1

1

Google+ Followers

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Nível baixo de vitamina D eleva risco de demência, diz estudo

Idosos com grave deficiência de vitamina D correm maior risco de sofrer demência, de acordo com um estudo britânico.

Cientistas observaram 1.650 pessoas nos Estados Unidos com mais de 65 anos para a pesquisa, publicada na revista médica Neurology.

Este não foi o primeiro estudo a relacionar deficiência de vitamina D a demência, mas os seus autores dizem que é o mais completo e conclusivo.

Ainda assim, especialistas alertam que são necessários mais estudos para prescrever vitamina D como prevenção à demência.

A vitamina D é encontrada em peixes oleosos, comprimidos e através da exposição da pele ao sol.

No entanto, a conversão de vitamina D pela pele dos idosos pode ser menos eficiente, o que aumenta as probabilidades de sofrerem deficiência e dependerem das outras fontes.

Mais de 800 mil pessoas sofrem de demência no Reino Unido, e a expectativa é de que o número passe de 1 milhão até 2021.



'Surpreendente'



O grupo internacional de cientistas, coordenado por David Llewellyn, da universidade Médica de Exeter, observou os pacientes por seis anos.

Nenhum deles sofria de demência, doenças cardiovasculares ou derrames no início do estudo.


Ao seu final, 1.169 pacientes com níveis satisfatórios de vitamina D tinham uma chance em 10 de desenvolver demência. Setenta estavam com deficiência grave e tinham uma chance em cinco de sofrer do mal.

"Já esperávamos encontrar uma relação entre baixos níveis de vitamina D e o risco de demência e Mal de Alzheimer, mas os resultados foram surpreendentes. Descobrimos que a associação é duas vezes maior do que se esperava", afirmou o doutor Llewellyn.

Mesmo assim, ele disse que mais estudos são necessários para estabelecer com segurança que o consumo de alimentos ricos em vitamina D ou suplementos podem "retardar ou até prevenir" o início do Mal de Alzheimer e de demência.

"Precisamos ter cautela neste estágio inicial, já que os nossos últimos resultados não demonstram que baixos níveis de vitamina D causam demência."

Mas o médico disse também que "os resultados são muito encorajadores" e que mesmo que poucas pessoas possam se beneficiar disso, o impacto sobre a saúde pública poderia ser "enorme", diante do "custo devastador" da demência.


Sancionada lei que amplia Supersimples

Mais de 142 atividades ligadas à área de serviços são incluídas no regime de tributação

Em seu único compromisso oficial do dia, foi sancionada pela presidente a lei que universaliza o acesso do setor de serviços ao Simples Nacional (chamado de Supersimples), regime de tributação simplificado para pequenas e microempresas.

A partir da nova lei, foi criada uma nova tabela para serviços, com alíquotas que variam de 16,93% a 22,45%. A expansão do Supersimples agora compreende, por exemplo, serviços relacionados à advocacia, medicina, odontologia e psicologia. No total, a legislação inclui mais de 142 atividades ligadas à área de serviços. As novas regras e alíquotas passarão a valer no dia 1º de janeiro do ano que vem.

O projeto desta nova lei foi aprovado pelo Senado do mês passado e a sanção presidencial ocorre em um momento em que os candidatos à Presidência da República vêm defendendo mecanismos para aumentar a competitividade das empresas. Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB), por exemplo, prometem simplificar o sistema tributário brasileiro. Na mesma linha, Dilma evita falar em reforma, mas diz que reduções de impostos podem ser feitas aos poucos.

Com a nova lei ampliando o Supersimples, estima-se que 450 mil de empresas com faturamento anual de até R$ 3,6 milhões sejam beneficiadas. Com o fim da chamada substituição tributária para alguns setores, prevista no projeto, as secretarias de Fazenda estaduais não poderão mais aplicar o mecanismo de recolhimento antecipado da alíquota cheia do ICMS pelas empresas.

A substituição tributária dificulta a competição das pequenas e microempresas porque elas, muitas vezes, compram produtos que vêm com o ICMS embutido no preço, pagando o imposto antes mesmo de vender ou usar os itens, diminuindo sua competitividade em relação a outras empresas não optantes do Simples Nacional.


TERRA

Embargo russo deve favorecer venda de carne e grãos do Brasil

Para Ministério da Agricultura, medida pode revolucionar exportações agrícolas


O secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Seneri Paludo, afirmou nesta quinta-feira que o embargo da Rússia à importação de produtos de países que impuseram sanções ao país em razão da crise na Ucrânia pode abrir portas para uma "revolução" nas exportações brasileiras de carne e grãos (milho e soja). "Sem dúvida, do ponto de vista de commodities agrícolas, é positivo. A Rússia tem um potencial de grande consumidor de commodities agrícolas, não só de carne" disse.

