirenses mostrou serviço. Depois de Ribeiro apertar a marcação e roubar a bola, ele tocou para Goulart que lançou Danilo. O lateral cruzou rasteiro para Neymar acertar o travessão. No rebote, quase sobrou para Goulart ampliar.

Embora tivesse mais posse de bola, o Brasil ficou exposto aos contra-ataques do Equador. Defensivamente, a Seleção deixou de estar compacta atrás. E em uma jogada de Paredes pela direita, o adversário quase empatou. O lateral encontrou Valencia na área, ele cabeceou om força, Jefferson defendeu e, na sequência, Filipe Luis salvou em cima da linha.

Amistoso da Seleção

Brasil 1 

Jefferson, Danilo (Gil), Miranda, Marquinhos e Filipe Luis; Luiz Gustavo (Fernandinho), Ramires (Elias), Oscar (Everton Ribeiro) e Willlian (Ricardo Goulart); Neymar e Tardelli (Philippe Coutinho). Técnico: Dunga

Equador 0

Domínguez; Paredes, Erazo, Cangá, Ayoví; Noboa, Castillo, Ibarra (Fidel Martínez), Sornoza (Rojas); Cazares (Angulo), E.Valencia. Técnico: Sixto Vizuete.

Gol: Willian (30min/1ºT)
Arbitragem: Edvin Surisevic (EUA), com Frank Anderson (EUA) e Peter Manikowski (EUA).
Cartão amarelo: Erazo (E).
Estádio: MetLife Stadium, em Nova Jersey (EUA).
Público: 36.975 pagantes.




LANCE PRESS / ZERO HORA

Polícia divulga marca do leite em que mulher diz ter encontrado rato. Quatro dias após uma mãe dizer que encontrou um rato morto em uma caixa de leite em Crissiumal, no noroeste do Estado, a Polícia Civil divulgou que o produto é da marca Elegê.

Ministério Público informou no início da noite que irá investigar se o animal entrou na embalagem antes ou depois de ela ter sido aberta.

Quatro dias após uma mãe dizer que encontrou um rato morto em uma caixa de leite em Crissiumal, no noroeste do Estado, a Polícia Civil divulgou que o produto é da marca Elegê.

O caso foi encaminhado para o Ministério Público (MP) de Crissiumal, que investiga para saber, principalmente, quando que o rato entrou no leite, se antes ou depois de o produto ter sido aberto.

De acordo com o MP, o material sobre o caso chegou como "recebimento diverso", que é uma etapa antes de virar inquérito. O promotor Ronaldo Arbo ouviu a vítima e solicitou que a Vigilância Sanitária examine outros litros de leite do mesmo lote para ver se houve contaminação. A perícia será feita nas caixas de leite e também no próprio rato, para verificar há quanto tempo ele estaria no leite.

O delegado local, William Garcez, aconselhou que as pessoas que tiverem acesso ao lote TT09IS/04:42 procurem as autoridades.

A moradora de Crissiumal disse que encontrou o animal enquanto preparava o café da manhã para os seus filhos na última sexta-feira e registrou a ocorrência no mesmo dia. Segundo a polícia, a caixa não foi violada e apenas não possui o lacre na tampa.

ZH tentou entrar em contato com a Elegê, mas até as 23h não obteve retorno da empresa.




Zero Hora

Duas mortes em Garopaba SC.

Um acidente ocorreu na tarde desta terça-feira (9) na cidade do Norte de SC.
Homem de 33 anos morreu no local; ele estava sozinho na motocicleta.Em uma curva, Nilson Hendes de 33 anos morreu após colidir em um caminhão em Guaramirim, Norte de Santa Catarina, na tarde desta terça-feira(9). Ele perdeu a vida no local, segundo os bombeiros. O caminhoneiro não se feriu.
O acidente foi por volta de 13h35min no bairro Escolinha. 
Nilson Hendes morreu no local. Quando os bombeiros chegaram, ele já estava sem vida. 

FALECIMENTO NO HOSPITAL

O acidente ocorrido no dia 09 às 13h30min na rodovia SC 434 no município de Garopaba que inicialmente havia ocasionado ferimentos graves em Luiz Paulo de Sousa de 55 anos resultou no falecimento deste após estar internado e sob os cuidados médicos em hospital. 

DIÁRIO CATARINENSE / PMRv SC

RESEDÁ-GIGANTE, BANABA - ( Lagerstroemia speciosa )



RESEDÁ-GIGANTE - (Lagerstroemia speciosa)



NOME CIENTÍFICO: Lagerstroemia speciosa.

NOME POPULAR: Resedá-gigante, banaba.

SINONÍMIA: Munchausia speciosa.


FAMÍLIA: Lythraceae


CICLO DE VIDA: Perene.


ORIGEM: China e Índia.


PORTE: Árvore de médio porte com mais de 10 metros de altura, sua copa chega atingir mais de 5metros de largura.


FOLHAS: Possuem folhas caducas (caem quando se aproxima o inverno),são de coloração verde-escura na página superior e verde mais claro na inferior. Antes de caírem adquirem tonalidade bronzeada/alaranjada. 