Segundo ele, o governo brasileiro habilitou 90 plantas frigoríficas para exportar ao mercado russo e a tendência é de que o volume de carne suína e bovina vendida para a Rússia cresça. "O embargo da Rússia aos Estados Unidos abre uma janela para exportação. O país é um grande consumidor de carne e grãos", afirmou.

O governo russo anunciou hoje que irá suspender a compra de produtos dos EUA, União Europeia, Canadá, Austrália e Noruega. O gesto foi uma resposta às sanções da Europa e dos EUA envolvendo a anexação da Crimeia.

O presidente Vladimir Putin formalizou a imposição de restrições à importação de produtos agrícolas de qualquer país que tenha aderido ao bloqueio contra Moscou por causa da crise na Ucrânia. A medida aprofunda a crise entre Ocidente e russos, mas abre as portas para um aumento das exportações brasileiras. 

Na avaliação de Paludo, o movimento político do Kremlin pode ter um efeito parecido com a entrada da China na Organização Mundial do Comércio (OMC), em 2011, quando houve um "abalo sísmico" no mercado de commodities agrícolas. "O embargo é uma grande oportunidade do mercado e do governo para trabalhar para exportar milho e soja (à Rússia). Do mesmo jeito que aconteceu um processo de revolução há 12 anos atrás, talvez a gente esteja vendo um processo que pode causar uma revolução na exportação brasileira", afirmou.




ESTADÃO CONTEÚDO

Pesquisa mostra que 10% dos sobreviventes de câncer fumam

Quase um em 10 sobreviventes de longo prazo de câncer fuma. As taxas são maiores entre os que passaram por doença fortemente ligada ao tabagismo, como no pulmão e bexiga. Os dados são de uma pesquisa liderada por Lee Westmaas, da Sociedade Americana de Câncer, e foram divulgados no site do jornal USA Today.

O levantamento analisou respostas de 3 mil pessoas após nove anos do diagnóstico de câncer. A taxa global de tabagismo entre os sobreviventes é de 9,3%. Das pessoas que passaram pelo problema na bexiga e no pulmão, 17,2% e 14,9%, respectivamente, fumam. Os números mais baixos foram encontrados em pacientes de melanoma (7,6%) e câncer colorretal (6,8%).

Constatou-se também que 83% deles fumam diariamente, consumindo uma média de quase 15 cigarros por dia. O vício se mostrou mais comum entre mulheres e aqueles que tinham passado por uma recorrência de câncer, além de ser vinculado com baixa escolaridade e renda.

Segundo médicos, fumar aumenta o risco de recorrência da patologia, torna algumas terapias contra ela menos eficazes e pode prejudicar a cicatrização após a cirurgia.

TERRA

Criciúma é absolvido no caso Cristiano e mantém três pontos na tabela. Tigre tinha perdido os pontos por uma suposta escalação irregular do atacante.

Foto: Caio Marcelo / Agencia RBS

Ânderson Silva


O STJD julgou na tarde desta quinta-feira a denúncia contra oCriciúma pela suposta escalação irregular do jogadorCristiano contra o Goiás, pelo Brasileirão 2014. 

Por maioria, foi decidido que o Tigre não perderá os três pontos que haviam sido retirados no primeiro julgamento do clube. A informação foi confirmada pelo dirigente do clube, Cláudio Gomes, em coletiva de imprensa na tarde desta quarta-feira.
— Divido a alegria com os torcedores e as pessoas que acreditaram no nosso trabalho — declarou. 
Com isso, o Criciúma fica com 15 pontos e o 13º lugar na tabela do Brasileirão.
Possível punição traz reformulações internas no Tigre
A perda, mesmo que temporária, de três pontos pelo Criciúma pela suposta escalação irregular do jogador Cristiano contra o Goiás Pelo Brasileirão, deve trazer mudanças internas ao Tigre. Sem entrar em detalhes do que deve fazer, o diretor de futebol do time, Cláudio Gomes, afirmou que procedimentos serão alterados.
— Vamos mudar o modelo, os processos de gestão, para nunca mais cair numa armadilha de expor o clube — garantiu.
Da mesma forma, o dirigente acredita que CBF também aprendeu com o caso.
— Vamos amadurecer bastante— destacou Gomes.



DIÁRIO CATARINENSE

Dentista morre após carro que dirigia capotar em Balneário Camboriú. Homem de 68 anos morreu após acidente na noite de quarta-feira (6). Ele não usava cinto de segurança, conforme a Polícia Militar.

Homem estava sem cinto de segurança, segundo PM (Foto: Associação dos Agentes de Trânsito de Balneário Camboriú/Divulgação)

Um dentista de Balneário Camboriú, no Litoral Norte catarinense, morreu após o automóvel que dirigia capotar em uma ponte. Ele não usava cinto de segurança, segundo a Polícia Militar. O acidente foi no final da noite de quarta-feira (6).


Homem morreu no local

(Foto: Associação dos Agentes de Trânsito de
Balneário Camboriú/Divulgação)


O Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram os primeiros a atenderem a ocorrência, por volta de 23h10. O carro Duster capotou na ponte Altamiro Domingos Castilho na região da Nova Esperança.

De acordo com os bombeiros, quando o socorro chegou, o homem já estava morto e sozinho no veículo. A PM informou que ele não estava com o cinto de segurança no momento da capotagem e parte do corpo ficou fora do automóvel.

O corpo de Jaí Noel Gaya, de 68 anos, foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML). A PM não encontrou testemunhas do acidente. A vítima era de Luis Alves, no Vale do Itajaí, e morava em Balneário Camboriú.

G1 SC

PM apreende três veículos durante Operação de Trânsito em Rodeio

Três veículos foram apreendidos pela Polícia Militar de Rodeio durante uma Operação de Trânsito realizada na tarde desta quarta-feira (6) na Avenida Presidente Kennedy, próximo ao antigo hospital, no Centro da cidade.

Ao todos foram abordados 28 veículos. Além das três apreensões, sete autuações por infrações diversas foram lavradas, um CRLV foi recolhido e cinco motoristas orientados.
http://www.radioflashbackindaial.com/noticias/rodeio/60509

Homem com mandado em aberto troca pastel por prisão em SC

(Foto: Divulgação)

Um homem com mandado em aberto trocou um pastel pela própria prisão em Campos Novos, Oeste de Santa Catarina. Na quarta-feira (6), ele abordou policiais e implorou por água e comida. Quando os agentes viram que ele tinha mandado de prisão em aberto, levaram-no para a delegacia, onde foi providenciado um pastel para ele.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o caso ocorreu durante uma fiscalização de rotina da guarnição. Um andarilho abordou os agentes dizendo que estava há vários dias andando e sem alimentação e implorou por água e comida.

Em seguida, a equipe consultou o banco nacional de mandados de prisão e viu que o homem, de 34 anos e natural de Rurópolis, no Pará, tinha um pedido de prisão expedido contra ele pelo estado do Rio Grande do Sul. De acordo com a Delegacia de Polícia de Campos Novos, ele foi acusado de extorsão e roubo. Foi dada voz de prisão ao homem, que alegou que se entregou porque passava fome.

Ele foi encaminhado à Delegacia de Campos Novos, onde a equipe providenciou um pastel para alimentá-lo. Enquanto o andarilho comia o lanche, foi recebido pelos agentes da Polícia Civil para continuar os procedimentos para a prisão. Até 7h20 desta quinta (7), o homem ainda estava na delegacia.
http://www.radioflashbackindaial.com/noticias/santa-catarina/60472

ATIVIDADES DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO PRÉ E 1° ANO ENSINO FUNDAMENTAL XII



Educação Infantil pré e 1° ano exercícios e desenhos para imprimir










http://www.desenhoseatividades.com/2014/06/atividades-de-alfabetizacao-e_9145.html

ATIVIDADES DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO PRÉ E 1° ANO ENSINO FUNDAMENTAL XI



Educação Infantil pré e 1° ano exercícios e desenhos para imprimir










http://www.desenhoseatividades.com/2014/06/atividades-de-alfabetizacao-e_6081.html

ATIVIDADES DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO PRÉ E 1° ANO ENSINO FUNDAMENTAL X



Educação Infantil pré e 1° ano exercícios e desenhos para imprimir










http://www.desenhoseatividades.com/2014/06/atividades-de-alfabetizacao-e_3094.html

ATIVIDADES DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO PRÉ E 1° ANO ENSINO FUNDAMENTAL IX


Educação Infantil pré e 1° ano exercícios e desenhos para imprimir










http://www.desenhoseatividades.com/2014/06/atividades-de-alfabetizacao-e_3685.html