RESEDÁ-GIGANTE - (Lagerstroemia speciosa) - Detalhe de folhas ainda jovem
RESEDÁ-GIGANTE - (Lagerstroemia speciosa) - Detalhe da folha: página superior 
RESEDÁ-GIGANTE - (Lagerstroemia speciosa) - Detalhe da folha: página inferior

FLORES: São hermafroditas, de coloração branca arroxeada, se formam na extremidade de seus ramos em forma de cachos densos e eretos, despontam no final da primavera.
RESEDÁ-GIGANTE - (Lagerstroemia speciosa) - Detalhe das Flores
RESEDÁ-GIGANTE, BANABA - ( Lagerstroemia speciosa )

TRONCO: Com casca lisa e escamosa.
RESEDÁ-GIGANTE - (Lagerstroemia speciosa) - Detalhe de caule ainda jovem

LUMINOSIDADE: Sol pleno.


ÁGUA: Enquanto a planta for jovem mantenha o solo ligeiramente úmido, sem encharcá-lo regue de 1 a 2 vezes por semana. Uma vez estabelecida só regue no caso de estiagens prolongadas.

CLIMA: Quente


PODA: Apesar de aceita bem podas, não é necessária, apenas de formação e retirada de ramos secos e mal formados.


CULTIVO: Em solo rico em matéria orgânica que tenha boa drenagem. Não tolera salinidade.


FERTILIZAÇÃO: Aplicar por ocasião do plantio, para uma cova de 40 X 40, incorporar no solo retirado cerca de 20 a 30 litros de esterco de gado bem curtido ou 10 colheres de sopa de NPK, fórmula 04-14-08. Após 1 ano, adube até 4 vezes ao ano: coloque 3 colheres de sopa, indo aumentando a medida que a ela for crescendo, sempre na projeção da copa, nunca junto ao caule


UTILIZAÇÃO: De maravilhosa beleza ornamental, é muito utilizado em grandes jardins, praças públicas e em calçadas que não tenham fiação aérea.


PROPAGAÇÃO: Por sementes.

LANTA MEDICINAL: Tem propriedades medicinais

RESEDÁ-GIGANTE - (Lagerstroemia speciosa)

FOTOS DESTA POSTAGEM: Fotografei nas ruas de Mogi Mirim / SP e na chácara onde moro.

http://plantas-ornamentais.blogspot.com.br/2011/12/reseda-gigante-lagerstroemia-speciosa.html

PATA-DE-VACA-BRANCA - ( Bauhinia variegata “Candida” )

PATA-DE-VACA-BRANCA - ( Bauhinia variegata “Candida” )

NOME CIENTÍFICO: Bauhinia variegata “Candida”
Nota: Bauhinia da família das leguminosas, tem mais de 200 espécies.
NOME POPULAR: Pata-de-vaca, unha-de-vaca, unha-de-vaca-lilás,casco-de-vaca.
FAMÍLIA: Leguminosae - Caesalpinioideae

CICLO DE VIDA: Perene.

ORIGEM: Ásia - Índia e China.

PORTE: De 4 a 10 metros de altura.

FOLHAS: Médias, no formato de uma pata de vaca, daí o seu nome popular.

PATA-DE-VACA-BRANCA - ( Bauhinia variegata “Candida” )- Detalhe das folhas

FLORES: De coloração branca, com 5 pétalas, aparecem no inverno e primavera, normalmente a árvore fica caduca (sem folhas) ou com poucas e já com muitas vagens ainda verdes.


PATA-DE-VACA-BRANCA - ( Bauhinia variegata “Candida” ) - Detalhe da flor

FRUTOS: Em formato de vagem, com 15 a 30 cm de comprimento, que ao secarem liberam sementes que possuem rápida germinação.


PATA-DE-VACA-BRANCA - ( Bauhinia variegata “Candida” ) - Detalhe da vagem ainda verde

TRONCO:De coloração marrom claro, bastante rugoso depois de adulta.


PATA-DE-VACA-BRANCA - ( Bauhinia variegata “Candida” ) - Detalhe do tronco


LUMINOSIDADE: Sol pleno.


ÁGUA: Quando jovem mantenha o solo ligeiramente úmido, mas sem encharcar, depois de adulta suporta épocas de estiagem. 


CLIMA: Tropical e subtropical.


PODA: Não há necessidade, somente de formação, fazendo a retirada de brotos laterais e galhos mal formados e secos.


CULTIVO: Planta de crescimento rápido, não é muito exigente em relação a solo, mas aprecia os que tenham boa drenagem e ricos em matéria orgânica.


FERTILIZAÇÃO: Para estimular uma bela florada aplicar mensalmente durante o outono NPK, fórmula 04-14-08 de 3 a 16 colheres de sopa, conforme o tamanho da árvore, na projeção da copa, incorpore ao solo e regue em seguida.


NOTA: Nunca aplique o fertilizante junto ao tronco.


UTILIZAÇÃO: Bastante ornamental muito utilizada no paisagismo e na arborização urbana.

PROPAGAÇÃO: Por sementes.


PATA-DE-VACA-BRANCA - ( Bauhinia variegata “Candida” )

CONHEÇA MAIS - Bauhinia variegata: (clique no link abaixo)

FOTOS DESTA POSTAGEM: Fotografei em Mogi Mirim, no "Zerão".

Ipê-de-jardim (Tecoma stans)



IPÊ-DE-JARDIM- (Tecoma stans)
IPÊ-DE-JARDIM- (Tecoma stans) 
IPÊ-DE-JARDIM- (Tecoma stans)
IPÊ-DE-JARDIM- (Tecoma stans)
-->IPÊ-DE-JARDIM- (Tecoma stans) 
IPÊ-DE-JARDIM- (Tecoma stans)
-->
http://plantas-ornamentais.blogspot.com.br/2009/03/ipe-de-jardim-tecoma-stans.html